Vous êtes sur la page 1sur 18

Colheita de Energia e Piezoeletricidade

Aluno: Igor Pinheiro de Oliveira

Introduo Colheita de Energia


Nos anos recentes vem crescendo o interesse em usar a energia do ambiente, presente na forma de luz, vibraes, calor, ondas de rdio, etc. Vrias tcnicas para aproveitar essas formas de energia tm sido desenvolvidas, permitindo o uso de pequenos aparelhos sem a necessidade de fiao eltrica ou baterias.

Introduo Colheita de Energia


O processo de colheita de energia ganha cada vez mais ateno dos pesquisadores. Em primeiro lugar, graas ao desenvolvimento de novos materiais capazes de produzir pequenas quantidades de eletricidade a partir de movimentos e vibraes no ambiente. Em segundo lugar, porque os aparelhos mveis exigem uma quantidade relativamente modesta de energia em comparao com os equipamentos fixos, o que deixa sua alimentao, ainda que parcialmente, ao alcance de fontes de energia de baixa potncia. A colheita de energia o processo de usar formas de energia disponveis no meio ambiente, convertendo-as para eletricidade. Hoje, a eletricidade fornecida por uma usina ou por baterias, o que exige fios para transmitir a eletricidade, ou substituio constante da bateria ou ainda sua retirada para recarregamento.

Introduo Colheita de Energia


Os dispositivos de colheita de energia poderiam ser usados sozinhos ou em conjunto com outras tecnologias de gerao. Por exemplo, a energia coletada das ondas eletromagnticas do ar poderia ajudar um painel solar a carregar uma bateria durante o dia. noite, quando as clulas solares no fornecem energia, a energia coletada continuaria a aumentar a carga da bateria ou impediria sua descarga.

Exemplos de Colheitas de Energia


Nanogeradores captam energia atravs da respirao, assim como dos movimentos do corpo humano. Bicicletas transformam energia cintica em eltrica. Boates captam a energia exercida sobre suas placas postas no piso para transformar em energia eltrica, fenmeno denominado piezoeletricidade.

Exemplos de Colheitas de Energia


Foi descoberto tambm uma forma de captao de ondas eletromagnticas, que est presente em nosso meio, assim como rdios, TVs, telefones celulares, redes de computador, satlites artificiais e uma infinidade de outros equipamentos emitem essas ondas continuamente.

Exemplos de Colheitas de Energia


Colheita atravs da umidade do ar Fernando Galembeck (Unicamp) e seus colegas de pesquisa isolaram vrios metais e pares de metais separados por um material no condutor de eletricidade e permitiram que nitrognio gasoso com diferentes quantidades de vapor de gua passassem por eles. O que a equipe descobriu que os metais acumularam carga eltrica - em variadas quantidades, com carga positiva ou negativa. Os metais poderiam ser ligados periodicamente a um circuito para criar eletricidade que pudesse ser utilizada.

Exemplos de Colheitas de Energia


Colheita atravs da umidade do ar Galembeck sugere que com mais desenvolvimento, o princpio poderia ser estendido para se tornar uma fonte de energia renovvel em reas midas do planeta, como os trpicos.

Exemplos de Colheitas de Energia


Colheita atravs da umidade do ar No incio da Revoluo Industrial, os cientistas perceberam que o vapor que saa das caldeiras gerava fascas de eletricidade esttica. Mas essa eletricidade se forma tambm em locais mais amenos, quando o vapor de gua se junta a partculas microscpicas no ar, o mesmo processo que leva formao das nuvens a que comeam a nascer os relmpagos.

Clula Termossolar *Tecido termosolar

Exemplos de Colheitas de Energia


Piezoeletricidade Piezoeletricidade uma forma de energia obtida atravs das vibraes provocadas pelo atrito de ps ou rodas com o solo, que foi descoberto pelos irmos Pierre e Jacques Curie, na Frana. Esta energia, at ento desperdiada, comeou a ser aproveitada atravs da nanotecnologia. A tecnologia, que se dedica construo de nanomquinas utilizando como matriaprima os tomos, foi aplicada cermicas dotadas de piezoeletricidade.

Exemplos de Colheitas de Energia


Gerao atravs da respirao O nanogerador que gera eletricidade atravs da respirao, foi construdo por cientistas da Universidade Winsconsin-Madison, nos Estados Unidos, um dispositivo capaz de converter o fluxo de ar da respirao humana em energia eltrica, a inteno destes era criar fontes de energia permanente para dispositivos biomdicos.

Nanogerador piezoeltrico PVDF

Ilustraes

Desvantagens
A desvantagem que a eletricidade produzida pelos dispositivos de colheita de energia nfima, sendo adequada, no atual estgio de desenvolvimento tecnolgico, apenas para equipamentos de baixssimo consumo de energia. Da a importncia deste desenvolvimento, uma vez que a integrao em um nico dispositivo da possibilidade de coletar simultaneamente vrias formas de energia - como luz e calor, ou luz e vibraes - pode gerar quantidades mais prticas de eletricidade.

Vantagens
uma energia totalmente limpa, renovvel, que antes era desperdiada por falta de pesquisas e conhecimentos suficientes nessa rea. Fonte inesgotvel.

Anexo I
Efeito PIEZOELTRICO http://www.youtube.com/watch?v=asFZS84lfn0

Vous aimerez peut-être aussi