Vous êtes sur la page 1sur 9

A Morte de Deus

O sculo XX foi o sculo da morte de Deus. No s a cincia desprendeu-se definitivamente de qualquer apelo ao sobrenatural, como a maioria das constituies polticas dos novos regimes que surgiram afirmaram sua posio secular e agnstica, separando-se das crenas. Chegouse ate o extremo radicalismo sovitico que se pronunciou um Estado ateu. Mas Deus no morreu de uma s vez, mas sim morto aos poucos durante os sculos XIX e XX.

Na Alemanha a pregao pelo afastamento do Todo-Poderoso das coisas do mundo se fez pela verve da filosofia e, pasme-se, pela prpria teologia. Kant, com a sua doutrina agnstica, que afastou as coisas da f de qualquer provvel entendimento racional (f e razo atuam em esferas distintas, inconciliveis), abriu caminho para que a gerao seguinte de cientistas e pensadores passassem crtica direta da religio. Sintoma disso foi a humanizao crescente da figura de Jesus, como deu-se na obra de David F. Strauss, um telogo. No seu livro (A Vida de Jesus, 2 vol., 1835-36), identificou a vida de Cristo com a teoria do mito, entendendo o Evangelho como algo historicamente datado, afastando qualquer elemento sobrenatural dela.

Deus alienao! O passo seguinte ao do doutor Strauss, ainda na Alemanha, foi dado em 1841 por Ludwig Feuerbach com a publicao do Das Wesen des Christentums (A essncia do cristianismo), onde assegurou ser Deus uma projeo dos desejos de perfeio do homem. Vivendo em meio a infelicidade e na insegurana do sentimento de morte, os humanos idealizavam um reino perfeito nos cus, onde sero eternamente felizes e imortais. Era a alienao do homem que criara a crena no Ser Supremo, sentindose depois oprimido por ele.

Darwin e o desencantamento do mundo O seguimento dessa "luta contra Deus, o desencantamento do mundo iniciado por obra dos Iluministas deu-se com a espetacular e escandalosa publicao dos trabalhos cientficos de Charles Darwin na Inglaterra. O On the Origins of Species (A Origem das Espcies), em 1859, seguida do The Descent of Mann (A descendncia do Homem), em 1871, ameaaram a teoria bblica da criao do Homem e da Natureza. As concepes de Darwin, desde ento, causaram um abalo nas crenas religiosas da elite pensante.

No Deus quem pune, o bacilo! Outro aspecto importante deu-se nas cincias naturais com as descobertas dos bacilos e micrbios pelo doutor Pasteur, na Frana em 1863, e nas descobertas do doutor Koch na Alemanha, em 1882. Eram microorganismos que estavam por detrs dos processos de putrefao e das doenas, como tifo e a tuberculose, que assombravam os homens daqueles tempos, e no nenhum desejo do Ser Supremo em punir os pecadores.

Deus a imagem do pai! Mas faltava ocorrer a morte de Deus em algo mais ntimo do homem, na sua conscincia, na sua psicologia por assim dizer. Ento veio Sigmund Freud. Em 1900, ele publica o seu clebre Traumdeutung (A Interpretao dos sonhos), como que anunciando para o sculo XX entrante o surgimento de uma nova mentalidade. Todos os terrores e fobias humanas nada tm a haver com as coisas do sobrenatural ou com os mistrios da alma. Tudo se d no reino natural.

em meio a relao familiar, do nascituro com seus prximos, que todas as emoes e neuroses se formam. Desejos primitivos, mas naturais, reprimidos ou sublimados, que do energia mente e moldam o comportamento dos indivduos. Deus, assegurou Freud no Totem und Tabu (Totem e Tabu, 1913), nada mais lhe parece do que a poderosa projeo da imagem paterna incrustada desde cedo na mente humana.

Deus foi assassinado! Deste modo, quando Nietzsche anunciou que "Deus est morto" no primeiro canto do seu Also spracht Zaratustra (Assim falou Zaratustra), em 1883, nada mais fez do que moldar para o mundo literrio o que j vinha sendo feito h muito tempo no terreno das cincias naturais e sociais. Deus havia morrido. Os homens o mataram. Agora um nova raa de eleitos, deveria por si s suportar o peso desse crime, alando-se a si mesmo como um novo homem, como a superao do homem, como um superhomem.

Vous aimerez peut-être aussi