Vous êtes sur la page 1sur 16

CURSO INICIAL

CURRCULO

LEITURA DELEITE
Aula de portugus
A linguagem na ponta da lngua, to fcil de falar e de entender. A linguagem na superfcie estrelada de letras, sabe l o que ela quer dizer? Professor Carlos Gis, ele quem sabe, e vai desmatando o amazonas de minha ignorncia. Figuras de gramtica, esquipticas, atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. J esqueci a lngua em que comia, em que pedia para ir l fora, em que levava e dava pontap, a lngua, breve lngua entrecortada do namoro com a prima. O portugus so dois; o outro, mistrio.

Carlos Drummond de Andrade

LEITURA DELEITE
Aula de portugus Carlos Drummond de Andrade
-Por que o outro portugus mistrio? Que outro portugus esse? - Qual a relao entre este texto e o que vamos discutir na unidade 1.- CURRCULO?

ATIVIDADE 1
Compartilhando ideias sobre currculo
O que currculo? Qual a relao entre currculo cultura? Como trabalhar o currculo no ciclo de alfabetizao?Como vocs orientam a construo de currculo na escola e/ou como construdo na sua escola? Que concepes embasam o currculo para o ensino fundamental?

No existe infncia Em GERAL MAS experincias concretas de vida,situadas nos mais diferentes tempo e espaos culturais.

como nos fala FREIRE (1980):


o homem ser sujeito e no objeto(...) no existe seno homens concretos(no existe homem no vazio). Cada homem est situado no espao e no tempo, no sentido em que vive numa poca precisa,num lugar preciso, num contexto social e cultural preciso. O homem um ser de razes e espao temporais.

Propomos a construo de currculos

que deem acesso a conhecimentos e habilidades que se constituam como direitos e aprendizagem a serem garantidos para todos os brasileiros que sejam abordados nas escolas, temas relevantes para as comunidades onde elas esto inseridas.

O currculo deve prever uma organizao temporal e espacial numa perspectiva:


Scio-histrica, na qual deve ser considerado aspectos relativos progresso escolar. Os educadores devem ter como ponto de partida a ideia de que a construo de conhecimentos novos no ocorre necessariamente de forma linear, nem sua aprendizagem um processo mecnico de acmulo de informaes.

A organizao temporal do currculo orientada: 1 pela definio de prioridades, de modo a favorecer aprendizagens significativas; 2 pelo rompimento com as tendncias que impe excesso de contedo e pouca profundidade; 3 pela articulao entre escola e outros espaos sociais. B A articulao da aprendizagem da leitura e da escrita e dos princpios do SEA articulados ao estudo de outros componentes curriculares prtica interdisciplinar.

C A alfabetizao como sendo parte dos direitos de aprendizagens de todas as crianas. D A educao como um ato poltico que implica numa intencionalidade clara: que o processo educativo contribua com a emancipao humana, a formao de sujeitos autnomos, crticos, solidrios, reflexivos, que valorizem suas razes culturais, fortalecendo os laos identitrios das crianas com sua comunidade. E- A educao com ato de conhecimento (FREIRE, 1981)

aprender a ler e a escrever j no , pois memorizar slabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o prprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem E O currculo no ciclo de alfabetizao. um produto histrico-cultural, norteador das prticas de ensino e da leitura e da escrita, refletindo as relaes pedaggicas da organizao escolar. No um elemento neutro, mas um instrumento de confronto de saberes. F A escola na sua organizao curricular deve assegurar aos alunos o acesso a diferentes saberes.

G O currculo em ao: realiza-se por meio de negociaes constantes; h sempre uma correlao de foras de poder em jogo, em que os consensos precisam ser construdos entre os grupos dentro de cada escola. H H um discurso comum de que dever da escola dar acesso cultura escrita a todos que a frequentam. 1) Construo de situaes favorveis de aprendizagem numa perspectiva inclusiva garantia de aprendizagem para todos.

2) A busca de um currculo inclusivo que rompa com os valores relativos busca de vantagens individuais. 3) A definio de alguns conhecimentos a serem apropriados por todos, respeitando-se as singularidades, diferenas individuais e de grupos sociais. UMA PERGUNTA QUE NO QUER CALAR

Como garantir aprendizagem a todos?

ATIVIDADE 4
Partilhando experincias pedaggicas - Na sua escola, planejado um calendrio sociocultural? - Como ele elaborado? - Qual a relao entre calendrio sociocultural e datas comemorativas?

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NCLEO DE EDUCAO DA INFNCIA COLEGIO DE APLICAO CAp CALENDRIO ESCOLAR - ANO: 2012
JANEIRO FRIAS

ATIVIDADE 2
05 - Ateli da famlia 28- Parada Pedaggica 06- Passeio Ciclstico

SETEMBRO 19 DIAS LETIVOS

FEVEREIRO 05 DIAS LETIVOS

02 a 17 SEMANA PEDAGGICA
16- 1 Reunio Administrativo-pedaggica 20 e 21- Carnaval (feriado nacional)

07- Dia da Independncia (feriado nacional)


26- 4 Reunio Administrativo-pedaggica OUTUBRO 23 DIAS LETIVOS 03- Mrtires de Cunha (feriado municipal)

Conversa sobre currculo


23- INICIO DAS AULAS (Ensino Fundamental e turmas 2,3, 4 da Educao Infantil) MARO 22 DIAS LETIVOS ABRIL 20 DIAS LETIVOS 06- Paixo de Cristo (feriado nacional) 12- Dilogo com os pais 19 - Encontro temtico 26 Dilogo com os pais 27-Parada Pedaggica MAIO 22 DIAS LETIVOS 01- Dia do trabalho (feriado nacional) 03- 2 Reunio Administrativo-pedaggica 28, 29, 30 II Encontro de Educao Infantil (No haver aula) JUNHO 22 DIAS LETIVOS 07- Corpus Christi (feriado nacional) 16- Festa Junina do NEI 22 -Ateli com as famlias 29- So Pedro (feriado municipal) JULHO 07 DIAS LETIVOS 02- 3 Reunio Administrativo-pedaggica 02 a 20- RECESSO ESCOLAR 18 - Retorno dos professores 18 a 20 Semana Pedaggica 23- INCIO DAS AULAS AGOSTO 23 DIAS LETIVOS 16- Dilogo com os pais 24- Encontro Temtico 27- INICIO DAS AULAS (Turma 1 - Novatos)

22- Cinzas (feriado nacional)

12- Padroeira do Brasil (feriado nacional) 19- 2 Seminrio de Pesquisa do NEI NOVEMBRO 19 DIAS LETIVOS 02- Finados (feriado nacional) 14 Dilogo com os pais 15- Proclamao da Repblica (feriado nacional) 21- Padroeira de Natal (feriado municipal) 28- Reunio Administrativo-pedaggica da Educao Infantil 30- LTIMO DIA DE AULA DA EDUCAO INFANTIL Total de dias letivos - 182 DEZEMBRO - 10 DIAS LETIVOS 11- Reunio Administrativo-pedaggica e LTIMO DIA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL 12 a 14 Lanamento dos livros do Ensino Fundamental Total de dias 192 (as aulas de recuperao sero realizadas durante o ano letivo, no turno oposto ao de aula, pelos professores da turma no atendimento pedaggico complementando os 200 dias letivos) Incio e trmino dos bimestres: 1 bimestre 23/02 a 25/04 2 bimestre 26/04 a 27/06 3 bimestre 23/07 a 26/09 4 bimestre 27/09 a 14/12 Nosso website: www.nei.ufrn.br

ATIVIDADE 4
Conversando... - importante organizar coletivamente na escola um calendrio sociocultural com os principais eventos, projetos, datas importantes a serem trabalhadas com a turma. - Que possibilidades existem de articulao entre o trabalho com temas e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita por meio de atividades previstas no calendrio sociocultural?

Vous aimerez peut-être aussi