Vous êtes sur la page 1sur 16

SUICDIO

CEFA Barueri, 7 de dezembro de 2012.

CONCEITO
SUI = prprio CAEDERE = matar
Ato intencional de matar a si prprio. Dar a morte a si prprio.

CASOS BBLICOS DE SUICDIO

SAUL
JUDAS

PILATOS

CAUSAS
Sua causa mais comum um transtorno mental.

Pode incluir depresso, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Dificuldades financeiras e/ou emocionais tambm desempenham um fator significativo. Alm da considerao nefasta do suicdio, h tambm avaliaes positivas, sendo visto como uma vontade legtima ou um dever moral .

INTERPRETAES
Religio

Filosofia
Psicologia Honra - Japo

tica - eutansia
Sentido da Vida O suicdio a grande questo filosfica de nosso

tempo, decidir se a vida merece ou no ser vivida responder a uma pergunta fundamental da filosofia. ALBERT CAMUS

MOTIVAO PARA O SUICDIO


O problema est na pessoa? Na sociedade? Na combinao do indivduo e do ambiente? No que concerne ao indivduo, o problema freqente o desejo de atingir um alvo elevado e o fracasso em atingi-lo. No corao da personalidade de um suicida h um trao de perfeccionismo agravado pela crtica, depreciao, achar defeito e um masoquismo impiedoso em relao a questes maiores, menores e at minsculas de comportamento. O perfeccionista no perde a oportunidade de obter um boletim desfavorvel a seu respeito.

Pouca investigao tem sido feita sobre o rancor e

sua relao com o suicdio, mas parece ser um fator significativo. A pessoa com tendncia suicida guarda sentimentos rancorosos. Por no brigarem com outros (ou ao menos esperam at poucos dias antes da tentativa), acabam geralmente brigando consigo mesmas.

SINAIS DE ALERTA

Desfazer de objetos de estimao. Abuso de drogas e/ou lcool; Depresso por longo perodo Dramatizar comportamentos Mudar subitamente hbitos de comer ou dormir; No mostrar esperana no futuro; Assumir riscos fora do comum; Comentrios indiretos sobre sua inexistncia no futuro e a felicidade dos outros sem ela; Falar constantemente da morte.

Laurence e Ureda

MITOS - SOTIM
Os jovens que falam no agem.

Suicdios ocorrem sem aviso.


Melhora depois de tentativa significa que o risco

passou. Uma vez tentado, continua com o objetivo sempre. Quem tenta sucidio quer morrer. Quem comete suicdio est sob depresso. Perguntar faz com que se cometa o suicdio. Propensos raramente buscam auxlio. Deixam sempre explicaes. Causas e motivos so detectados facilmente.

VALE A PENA SABER


A maioria das pessoas que cometem suicdio d dicas

verbais ou de comportamento. Elas sentem uma ambivalncia entre a vida e a morte. No tanto que queiram morrer mas no querem continuar vivendo na presente situao. A maioria das pessoas com propenso ao suicdio o so s por um perodo breve. Suicdio ocorre em todas as classes sociais. Pessoas inclinadas ao suicdio podem ser muito infelizes, mas no necessariamente doentes mentalmente. Mulheres tentam o suicdio trs ou cinco vezes mais, os homens o concretizam trs ou cinco vezes mais. Embora as tendncias ao suicdio no sejam de origem gentica, o suicdio aparece em certas famlias mais que em outras.
Margaret T. Lawrence e John R. Ureda, Students Recognition of the Response to Suicidal Peers, Suicide and Life Threatening

VALE A PENA SABER


Embora a depresso seja geralmente associada

com o suicdio, h muitas outras emoes que podem ser ligadas ao suicdio, como vingana e raiva. O suicdio e o uso de lcool esto fortemente ligados. Pedir a algum que discuta sobre seus pensamentos de suicdio evidncia de preocupao e pode ser o meio de evit-lo. O nmero de suicdios aumenta com a idade e muito elevado entre idosos. mais provvel que mulheres usem arma e no drogas para se matarem

VISO DO ESPIRITISMO
DESGOSTO DA VIDA SUICDIO

LE 943 a 957
CASOS DE SUICIDAS O CEU E O

INFERNO - Cap V (2 parte). PRECES EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Cap XXXIII n 71

DESGOSTO DA VIDA
De onde vem? LE 943 OCIOSIDADE FALTA DE F SACIEDADE Que pensam os espritos

superiores. LE 945 Insensatos! Por que no TRABALHAVAM? A existencia no lhes seria UMA CARGA.

MISRIAS E DECEPES LE 946


O suicdio NO APAGA a FALTA.

Ao contrrio, haver DUAS em lugar de uma. Quando se tem a CORAGEM de fazer o MAL, preciso ter a de SUPORTAR as CONSEQUENCIAS. A induo um crime.

CONSEQUENCIAS PARA O ESPRITO LE 957


No h penas fixadas. So sempre

relativas s causas que o provocaram. Depende das circunstancias. No pode fugir a do DESAPONTAMENTO.

MOTIVAO PARA O SUCESSO


ESPERANA

FORA DE VONTADE
ALEGRIA DE VIVER

Vous aimerez peut-être aussi