Vous êtes sur la page 1sur 25

Concorrncia em Schumpeter

Jorge Joo Pedro Juliana Rosemere

Introduo
Com base em estudos realizados pelos neoclssicos Schumpeter traz elementos antes desprezados da anlise para um aperfeioamento da mesma com nfase e dando especial ateno inovao. Com breve histrico dos modelos anteriores, de Schumpeter e neoschumpeterianos este trabalho tenta demonstrar familiaridades, diferenas, evoluo nestes modelos.

CONCORRNCIA NOS MODELOS CONVENCIONAIS


Concorrncia Perfeita: Os produtos das firmas de um mesmo setor precisam ser idnticos ou extremamente parecidos, ou seja, os compradores devem ser indiferentes quanto firma na qual iro adquirir seus produtos sob a condio de preos iguais; Compradores e vendedores no tm poder para influenciar o preo de mercado, dessa forma o montante transacionado no mercado deve ser consideravelmente superior as compras realizadas por um consumidor; Existe mobilidade de insumos e fatores de produo, assim no h restries importantes a respeito da livre entrada e sada de firma em um setor; Disponibilidade completa, correta e simtrica de informaes, ou seja, tanto os produtores quanto os consumidores possuem todas as informaes relevantes para o processo.

CONCORRNCIA NOS MODELOS CONVENCIONAIS


Monoplio: Propriedade exclusiva de tcnicas de produo ou de matrias-primas; Patentes sobre processos de produo ou produtos; Licena governamental ou imposio de barreiras comercias para excluir competidores, especialmente estrangeiros; O monoplio natural quando o mercado no suporta mais do que uma nica empresa, pois a tecnologia de produo impe que a operao eficiente tenha economias de escalas substanciais.

CONCORRNCIA NOS MODELOS CONVENCIONAIS


Concorrncia monopolista: O primeiro deles e talvez o mais importante a diferenciao de produtos. O segundo fator a concorrncia via preos, pois, apesar das firmas possurem certo poder de mercado devido a diferenciao de seus produtos e de os consumidores estarem dispostos a pagar determinado valor por suas preferncias, esse preo limitado. O terceiro a existncia de um nmero consideravelmente grande de firmas. Afora isso, a entrada no mercado de concorrncia monopolista acessvel, porm implica diversos custos, uma vez que a nova firma precisa investir em pesquisa e marketing para conquistar os consumidores e motiv-los a aderir aos seus produtos. A caracterstica final, por sua vez, a concorrncia extra preo entre as firmas. A firma pode seguir trs estratgias de concorrncia: competio via preos, estratgia de diferenciao baseada na performance do produto e diferenciao por formas promocionais de concorrncia

CONCORRNCIA NOS MODELOS CONVENCIONAIS


Oligoplio: Nesse mercado as empresas decidem simultaneamente as quantidades a serem produzidas e nenhuma lder, possuindo o objetivo nico de maximizar lucros. O equilbrio, por sua vez, seria atingido quando cada empresa estimasse corretamente a quantidade de produo do concorrente e determinasse adequadamente o seu prprio nvel de produo. No oligoplio, o principal trao que se pode destacar a concorrncia entre um pequeno nmero de firmas; muitas vezes, essa concorrncia ocorre entre empresas de grande porte, porm, nada impede que essa teoria seja aplicada para pequenas firmas. Interdependncia mtua e a interao competitiva, e, devido a elas, o ambiente em que as firmas esto inseridas seria de extrema incerteza, uma vez que no h como prever a reao das suas rivais.

Histrico de Schumpeter
Joseph Alois Schumpeter nasceu em 1883, no territrio do extinto Imprio Austro-Hngaro, atualmente Repblica Checa. Coincidentemente ou no esse ano marcava tambm a morte de Karl Marx e o nascimento de John Maynard Keynes. Iniciou sua carreira como professor de antropologia em 1909 na Universidade de Czernovitz, trs anos mais tarde transferiu-se para a Universidade de Graz, onde lecionou at a Primeira Guerra Mundial. Oito anos depois, assumiu o posto de Ministro das Finanas da Repblica Austraca, funo que desempenhou por poucos meses. Possui tambm passagem pelo mundo dos negcios, como presidente do Bidermann Bank de Viena, um banco privado que pediu falncia em 1924. Essa experincia mal sucedida custou a Schumpeter quase toda a sua fortuna pessoal, deixando-o endividade por alguns anos.

Histrico de Schumpeter
Voltou a lecionar na Universidade de Bonn, Alemanha, de 1925 1932. Em 1932, assumiu uma posio docente na Universidade de Harvard, onde permaneceu at sua morte em 1950. Schumpeter foi considerado um timo professor e a cada palestra realizada adquiria mais seguidores. Schumpeter contribuiu em diversos temas como: metodologia, histria do pensamento econmico, desenvolvimento, ciclos econmicos, moeda e crdito, sociologia, poltica e histria.

Concorrncia e inovao Schumpeterianas


A anlise dos processos de inovao e de concorrncia fundamental em uma economia de mercado, uma vez que tal ao competitiva gera a evoluo do sistema capitalista, sem mencionar que nesse mbito que se gestam as trajetrias de inovao. A teoria schumpeteriana utilizada para analisar esse processo dado seu poder explicativo da realidade para economias capitalistas. Alm disso, Schumpeter considera que o capitalismo um sistema que est em constante transformao por suas prprias foras internas e que a competitividade entre as empresas cujo principal instrumento so as inovaes, a fora motriz das suas engrenagens.

Inovaes
A inovao mais do que impor sociedade uma nova mercadoria, significa produzir a um custo menor por unidade, acabando com a antiga curva de oferta e iniciando uma nova. O desenvolvimento econmico, por sua vez, est relacionado com o surgimento de novas combinaes, quando elas ocorrem de forma descontnua.

Inovaes - Combinaes
Introduo de um novo bem, que poder ser tanto uma nova mercadoria como a mudana na qualidade de um produto j existente. A introduo de um novo mtodo de produo, esse conceito bastante amplo, uma vez que no precisa ser uma descoberta cientfica nova, mas apenas algo que ainda no tenha sido utilizado.

Inovaes - Combinaes
Os casos de abertura de um novo mercado, de conquista de uma nova fonte de suprimento de matrias-primas ou de bens semimanufaturados, constituem tambm inovaes, podendo ocorrer com a criao de novas fontes e mercados ou simplesmente com o fato de que antes eles no estavam acessveis e agora esto. O estabelecimento de uma nova organizao industrial, que pode ocorrer no sentido da concentrao ou da fragmentao da estrutura de mercado.

Inovaes - Descontinuidade
Quanto descontinuidade do processo, considera-se o fato de que as combinaes novas (inovaes) no surgem das antigas empresas, mas sim de outras que comeam a produzir paralelamente as j estabelecidas. Entende-se que as novas combinaes devem retirar das antigas os meios necessrios a sua produo, que se realiza pelo diferente emprego dos meios produtivos.

Inovaes - Crdito
Um ponto fundamental para a realizao de novas combinaes a existncia do crdito, o qual fornecido por uma categoria de pessoas chamadas de capitalistas, que so representadas pelos bancos. Esse sistema, por sua vez, tpico da sociedade capitalista, para incentivar o sistema econmico a sair dos caminhos rotineiros e fluir por outros canais. H assim, uma relao direta entre o crdito e as inovaes.

Inovaes - Agente
Para que ocorra a realizao de novas combinaes preciso que um agente econmico, indivduo ou organizao esteja disposto a concretiz-las. Por isso, segundo Schumpeter esse agente, identificado como empresrio, o portador do mecanismo da mudana, uma vez que ele quem ir colocar em prtica esses novos empreendimentos. O empresrio lder, com sede e vontade de realizar suas ideias, de crescer lutando em fazer diferente, em inovar no importando os obstculos visando sempre atingir seu objetivo, esse o agente o qual Schumpeter diz ser capaz de realizar inovaes.

Inovao Destruio criadora


Para Schumpeter o desenvolvimento (progresso), no ocorre de maneira simples ou linear, mas sofre transformaes qualitativas. Esse processo, por sua vez, um fenmeno endgeno ao sistema capitalista, o qual modifica toda a estrutura econmica. Devido a essa idia que o referido autor assume o conceito de destruio criadora como um: processo de mutao industrial (...) que revoluciona incessantemente a estrutura econmica a partir de dentro, destruindo incessantemente o antigo e criando elementos novos. Este processo de destruio criadora bsico para se entender o capitalismo. dele que se constitui o capitalismo e a ele deve se adaptar toda a empresa capitalista para sobreviver.

Inovao Destruio criadora


Essas alteraes acontecem de maneira discreta, ou seja, elas no so constantes, h perodos em que so mais evidentes e em outros praticamente inexistem, porm esto sempre ocorrendo. Assim, aparecem os ciclos econmicos, que representam esse fenmeno de tormenta e calmaria. Esse acontecimento, contudo, requer tempo para que possa se desenvolver por completo, por isso, de nada adiantaria analis-lo durante um curto perodo. O desenvolvimento para Schumpeter trata-se assim de todo o processo de mudana estrutural, o qual resulta na proviso de mais e melhores bens e mtodos. Dessa forma, so as inovaes, geradas descontinuamente no prprio sistema, que produzem mudanas diferentes daquelas alteraes do dia-a-dia. Por isso, a evoluo econmica se caracteriza por rupturas e descontinuidades diante da situao presente, perturbando e deslocando o estado de equilbrio at ento existente.

Concorrncia
A concorrncia na teoria schumpeteriana apresenta um carter dinmico (assim como toda sua teoria), na qual a nfase so os desequilbrios por ela gerados. Schumpeter parte do fluxo circular e considerar que, passada a fase da recesso e difuso dos novos processos e produtos, o sistema retorna ao fluxo circular. Porm, ao analisar o desenvolvimento, no qual as firmas lutam por um espao introduzindo inovaes, ele destaca que esse processo no tende ao equilbrio.

Concorrncia
Destaca-se tambm que as diversas formas de diferenciao que as firmas adquirem em relao as suas rivais atravs das inovaes realizadas pelos empresrios so imprescindveis nesse modelo concorrencial. Schumpeter no ope a concorrncia s prticas chamadas monopolistas, pois so elas que garantem a efetivao das novas combinaes. O resultado do processo concorrencial a destruio criadora, uma vez que atravs dela que novas empresas ascendem superando as antigas. atravs dessa sistemtica que ocorre o progresso tcnico e que toda a estrutura se modifica ocorrendo assim o desenvolvimento econmico.

Neo-schumpeterianos
Schumpeter considera que a mudana tecnolgica a base para o desenvolvimento capitalista, o qual tem na firma o espao para a atuao do empresrio inovador e para o desenvolvimento das novas combinaes. Os autores neoschumpeterianos, por sua vez, estudam como as inovaes so formadas, de que forma elas aparecem e como so disseminadas no sistema capitalista. Esses autores partem das premissas apresentadas na teoria schumpeteriana, dessa forma, apresentam um modelo dinmico, no qual h o predomnio do desequilbrio. Alm disso, consideram que o progresso tecnolgico decorre do desenvolvimento de inovaes, as quais dependem do ambiente competitivo das empresas.

Neo-schumpeterianos - Inovao
aprofundada a ideia de inovao. Inovao tecnolgica aperfeioamento da produo: processos, produtos. Inovao econmica aperfeioamento da capacidade da firma em ser competitiva em qualquer momento econmico externo. Inovaes acontecem em ciclos: difuso inicial, crescimento rpido, crescimento lento, maturao.

Neo-schumpeterianos - Inovao
As inovaes so importantes no somente para aumentar a riqueza das naes no estrito sentido de aumentar a prosperidade, mas tambm no sentido mais fundamental de permitir s pessoas fazerem coisas que nunca haviam sido feitas anteriormente. Elas possibilitam modificar toda a qualidade de vida para melhor ou para pior. E podem envolver no apenas maiores quantidades dos mesmos bens, como padres de bens e servios que nunca existiram previamente, exceto em nossa imaginao. Freeman e Soete (2008)

Neo-schumpeterianos Concorrncia
Como para Schumpeter o principal instrumento a busca de diferenciao atravs de novos processos, novos produtos ou qualquer outro elemento que possa oferecer vantagens frente s suas rivais. Essa diferenciao conquistada atravs das estratgias adotadas pelas empresas. Os neoschumpeterianos vo alm na exposio dessas estratgias, segundo Freeman e Soete podem ser citadas ainda, as estratgias ofensivas, as inovativas defensivas, as imitativas e dependentes e as tradicionais e oportunistas. Outro ponto de convergente Schumpeter a incerteza quanto aos resultados. Schumpeter coloca esse como um dos motivos da funo do empresrio ser especial, uma vez que ele no conhece o caminho que deve percorrer, ele precisa ser um indivduo arrojado. Nesse sentido tambm Nelson e Winter colocam que uma das funes da concorrncia premiar as firmas que adotam as melhores estratgias. Afora isso, segundo ambos os modelos, as estratgias assumidas pelas firmas no pressupem clculos de maximizao e nem que haja equilbrio.

Concluso
O que pde ser verificado que os modelos de concorrncia vem sendo aprimorados para tentarem aproximar-se da realidade, nos modelos neo-clssicos haviam diversos fatores que faziam com que alguns modelos fossem inviveis, com Schumpeter houve a incluso de dinamismo no modelo e variveis antes no levadas em considerao como por exemplo a inovao, j com os neo-schumpeterianos houve mais aprofundamento sobre o dinamismo do modelo e processos que influenciam no desempenho bem como especificaes no que tange inovao e ciclos tecnolgicos e econmicos, tudo para fazer com que o modelo se aproxime cada vez mais da realidade.

Referncias
SCHUMPETER, 1961 E 1982 BECKER, 2009 ROSSETTI, 2003

Vous aimerez peut-être aussi