Vous êtes sur la page 1sur 36

O PROCESSO DE ARMAZENAGEM LOGSTICA: O TRADE-OFF ENTRE VERTICALIZAR OU TERCEIRIZAR Felipe Koerich Kyoshi Takemura

A IMPORTNCIA DA ARMAZENAGEM NO GERENCIAMENTO LOGSTICO

Para o desenvolvimento de uma estratgia empresarial efetiva, um princpio importante compreender como criar ou agregar valor para os clientes. Especialmente, quando esse valor agregado atravs de posicionamentos competitivos que so selecionados para apoiar a determinada estratgia.

A realidade atual dos centros logsticos prega a reduo de custos e a criao de um sistema racional de armazenagem de matrias-primas e insumos (na rea de suprimentos) e uma maior flexibilidade e velocidade na operao, para atender s exigncias e flutuaes do mercado.

Existem vrias razes para realizar o armazenamento (estocagem) de produtos, esteja ele em qualquer estado de produo (matriaprima, semi-acabado e acabado), o que difere a linha de ao a ser tomada e a sua prioridade, as principais razes para a: reduo de custos de transporte e de produo, coordenao entre demanda e oferta, auxiliar no processo de produo e no processo de marketing.

MOTIVOS QUE JUSTIFICAM A ARMAZENAGEM NA CADEIA DE SUPRIMENTOS:

Reduo de custos de transporte e de produo: com a decorrncia do melhoramento no transporte e produo, as despesas adicionadas podem ser compensadas com custos mais baixos da armazenagem e o estoque associado.

COORDENAO ENTRE DEMANDA E OFERTA

Empresas que possuem produtos de produo sazonal e demanda varivel, recorrem em alguns momentos por manter uma produo em nveis constantes durante um determinado perodo, a fim de minimizar os custos de produo. Quando existe uma grande oscilao de preo em um curto espao de tempo, as empresas buscam de certa forma negociar, se antecipando na compra de insumos ou produtos, afim de obt-los a um preo mais baixo.

PROCESSO DE PRODUO

A armazenagem pode ser considerada parte do processo de produo. Esse fato se d especialmente quando o produto requer um certo perodo de envelhecimento (vinhos, queijos, etc).

PROCESSO DE MARKETING

Uma frequente preocupao do marketing a disponibilidade dos produtos ao consumidor. Em alguns casos a armazenagem agrega um determinado valor ao produto, em funo da diminuio do tempo de entrega e disponibilidade.

CUSTOS LOGSTICOS E DE ARMAZENAGEM

Basicamente os custos de armazenagem (mo-deobra, instalaes, aluguel ou aquisio, equipamentos, etc) so caracterizados por serem fixos e indiretos, ou seja, existe uma obrigao contbil que acompanhar todo o processo ou em quanto durar sua utilizao.

Afinal, mesmo que existam poucos produtos no armazm ou sua movimentao esteja abaixo do planejado, os custos de armazenagem continuaro constantes, pois na grande maioria esses so dependentes dos equipamentos de movimentao, de pessoal, espao fsico e de novos investimentos, se tratando de uma atividade de demanda no constante.

MTODOS TRADICIONAIS DE CUSTEIO LOGSTICO

Em anos recentes, pela constatao de que a m qualidade das informaes de custos pode trazer uma srie de distores no processo de tomada de decises das empresas, foram desenvolvidas novas ferramentas de gesto de custos, algumas das quais so especficas para o gerenciamento de custos logsticos.

Ento os gestores comearam a perceber que os sistemas de custeio utilizados distorciam dos custos dos produtos. Outro fato que, dos custos logsticos, aqueles relacionados com transporte so considerados despesas variveis em relao quantidade vendida e associados aos produtos.

MTODO DE CUSTEIO PADRO

De acordo com Martins (1998), a fixao do padro de custeio pode ser realizada com maior ou menor rigidez, o critrio de rigidez relaciona-se com os objetivos estabelecidos pelas empresas. Um padro mais rgido ou padro ideal se presta a uma meta de longo prazo, este padro no muito empregado devido a desmotivao e dificuldade em ser estabelecido. A fixao de um padro mais realista considera as deficincias relativas ao processo produtivo, podendo minimizar o problema da desmotivao. Este padro, chamado de corrente, estabelecido em conjunto pela Engenharia Industrial e a Contabilidade de Custos.

Fixam-se os padres de custos e, ao final do perodo, procede-se comparao com os custos realmente ocorridos. As diferenas entre o padro e o real so encontradas e analisadas de forma que as correes sejam realizadas o mais rpido possvel.

O Custo-Padro no se constitui num mtodo, propriamente dito, de apurao de custos, uma vez que ele por si s no se sustenta, necessitando de uma metodologia de apoio para que seja possvel definir os padres e os custos realmente ocorridos, para fazer a comparao e identificar as diferenas e os desvios, o que constitui o seu objetivo.

MTODO ABC (ACTIVITY BASED COSTING)


O mtodo ABC foi divulgado principalmente pelos professores Robert Kaplan e Robin Cooper da Harvard Business School. O desenvolvimento do modelo ABC partiu da condio de que as atividades desempenhadas em uma empresa geram custos, e que essas atividades so consumidas por produtos e servios gerados por essa empresa.

A alocao dos custos indiretos aos produtos ocorre em dois estgios. No primeiro estgio, os custos dos recursos (elementos de custos) so transferidos para as atividades. Essa alocao realizada com base em direcionadores de custos primrios ou direcionadores de recursos.

No estgio secundrio, os custos das atividades so transferidos para os objetos de custos (produtos, servios, clientes, linhas, etc.), com base no consumo dessas atividades pelos objetos. Os direcionadores de custos utilizados para fazer essas apropriaes so denominados direcionadores de atividades ou direcionadores de custos secundrios.

A DECISO DE INVESTIR EM INSTALAES PARA ARMAZENAGEM: O PROCESSO DE INTEGRAO VERTICAL

Quando um sistema industrial limitado a apenas uma planta as questes operacionais podem ser resolvidas apenas pelo gerente da fbrica, porm em um sistema de mltiplas instalaes, h o surgimento de um novo conjunto de problemas organizacionais e, portanto gerenciais como: ajustes de unidades e de produtos; qual o rendimento base apropriado para uma real comparao entre todas as unidades? Em caso de aumento de demanda o que fazer? Ampliar as instalaes existentes ou construir novas unidades produtivas?

Segundo Hayes (1984) a estratgia de instalaes pode ser considerada como a orientao para a tomada de decises quanto as unidades produtivas, de forma que cada deciso particular contribua para a competitividade global da empresa. uma forma de gerenciar o conflito entre o horizonte de urgncias a curto e longo prazo.

ESTRATGIA DE INSTALAES MULTIPLANTA

Existem varias abordagens a respeito da orientao da estratgia de instalaes para se operar com mltiplas planta, pode variar de acordo com o tipo de negcio da organizao e a sua estratgia empresarial, com a sua cultura organizacional, com as tecnologias envolvidas, com o comportamento e tendncias dos seus produtos e servios no mercado.

A filosofia bsica desse modelo o conceito de foco nas instalaes: que estreita a faixa de demandas postas em uma instalao industrial conduzindo a uma melhor performance devido a ateno gerencial poder ser concentrada a um pequeno nmero de atividades e prioridadeschave.

As possveis dimenses para se focar uma instalao individual so: servir mercados, volume de produo de diferentes produtos, diminuio da customizao dos produtos e a natureza da tecnologia de processo empregada (separando o processo de produo de componentes da montagem).

DESENVOLVENDO UMA ESTRATGIA DE INSTALAES LOGSTICAS INTEGRADA

uma estratgia de instalaes requer escolhas relativas a localizao, dimenso e especializao de plantas individuais, e um profundo entendimento da interao dessas decises.

Com relao a dimenso, trs conceitos importantes tm sido definidos. Primeiro a noo de Tamanho Mnimo Econmico. Neste caso, junto com o entendimento das presses e expectativas associadas com o estgio inicial do ciclo de vida de uma instalao individual, ajuda a definir qual o escopo inicial que a nova instalao teria. Segundo, a noo de Tamanho Mximo Econmico, o ponto onde as deseconomias de escala so mais compensadoras que as economias.

O terceiro maior elemento da estratgia de instalaes a especializao. H pelo menos seis maneiras de concentrar plantas mais comumente observadas na prtica: focar o mercado, focar o produto, focar o volume, focar o processo, focar o produto/mercado e o foco geogrfico. Determinado qual (ou que combinao) desses mais apropriado para a organizao desenvolver a sua prpria estratgia de instalaes.

A empresa que possui um gerenciamento suficiente para operao, capacidade fsica e mo-de-obra especializada, pode se tornar mais atraente para realizao de negcios em crescimento, por ter condies de criar uma parceria ampliada e reduzir a certo modo os riscos de que um terceiro possa executar um trabalho menos satisfatrio.

Um operador logstico deve observar com ateno pontos importantes, que de certa forma asseguram uma parcela de confiabilidade do seu planejamento quanto administrao de suas instalaes (centro de distribuio), aspectos como:

Meios de zoneamento locais; Atitude da comunidade e do governo; Local com relao ao depsito; Custo para o desenvolvimento conforme o terreno; Custo de construo; Das possibilidades e acesso a servio de transporte; Transporte; Potencial para expanso; Disponibilidade, ambiente e produtividade da mo-deobra local; Segurana do local (fogo, furto, etc.); Taxas de seguro e disponibilidade de financiamento; Congestionamento de trfego nas redondezas do local. (BALLOU, 1995)

PRINCIPAIS VANTAGENS DA VERTICALIZAO LOGSTICA:


Eliminao dos custos de: De transaes; Impostos; Comunicaes; Deslocamento; Coordenao.

Alm das vantagens acima citadas, as empresas ou organizaes justificam seus investimentos no local e no equipamento de manuseio de materiais com estratgias de longo prazo como as de :

Intensa utilizao das instalaes; Quando o produto requer pessoal e equipamentos especializados; Local pode ser revertido em outros usos em tempos futuros (instalaes de produo,escritrio de vendas, etc).

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DA VERTICALIZAO LOGSTICA:

Altos custos de aquisio de equipamentos; Taxas diversas para construo; Custos com mo-de-obra.

A DECISO DE TERCEIRIZAR O PROCESSO DE ARMAZENAGEM

Com o advento de grandes transformaes nos processos e operaes logsticas, tornado-os mais complexos (maiores custos), mais sofisticados tecnologicamente (maiores investimentos), com um maior valor do ponto de vista estratgico (diferenciao competitiva), que acelera a necessidade de atualizao e ao processo utilizado pelos especialistas.

Instituindo em suas fileiras maiores oportunidades com a introduo de novas tecnologias de informao, que envolvem tanto hardware quanto software, e tem aplicaes tanto no fluxo de dados e informaes, quanto nas operaes de transporte e armazenagem. A causa mais frequente para uma deciso de utilizar armazenagem terceirizada a flexibilidade, pois sua natureza de utilizao, em especial itens sazonais e a granel, se tratando que os custos de espao podem ser mais importantes que os de mo de obra.

PRINCIPAIS VANTAGENS EM TERCEIRIZAR O PROCESSO DE ARMAZENAMENTO:


Custos e qualidade de servios: Reduo de investimentos em ativos; Foco na atividade central do negcio; Maior flexibilidade operacional; Maximizao de retorno sobre os investimentos .

PRINCIPAIS DESVANTAGENS EM TERCEIRIZAR O PROCESSO DE ARMAZENAMENTO:


Perda de aceso a informaes chave do mercado; Falta de envolvimento com as operaes de campo (contato com cliente e fornecedores); Perda de sensibilidade s mudanas necessrias; Falta de constante evoluo nos mecanismos de comunicao; Inabilidade de respostas s mudanas nas condies de negcio; Cumprimento de metas previamente combinadas; Dependncia excessiva da empresa contratante ao operador logstico

Vous aimerez peut-être aussi