Vous êtes sur la page 1sur 19

DIRETOR: PR.

ENALDO BRITO

VICE DIRETOR: PR. LUCAS MARTINS FILHO


COORDENADOR: PROF GEORGE FERNANDES

ORIENTADOR: PROF GEORGE FERNANDES


BELM PARA DATA: 13/03/2013

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO


TEMA:
SANTIDADE: O SANTIFICAO DEVER DE CADA CRENTE CRESCER EM

DISCENTE:
LACY DE SOUZA CORRA

ORIENTADOR (A) :
PROFESSOR ESPECIALISTA: GEORGE WILSON FERNANDES

1 INTRODUO
Com o objetivo de descrever consideravelmente a santidade na vida de cada cristo, bem como o seu dever de crescer em santificao, considerando-se que o crescimento espiritual em suma conquistado atravs do conhecimento da Palavra de Deus, certamente produzir em cada crente maturidade espiritual. Nesse sentido, buscou-se atravs de uma pesquisa bibliogrfica parmetros elucidativos que, sem dvida, apresenta uma perspectiva prtica de se obter o crescimento espiritual na vida do cristo. Pois, esta a vontade de Deus.

2 PROBLEMA
A santidade pessoal na vida do cristo tem retrocedido lamentavelmente para o segundo plano. Alm disso, o padro de vida tem-se tornado dolorosamente baixo entre muitos que se dizem seguidores de Cristo.

3 QUESTES NORTEADORAS
O desconhecimento do crente do seu dever de crescer em santidade. A falta de ensino nas igrejas pelos seus lderes, mostra a grande crise. O desinteresse do cristo de parecer mais e mais com Cristo. A confuso feita entre as doutrinas da justificao e a da santificao.

4 OBJETIVO GERAL
Descrever a importncia do crescimento espiritual na vida de cada crente, a fim de incentiv-lo a desejar tal espiritualidade. Bem como ajud-lo a alcanar entendimento prtico de como ter vitria sobre o pecado, sobre si mesmo e sobre o diabo. E, mais, definir ao cristo que a maturidade espiritual imprescindvel em nossas vidas.

4.1 OBJETIVOS ESPECFICOS


Definir ao cristo a relevncia da santidade individual.
Descrever entre as doutrinas bsicas da Bblia: A doutrina do pecado, a doutrina da justificao e a doutrina da santificao. Relatar o verdadeiro significado do novo nascimento.

5 RELEVNCIA DO TEMA
Santidade: O dever de cada crente crescer em santificao.

O tema em exposio de suma importncia na vida de cada crente. Pois, com o crescimento espiritual, certamente o cristo conquistar um padro de vida cada vez mais parecido com a de Cristo.

6 MTODO

A metodologia empregada em nosso trabalho foi elaborada partir de coleta e seleo de material bibliogrfico, assim como a Bblia sagrada, livros, sites da internet.

7 REFERECIAL TERICO
A base terica do estudo, foi desenvolvida partir do conhecimento de alguns autores que deram embasamento pesquisa. Entre eles: Wayne Grudem John F. Macarthur J. I. Packer J. C. Ryle Oswald Smith John Stott E como livro de base A Bblia sagrada

8 TPICOS ABORDADOS
2 O pecado.
Definio de pecado Segundo Ryle (2009). Afirmo, pois, que pecado [...] a falha e a corrupo da natureza de cada ser humano, naturalmente produzidas pela natureza de Ado em ns, pelas quais o homem muito se afasta da retido original, pois faz parte de sua natureza inclinar-se para o erro...e, assim sendo, o pecado merece a ira e a condenao de Deus em cada pessoa que nasce neste mundo.

8 TOPICOS ABORDADOS (CONT.)


3 A justificao do homem pela f
Segundo Ryle (2009). A justificao quando Deus declara que um homem justo, com base nos mritos de um outro homem, a saber, o Senhor Jesus Cristo. A retido que recebemos, mediante a nossa justificao, no nossa prpria, mas a perfeita e eterna retido do nosso grande Mediador, Jesus Cristo, imputada a ns e tornada nossa somente atravs da f.

8 TPICOS ABORDADOS (CONT.)


3.1 Conceito
Justificao o ato nico que simultaneamente declara justo e torna justo (STOTT, 2006, p. 100)

3.2 F
Sabendo, contudo, que o homem no justificado por obras da lei, e sim mediante a f em Cristo Jesus, para que fossemos justificados pela f em Cristo e no por obras, pois por obras da lei, ningum ser justificado (Ga 2. 16).

8 TPICOS ABORDADOS (CONT.)


4 A santidade
Sede santos, porque eu sou santo (1Pe 1. 16). Pois esta a vontade de Deus: a vossa santificao (1Tess 4. 3). Santificao uma obra progressiva da parte de Deus e do homem que nos torna cada vez mais livres do pecado e semelhantes a Cristo em nossa vida presente (GRUDEM, 2008, p. 622).

8 TPICOS ABORDADOS(CONT.)
4.1 A natureza da santificao
Segundo Ryle (2009, p. 46). A santificao, uma vez mais, o resultado e a consequncia inseparvel da regenerao. Aquele que nasceu de novo e foi feito uma nova criatura, recebe uma nova natureza e um novo princpio, e passa a viver uma nova vida.

8 TPICOS ABORDADOS( CONT.)


5 O crescimento espiritual do crente
Esteja certo que Deus deseja que todo o crente atinja a maturidade espiritual. Sua palavra nos ordena. Antes, crescei na graa e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo... (II Pedro 3:18). esta a nossa obrigao e nosso privilgio. A cada dia, podemos progredir em nossa vida espiritual, prosseguindo num conhecimento mais pleno, mais alto, mais pessoal e experimental de Deus e de Cristo (MACARTHUR, 2003, p. 4).

9 CONSIREAES FINAIS
Em suma, nosso trabalho, ainda que bastante elucidativo, os resultados no so conclusivos. Contudo, em se tratando de um assunto que imprescindvel na vida do crente, obviamente faz-se necessrio que todos ns que um dia entregamos a vida ao Senhor Jesus, demos crdito grande obra que Ele realizou por cada um de ns e, sendo assim, tenhamos nEle nossa total inspirao e confiana para que, dessa forma, possamos crescer espiritualmente.

10 REFERENCIAS
BBLIA SAGRADA, (ARA)
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemtica Atual e Exaustiva. So Paulo: Editora Vida Nova, 2008. MACARTHUR, John F. Chaves para o Crescimento Espiritual. So Paulo: Editora Fiel, 2003. PACKER, J. I. Vocbulos de Deus. So Paulo: Editora Fiel, 1994. RYLE, J. C. Santidade sem a qual ningum ver o Senhor. So Paulo: Editora, 2009. STOTT, John. A Cruz de Cristo. So Paulo: Editora Vida, 2006. SMITH, Oswald. O Homem que Deus usa. So Paulo: Editora Vida, 1991.

OBRIGADO

Vous aimerez peut-être aussi