Vous êtes sur la page 1sur 48

Especializao em Engenharia Sanitria e Ambiental

Ameaa: a probabilidade da ocorrncia de um

fenomeno natural ou induzido pelo homem, que pode ocasionar graves danos a uma localidade ou territrio.

Principais ameaas secas, terremotos, inundaes, deslizamentos, gelo, maremoto, erupes vulcnicas.

Naturais
Origem na dinmica da terra. Os seres humanos no intervem na ocorrncia destes fenmenos e nem tem capacidade de evitalos. Podem estar relacionados com : Agua e clima (fortes chuvas, enchentes, geadas ou secas). Com aterra (sismos), eroso natural e seus efeitos (deslizamentos).

Sociais
Aparentemente naturais, mas em sua ocorrncia e em intensidade de efeitos intervem os seres humanos. Exemplos : Inundaes, secas ou deslizamentos que so mais intensos devido a retirada da floresta e manejo inadequado dos solos.

Humanas
Atribuidas diretamente a ao do ser humano sobre elementos da natureza. Exemplos: Contaminao de aguas, de solos e do ar; Escape de materiais perigosos; Manejo de substncias txicas, radioativas, entre outros.

Vulnerabilidade:

o conjunto de condies ambientais, sociais, econmicas, polticas e educativas que fazem com que uma comunidade venha a estar mais ou menos exposta a um desastre, seja por condies inseguras existentes ou por sua capacidade em responder ou recuperarse de tais desastres.
A vulnerabilidade de uma comunidade muda constantemente com a flutuao da populao, construo de casas, instalaes industriais e outras infraestruturas. O grau de vulnerabilidade de uma populao exposta a uma ameaa pode ser reduzida se planejamos aes de preparao para as emergngias ou se reduzem as condies de risco existente mediante as polticas e estratgias de desenvolvimento local.

Menor vulnerabilidade,

menos desastres

Fsicos localizao de uma ameaa ou zona de risco (reas alagadas, zonas inundveis) nos quais influem fatores como pobreza, desconhecimento ou falta de alternativas para relocao;
Tcnicos construes inadequadas, sem tcnicas, deterioradas. Observar leis , cdigos de obras, licenas ambientais; Ecolgicos debilidade ou destruio dasreservas ou recursos do ambiente (agua solo, flora, fauna e biodiversidade)

Econmicos a utilizao dos recursos econmicos ou a ausncia deles para as aes de preveno. A pobreza aumenta os riscos de desastres (maior exposio);

Sociais refere-se a carncia de lideranas para enfrentar adequadamente as emergncias; Polticos pouco fortalecimento das instncias locais, baixo grau de descentralizao de decises, participao da populao, representatividade e autonomia das instituies para aes de preveno ou de resposta aos desastres.

Culturais o sentido de pertencer a uma comunidade , uma identidade nacional, regional e local. Em muitas comunidades exsitem mitos de que vai haver um acidente, gerando mitos de preveno ou de resposta;
Educativos a qualidade limitada da educao. A incorporao das temticas de gesto de risco, proteo ambiental ou de preparao para as emergncias.

Determinada por causas estruturais, processos sociais e consies inseguras que atuam entre s.
Aspectos chave Fatores relacionados Conscincia cidad. Desigualdades sociais. Modelo econmico Acesso aos servios de sade e saneamento; Acesso a educao. Acesso a habitao. Niveis de pobreza existentes na sociedade; Caractersticas e cobertura dos servios; Sistemas sanitrios e de sade da populao Desenvolvimento das organizaes e instituies

Dimenses da vulnerabilidade

Estrutural - Corresponde a As ideologias, a estrutura de causas subjacentes ou fatores poder ou dos sistemas gerais de condio previa econmicos

Dinmica social

Migraes, processos de urbanizao, polticas educativa ou ambientais

Condies de insegurana

Fsicos

Localizao em reas e zonas perigosas; Caractersticas das construes de residencias, estradas, infraestrutura social e de produo em relao as ameaas; As condies de sade e nutrio da populao

Culturais

Conscincia do risco. Acesso rpido a informao e comunicao. Capacidade de resposta das organizaes locais e instituies responsaveis.

Institucionais

a probabilidade de que o desastre acontea como consequncia da combinao das ameaas com as condies de vulnerabilidade. O risco pode ser estimado por uma probabilidade (nmero e caractersticas) de perdas humans, feridos, propriedades, interrupo de atividades econmicas que so produzidas por um desastre.
Todos os desastres vo construindo ou formando-se antes da sua ocorrncia com o desenvolvimento das condies de risco.

Risco

= perigo X vulnerabilidade

O risco pode ser parcialmente dimensionado e zoneado, por avaliaes feitas pela propria comunidade organizada, ou por estudos com diversos graus de complexidade.

Os dados relativos aos riscos que podem ser medido ou estimados quantitativamente so, a frequencia e os danos produzidos por desastres anteriores e o nmero de pessoas, casas e locais publicos que podem ser afetados.

Os dados podem expressasr-se em mapas com a localizao de eventos perigosos, a localizao de populaes, instituio e instalaes (colgio, fbricas, instalaes de gua, esgoto e eletricidade) em zonas de maior ou menos risco. Embora exista um outro tipo de dados que somente se possa esprimir de maneira qualitativa, como as relaes sociais ou familiares afetadas, perda de valores culturais, perda d erelaes de vizinhana, problemas emicionais e alteraes nas relaes de poder.

Refletir

E o que o pensamento sistmico ? A palavra sistema j foi usada para referir-se a muitas coisas: ao pas, ao governo, a um conjunto de programas de computador, aos programas que controlam o computador, natureza e outros. Em sua acepo mais ampla, dizer que algo um sistema significa afirmar que esse algo constitudo por um conjunto de partes que se influenciam mutuamente.

As partes podem ser pessoas (como em uma famlia ou time), conceitos e idias (como em um conjunto de princpios e valores de uma empresa) e at processos (como no ciclo da chuva, que inclui a evaporao da gua, formao de nuvens, precipitaes, infiltrao no solo, e por a vai).

Em um sistema, todas as partes atuam em conjunto, e em harmonia com seu ambiente, que um sistema maior, para que o sistema funcione adequadamente. Tentar compreender somente uma parte de um sistema pode no funcionar, porque h dependncias daquela parte com as demais.

Uma das referncias que usamos para deciso a previso dos acontecimentos, baseados nos padres observados na experincia. Voc sabe por que no deve jogar uma pedra bem acima de sua cabea. Tambm sabe o que vai acontecer se demorar com a mo no fogo ou no calor. Voc tambm se conhece e a outras pessoas e sabe que deve evitar certas coisas porque provocam reaes ou respostas desagradveis. Esses padres so parte dos nossos modelos mentais. As causas e os efeitos no mundo podem aparecer de vrias maneiras. A mais conhecida e usada por ns a causa e efeito simples: por a mo no fogo/queimar, abrir a torneira/sair gua, tomar choque se puser o dedo na tomada.

Quando se lida com um sistema, dificilmente se tem a regularidade uma causa / um efeito, j que cada parte est recebendo influncias de vrias outras. Outras possibilidades que ocorrem em sistemas so: Mltiplas causas/um efeito - Por exemplo, um palanque desaba devido ao efeito de vrios pessoas e equipamentos. Uma causa/mltiplos efeitos - Exemplos: uma enchente (efeitos nas pessoas, construes e ambiente);.fazer um gol de placa (efeitos: o gol, a alegria, a glria...). Os efeitos podem estar encadeados, como no caso de uma gripe, que o/a impede de ir ao trabalho, que lhe d tempo de ir ao site Possibilidades e descobrir algo bem legal que til para o resto da sua vida...)

Mltiplas causas/mltiplos efeitos - Esta estrutura comum nos sistemas. O que voc est fazendo agora decorre de uma srie de circunstncias passadas: comprou um computador, registrou-se em um provedor de acesso, descobriu ou ouviu falar do site e outras mais recentes, como sentar-se, ligar o computador e navegar. Um acidente de trnsito pode ter ocorrido por causa de um buraco na rua, imprudncia de um motorista, falta de experincia do outro que se assustou e tambm da falta de manuteno dos carros. Efeitos do acidente podem ser alteraes na rotina do dia, efeitos no seguro e impactos psicolgicos em outras pessoas envolvidas. Mesmo se seu modelo mental contempla vrias causas e efeitos, pode no ser suficiente. A mais importante estrutura de causa e efeito nos sistemas o lao de realimentao, que por isto merece tratamento especial.

Laos de realimentao
Voc certamente j sabe o que o efeito bola de neve. Por exemplo, quem rico fica cada vez mais rico (pode ficar, melhor). Quanto mais voc aprende, mais pode aprender, porque sua capacidade de aprender depende do que voc j sabe. Quando os efeitos so negativos, tais ciclos so chamados de crculos viciosos, como no caso das vinganas sucessivas entre famlias ou gangs. Quando ocorrem esses crculos, porque o que era um efeito, como ficar rico, se tornou uma causa de si mesmo, fechando um crculo ou lao. Assim como sistemas esto por toda parte, esses laos podem ser vistos por todos os lados. Veja alguns exemplos: - Os clientes satisfeitos de um produto contam para os amigos, que compram o produto e ficam satisfeitos, e ento contam para seus amigos...

Os clientes satisfeitos de um produto contam para os amigos, que compram o produto e ficam satisfeitos, e ento contam para seus amigos...

Nos motores a combusto interna, que so os de automveis e motos, a rotao do motor que provoca a alimentao de combustvel, e por isso ele precisa iniciar sua rotao para que o ciclo alimentao-exploso-rotaoalimentao funcione (e por isso que preciso um motor de arranque).

Esse tipo de estrutura cclica de causa e efeito chamado de lao de realimentao, no qual todo efeito tambm uma causa, e vice-versa. O nome espiral causal tambm interessante (embora tenha o eco al-al), porque indica ao mesmo tempo o lao e o fato de que, quando ocorre a realimentao, o estado do sistema em questo est um pouco diferente do anterior.

Deve-se ter um cuidado especial com esse conceito ao apliclo a sistemas complexos, como seres humanos e outros organismos que mudam de estado e possuem algum grau de flexibilidade, j que a mesma causa nem sempre vai provocar o mesmo efeito, porque o sistema pode ter nas outras vezes uma resposta diferente.

Em muitas situaes ser mais apropriado dizer, ao invs de causa, influncia. Nem sempre podemos causar efeitos em seres humanos, mas quase sempre podemos influencilos.
Isso vale tambm para outros sistemas complexos e com algum grau de imprevisibilidade, como o... Windows! E quando voc busca influenciar um sistema, nem sempre o efeito desejado ocorre na mesma hora: pode haver uma defasagem.

Outra caracterstica das influncias em um sistema que pode haver uma defasagem entre a influncia e o efeito. Se voc j convidou algum para uma festa, sabe que o convidado pode responder na hora ou demorar horas. O corpo, quando machucado, tem uma defasagem natural e conhecida para se "consertar". Se voc usa computador, sabe que h uma defasagem entre ligar e ele iniciar, entre clicar e o programa abrir, entre mandar salvar e isso acontecer. Pior: para uma mesma ao, a defasagem pode variar: s vezes rpida, s vezes demora, s vezes nunca acontece... Por isso que bom reforar: no causamos nada em sistemas complexos, apenas os influenciamos e aguardamos algum tempo. A defasagem um importante fator do Pensamento Sistmico, porque a partir da nossa experincia com as defasagens que determinamos o que vamos esperar que acontea.

As propriedades essenciais de um organismo, ou sistema vivo, so propriedades do todo, que nenhuma das partes possui. Elas surgem das interaes e das relaes entre as partes. Essas propriedades so destrudas quando o sistema dissecado, fsica ou teoricamente, em elementos isolados. Embora possamos discernir partes individuais em qualquer sistema, essas partes no so isoladas, e a natureza do todo sempre diferente da mera soma de suas partes. As propriedades das partes no so propriedades intrnsecas, mas s podem ser entendidas dentro do contexto do todo mais amplo.

A palavra risco faz parte do nosso cotidiano e a empregamos de diversas formas e com diversos sentidos. O risco do acidente, o risco de dar errado, o risco iminente, o risco elevado so alguns exemplos corriqueiramente encontrados nas nossas literaturas tcnica ou leiga, cujo sentido predominante o de representar uma certa chance de algo acontecer. Assim, costumamos dizer que o risco iminente ou que o risco elevado para algo que nos parece certo ou com grande chance de acontecer. No difcil intuir que "a chance de algo acontecer" est relacionada com um certo efeito observvel sobre um bem que se quer proteger, podendo ser esse bem o homem, uma espcie vegetal ou animal, ou ainda outras formas de vida.

Sob a tica ambiental costumeiro observar os efeitos das substncias qumicas consideradas poluentes ambientais sobre o homem ou mais amplamente, sobre o meio ambiente. Os efeitos podem decorrer das emisses contnuas ou intermitentes provenientes das indstrias, das diversas formas de transporte ou, genericamente, da atividade antrpica.

Uma das abordagens de risco bastante disseminada na rea ambiental est associada com a manipulao de substncias qumicas consideradas altamente perigosas, presentes na atividade industrial, de armazenagem e nas diversas formas de transporte, com predominncia para o transporte por dutos. possvel estimar e avaliar o risco dessas atividades, bem como propor formas de gerenciamento desse risco. Formalmente o risco tratado dentro da viso mencionada definido com a combinao entre a freqncia e a conseqncia dos cenrios acidentais propostos. A adequada composio destes trs fatores (freqncia, conseqncia e cenrios) possibilita estimar o risco de um empreendimento, sendo o estudo de anlise de riscos a ferramenta utilizada para esse fim. Com a estimativa realizada, possvel comparar as diversas formas de expresso do risco com padres previamente estabelecidos, fazendo-se ento a avaliao do risco, sendo portanto possvel decidir sobre a viabilidade ambiental do empreendimento.

Probabilidade de que ocorra um dano como conseqncia da exposio a um agente qumico, fsico ou biolgico

Marco da anlise do risco


Avaliao do risco Identificao do perigo Caracterizao do perigo Avaliao da exposio Caracterizao do risco Gerenciamento do risco Avaliao do risco Opes de avaliao Opes de implementao Monitoramento e reviso

Comunicao do risco

Fonte: www.inspection.gc.ca/english/corpaffr/publications/riscomm.shtml

Anlise de risco na segurana (processos e instalaes) - acidentes de baixa probabilidade, e acidentes de alta consequncia. Relao de causa-efeito bvia. Tem foco na sade do trabalhador, preveno de perdas dentro dos limites do trabalho.
Estudo de risco sobre a sade alta probabilidade, baixa consequncia, contnuos, exposio crnica; latncia longa, efeitos retardados. As relaes de causa e efeito no so facilmente estabelecidas. O foco dado para a sade dos seres humanos, for a do ambiente de trabalho. Estudo de risco ecolgico uma complexidade de interaes entre populaes, comunidades e ecossistemas (cadeia alimentar, por ex.) ao nvel micro e macro, grande incerteza na relao de causa efeito. O foco dado em impactos de habitats e ecossistemas que podem se manifestar bem distantes das fontes geradoras do impacto.

PERIGO (hazard) pode significar coisas diferentes, depende do contexto um agente qumico, biolgico ou fsico (radiao eletromagntica tambm) ou o conjunto de condies que se apresentam com uma fonte de riscos, mas no o risco propriamente dito.
Estudo e anlise do risco (risk assessment and risk analysis) podem ser usadas com o mesmo significado, embora a ltima podem incluir os aspectos do gerenciamento.

Seis passos para o gerenciamento de risco


CONTEXTO/ PROBLEMA

AVALIAO

RISCO

TOMADORES DE DECISES

AES

OPES

DECISES

Fonte: Tinker, T. 1998

Perigos definidos Identificao da populao de receptores potenciais Locais de exposio ocorre quando algum toma contatocom perigo ocorrncia no tempo e no espao de perigo e do receptor. Concluso : so existe risco se houver contato entre (perigo e receptor). Causa efeito clara.

De segurana
Identificao do perigo a)materiais, equipamentos, procedimentospor exemplo localizao e tamanho dos inventrios, amteriais combustveis, reativos e txicos. b)Incio de eventos, por ex. Equipamentos com mal funcionamento, erro humano, falhas
1.

De risco sade humana 1.Anlise dos dados e Identificao do perigo quantidade e concentraes de agentes qumicos, fsicos e biolgicos no ambiente do local ou rea de estudo. 2. Estudos de doseresposta ou toxicidade realcionamento entre exposio e dose e efeitos adversos sobre a sade.

De risco ecolgico
1. Formulao do problemaflora e fauna existente, especialmente espcies ameaadas de extino; levantamentos terrestres e aquticos; contaminantes e geradores de stressna rea em estudo 2. Estudos de exposiocaminhos, habitats ou populaes receptoras, especialmente em perigo ou ameaadas de extino; concentraes de exposio.

2.

Estimativa de probabilidade e frequncia por exemplo, probabilidade de iniciar eventos e acidentes (causas internas e externas).

3.

3.Anlise da consequncia natureza e magnitude dos efeitos adversos, por exemplo, fogos, exploso, liberao repentina de materiais txicos

Estudo da exposio caminhos e rotas, receptores potenciais, incluindo subgrupos sensveis, taxas de exposio e tempo. 4. Caracterizao de risco integrao da toxicidade e dados de exposio para expresso qualitativa e quantitativa de riscos sobre a sade; anlise de incertezas.

3.Estudos de toxicidade e efeitos ecolgicos - por exemplo, estudos de campo de LD50, Testes aquticos, terrestres e micrbios 4. Caracterizao do risco e ameaa integrao dos levantamentos de campo, toxicidade e dados de caracterizao de riscos ecolgicos significativos, relao causal e incertezas.

Pensar globalmente e agir localmente

Vous aimerez peut-être aussi