Vous êtes sur la page 1sur 42

Aula 1 Infra-estrutura e Cabeamento Estruturado

Faculdade Pitgoras Cursos Tecnlogos Prof. Fabrcio Lana Pessoa professor.fabriciolana@gmail.com

Contedo
1 Introduo aos sistemas estruturados. Retrospectiva histricas, fundamentos, panorama do mercado. 2 Mdias de Transmisso : Cabos metlicos e pticos.

3- Subsistemas de cabeamento estruturado. 4- Normas de cabeamento, de infra-estrutura, e outras normas pertinentes ao assunto.

Bibliografia
Tanenbaum , Rede de computadores. Pinheiro, Jos Maurcio. Infra-Estrutura Eltrica para rede de computadores. Cabeamento estruturado Desvendando cada passo: do projeto instalao. Paulo Srgio Marin.

Pinheiro, Jos Maurcio. Guia completo de Cabeamento de Redes. - Sites relacionados ao tema.
3

Cabeamento estruturado?

Discusso
1- Cabeamento estruturado s escolher o cabo certo e fazer a conexo? 2-No seu entendimento o que cabeamento estruturado?

3- Qual a importncia de uma infra-estrutura adequada ? 4- Cite exemplos de problemas que podem acontecer em redes de computadores.

Cabeamento estruturado: Introduo


Quando lidamos com cabeamento preciso saber: como a rede ir operar (modos de transmisso) pois isto influencia na escolha dos tipos de cabos. Que necessrio identificar as necessidades que precisam ser supridas; (100Mb, 1Gb), interferncias eltricas. que Topologias diferentes requerem cabos diferentes.

Que Velocidades diferentes requerem cabos diferentes.


6

Comunicao
Comunicao o processo pelo qual uma informao gerada de um ponto no espao e no tempo(fonte) transmitida para outro ponto(destino)
Deve respeitar regras (protocolos e normas)

Tipos de Sinais
Sinal Anlgico

Frequncia: variao ciclica de uma funo no tempo, em Hz ( a quantidade de ciclos/s) F=1/T T Perodo: intervalo de tempo em que uma funo no se repete.

Sinal Digital

111

000 1

Banda Passante
A perfrmance de um meiode tx est diretamente relacionada com a faixa de frequncias em que ele opera.

Esta faixa chamada de banda passante e defina pelo intervalo de frequncias que sofrem menor atenuao e so preservadas pelo meio de transmisso.

banda passante

No exemplo ao lado, a largura de banda vai de 300hz a 3700khz, totalizando ento uma banda passante de 3400khz.

Banda Passante
A importncia da banda passante de um meio fsico est no fato de que ela determina a velocidade de transmisso dos dados. Para um canal telefnico, chegamos que a mxima velocidade de transmisso de dados em uma linha telefnica de de 30.000 bps, velocidade tpica das conexes discadas.
C = W log2(1+S/N) bits/s.

Quanto maior a banda passante ou a largura de banda, maior a capacidade e velocidade de um meio de transmisso

Banda Passante
A banda passante o como um cano de gua. Quanto mais largo o cano, maior quantidade de gua pode passar. Ou ainda, como uma estrada, quanto mais larga, maior a quantidade de veculos que pode suportar

Pequena Largura de Banda

Um canal com grande largura de banda, permite portanto a transmisso em altas velocidades. ai que tem a origem a expresso banda larga associada a uma elevada taxa de transmisso.

Banda Passante

Entretanto, como veremos a seguir este conceito no est cientificamente correto, pois no se deve confundir os termos Banda Larga e Largura de Banda..

Grande Largura de Banda

Banda Passante
Largura de banda a faixa de frequncias que o meio de transmisso transmite. Quanto maior esta faixa, maior a largura de banda e maior a velocidade de transmisso dos dados.

A confuso reside no fato de que uma maior largura de banda permite maior velocidade de transmisso, motivo da confuso com o termo banda larga.

Grande Largura de Banda

Banda larga" na verdade a comunicao que utiliza tcnicas de multiplexao em frequencia (FDM) para transmisso das informaes. Referese portanto a tcnica de transmisso de multiplos sinais e servios simultneos em um mesmo meio de tx, na forma de sinais analgicos, cada qual em sua faixa de frequncia.
Exemplos:

Servio Net Combo-> voz, dados e TV em um mesmo meio de tx, modulados com transmisso analgica.

Velox

UPLOAD DONWLOAD

Telefone

O oposto da Banda Larga so as comunicaes em "banda base, que so feitas de forma digital.
Exemplo: BANDA BASE: Transmiso de dados em Redes Ethernet.

No cabeamento, a transmisso pode ser portanto:

ANALGICA (Banda Base) Transmisso em diferentes frequncias do espectro

DIGITAL (Banda Larga) Codificao

A comunicao pode ocorrer de diferentes modos:

17

Modos de transmisso (analgico e/ou digital)

18

Modos de transmisso (analgico e/ou digital)

19

Topologia Fsica

Topologia Lgica
As topologias lgicas descrevem a maneira como a rede transmite informaes de um equipamento para outro. Ela determinar o formato do pacote de informaes que passaro ao longo da rede, determinar tambm quanta informao ela conter, o mtodo de transferncia, entre outras informaes.

Os dois padres mais comuns para o cabeamento de rede e controle de acesso aos meios fsicos so o Ethernet e suas variaes e o Token Ring.

21

Para facilitar a interconexo de sistemas de computadores, a ISO desenvolveu um modelo de referncia chamado OSI (Open Systems Interconection), para que os fabricantes pudessem criar seus protocolos a partir deste modelo.

Modelo OSI
Modelo de comunicao baseado em sete camadas:
7
C A M A D

Aplicao Apresentao Sesso Transporte Rede Enlace Fsico

6 5

4
3 2 1

A
S

Relembrando ...
Camada Fsica
Trata das seguintes questes:
Tecnicas de Transmiso Meios fsicos
Par tranado Cabo Coaxial Fibra Optica

Conectorizao Topologia fsica (determinada pelo tipo de cabo, barramento, estrela, anel)

Camada de Enlace
A camada de enlace responsvel pelo
Controle de erro Controle de fluxo Encapsulamento de bits em frames ou quadros Definir meios e protocolos para acesso aos meios de transmisso

Acesso ao meio de Tx Normam Abranson e a coliso, um problema do Hawai !! Aloha puro

Os usurios transmitem sempre que quiserem Escutando o canal durante a transmisso o transmissor sabe se o quadro foi destrudo Se foi destrudo espera um tempo aleatrio e retransmite o quadro

Nesta mesma poca, Bob Metcalfe resolveu ligar computadores pessoais em um cabo coaxial e tratou o problema da coliso com uma soluo simples: Antes de transmitir, verificar se j no h outra estao transmitindo. O ALOHA no podia utilizar deste artifcio pois era impossvel para um terminal em uma ilha detectar a transmisso de outro terminal em outra ilha a quilmetros de distncia

Este experimento, deu origem ao protocolo CSMA/CD e ao padro Ethernet

CSMA / CD
O cabo est livre. Vou enviar dados. Nada a transmitir... Nada a transmitir... Nada a transmitir...

Micro 1

Micro 2

Micro 3

Micro 4

Antes de transmitir, uma estao escuta o canal, e verifica a sua disponibilidade para transmisso Se ningum estiver transmitindo, inicia a sua comunicao. Do contrrio aguarda um tempo aleatrio para nova verificao

CSMA / CD
Dados para o Micro 3.
Parem todos! Houve uma coliso!

Nada a transmitir.. .

Dados para o Micro 1.

Micro 1

Micro 2

Micro 3

Micro 4

Coliso!

Caso seja detectada uma coliso (alterao de potncia ou largura do pulso), as estaes cancelam a transmisso e param imediatamente de transmitir. Aps uma coliso o n espera um perodo aleatrio de tempo, chamado de conteno, e volta a tentar uma transmisso. Para evitar colises sucessivas utiliza-se uma tcnica conhecida por "binary exponential backoff, na qual aumenta sucessivamente o tempo de espera para transmisso.

Varredura (pooling) Um dos ns da rede nomeado como n mestre ou estao controladora. Periodicamente, esta estao controladora envia msgs as outras, convidando-as a transmitir. A ordem das consultas ou varredura estabelecida em uma lista contida na estao controladora. Utilizado em redes wireless Problema centralizao do controle em uma nica estao.

Passagem de ficha ou token No existe uma estao mestre ou centralizadora Um pacote especfico, conhecido como token transmitido A estao que quer transmitir retira e mantm este pacote consigo e faz a transmisso Neste momento nenhuma outra mquina pode iniciar a transmisso. Ao terminar o envio dos dados, a estao que retirou o token do barramento, coloca-o de novo em trfego, permitindo que outras estaes utilizem-se deste mesmo procedimento

O problema da comunicao

Problema : Comunicao rede local. Como interligar os 6 micros?

Cabeamento (talvez)estruturado
comum encontrarmos no mercado algumas variaes para o cabeamento: Cabeamento no estruturado ( sem normas) Cabeamento Genrico ( normas parciais) Cabeamento estruturado( normas completas).

33

Cabeamento no estruturado?

Redes genricas e/ou improvisadas Parece cabeamento estruturado mas no . o cabeamento normalmente executado sem um planejamento prvio e o seu dimensionamento no considera modificaes ou expanses futuras na rede. Normalmente apresenta a vantagem de custo inicial baixo e um tempo menor para instalao comparado ao cabeamento estruturado, porm ao longo do tempo percebe-se as deficincias do mesmo( falta de identificao, difcil manuteno,performance)

35

Cabeamento estruturado: Conceito


O conceito de cabeamento estruturado evoluiu com o objetivo de criar uma padronizao (para instalao e fabricao) para a diversidade de cabos empregados independente das aplicaes. Ele segue normas e padres internacionais com o objetivo de permitir que diversos fabricantes se tornassem capacitados a construir equipamentos e componentes compatveis entre si, que pudessem ser utilizados em conjunto em ambientes diferentes.

36

Embora parea simples, uma das questes mais crticas de se resolver em comunicao de dados o cabeamento.

37

Panorama das redes

Estatisticamente, 70% dos problemas ocorrem em uma rede de computadores devido a problemas com o cabeamento. Softwares evoluem a cada 2 ou 3 anos(Win98, XP, Vista , Server) Hardware (pc, servidores, switchs) 5 anos ou mais. Cabeamento dura aproximadamente 15 anos.

38

Cabeamento estruturado : Panorama Outra estatstica que 40% dos funcionrios de uma empresa mudam fisicamente de lugar pelo menos uma vez por ano. Os custos para implantao de uma rede ficam divididos aproximadamente da seguinte forma: 54% para o software da rede. 32% para as estaes de trabalho. 8% para o hardware da rede. 6% para o cabeamento estruturado, incluindo o projeto.

39

Cabeamento estruturado: Exerccio

Se o custo relativo para o cabeamento to pequeno porque empresas utilizam o cabeamento genrico ou caseiro?

40

Cabeamento estruturado: Exerccio Se o custo relativo para o cabeamento to pequeno porque empresas utilizam o cabeamento genrico ou caseiro? Falta de um responsvel na empresa que tenha conhecimento tcnico. Pressa . Pensamento a curto prazo. Prdios imprprios para instalao do cabeamento. Outros.

41

Bibliografia
Redes de Computadores - Andrew S. Tanembaum Arquiteturas de Rede - Teresa Cristina de Melo Brito Guia de Redes - Cabeamento e Configurao - Carlos Morimoto Guia Completo de Cabeamento de Redes Jos Maurcio s. Pinheiro Cabeamento estruturado para telecomunicaes SENAI

42

Vous aimerez peut-être aussi