Vous êtes sur la page 1sur 24

Servio Pblico Federal Instituto Federal de Educao e Tecnologia do Par Campus Tucuru Licenciatura Plena em Cincias Biolgicas

As concepes iniciais de Thomas Hunt Morgan acerca da evoluo e hereditariedade


Autoras: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins Ana Paula de Oliveira Pereira de Morais Brito Discente: Juliana Cristina Schneider

Filosofia e Histria da Biologia, v. 1, p. 175-189, 2006.


Tucuru-2013
1

INTRODUO
Thomas Hunt Morgan (1866-1945): gentica de Drosophila e a teoria cromossmica; No entanto, a postura inicial de Morgan era bem diferente; At 1910-11 ele era um forte opositor das teorias mendelianas e cromossmica; Por outro lado, era um admirador da teoria da mutao de Hugo de Vries, considerava que a evoluo era principalmente saltacional, onde somente as variaes descontnuas seriam herdadas; E negava a importncia da seleo natural no processo evolutivo.
2

Somente no ano de 1916, em sua obra A critique of the theory of evolution, com contribuio de Muller, Morgan admitiu que poderia haver compatibilidade entre fenmenos mendelianos e alguns aspectos da teoria da evoluo. Teve como colaboradores em seus trabalhos: Alfred Henry Sturtevant, Herman Joseph Muller e Calvin Blackman Bridges.

CARREIRA DE MORGAN
Trabalhou no incio com tradio morfolgica, biologia comparada, estudando 4 espcies de aranhas do mar (posio filogentica); Regenerao em organismo como: minhoca, planria, gua viva e o protozorio Stentor. Entre 1894 e 1895, em que estava na Estao Zoolgica de Npoles juntamente com Hans Driesch, realizou experimentos embriolgicos com Ctenophora e foi nesse perodo que Morgan passou a adotar um enfoque mais experimental e menos descritivo em suas pesquisas.

Entre 1903 a 1910, desenvolveu pesquisas sobre determinao de sexo, evoluo e hereditariedade; De 1910-11 a 1925, dedicou-se ao estudo da gentica da transmisso em Drosophila.

OBJETIVO DO ARTIGO: a partir da anlise de diversos estudos de Morgan sobre evoluo e determinao de sexo publicados de 1900 a 1910, procurar averiguar qual era sua posio em relao a estes dois assuntos e em que evidncias ele se baseava.

MORGAN E A EVOLUO ORGNICA


De acordo com Morgan, nem a anatomia comparada e nem a embriologia tinham trazido esclarecimentos sobre os fatores e causas da evoluo; Embora acredita-se que os animais e plantas atuais, se originaram a partir de modificaes de animais e plantas existentes no passado, fazia vrias crticas a teoria darwiniana (seleo natural);

Mesmo assim, dava crditos a Darwin, por ter tratado a questo de adaptao e evoluo com bases cientficas;

Hugo de Vries, entre os anos de 1901 e 1903 publicou um livro, onde escreveu sobre mutao; Chegou a essa concluso aps evidncias experimentais que realizou durante 10 anos com a planta Oenothera lamarckiana. Defendia que novas espcies podiam se formar em um nico passo; Para De Vries mutao era o que Darwin chamava de sports e que atualmente conhecemos por macromutao.

Desse modo, para ele a mutao ocorria principalmente atravs de variaes descontnuas; Diferente de Morgan, De Vries no exclua a seleo natural e dizia que a: seleo natural no decidia entre um indivduo e outro mas sim, entre duas formas especficas. A mais adaptada ao ambiente seria selecionada e a outra seria eliminada ou poderia viver em um ambiente diferente. O trabalho de De Vries convenceu muitas pessoas na poca, inclusive Morgan, por causa do carter experimental da investigao; Mas entre 1912 e 1920, os estudos de Renner, Cleland e Bradley Davis.
8

Morgan entusiasmado com os resultados que De Vries conseguiu, em 1908 iniciou sua investigao com Drosophila; Ele queria testar se nesses animais ocorriam mutaes no sentido De Vries; Willian Bateson, cujo Morgan respeitava bastante catalogou uma grande quantidade de fatos que enfatizavam a ideia, de que as variaes descontnuas tinham um papel importante no processo evolutivo.

Posicionamento de Morgan ao processo evolutivo gradual; Por outro lado, para Morgan a evoluo saltacional;

Um outro aspecto da teoria darwiniana do qual Morgan discordava era herana dos caracteres adquiridos;
Com isso Morgan fazia diversas restries ao princpio de seleo natural;

10

ALGUMAS OBJEES DE MORGAN EM RELAO SELEO NATURAL


A seleo natural pode eliminar o no adaptado, mas no pode criar novas variaes a partir das quais se originem novas adaptaes; Mas hoje em dia, aceitando a evoluo, estamos preocupados se a teoria da seleo natural explica a origem das espcies ou se explica as adaptaes dos animais e plantas (Morgan, 1910). A seleo natural no explicaria os estgios incipientes (iniciais) de rgos altamente adaptados; A seleo natural no explicaria a regenerao e o desenvolvimento;

11

Ns no temos, entretanto, nenhuma razo para supor que todas as clulas que esto em processo de clivagem so semelhantes porque so potencialmente iguais. Mesmo pedaos de um animal adulto de uma hidra ou stentor, por exemplo podem produzir novos organismos inteiros, embora devamos supor inicialmente que esses pedaos so to distintos como as partes do corpo a partir do qual eles se originam (Morgan, 1901). Para Morgan era impossvel crer que as maravilhosas adaptaes da regenerao resultassem da ao da seleo natural; A concluso a que cheguei que a teoria inteiramente inadequada para explicar a origem do poder da regenerao (Morgan, 1903).

12

OUTROS ASPECTOS DAS OBJEES SELEO NATURAL


Morgan parecia no entender o mecanismo da seleo natural; Apesar de ter lido vrios artigos e livros sobre seleo natural, ainda continuava sem querer entender; Robert Heath Lock: procurava mostrar que a unio da seleo natural com a gentica mendeliana podia propiciar um mecanismo perfeito para a evoluo.

Muller chegou a dizer que Morgan possua um bloqueio mental; Para Morgan, as espcies constituam um grupo de formas mais ou menos semelhantes porque partilhavam um mesmo nmero de adaptaes e no por sua similaridade em relao a detalhes triviais como, por exemplo, o nmero de ptalas.
13

OS ESTUDOS DE MORGAN SOBRE DETERNIMAO DE SEXO


Durante a primeira dcada do sculo XX discutia-se se a determinao do sexo estava relacionada a fatores internos ou externos. Inicialmente, em suas publicaes onde tratava sobre a hereditariedade, Morgan no atribuiu muita importncia aos fatores externos; Porm, tinha dvidas se o sexo era determinado por elementos contidos no citoplasma ou no ncleo e rejeitava a teoria mendeliana.

Dentre as objees colocadas por Morgan em relao teoria mendeliana estava o fato de ela no explicar a proporo 1:1 em relao herana da caracterstica sexo.

14

Willian Castle, outro cientista admitiu que os indivduos diicos seriam heterozigotos para o sexo possuindo fatores para ambos os sexos. No macho o fator fmea seria recessivo e na fmea o fator macho seria recessivo, mas cada sexo transmitiria os dois fatores. Entretanto Castle adotou a hiptese da fertilizao seletiva, ou seja, que um vulo trazendo carter para um sexo s pudesse se unir na fertilizao com o espermatozoide trazendo o carter para o mesmo sexo. Dois anos mais tarde, a partir das evidncias encontradas em seus estudos com os insetos Phylloxera, Morgan defendeu que a determinao de sexo estava relacionada a elementos contidos no citoplasma.

15

Julgava que a teoria cromossmica era problemtica e no explicava a evoluo, j que, em vrios casos, espcies muito prximas apresentavam nmero de cromossomos bastante diferente; Em 1907, realizou uma srie de estudos sobre a determinao sexual em insetos, acreditando que fatores internos determinavam o sexo e defendeu que a alternncia de gerao em alguns organismos como os afdeos e Daphnia, por exemplo, poderia estar relacionada a mudanas ambientais, portanto fatores externos.

16

Acredito que a questo do momento determinar qual destes pontos de vista, pr-formao ou epignese, podemos considerar como sendo a hiptese de trabalho mais proveitosa. Minha prpria preferncia ou talvez preconceito a interpretao epigentica, mas a verdade completa pode estar em algum lugar entre essas duas formas de pensamento (Morgan, 1907). Depois, Morgan publicou o livro Experimental zoology, onde discutiu sobre o estudo experimental da evoluo, crescimento, enxertos; influencia do ambiente no clico vital e caracteres sexuais secundrios. Ele questionava a pureza dos gametas e considerava que no havia sido at ento demostrado que os cromossomos fossem os portadores das qualidades hereditrias.

17

Morgan chegou a admitir que a lei de Mendel, em muitos casos, explicava os resultados encontrados, se usado com restrio podia solucionar os problemas. Determinao do sexo: Morgan sugeriu que este no seria determinado no vulo ou espermatozoide porm mais tarde atravs da relao quantitativa resultante da atividade de cromatina das clulas do embrio; Morgan, considerou que que as evidncias obtidas por Theodor Boveri e G. B. Spooner em ovos de ourio do mar, Arbacia, indicavam que a diferenciao embrionria era um fenmeno citoplasmtico e no nuclear, dizia ainda que os cromossomos no explicavam a diferenciao, pois eles eram iguais nos diferentes rgos cujas funes eram tambm diferentes

18

Em 1909, a partir das evidncias encontradas em seus estudos sobre os insetos Phylloxera, onde existe alternncia de fase sexuada e assexuada, embora inicialmente admitisse que pudesse ter um espermatozoide funcional, considerou que no havia relao entre cromossomos e a determinao sexual das fmeas de Phylloxera sexuadas e partenogenticas e concluiu que o citoplasma desempenhava um papel mais relevante no processo. Em 1910-11 ele passou a aceitar a teoria cromossmica e os princpios mendelianos de forma abrupta, dedicando-se ao desenvolvimento da teoria mendeliana-cromossmica que admitia a relevncia do ncleo (cromossomos) na determinao do sexo, relao entre o comportamento dos cromossomos e princpios mendelianos e existncia de pr-formao, mesmo assim muitas de suas restries e crticas a nvel conceitual no foram respondidas.

19

CONSIDERAES FINAIS
Em 1910-11 Morgan passou a aceitar as teorias mendeliana e cromossmica, mas durante os vrios anos que se seguiram, continuou vendo limitaes para o princpio darwiniano da seleo natural, bem como outros aspectos desta teoria; At 1912, ele acreditava que as variaes descontnuas (mutaes pequenas ou grandes) eram a matria prima da evoluo;

Alm das dificuldades que tinha em compreender alguns aspectos da teoria mendeliana-cromossmica, devido em parte a no ter um treino em citologia, Morgan tinha dificuldades para conceber como a teoria mendeliana podia ser aplicada evoluo;

20

Segundo Allen foi entre 1912 e 1915 que Morgan parece ter tido uma mudana substancial (mas de modo algum completa) em sua atitude diante da seleo natural. Em 1914 o grupo de Morgan j trabalhava com a ideia da existncia de uma interao entre os genes e de genes mltiplos associados a uma nica caracterstica; Porm, somente em 1916 na obra A critique of the theory of evolution Morgan admitiu de maneira mais positiva que podia haver compatibilidade entre os fenmenos mendelianos e alguns aspectos da teoria da evoluo; Os estudos iniciais de Morgan (de 1905 a 1909) sobre a determinao de sexo levaram-no a concluses bastante contraditrias.
21

Quanto s ideias evolutivas de Morgan, aceitava principalmente a evoluo saltacional, onde a seleo natural teria uma ao mais restrita. Esta posio pode em parte ser explicada a nvel conceitual, pois ele se baseou nas evidncias obtidas em seus estudos sobre regenerao e nas evidncias encontradas por De Vries em Oenothera; Apesar de vrios pontos fracos, a atitude de Morgan era cientificamente defensvel, at 1910; No entanto, essa mudana no foi acompanhada de uma aceitao da teoria darwiniana da seleo natural, que s mais tarde ele conseguiu conciliar com a gentica mendeliana.

22

REFERNCIA
BRITO, A. P. O. P. M., MARTINS, L. A-C, P. As concepes iniciais de Thomas Hunt Morgan acerca da evoluo e hereditariedade. Filosofia e Histria da Biologia, v.1, p.175-189, 2006.

Imagens: banco de imagens do Google.

23

OBRIGADO!!!!

24

Vous aimerez peut-être aussi