Vous êtes sur la page 1sur 16

AGENTE DE AEROPORTO

CARGAS PERIGOSAS

CARGAS PERIGOSAS

Cargas Perigosas so artigos ou substncias que so capazes de colocar em risco sade, segurana, propriedade e ou meio ambiente. Quando aceita para transporte deve estar em acordo com os requisitos encontrados no Dangerous Goods Regulations IATA (Manual para o transporte de cargas perigosas).

CARGAS PERIGOSAS

A) Classe 1 Explosivos B) Classe 2 Gases (inflamveis, gs no inflamvel e no txico e gs txico). C) Classe 3 Slidos inflamveis / de combusto espontnea perigoso quando molhado. D) Classe 4 Slidos inflamveis / de combusto espontnea perigoso quando molhado.

CARGAS PERIGOSAS E) Classe 5 Oxidantes e perxidos orgnicos. F) Classe 6 Txicos e infecciosos. G) Classe 7 Radioativos. H) Classe 8 Corrosivo. I) Classe 9 Diversos: magnticos / gelo seco.

CARGAS PERIGOSAS

Observaes: O gelo seco, quando utilizado para refrigerar perecveis, pode ser embarcado normalmente at 200kg, no sendo necessrio o preenchimento da Shipper Declaration somente a etiqueta de marcao DRY ICE UN 1845 e a quantidade contida no volume. Neste caso, no h necessidade de abrir uma ocorrncia para a anlise por porte do back office.

TRASPORTE DE BATERIAS

Bateria secas: UN 3090 (Litio) e UN 3480 ( In Litio ) acumula energia em metais, pontos selados sempre despachando no teca.Tambem considerada carga perigosa (Porem apresenta disposies especiais que permitem o transporte em condies epeciais). abrir Ordem de servio para anlise de UN .

TRASPORTE DE BATERIAS

Baterias com GEL: Transportadas como baterias secas. Bateria molhadas: UN 2794 , UN 2795 e UN 2800 carga perigosa, solicitar ao cliente que envie e ficha tcnica com nmero de UN do lquido que compem a bateria.

TRASPORTE DE BATERIAS Bateria selada ( secas ou molhadas) em equipamentos: Bateria selada juntamente com um equipamento, (ex: celular), no ser necessrio solicitar autorizao do Trfego e o cliente no precisa enviar a ficha tcnica por email.

TRASPORTE DE BATERIAS Para o transporte de no-break devemos seguir o seguinte procedimento: O cliente dever apresentar a ficha tcnica com o nmero de UN e confirmando se o tipo de nobreak que deseja transportar pode seguir via areo, pois alguns tipos s podem ser transportados via terrestre.

TRASPORTE DE BATERIAS

A ficha tcnica ser analisada pelo Trfego de Cargas que ir autorizar ou no o transporte. Caso o embarque seja autorizado, devemos deixar o cliente ciente que o material dever ser apresentado com a embalagem externa aberta para conferencia visual dos plos desconectados e devidamente isolados.

TRASPORTE DE BATERIAS So proibidos os seguintes despachos: Classe 1 Explosivos (incluindo munio para armas de fogo); Classe 4 - Proibido o embarque de carvo (vegetal ou animal) e de fsforos. Classe 7 - Radioativos com ndices acima de 5 TI para Airbus.

SHIPPER DECLARATION

uma declarao que deve ser preenchida pelo cliente embarcador, para o transporte de artigos perigosos. Cada produto ou substncia oferecido para transporte deve ser declarado pela sua denominao (Proper Shipper Name) em ingls, informando detalhadamente, todos os dados da carga (nome do produto, classe, embalagem, quantidade e principalmente o n da UN). Este preenchimento deve estar de acordo com os regulamentos da IATA.

TRASPORTE DE BATERIAS

Ateno: H necessidade que o atendente abra uma Ordem de Servio, pois o back-office verificar a possibilidade do embarque da carga. O embarque deste tipo de carga aceito nos servios Prximo Vo e Convencional, porm quando despachado no servio TAM Prximo Vo, o cliente dever ser avisado que em caso de corte pelos motivos abaixo, no ser aceito o pedido de indenizao.

CARGAS PERIGOSAS OCULTAS


Alguns tipos de cargas podem ocultar uma carga perigosa como peas automotivas, bagagens, lquidos diversos entre outros. Sempre que o cliente informar que ir transportar peas devemos questionar que tipo de pea e se a mesma possui leo. Nos casos das bagagens devemos questionar o contedo para nos certificarmos de que no h nenhuma carga perigosa oculta.

TRASPORTE DE SILINDRO

Transportamos esse tipo de carga, contudo ele se enquadra como Carga Perigosa - UN1072. Caso o cliente queira efetuar o transporte basta solicitar que o mesmo envie a ficha tcnica por email para a anlise do BackOffice. Com a vlvula e/ou acessrio protegido (por uma campnula, por exemplo) para prevenir danos por impacto e/ou rompimento;

TRASPORTE DE SILINDRO

A embalagem (se houver) deve ser construda de uma forma que permita que ele seja transportado na horizontal; Se a embalagem cobrir totalmente o cilindro (no ficar visvel) dever ser marcada como um Overpack - a embalagem do gs o cilindro e no a caixa, e a DGD deve descrever os dois.

Vous aimerez peut-être aussi