Vous êtes sur la page 1sur 20

SOBREPESO/ OBESIDADE

Prof Thayse Sousa

atualmente um dos mais graves problemas de sade publica. A obesidade e o sobrepeso podem resultar da ao isolada ou conjunta de diferentes fatores: genticos, endcrinos, culturais, socioeconmicos, psicossociais.

A obesidade mais comum vem de um consumo de alimentos em quantidades maiores do que o necessrio, associado com um modelo de vida sedentrio.

Maior risco doenas

hipertenso arterial Diabetes doena de coluna nas articulaes vrios tipos de cncer clculos biliares aumento de gorduras no sangue, como colesterol alto.

Classificao de peso pelo IMC


Classificao Baixo peso Peso normal IMC kg/m) < 18,5 18,5-24,9 Risco de comorbidades Baixo Mdio

Sobrepeso
Pr-obeso Obeso I Obeso II Obeso III

25
25,0 a 29,9 30,0 a 34,9 35,0 a 39,9 40,0

Aumentado Moderado Grave Muito grave

Responda...

Clculo: IMC= Peso/Altura Questo: Ceclia possui Altura de 1,66m e pesa cerca de 58kg. Qual o IMC de Ceclia? Est dentro dos padres de normalidade?

Resposta

IMC= PESO ALTURA 58Kg (1,66m) 58Kg 2.7556 21

Faa agora com o seu peso e altura!

Limitaes do IMC

No distingue massa gordurosa de massa Magra. (ex.: idosos e os musculosos). O IMC no reflete, necessariamente, a distribuio da gordura corporal

Circunferncia abdominal e risco de complicaes metablicas associadas com obesidade em homens e mulheres
Risco de complicaes metablicas Aumentado homem mulher nvel de ao

94 102

80 88

Aumentado substancialment e

O determinante mais imediato do acmulo excessivo de gordura e, por consequncia, da obesidade, o balano energtico positivo. O balano energtico positivo acontece quando a quantidade de energia consumida maior do que a quantidade gasta.

Outros fatores que esto associados ao ganho excessivo de peso so as mudanas: casamento, viuvez, separao determinadas situaes de violncia fatores psicolgicos alguns tratamentos medicamentosos o consumo excessivo de lcool a reduo drstica de atividade fsica

Alm do grau do excesso de gordura, a sua distribuio regional no corpo interfere nos riscos associados ao excesso de peso.

Andride e ginecide

Uma pequena reduo de peso j traz ganhos importantes na sade: reduz a resistncia insulnica melhora o controle da glicemia e dos lipdeos sricos. Quanto presso arterial, a cada reduo de 1% de peso, em mdia, h uma queda de 1 mmHg de presso sistlica e 2 mmHg da diastlica. Deve-se estar atento tambm para a reduo da circunferncia abdominal como parmetro para reduzir o risco cardiovascular.

A reduo de peso possibilita tambm a diminuio dos problemas mais comuns, como: dores na coluna, no quadril, nos joelhos e nas pernas pela sobrecarga de peso sobre as articulaes.

a reeducao alimentar deve ser gradativa, negociando as substituies alimentares, despertando novos prazeres, sugerindo alimentos, preparaes saudveis, mas tambm acessveis prazerosas e bonitas, considerando os aspectos econmicos, culturais e sensoriais do sabor e da aparncia.

Deve-se desmistificar a ideia de que tudo que gostoso engorda e caro, apresentando alternativas, possibilitando que o usurio descubra o quanto uma alimentao rica em alimentos de baixa densidade calrica

Orientao alimentar: deve ser diversificada e equilibrada; A energia necessria para manter o metabolismo, o mecanismo de fome-saciedade, o controle glicmico e o aproveitamento dos alimentos pelo organismo. Para facilitar o controle do peso, o ritmo metablico pode ser favorecido pelo fracionamento das refeies.

a preveno e o tratamento da obesidade exigem mudanas diretas nos hbitos alimentares, por meio de programas de educao alimentar e estilo de vida. Algumas orientaes so: A substituio de refeies como o almoo e o jantar por lanches no recomendada.

A alimentao deve ser variada, composta por todos os itens presentes a Pirmide Alimentar.
Manter o numero certo de refeies dirias Evitar alimentos gordurosos e fritos Reduzir o consumo de produtos aucarados ou com excesso de sal

Evitar os refrigerantes, consumir sucos naturais, gua e ch.


Praticar atividade fsica regular.

Obrigada!

Vous aimerez peut-être aussi