Vous êtes sur la page 1sur 15

Aula: Sociologia

A questo da identidade

Introduo

A expanso do capitalismo europeu promoveu o contato com povos tnica e culturalmente diferentes e com os quais teve que manter contato em razo de necessidades polticas e econmicas. Desse contato com outros povos, nasceu a preocupao, dentro da antropologia, da relao entre o eu o outro.

Ou seja, estamos falando da questo da alteridade e, no limite, da existncia de muitas identidades representadas nos povos. Da reduo da distncia que separava o eu do outro, surge o problema de como compreender o significado de cultura. A palavra cultura possui muitos significados. Vamos ao mais famoso:

Cultura aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenas, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hbitos e aptides adquiridos pelo homem como membro da sociedade. (Tylor, E. B.) Definio contempornea: Acreditando como Max Weber que o homem um animal amarrado a teia de significados que ele mesmo teceu -> a atividade do antroplogo, ento, procurar o significados de cada cultura e interpret-lo. (Geertz, C.)

A complexa questo da identidade

O eu e o outro deixaram de ser entidades diferentes e autnomas. Nisso, a questo da construo e compreenso de identidades fica abaladas. Justamente por que a expanso colonialista, o desenvolvimento do capitalismo e a globalizao promoveram a aproximao de modos de vida distintos.

Com isso, a materialidade das instituies tradicionais (Estado, Igreja, partidos polticos e as organizaes profissionais) deixou de ser fundamental para a compreenso das identidades. Sobretudo, por que a cultura se massificou e padronizou o imaginrio das pessoas de forma global, colocando dificuldades enormes na consolidao das identidades individuais e coletivas. Perda dos referenciais que permitiam a localizao do eu e do outro.

Identidade, Igualdade e diferena


A ideia da igualdade no um ideia facilmente aceitvel na cultura humana. Devido ao fato da humanidade ter apresentado uma tendncia para a diferenciao. Por exemplo: os hindus consideram-se originrios de partes diferentes do deus Brama ps, mos e cabea, de onde teriam surgido os Brmanes, o que os tornaria radicalmente diferentes entre si.

Foi a partir do cristianismo que emergiu na sociedade a noo de igualdade. Com a ideia de que todos somos filhos de Deus => igualdade original. Nos sculos seguintes essa ideia de igualdade entre os homens foi se desenvolvendo e se firmando. At que os filsofos da Ilustrao procuraram descobrir novos aspectos dessa igualdade vontade, liberdade, e, enfim, igualdade jurdica e civil.

Sempre mais no discurso do que na ao, reconheceu-se que todos os homens tm direito justia, ao trabalho, liberdade, e assim por diante. Socialismo = coloca a desigualdade como produto da estrutura das classes sociais. Capitalismo = promoveu inmeras diferenas, mas oculta (pela padronizao dos estilos de vida e de consumo, por exemplo) o fato de que sua reproduo depende dessas inmeras diferenas.

Complexidade e diferenciao

Nessa sociedade que se massifica, se padroniza e se assemelha, surgiram grupos que comearam a se distinguir do conjunto da populao. Isso por que, no mesmo espao geogrfico, foi possvel abrigar pessoas que vieram das mais diferentes culturas, partes do mundo e de condio social cada vez mais dspar.

Todas competindo pelo mercado de trabalho e por bens que nunca so maiores de que demanda. Passa a existir rivalidades: homens e mulheres, negros e brancos, nativos e estrangeiros, etc. Cada um desses setores passam a defender suas identidades a partir dos bens e recursos que passam a reivindicar. Neste sentido, podemos afirmar que a realidade social ganhou diferenas ainda mais marcantes.

A noo, ento, de cidadania passa a ter novos contornos ou novo sentido. Dessa vez, para garantir a originalidade dos grupos sociais que compem a sociedade.

Maioria, minoria, normalidade e dissidncia

Princpio da maioria = como fora poltica, nasceu com a democracia grega. Princpio da minoria = est relacionada reivindicaes que representam justamente os grupos que no esto no poder e no conseguem aprovar seus projetos nem transformar em lei seus anseios.

Quando falamos em minorias ou grupos minoritrios, estamos tratando de grupos que possuem pouca representatividade nas instituies decisivas de exerccio do poder. Mas, o princpio da maioria sofreu distores e generalizaes. Ex: 50% mais 1, maioria? Minorias so, via de regra, desconsideradas pelos regimes representativos. Minoria = anormal Maioria = normal

Ao tratamos desses dois princpios, tomemos o cuidado para no fazermos uso poltico ou ideolgico. Ento, a fora da ao poltica que torna as questes majoritrias ou minoritrias.

Vous aimerez peut-être aussi