Vous êtes sur la page 1sur 53

Curso Especializao em Gesto de Recursos Hdricos

Introduo Ecologia

Pinto-Coelho, R.M. Departamento de Biologia Geral Instituto de Cincias Biolgicas ICB UFMG http://www.icb.ufmg.br/~rmpc

Bases Tericas
Ecologia: definies, histrico, enfoques atuais A Ecologia tem como um de seus fundamentos o estudo e o entendimento dos padres de distribuio dos organismos nas escalas do espao e do tempo. O metabolismo geral (produo, respirao e decomposio) dos ecossistemas geralmente controlado por algumas variveis abiticas tais como: radiao, temperatura, oxignio e disponibilidade de nutrientes. Em conseqncia, o estudo das relaes (efeitos) entre tais variveis e os organismos parte essencial da Ecologia.

Histrico
As razes da Ecologia caem nos estudos ligados Histria Natural algo que, em essncia, to antigo quanto o homem. Os Egpcios e babilnicos aplicaram mtodos ecolgicos para combater as pragas que assolavam suas culturas de cereais no vale do rio Nilo bem como na Mesopotmia (Odum, 1977). Os gregos (Hipcrates, Aristteles) produziram textos claramente ecolgicos (Allan, 1970). Passada a idade mdia, perodo caracterizado pelo domnio da Igreja e sua viso aristotlica da natureza, surgem novas contribuies ao estudo ecolgico. Antonie Van Leeuwenhoek (1632-1723), naturalista holands, mais conhecido por ter inventado o microscpio, tambm estudou e evidenciou a importncia das cadeias alimentares e a regulao de populaes (Dubois et al., 1988). Gaunt (sec. XVI) foi o pioneiro da demografia. Ele trabalhou em censos da populao humana na cidade de Londres e reconheceu a importncia da determinao quantitativa das taxas de nascimentos, mortalidade, razo sexual e estrutura de idade das populaes. Outro naturalista, Buffon (1756) assinalou que existem "foras" capazes de contrabalanar o crescimento populacional, ou seja, o princpio bsico da regulao ecolgica das populaes. As contribuies mais importantes para o estabelecimento da ecologia moderna aconteceram somente ao final do sculo XVIII e durante a primeira metade do sculo XIX. Malthus (1798) determinou que as populaes podem crescer em ritmo exponencial (modelo densidade independente) enquanto que os recursos de que elas necessitam crescem em ritmo aritmtico. Verhulst (1838) derivou a curva logstica de crescimento populacional (modelo densidade dependente). Farr (1843) descobriu a relao existente entre taxa de mortalidade e densidade de uma populao.

O surgimento da cincia ecolgica....


Na realidade, Darwin (1859) e Malthus (opt. cit.) mudaram a idia platnica de que a natureza sempre esteve em 'equilbrio perfeito' (viso aristotlica) e a base para esta mudana de pensamento est nos seguintes fatos: a) muitas espcies foram extintas no decorrer dos tempos b) existe competio causada por presso populacional c) a seleo natural e luta pela existncia so mecanismos evidenciveis na natureza Na Alemanha, Ernst Haeckel, em 1869, props pela primeira vez o termo Ecologia (kologie). Literalmente este termo significa "oikos" (grego): casa; logie: estudo (Begon et al.1990). Mbius (1877) introduziu a noo de biocenose, estudando uma comunidade de organismos existentes num banco de ostras. Forbes (1887), estudando ambientes aquticos em Illinois, EUA props o lago como um sistema ecolgico independente ('microcosmo'). considerado juntamente com Forel (1892, 1904), que estudou o Genfersee (Lac Lman) na Sua, e o alemo Thienemann (1926), um dos pioneiros do da ecologia aqutica, a limnologia.

A histria da ecologia e o Brasil...


Um nome ligado ao Brasil merece destaque especial. Os estudos realizados por Warming (1895, 1909) no cerrado foram muito importantes para a ecologia. Os seus estudos fitossociolgicos em comunidades de cerrado em Lagoa Santa (MG) foram um dos primeiros estudos sobre ecologia terrestre de que se tem notcia mundialmente. No entanto, foi nos Estados Unidos que a ecologia recebeu um impulso definitivo para o estabelecimento de seu status quo atual. Cowles (1899): descreve a sucesso ecolgica nas dunas ao sul do lago Michigan. Clements (1916, 1935) desenvolveu o conceito de evoluo de comunidade. A partir de seus trabalhos, a Ecologia desenvolve-se como cincia prpria. Finalmente Tansley (1935) props o termo ecossistema que hoje tratado como a unidade central no estudo da ecologia.

Lagoa Santa em meados do sculo XIX

Ilustrao do cerrado de Lagoa Santa, segundo Warming.

Definies modernas de Ecologia Apesar de seu desenvolvimento rpido, a ecologia ainda pode ser considerada uma soft science, assim como a economia, onde ainda no existe uma fundamentao terica rgida. No de se estranhar, portanto, que a ecologia seja definida de diferentes formas segundo diferentes autores. Abaixo so fornecidas algumas destas definies: a) Ecologia: histria natural cientfica (Elton, 1927) b) Ecologia: Estudo cientfico da distribuio e abundncia de organismos (Andrewartha, 1961). c) Ecologia: Biologia de grupos de organismos. Estudo da estrutura e funo da natureza (Odum, 1963). uma definio muito importante uma vez que ela ressalta a importncia dos processos ecofisiolgicos na determinao da estrutura dos ecossistemas. d) Ecologia: Estudo cientfico das interaes que determinam a distribuio e abundncia dos organismos (Krebs, 1972). Trata-se de uma viso que busca ressaltar a importncia das interaes biticas (competio, predao) na estruturao das comunidades. e) Ecologia: Estudo do meio ambiente enfocando as interrelaes entre os organismos e seu meio circundante. Observar que esta definio invoca noes fsico-biolgicas (Ricklefs, 1980).

A Ecologia procura a responder trs tipos de perguntas muito simples: a) onde esto os organismos? b) em quantos indivduos ocorrem? c) porque eles l esto (ou no esto)? H, ainda, na ecologia moderna limitaes tericas e metodolgicas imensas para responder satisfatoriamente a estas perguntas (principalemte a terceira).

A Ecologia baseia-se em interaes multi-, poli- e, principalmente, transdisciplinares. Estas interaes podem ser de trs tipos bsicos: a) interaes com outras cincias biolgicas cuja doutrina essencial para o desenvolvimento terico da ecologia moderna ("interaes core)". Neste mbito incluem-se a microbiologia e a zoologia, por exemplo. b) cincias que fornecem ferramentas de trabalho ou novas abordagens metodolgicas. Nesta categoria incluem-se a informtica, a estatstica e a demografia. c) cincias aplicadas onde o conhecimento ecolgico pode vir a ser aplicado: medicina, direito ou as engenharias.

Unidades ecolgicas Como toda a cincia, a ecologia necessita de uma viso de seu objeto de estudo (a natureza) em partes. Para isto ela faz uso da teoria dos sistemas. Um sistema um conjunto cujos elementos se unem atravs de propriedades calcadas na interao, na interdependncia e na sensibilidade a certos mecanismos reguladores de tal modo que eles formam um todo unificado (Odum, 1963). Os principais sistemas ou unidades biolgicos so os seguintes: gens, clulas, tecidos, rgos, organismos, populaes, comunidades, ecossistemas e a biosfera. A Ecologia trata dos quatro ltimos nveis de organizao biolgicos (unidades).

Existem muitos enfoques para a Ecologia....


Tipos de Ecologia (enfoque conceitual ou de perspectiva)
- Ecologia da Paisagem - Ecologia de Ecossistema - Ecofisiologia - Ecologia Comportamental - Ecologia de Comunidades - Etc.

Tipos de Ecologia (enfoque organismico)


- Ecologia Vegetal - Ecologia Animal - Ecologia Microbiana - Ecologia do Zooplncton - Ecologia Humana -Etc.

Tipos de Ecologia (enfoque do habitat)


- Ecologia Terrestre - Limnologia - Oceanografia Biolgica - Ecologia Tropical - Ecologia das Zonas rticas - Ecologia urbana - Etc.

Tipos de Ecologia (enfoque aplicado)


- Ecologia Terica - Ecologia da Conservao - Agroecologia - Monitoramento de Recursos Naturais - Gesto e Recuperao de reas Degradadas - Ecologia Aplicada Formulao de Polticas Pblicas - Etc.

Conceitos Bsicos em Ecologia


Espcie: Conjunto de indivduos capazes de se reproduzirem e dar prole frtil (pelo menos potencialmente). Exemplos: Homo sapiens, Entamoeba coli Ectipo (raas ecolgicas): Eles so formados por populaes de uma mesma espcie que apresenta grande disperso geogrfica mas que esto fisicamente separadas. Seus limites de tolerncia ecolgica, ou de Shelford, variam segundo a populao considerada. Quando estas variaes tm base gentica, as populaes so chamadas de raas genticas. Quando estas variaes tem uma base puramente fisiolgica, as populaes so chamadas de raas fisiolgicas (fenmeno da aclimatao). Exemplos: a) medusa Aurelia aurita apresenta os seguintes ectipos: Aurelia aurita (var. Halifax timo de contrao a 14 C) Aurelia aurita (var. Tortugas timo de contrao a 29 C) b) A macrfita Typha sp (Taboa): h vrias raas adaptadas a diferentes regies climticas (trpicos, sub-trpicos, z. temperada).

Populao Conjunto de indivduos da mesma espcie que vive num territrio cujos limites so geralmente delimitados pelo ecossistema no qual esta populao est presente. As populaes so entidades 'reais' cujos atributos: distribuio espacial, densidade, estrutura etria, taxas de crescimento (produto lquido entre taxas de natalidade, mortalidade e migrao) bem como suas relaes de interdependncia (simbioses sensu latu) podem ser estimados quantitativamente em condies naturais/experimentais. Exemplos: Myrmecophaga t. tridactyla (bicho-preguia) no Parque Florestal do Rio Doce, Minas Gerais. Byomphalaria straminea (caramujo planorbdeo) na Lagoa Santa, MG. Panstrongylus megistrus (barbeiro hematfago) var. Sta. Catarina nas matas da Ilha de Florianpolis, SC (habitat natural)

Habitat: Lugar onde uma espcie (ou mais de uma) vive. Neste local, os organismos encontraro, alm do abrigo das intempries do meio fsico e de eventuais ameaas biolgicas (predao), alimento e podero se reproduzir. Muitas vezes o termo microhabitat utilizado para designar o local onde uma determinada espcie poder ser encontrada. O termo bitopo entendido como o substrato fsico enquanto que o habitat poder ter uma conotao desvinculada do senso geogrfico (ex: tronco cado como habitat de certos insetos colepteros, tubo intestinal de vertebrados como habitat de nematides parasitas). Nicho ecolgico: Unidade mais 'ntima' da distribuio de uma espcie. Pode ser definido considerando vrios aspectos abaixo relacionados: Nicho espacial (microhabitat): proposto por Grinnel (1917) como sendo o espao fsico ocupado por uma determinada espcie. Exemplo: pele humana como microhabitat de certos caros. Nicho trfico: proposto por Elton (1927). a posio do organismo dentro de uma cadeia alimentar: produtor, herbvoro, carnvoro. Conceito apresenta algumas limitaes de emprego tais como no casos de organismos que promovem o canibalismo, tpico de vrias espcies de coppodes zooplanctnicos, ou ento so essencialmente onvoros tais como o homem, por exemplo. Exemplo: Hempteros neustnicos Notonecta e Corixa tm o mesmo microhabitat (vivem sobre a pelcula de gua em reas alagadas) mas tm nichos trficos diferentes: Notonecta carnvoro e Corixa herbvoro. O exemplo a seguir, extrado de Krebs, 1994 pag. 281), ilustra as respostas de densidade e crescimento do inseto predados Notonecta hoffmanii em laboratrio. A taxa de predao expressa pelo nmero de larvas de mosquito consumido por dia. O grfico, abaixo, ilustra que sob condies de muita comida, Notonecta cresce mais rpido.

Nicho hipervolumtrico: proposto por Hutchinson (1957). Seria a posio de um certo organismo dentro do gradiente ambiental. Envolve no s as condies ambientais exploradas por este organismo: temperatura, pH, umidade, radiao solar, chuvas, etc, como tambm as interaes biticas tais como predadores, parasitas, competidores, etc. Levando em considerao o nicho hipervolumtrico pode-se dividi-lo ainda em duas sub-categorias: Nicho fundamental (ou mximo) ou nicho reduzido (ou realizado). Entende-se por nicho fundamental como sendo o conjunto de todas as faixas de variaes potencialmente explorveis por uma certa espcie. Nicho realizado refere-se faixa ambiental na qual efetivamente pode ser encontrada uma espcie num dado ambiente. Muitas vezes, o nicho realizado significativamente mais restrito que o nicho fundamental devido s interaes com outras espcies principalmente a predao e a competio. Exemplo: Paramecium caudata e P. aurelia: protozorios ciliados com o mesmo nicho espacial e trfico. P. caudatum eliminado porqu tem menor taxa intrnseca de crescimento (max). O nicho ecolgico pode mudar com o desenvolvimento ontogentico, ou o sexo. Exemplo: Em Culex sp. a larva aqutica e herbvora (consome algas e bactrias de vida livre). As fmeas adultas so aladas e hematfagas e os machos so alados porm fitfagos (consomem seiva vegetal).

A noo da equivalncia ecolgica, ou seja, que existem organismos diferentes podem desempenhar papis ecolgicos similares em ecossistemas diferentes (normalmente em diferentes provncias biogeogrficas) um corolrio da teoria do nicho ecolgico, pois, equivalentes ecolgicos embora vivendo em distintas regies do planeta tm o mesmo nicho ecolgico. Exemplo: Cecropia sp., vulgarmente conhecida como Embaba (Amricas) Musanga sp. (frica) Macoranga sp. (sia) Todas estas trs espcies de rvores de madeira mole, plantas pioneiras vivendo nas bordas das matas ou em estgios serais iniciais de florestas pluvial tropicais em diferentes regies da biosfera. O conceito de nicho pode ser muito importante para o estudo terico e comparativo da evoluo de ecossistemas. A teoria do nicho pode explicar os padres de diversidade encontrados nos diferentes ecossistemas. Ecossistemas similares por sua vez podem ter diferentes padres de ocupao de nicho podendo existir ambientes nos quais vrios nichos ecolgicos estejam vagos. A noo do nicho ecolgico tambm muito importante para a ecologia aplicada. Um interessante exemplo a determinao dos limites de tolerncia das espcies com o consequente estabelecimento de espcies bioindicadoras de poluio ou contaminao ambiental.

Comunidades
Mbius (1877) foi um dos primeiros a tentar caracterizar uma comunidade. Ele estudou bancos de ostras em regioes literneas e notou que existe uma interdependncia entre os organismos presentes no que ele designou por biocenose. A Comunidade pode ser tambm definida como o conjunto de todas as populaes de uma dada rea geogrfica (Odum, 1963) ou como a parte viva do ecossistems (Clark, 1954). comum o uso do termo biocenose por eclogos europeus em lugar ao de comunidade. Os organismos de uma biocenose atuam em reciprocidade com o meio fsico sendo influenciados por ele e tambm modificando-o de modo caracterstico. Outras definies de comunidades Comunidade: qualquer conjunto de populaes numa determinada rea ou habitat. Ela pode ter os mais variados tamanhos. Segundo Krebs (1972), muitos dos termos relativos comunidades vm da Ecologia Vegetal. Comunidade: uma associao entre populaes interativas (Ricklefs, 1980) Comunidade: uma reunio de populaes numa determinada rea ou habitat fsico definidos. uma unidade ecolgica pouco definda. (Odum, 1977) Comunidade: um conjunto de espcies (populaoes) que ocorrem conjuntamente no tempo e no espao (Begon et al., 1990). Segundo este autor, o estudo da comunidade pressupe o estudo de ecossistemas.

Ecossistema
Termo proposto por Tansley (1935) para designar a reunio entre todos os organismos e o meio fsico onde vivem. Hoje em dia, uma definio de ecossistema muito usada em Ecologia seria a seguinte: qualquer unidade que inclua a totalidade dos organismos (comunidades) de uma rea determinada, que atuam em reciprocidade com o meio fsico de modo que uma corrente de energia conduza a uma estrutura trfica, a uma diversidade bitica e a ciclos biogeoqumicos (Odum, 1977). Aspectos estruturais do ecossistema: (a)substncias inorgnicas (particuladas, dissolvidas), (b)substncias orgnicas (particuladas e dissolvidas), ( c) clima, (d) substrato fsico (slido, lquido e gasoso), (e) componentes biticos, (f) produtores, (g) consumidores, (h) predadores, (i) desintegradores, (j) regeneradores. Aspectos funcionais do ecossistema: (a) fluxo de energia, (b) cadeias de alimentos, ( c) diversidade (tempo e espao), (d) ciclos de nutrientes, (e) sucesso e evoluo, (f) controle (ciberntica) Os ecossistemas podem ser classificados ou agrupados segundo alguns de seus atributos: a) primitividade (presena no tempo geolgico) b) padres definidos sejam eles fisiogrficos, climticos, biolgicos e/ou geoqumicos. c) equilbrio dinmico (flutuaoes regulares, mec. homeostticos).

Os ecossistemas podem ser classificados ou agrupados segundo alguns de seus atributos: a) primitividade (presena no tempo geolgico) b) padres definidos sejam eles fisiogrficos, climticos, biolgicos e/ou geoqumicos. c) equilbrio dinmico (flutuaes regulares, mecanismos homeostticos). Figura - O lago como um ecossistema: a luz e nutrientes permitem o desenvolvimento de uma intensa atividade fotossinttica nas margens (macrfitas emersas e submersas) e na zona limntica ou de guas abertas (fitoplncton). A matria vegetal e consumida pelo zooplncton, bentos e meio fauna do litoral. Esses organismos so a base da cadeia alimentar que extende-se atravs dos peixes, aves, etc. As bactrias ao lado do zooplancton exercem um importante papel na reciclagem dos nutrientes essenciais (modificado de Smith, 1999).

A ecologia (e a Limnologia) necessita de uma grande quantidade de informaes sobre o meio abitico. No meio aqutico, o conhecimento das variveis fsicoqumicas que descrevem um corpo de gua essencial para que possamos entender os padres de distribuio dos organismos bem como os principais mecanismos de interao biolgicos. Dessa maneira, radiao solar, temperatura, disponibilidade de nutrientes formam um conjunto bsico de variveis imprescindveis ao eclogo que estuda, modeliza, recupera e, em suma, conserva o meio aqutico em suas melhores condies ambientais.

O meio abitico

Temperatura e Oxignio Dissolvido


Os lagos, rios, reservatrios, audes, brejos e demais reas midas da regio tropical diferem-se fundamentalmente de seus congneres da regio temperada atravs dos padres de estratificao trmica da coluna de gua.

Temperatura, pH, oxignio dissolvido e condutividade Eltrica no reservatrio da Pampulha E01 - Tulipa

A estratificao trmica causa a formao de gradientes qumicos


Diferenas de temperatura causam diferenas de densidade. Camadas de gua que no se misturam levam formao de gradientes qumicos. Essas regies constituem diferentes bitopos com diferentes tipos de organismos. Alguns deles so capazes, no entanto, de migrar entre as diferentes camadas de gua, obtendo vantagens adaptativas em relao outros organismos que no migram.

Distribuies verticais de diferentes tipos de bacterias na coluna de gua de um reservatrio.

Nutrientes Nos ecossistemas aquticos, um grande nmero de evidncias suporta a tese de que o fsforo, elemento essencial, , na maior parte dos casos, o fator limitante da produo primria. Se o fsforo limitante e, assumindo como verdadeira a Lei do Mnimo (Liebig), podemos concluir que todo o metabolismo aqutico ser ento governado pela disponibilidade de tal elemento.

Tabela Peridica dos Elementos Nutrientes Essenciais aos Organismos

Lei do Mnimo (Justus Liebig, 1840)

Trata-se do precursor no estudo das relaes entre plantas e nutrientes. Ele notou que as plantas geralmente no estavam limitadas por substncias necessrias em grandes quantidades tais como o CO2 ou H2O mas por certos elementos que so ou podem tornar-se raros no ambiente (B, Zn, P). Ele ento formulou o princpio de que o desenvolvimento das plantas depende daquele elemento essencial que estiver em concentraes iguais ou menores do que o mnimo necessrio.

Ciclo do Nitrognio

Em lagos tropicais, geralmente existe uma grande disponibilidade de nitrognio dissolvido. Isso decorre das elevadas taxas de excreo de amnia por peixes e demais invertebrados e da intensa atividade bacteriana.

Disponibilidade de nitrognio e fsforo na coluna dgua de Um reservatrio tropical: Lago Parano, Braslia, DF.

O Impacto Antrpico no Ciclo do Fsforo

O fsforo o elemento limitante do metabolismo Na maioria dos ecossistemas aquticos (epicontinentais)

Apliucao da Teoria Ecolgica Caso de estudo A represa da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil.

Prof. Dr. Ricardo Motta Pinto Coelho Departamento de Biologia Geral Instituto de Cincias Biolgicas Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG ICB Depto. Biologia Geral, Lab. Gesto Ambiental de Reservatrios

Principais Reservatrios em Minas Gerais

Reservatrio da Pampulha (Belo Horizonte): Colapso Ecolgico e Expanso Urbana Desordenada

Surface: 2.1 Km2 Volume: 12 mio m3 Shoreline: 18 Km Max Depth: 17 m Mean depth: 5 m Res. Time: 200 days

A represa da Pampulha foi construda em 1938 e novamente reconstruda em 1954. A sua bacia conta com uma rea de cerca de 97 km2 e extende-se pelos municpios de Belo Horizonte e Contagem, MG. A rea original do espelho de gua da represa era de 2,1 km2, com a acumulao de um volume de cerca de 11 milhes de m3. Os principais tributrios da represa so: Mergulho (A), Tijuco (B), Ressaca (C), SarandiCONTAGEM (C), gua Suja (D), Baranas (E), Crrego da AABB (F) e Crrego do Cu Azul (G). Cerca de 300 mil pessoas vivem nas suas diferentes sub-bacias.

RIBEIRO DAS NEVES

G E F
F

BELO HORIZONTE (VENDA NOVA)

B C C
BELO HORIZONTE

SCALE 1:50.000

CONTAGEM BETIM

O reservatrio da Pampulha sofreu uma grande degradao ambiental a partir de 1970. Inicialmente, notou-se uma perda da rea inundada da represa devido ao assoreamento (foto). Em cerca de 20 anos, a represa perdeu cerca de 20% de seu volume acumulado. Numa segunda etapa, a populao passou a sofrer os efeitos da eutrofizao: super crescimento de macrfitas, algas, proliferao das tilpias e dficit permantente de oxignio dissolvido. Finalmente, o acmulo do lixo domstico torna-se um grande problema.

Figura - Fotos reas da lagoa nos anos 1984 (esq.) e 1999 (dir.) com a identificao das reas de assoreamento, As principais reas assoreadas (amarelo) e inundadas (azul) na rea alvo da DLD foram quantificadas atravs de um sistema SIG.

12000

O reservatrio sofreu um notvel aumento da eutrofizao na dcada de noventa. A transparncia da gua decresceu, a condutividade eltrica aumentou assim como os valores das concentraes de amnio, fsforo total e clorofila-a. Os picos anuais obervados para fatores tais como o fsforo total, a clorofila-a ou o on de amnio enquandram o reservatrio na categoria de hipereutrfico.

600

T o ta l p h o sp h o ru s (6 m )
A m m o n iu m (6 m )

TP & NH4

10000 8000

400
6000 4000 2000

200

0 1 /1 /2 0 9 3 1 /1 /2 0 9 4 1 /1 /2 0 9 5 1 /1 /2 0 9 6 1 /1 /2 0 9 7 1 /1 /2 0 9 8

1 /1 /2 0 9 9

1 9 9 3 -1 9 9 8

450 400 350 300 250 200 150 93 94 95 96 97 98 99 120 C o n d u c tiv ity (6 m ) S ecchi

Secchi & Cond.

200

Cond [uS.cm -1 ]

160

80

40

1993-1998
20 200

15

POC (1m) Chlorophyll-a (1m)

C h l-a & P O C
150

POC [mg.l -1 ]

10

100

50 5 0 0 94 94 95 95 96 96
1 9 9 4 -1 9 9 8

Fig .1

97

97

98

98

99

Chl-a [ug.l -1 ]

Secchi [m]

N-NH 4 [ppb]

TP (ppb)

Efeitos da eutrofizao na diversidade do zooplncton de alguns reservatrios de MG.


A eutrofizao causou mudanas na estrutura de vrias comunidades da represa da Pampulha. Uma dessas modificaes foi uma grande perda de diversidade na comunidade do zooplncton. No quadro, a direita, valores de riqueza de espcies em outros reservatrios de Minas Gerais. Em destaque, o gradiente de trofia no brao do Sapuca, em Furnas.
Ibiritel
IBA08 (96-97) IBA13 (96-97)

Reservatri o
V. Grande
VG (97-99)

Species Richness 13 13 18 14 12 12 10 12 15 12 13 13 12 11

9 9 6 10 7 7 8 9 9 10 6 7 3

Furnas
FRM1 (99-00) FRM2 (99-00) FRM3 (99-00) FRG1 (99-00) FRG2 (99-00) FRG3 (99-00) FRI1 (99-00) FRI2 (99-00) FRF1 (99-00) FRF2 (99-00) FRF3 (99-00)

Pampulha
PPE01 (84-85) PPE04 (84-85) PPE09 (84-85) PP (1993) PP (1994) PP (1995) PP (1996) PP (1997) PP (1998)

extinto

extinto

Zooplncton da Pampulha: Houve muitas espcies que no resitstiram ao incremento da eutrofizao. extinto

extinto

A teoria ecolgica moderna indica que apenas um elemento (limitante) regula os processos de produo e de consumo nos ecossistemas (Lei de Liebig). O fsforo muitas vezes o fator limitante da produo primria em muitos ecossistemas aquticos. Isso quer dizer que um pulso na concentrao desse nutriente pode mudar toda a estrutura bitica do ambiente. Ns iremos ilustrar esse ponto com uma das comunidades chaves desse ambiente a avifauna.

Figura - Relao entre os pulsos de fsforo e o dficit de oxignio (DBO), que a base para os impactos causados pela dragagem de sedimentos na qualidade de gua da represa (original).

De onde vm a poluio e o excesso de nutrientes limitantes que chegam na Pampulha ?

Nossos estudos foram capazes de identificar os tributrios que so os maiores poluidores do reservatrio. O esquema ao lado demonstra que os ribeires Ressaca/Sarandi so os principais responsveis pela moior parte do aporte de fsforo que chega ao lago. Outros estudos indicam que o fsforo o elemento limitante da produo primria nesse ambiente.

Figura Balano de massa de fsforo na Pampulha (de Torres & Pinto-Coelho, submetido).

Para onde vo os nutrientes que chegam na represa da Pampulha ?


Durante a dcada de 90, o grupo do laboratrio de ecofisiologia de organismos planctnicos da UFMG (hoje lab. gesto de reservatrios) realizou uma srie de estudos objetivando conhecer os detalhes do complexo metabolismo de vrias comunidades da represa, principalmente os organismos planctnicos. Determinamos, por exemplo, que o zooplncton acumula e recicla grandes quantidades de fsforo no ambiente. Figura - Compartimentao bitica do fsforo na represa da Pampulha. Mensuraes

40
Nesse artigo demonstramos que dois processos ligados ao metabolismo do zooplncton (excreo) e a decompsio de biomassa de macrfitas so os responsveis pela grande parte do fsforo reciclado na represa da Pampulha.

E . c r a s s ip e s

30 20 10 0 A M

z o o p la n k t o n

1994-1995

Nesse artigo desmontramos que a produo primria do fitoplncton no pode atender sozinha demanda energtica do zooplncton na represa da Pampulha. Como consequncia, infere-se que o elo microbiano deve ter um papel fundamental na manuteno das condies de hipertrofia no ambiente.

A eutrofizao favoreceu o aumento da biomassa de aves... O que fazer ?


O ecossistema da Pampulha: O intenso assoreamento e a eutrofizao ocorridos nas duas ltimas dcadas do sculo XX formaram bitopos que foram rapidamente colinizados por uma comunidade de aves pernaltas. O programa de recuperao do reservatrio impunha uma correta gesto dessa comunidade de organismos. A foto ilustra u banco de garas prximo a entrada do canal dos ribeires Ressaca e Sarandi no lago.

Figura Aves pernaltas encontradas na represa da Pampulha (2001).


1 - Gallinula chloropus (Frango-d'gua-comum) 2 - Podilymbus podiceps (Mergulho) - Plumagem reprodutiva 2a - Plumagem de descanso 3 - Tringa solitaria (Maarico-solitrio) 4 - Vanellus chilensis (Quero-quero) 5 - Jacana jacana (Jaan) - Adulto 5a - Jovem 6 - Phalacrocorax brasilianus (Bigu) 7 - Aramus guarauna (Caro) 8 - Dendrocygna bicolor (Marreca-caneleira) 9 - Dendrocygna viduata (Irer) 10 - Dendrocygna autumnalis (Asa-branca) 11 - Netta erythrophthalma (Paturi-preta) 12 - Amazonetta brasiliensis (Anana) 13 - Casmerodius albus (Gara-branca-grande) 14 - Egretta thula (Gara-branca-pequena) 15 - Nycticorax nycticorax (Savacu) 16 - Butorides striatus (Socozinho) 17 - Tringa flavipes (Maarico-de-perna-amarela)

Figura - Aves passeriformes mais relevantes encontradas na represa da Pampulha.


1 - Furnarius figulus (Casaca-decouro-da-lama) 2 - Certhiaxis cinnamomea (Curuti) 3 - Arundinicola leucocephala (Lavadeira-de-cara-branca) 4 - Donacobius atricapillus (Jacapanim) 5 - Agelaius cyanopus (Carreto) 6 - Agelaius ruficapillus (Garibaldi) (pranchas: Leonardo E. Lopes, original).

A) Propostas para a recuperao da represa (Pinto-Coelho, 2001)


Monitoramento ambiental das condies limnolgicas em pelo menos 3 pontos de coletas na lagoa: (a) ponto central prximo ao Iate Tnis Clube com profundidade mnima de 6 metros; (b) ponto barragem, prximo ao vertedouro com profundidade mnima de 12 metros e (c) ponto prximo a ilha dos Amores com profundidade mnima de 1,5 metros. O monitoramento dever incluir as seguintes variveis: temperatura da gua, condutividade eltrica, transparncia medida pelo disco de Secchi (metros), turbidez (NTU), material em suspenso (total, orgnico e inorgnico), pH, oxignio dissolvido (concentrao e saturao), demanda biolgica de oxignio, fsforo total, fsforo dissolvido, srie nitrogenada (amnio, nitrito e nitrato). Os seguintes fatores biticos devero ser tambm mensurados: densidade de bactrias de coluna de dgua (mtodo DAPI), coliformes totais e fecais, densidade de fitoplncton (total e cianobactrias) e de zooplncton. Esse monitoramento dever ser feito em ritmo pelo menos mensal durante um (ou mais) ciclo(s) anual(ais) completo (doze meses), enquanto durarem as obras de dragagem. O monitoramento deve ter incio pelo menos 6 meses antes da obra. Monitoramento dos sedimentos (interface sedimento-gua ou amostras sub-superficiais) da rea a ser dragada. Os seguintes fatores sero analisados: matria orgnica, teor de cinzas, pH, potencial redox, nutrientes essenciais (fsforo e nitrognio, ferro e mangans), e metais-trao (cdmio, chumbo e zinco). Sero monitorados pontos correspondentes aos seguintes bitopos: praia lodosa/arenosa; brejos de taboas; reas de vegetao pioneira e reas de vegetao estratificada. Esse monitoramento dever ser realizado antes do incio efetivo da dragagem (3 meses) e servir para a estimativa do depsito de matria orgnica e de nutrientes essenciais bem como de seu potencial em contaminantes j identificados na bacia. A freqncia mnima dever ser trimestral. Durao: um ciclo sazonal completo (quatro coletas em doze meses). Monitoramento da avifauna na rea: riqueza de espcies, abundncia, zoneamento por bitopo. A frequncia desse monitoramento dever ser bi-mestral. Monitoramento da ictiofauna: riqueza e abundncia especfica. percentual de espcies exticas e nativas, inventrio das patologias mais comuns, comportamento alimentar, risco sanitrio e inventrio da pesca de orla. Frequncia de monitoramento mnima: bimensal

B) Realocao de bitopos para a avifauna Dever ser feito um programa de coleta e transposio de aves para reas (bitopos) especialmente desenhadas para abrigar essa fauna. O ideal seria utilizar uma das ilhas existentes na lagoa para essa finalidade, ou ento, modificar o plano de dragagem a fim de que uma amostra representativa de tais tipos de habitats seja preservada no prprio local onde hoje se encontra. Todo esse programa dever ser coordenado e supervisionado por um ornitlogo/eclogo de reconhecida competncia e o projeto dever contar com o aval do IBAMA e outros rgos ambientais pertinentes. C) Adequao do cronograma da dragagem ao ciclo sazonal limnolgico com a operao peridica da comporta de fundo. O programa de dragagem dever obedecer prioritariamente o ciclo limnolgico da represa. Deve ser observado que, no perodo das chuvas (outubro-abril), h normalmente uma sensvel diminuio dos teores de nutrientes na gua da represa. Sendo assim, recomenda-se que as obras de dragagem sejam intensificadas nesse perodo do ano (chuvas). Como existe, em princpio, a possibilidade de que a gua de fundo da represa seja escoada pelas comportas, recomenda-se ainda o escoamento peridico da gua de fundo da represa em consonncia com os dados de monitoramento ambiental. Essa medida poder contribuir significativamente para diminuir o dficit de oxignio bem como os teores de fsforo no hipolmnio da represa. D) Bioensaios para a determinao liberao de fsforo do sedimento Antes que a obra seja efetivamente iniciada, recomenda-se a realizao de bioensaios para a determinao do potencial de liberao de fsforo na coluna em condies de anaerobiose e aerobiose. Esse dado muito importante para que se possa estimar - com exatido - o potencial da dragagem para a depreciao da qualidade de gua. E) Estudos toxicolgicos nos sedimentos da represa Estudos iniciais conduzidos demonstram o elevado risco que os sedimentos da represa representam para a biota do lago pelo potencial de acumulao de metais traos (cdmio e chumbo) e outros agentes txicos. Recomenda-se, portanto, a realizao de bioensaios de toxidez do sedimento da represa em organismos zooplanctnicos (Daphnia) e em peixes.

F) Retirada prvia do aporte de esgotos dos tributrios Ressaca, Sarandi e gua Funda . O aporte de esgotos via tributrios apresenta obviamente elevado risco sinrgico para a dragagem de longa distncia (DLD). Recomenda-se (de forma enftica) que a PBH entre em negociao imediata com a COPASA a fim de que a carga de esgotos dos tributrios mais poluentes, Ressaca, Sarandi e gua Funda, seja imediatamente retirada ou minorada em percentual no inferior a 80% (que a taxa de reteno de fsforo no sistema, vide acima). Alternativamente, caso isso no seja possvel, a PBH deve estabelecer um contrato objetivo de metas - de curto prazo (12 meses) - para a retirada dos citados esgotos pela COPASA G) Implementao dos parques ecolgicos (fase I) nas ilhas artificiais que seriam modificadas a fim de conter alguns dos bitopos a serem destrudos na rea de dragagem DLD Os parques ecolgios (reas de preservao permanentes) situados nas ilhas artificias I,II e III geradas em dragagens anteriores devem ser implementados concomitantemente s obras de dragagem. O projeto de implementao deve ser feito de tal modo que os bitopos a serem destrudos pela DLD sejam realocados para essas reservas. H) Plano de Educao Ambiental Justificativa da obra de DLD Para a populao, em geral, difcil, em princpio, a percepo dos benefcios da obra de dragagem, num primeiro momento. Portanto, sugere-se a PBH organizar um grupo de trabalho composto de bilogos, sanitaristas e pessoal de comunicao social com o objetivo de divulgar as caractersticas, riscos (transitrios) e benefcios (futuros e duradouros) da obra para os diferentes segmentos da populao. Sugere-se a adoo de ferramentas de internet tais como a construo de um stio de acolhida (web site) para a obra de DLD bem como a realizao de seminrios e vdeo-conferncias sobre o assunto.

Vous aimerez peut-être aussi