Vous êtes sur la page 1sur 32

Citologia Clnica

Comparison of the Clinical Significance of the Papanicolaou Test Interpretations LSIL Cannot Rule Out HSIL and ASC-H
Discentes: Tayse Santos; Thaissa Costa; Thaynara Soares Goinia, 17 de Julho de 2013

Citologia Clnica

Introduo
O sistema de Bethesda (TBS) trouxe ma padronizao nas classificao das leses diagnosticadas pelos testes do exame de Papanicolau.
A

reviso mais recente, TBS 2001, reflete a importncia da identificar e tratar a leso escamosa intraepitelial de alto grau (HSIL) na preveno do cncer do colo do tero
A

adio da categoria de clulas escamosas atpicas (ASC H) no pode excluir HSIL .


est associado com um maior risco de subjacente neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) 2 ou pior (2468%), contra clulas escamosas atpicas de indeterminado significncia (ASC-US) (10-15%) e de baixo grau leso intraepitelial escamosa (LSIL) (1525%)

Raramente, os casos se enquadram na categoria de leso intraepitelial escamosa (SIL) de grau indeterminado, como sugerido pelas diretrizes do TBS

nico campo que mostra um grupo de clulas LSIL juntamente com um grupo de clulas de ASC-H

Ampliao das clulas de LSIL na Figura 1, e foi encontrado campos similares a este. - Clulas maduras OBSERVAES

- Aumento nuclear, levando ao aumento da relao ncleo/citoplasma - Irregularidade da membrana nuclear - Citoplasma abundante, e possvel diferenciar as bordas citoplasmticas das clulas.

Ampliao das clulas ASC-H (foi encontrado apenas esse grupo de cls. ASC-H) OBSERVAES -Pequeno grupamento de clulas jovens -Irregularidade da membrana - M distribuio da Cromatina

Tem havido uma srie de estudos enfocando neste tipo de casos, e eles descobriram que estes pacientes tm um risco aumentado de NIC 2 ou pior (29,0-61,5%) em comparao com aqueles com apenas LSIL
Este risco semelhante ao risco de NIC 2 ou pior observada em pacientes com testes de ASC-H

ESTUDO
Foi realizada uma avaliao retrospectiva de pacientes com ASC-H e LSIL / ASC-H pelo teste de Papanicolau que tinham acompanhamento com bipsia. O objetivo da presente estudo foi comparar a distribuio dos resultados da bipsia e os valores preditivos positivos (VPP) para NIC 2 ou pior em pacientes com exames ASCH LSIL / ASC-H pelo exame de Papanicolau

O sistema de informao do laboratrio de patologia anatmica (APLIS) de Brooke Army Medical Center foi procurado para os casos de SIL de grau indeterminado (diagnstico pelo teste de Papanicolau: LSIL /ASC-H e'' LSIL com comentrios referindo-se a metaplasia imatura atpica ou possvel HSIL), durante os anos de 2000-2007.

Um grupo de estudo de 261 mulheres com LSIL / ASC-H na citologia em base lquida e bipsia foram identificadas (1 de Julho de 2000 a 31 de dezembro de 2007).
Um grupo de controlo 164 mulheres com ASC-H na citologia em base lquida e bipsia foram identificados (01 de dezembro de 2001 a 31 de dezembro, 2007).

O diagnstico de tecido (bipsia) mais grave dentro de 18 meses do teste de Papanicolau LSIL/ASC-H ou ASC-H foi considerado o diagnstico final para cada paciente.

Optamos por no incluir aqueles com maior tempo de seguimento em uma tentativa de excluir os casos de re-infeco por HPV

A mdia de tempo entre o exame de Papanicolau e a bipsia foi de 2,2 (0-18) e 1,9 (0-18) meses no grupo de estudo e grupo controle, respectivamente. A idade mdia dos pacientes foi de 28 (17-65) e 31 (16-74) anos, no grupo do estudo e controle, respectivamente A distribuio dos resultados de bipsia entre o estudo e controlo grupos foram analisados com o teste exato de Fisher. Alm disso, os VPPs para a NIC 2 ou pior leso na cervical bipsia foram determinados para ambos os grupos.

261 testes de Papanicolau diagnosticados como LSIL / ASC-H e os 164 casos de ASC-H

Incidncia de NIC 2 ou diagnstico pior:


Mulheres com LSIL/ASC-H (IC 95%: 29,8-41,4%) < o grupo controle ASC-H (IC 95%: 31,9-56,3%)
diferena no foi estatisticamente significativa.

A diferena na distribuio dos resultados da bipsia entre os dois grupos foi significativa (P <0,001).

Seguimento de diagnstico de NIC 1


mais frequente no grupo LSIL/ASC-H

Seguimento de diagnstico de NIC 2 ou pior (incluindo dois casos de carcinoma de clulas escamosas e um caso de adenocarcinoma in situ)
mais comum em pacientes com um teste Papanicolau ASC-H.

NIC 2 ou diagnstico pior


displasia moderada
mais comum no grupo LSIL / ASC-H

displasia grave,
Maior proporo de leses graves no paciente ASC-H.

Diagnstico benigno
os pacientes com testes de Papanicolau ASC-H foram mais propensos.

Casos atpicos
ligeiramente superior no grupo de ASC-H.

Casos de displasia de grau indeterminado


ligeiramente superior no grupo de LSIL/ASC-H em comparao com o grupo de ASC-H.

Esse estudo demosntrou que a presena de ASC-H, mesmo com diagnstico definitivo de LSIL, indica um risco significante de NIC 2 ou um diagnstico histolgico pior no seguimento.
Outros autores encontraram os seguintes resultados quando analisaram LSIL/ASC-H:
VPP de 35,6% para diagnstico de NIC 2 ou diagnstico pior na bipsia e/ou procedimento excisional

A reviso dos dados de seguimento de LSIL/ASC-H revelaram VPP similares aos VPP encontrados para NIC ou diagnstico pior na bipsia aps diagnstico de ASC-H pelo Papanicolaou: 24 68%

O estudo foi realizado para determinar se esses dois grupos de pacientes, com diagnstico de LSIL/ASC-H vs ASC-H so diferentes em termos de evoluo clnica.

Relato de outros estudos realizando comparao entre esses dois grupos.

mesma

Nesse estudo, os VPP para um diagnstico histolgico de NIC 2 ou pior, no foram significativamente diferentes, mas os grupos de pacientes tambm foram significativamente diferentes com base na distribuio de acompanhamento de resultados.

Isso sugere que os diagnsticos de LSIL/ASC-H e ASC-H representam dois grupos distinots de diagnstico com base em resultados clnicos, com risco similar para NIC 2 ou pior confirmados por histologia.

Isso j foi bem estabelecido na literatura: pacientes com LSIL/ASC-H tem maior risco de NIC 2 ou pior diagnstico no exame histolgico de seguimento do que aqueles que foram somente LSIL. Isso sugere tambm que LSIL/ASC-H pode considerada uma categoria a parte de diagnstico. ser

O que isso significa clinicamente? Existem guias definidos para seguimento de pacientes com o diagnstico de LSIL/ASC-H. Porm o diagnstico desses no reconhecido pelo Sistem de Bethesda.

Colposcopia

1) Exceto mulheres < 21 anos 2) Mulheres na psmenopausa

1) Seguimento anual com Papanicolaou e Testes de HPV 2) Seguimento a cada dois anos

ASC-H com risco significante de NIC 2 ou pior diagnstico: COLPOSCOPIA

Por que ento mulheres com LSIL/ASC-H devem ser seguidas? Elas devem ser seguidas como LSIL ou como ASC-H?

Julgamento clnico para situaes no abordadas especificamente nas orientaes.

Devido ao aumento desse tipo de diagnstico e sua utilizao em laudos citopatolgicos, esse talvez no seja a melhor medida a ser tomada

Nove outros estudos foram realizados comparando LSIL/ASC-H com ASC-H.


Todos esses estudos encontraram taxas comparavis de NIC 2 ou diagnstico pior no seguimetno histolgico para ambos: LSIL/ASC-H e ASC-H. Todos esses estudos tambm vo de encontro de que deve existir uma categoria distinta dee diagnstico, a LSIL/ASC-H, em futuras mudanas no Sistema de Bethesda.

Em trs desses estudos, os autores propem que o tratamento desses pacientes deve ser similar a ASC-H.

Os achados desse estudo tambm mostram a necessidade de um tratamento semelhante ao dado para ASC-H. Essas concluses foram baseadas em:
O VPP de LSIL/ASC-H para NIC 2 ou pior diagnstico em seguimento histolgico aps o Papanicolaou comparvel ao de ASC-H Os tipos e distribuio de achados histolgicos aps o Papanicolaou onde foram encontrados LSIL/ASC-H so diferentes daqueles encontrados aps ASC-H.

NECESSIDADE DE DIAGNSTICO CITOLGICO DISTINTO

O estudo mostrou tambm evidncias suficientes, dado o VPP, para recomendar colposcopia imediata para todos os paciente com esse diagnstico, semelhante ao seguimento de ASC-H. Novos estudos sobre essa comparao devem incluir, tambm: Teste para HPV, assim como aos estudos de ASC-H; Estudo e considerao das populaes especiais (adolescentes e mulheres na ps-menopausa)

Vous aimerez peut-être aussi