Vous êtes sur la page 1sur 10

Universidade do Estado do Rio de Janeiro NEA - Ncleo de Estudos da Antiguidade Orientador: Dr Prof Maria Regina Candido Pesquisadora: Carolyn

Souza Fonseca da Silva

The British Museum. Ancient Greece Geography. Disponvel em: (http://www.ancientgreece.co.uk). Acesso em: 04 de agosto de 2012 s 15:30.

Formular uma anlise da construo da cidadania grega, inaugurada com a figura precursora de Slon, atravs do advento da isonomia. Estabelecer as implicaes polticas existentes na implementao da seisacteia, bem como o impacto das medidas pioneiras de Slon sobre os segmentos sociais de Atenas.

SLON

SEISACTEIA

HOROI

CIDADANIA ATUAL

Relao de dependncia. Cidado sob a tutela do Estado. Cidadania representativa. Poder de ao restrito.

CIDADANIA GREGA

Estar inserido na polis de forma ativa. Direito de voto nas Assembleias. Dever de participao no exerccio do poder pblico.

ISONOMIA Termo do perodo arcaico, precursor do termo demokratia, que representava a igualdade dos cidados perante a lei. Remota s reformas de Slon, quando ele fixou leis iguais para o bom e o mau. Representava uma igualdade poltica, igualdade jurdica, mas no econmica, uma vez que rompe com o direito pelo nascimento, mas mantm o critrio da riqueza.

ISONOMIA

DEMOKRATIA

Nossa documentao consiste Poltica A Constituio das obras de Aristteles, de Atenas A Constituio de Atenas e A Poltica. Duas importantes fontes de informao sobre as instituies atenienses, alm de fornecer um rico registro do advento da democracia em suas vrias formas.
Enciclopedia Britannica. Disponvel em: (http://www.britannica.com). Acessado em 5 de agosto de 2012 s 19:26 h.

QUAIS SERIAM OS REAIS INTERESSES POR TRS DAS MEDIDAS ADOTADAS POR SLON?

ANLISE DO CONTEDO
Autor/obra Perodo/regio Publico/privado Manifestao da lngua Propriedades da Linguagem do texto

1. Processo de descrio do contedo Aristteles / A Constituio de Atenas IV sc. a.C/ Atenas. Privado e Pblico. Grego tico, perodo Clssico. 1.2. Anlise do texto Discurso cuja finalidade analisar o funcionamento das instituies polticas e da sociedade ateniense atravs da comparao entre os modelos de governo exercido por personagens histricos atenienses.
Texto de carter poltico, com a funo de expor e estabelecer uma cronologia do regime poltico de Atenas. Crculos Polticos, Debates na gora e espaos pblicos em geral. Sociedade ateniense em geral, uma vez que expunha as regras as quais a populao era submetida. Atenas, Slon, Povo, Leis, Propriedades, Magistraturas. Polifonia Pois faz inferncia Dracon e as medidas impostas pelo mesmo em um tempo histrico anterior. 1.3. Seleo do Contedo Pertinncia Objetividade To depressa se ps frente das coisas pblicas, Aristteles menciona os aspectos das medidas Slon libertou o povo de uma vez, proibindo todos adotadas por Slon em sua ascenso arconte, os almejando estabelecendo um quadro comparativo negcios com fiana da vida do devedor, fazendo entre as medidas que permaneceram, as que ainda leis novas, mediante as quais, ficavam sofreram modificaes e ainda as novas leis. anuladas todas as dividas, tanto as pblicas como as particulares. Esta medida chama-se vulgarmente Seisacteia, ou seja, o alvio de encargos.

Qualificao do texto Comunicao do texto Processo de interao Conceitos operacionais do texto Monofonia/Polifonia:

Temas Slon, Lei, Seisacteia.

SLON

594-93 a.C CHEGA AO CARGO DE ARCONTE

Marco inaugural da ideia democrtica. Constituio que rompe com o paradigma vigente.

REORGANIZA AS MAGISTRATURAS

Pentacosiomedimnos Hippeis Zeugitas Tetes

REAL INTERESSE

Acalmar a crise poltica. Restaurar o equilbrio social. Definir os encargos militares.

ARISTTELES. A Constituio de Atenas. So Paulo: Editora Hucitec, 1995. ARISTTELES. Poltica. Traduo de Mrio da Gama Kury. 3 ed. Braslia:

Editora Universidade de Braslia, 1997. FINLEY, M.I. Poltica no Mundo Antigo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. JONES, Peter V. O Mundo de Atenas: uma introduo cultura clssica ateniense. So Paulo: Martins Fontes, 1997. MOSS, Claude. Atenas: a histria de uma democracia. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1997. MOSS, Claude. Dicionrio da civilizao grega. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. p, 87. MOSS, Claude. O Cidado na Grcia Antiga. Lisboa: Edies 70, 1999. OSTWALD, Martin. Oligarchia: the development of a constitutional form in ancient Greece. Stutgard: Steiner, 2000. OBER, J.; HENDRICK, C. Demokratia: a conversation on democracies, ancient and modern. New Jersey: Princeton University Press, 1996. ROBINSON, Eric W. The first democracies: early popular government outside Athens. Stuttgard: Steiner, 1997.

Vous aimerez peut-être aussi