Vous êtes sur la page 1sur 65

AVALIAO INSTITUCIONAL E EDUCACIONAL

Profa. Dr. Fabiana Cristina de Souza Stesse fabi_cds@yahoo.com.br

PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA
1 encontro Orientaes e Atividades: Conhecer a proposta da disciplina e reconhecer a importncia do gestor nessa rea da avaliao. Apresentao dos Critrios de Avaliao, referncias e cronograma de atividades. Aula expositiva e interativa. Discusso de textos e de vdeos / documentrios. Desenvolvimento de atividade em grupo (2,0) Contedos: Definindo conceitos: definio de avaliao, modalidades, tipos e funes. A avaliao no contexto escolar e institucional. A avaliao no contexto educacional brasileiro: legislao educacional. A avaliao institucional como instrumento de gesto escolar. O Papel da gesto na avaliao educacional.

2 encontro
Orientaes e Atividades: Aula expositiva dialogada; Discusso de textos e de filmes / documentrios Desenvolvimento de atividade em grupo (2,0)

Contedos: O erro na viso construtivista. Diferentes nveis de medida, pressupostos e procedimentos que guiam os processos de elaborao, correo e interpretao de resultados de diferentes instrumentos de avaliao. Diferentes instrumentos de avaliao. Avaliaes de sistema Avaliaes de produtos. Gesto, avaliao e sucesso escolar.

3 encontro

Orientaes e Atividades: Aula expositiva dialogada; Discusso de textos e de vdeos / documentrios Avaliao individual (6,0). Contedos: Avaliao: uma perspectiva construtivista. Avaliao e construo do conhecimento. A funo da avaliao formativa no planejamento e prtica educativa na perspectiva da pedagogia da diferena, suas possibilidades de contribuir para um novo dimensionamento do cotidiano escolar. Avaliao, gesto e os cenrios de novas possibilidades.

Pedagogia da Esperana Paulo Freire (1992)


[...] Muito bem, disse em resposta interveno do campons. Aceito que eu sei e vocs no sabem. De qualquer forma, gostaria de lhes propor um jogo que, para funcionar bem, exige de ns absoluta lealdade. Vou dividir o quadro-negro em dois pedaos, em que irei registrando, do meu lado e do lado de vocs, os gols que faremos eu, em vocs; vocs, em mim. O jogo consiste em cada um perguntar algo ao outro. Se o perguntado no sabe responder, gol do perguntador. Comearei o jogo fazendo uma primeira pergunta a vocs. A essa altura, precisamente porque assumira o momento do grupo, o clima era mais vivo do que quando comeramos, antes do silncio.

Primeira pergunta: - Que significa a maiutica socrtica? Gargalhada geral e eu registrei o primeiro gol. - Agora cabe a vocs fazer a pergunta a mim disse. Houve uns cochichos e um deles lanou a questo: - Que curva de nvel? No soube responder. Registrei um a um. - Qual a importncia de Hegel no pensamento de Marx? Dois a um. - Para que serve a calagem do solo? Dois a dois. - Que um verbo intransitivo? Trs a dois. - Que relao h entre curva de nvel e eroso?

Trs a trs. - Que significa epistemologia? Quatro a trs. -O que adubao verde? Quatro a quatro. Assim, sucessivamente, at chegarmos dez a dez. Ao me despedir deles lhe fiz uma sugesto. Pensem no que houve esta tarde aqui. Vocs comearam discutindo muito bem comigo. Em certo momento ficaram silenciosos e disseram que s eu sabia e vocs no. Fizemos um jogo sobre saberes e empatamos dez a dez. Eu sabia dez coisas que vocs no sabiam e vocs sabiam dez coisas que eu no sabia. Pensem sobre isto.

DESAFIOS DA EDUCAO NO ATUAL CONTEXTO BRASILEIRO

[...] 97% das crianas e jovens entre 7 e 14 anos esto na escola...


... mas os 3% que faltam representam 800 MIL CRIANAS!!

...menos de 5% das crianas do 5


ano esto plenamente alfabetizadas...

...9 em cada 10 alunos do 9 ano tm dificuldade na resoluo das quatro operaes matemticas...

...a cada dois minutos, 01 aluno entre 15 e 19 anos deixa a escola...


...a cada dia uma mdia de 752 param de estudar...

O Brasil investe metade do que investe o Mxico em seus alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e cinco vezes menos do que a Coria do Sul...

Existe um consenso cada vez mais generalizado de que a escola atual no est cumprindo satisfatoriamente a funo de formar as futuras geraes, nas capacidades que iro requerer o desenvolvimento do cidado em uma sociedade de rpidas e cleres mudanas.

...e fazem perceber que a onda de mudanas chega, independentemente das vontades individuais e atinge tudo e todos...

NOVOS PARADIGMAS:
culturais
pedaggicos

financeiros
educacionais
da sociedade

dos sistemas

da escola

da gesto...

da avaliao

da formao profissional

...inclusive na questo da cincia, do saber, do conhecimento e da avaliao...

O que primeiro vem mente quando escutamos a palavra avaliao?

Avaliar nos lembra...

Avaliar nos lembra...

Avaliao e cotidiano
Estamos sempre fazendo apreciaes sobre o que vemos, o que fazemos, o que ouvimos, o que nos interessa e o que nos desagrada. Praticamos avaliao quando estamos: Em uma fila de banco ou supermercado: para alguns o atendimento rpido, para outros lento; Fazendo compras: analisamos os preos, comparamos, pechinchamos e decidimos pela compra de algo;

Ao assistir um programa de televiso: comentamos a atuao dos atores, sobre suas roupas e temas debatidos.

A tomada de deciso est ligada a um processo avaliativo.

Avaliar um processo complexo

QUAIS AS CONCEPES?
Avaliao Institucional

Avaliao Educacional

Avaliao Avaliao Interna Externa

AVALIAO INSTITUCIONAL
Sob a perspectiva democrtica, a Avaliao Institucional o processo que busca avaliar a instituio de forma global, contemplando os vrios elementos que a constituem em funo de sua Proposta Pedaggica, a partir da participao e da reflexo coletiva, a fim de diagnosticar a realidade institucional e orientar a tomada de decises.

A avaliao institucional uma ao fundamental que precisa ser realizada pelos sistemas escolares. Essa avaliao almeja coletar dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, as prticas de gesto, os recursos fsicos e materiais, dentre outros.

AVALIAO CONTEXTO MEGA


ABRANGNCIA INTERNACIONAL As avaliaes so desenvolvidas com o propsito de comparar o desempenho dos estudantes de diversos pases Programa Internacional de Avaliao dos Alunos PISA Programa Mundial de Indicadores Educacionais - WEI Laboratrio Latino-Americano de Qualidade da Educao - LLECE

AVALIAO CONTEXTO MACRO


DIMENSO SCIO-POLTICO-ECONMICA ABRANGNCIA NACIONAL/ESTADUAL
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL (LDB)
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAO DA EDUCAO SUPERIOR (SINAES) EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ENADE) SISTEMA NACIONAL DE AVALIAO DA EDUCAO BSICA (SAEB) / PROVA BRASIL EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO (ENEM)

AVALIAO CONTEXTO MESO


ABRANGNCIA: INSTITUIO ESCOLAR
Legislao emanada dos Conselhos Estaduais de Educao Caractersticas culturais do entorno social Experincia educacional da instituio (Re)Elaboraes Curriculares - PP

AVALIAO CONTEXTO MESO


PROJETO PEDAGGICO Avaliao do espao escolar avaliao das Disciplinas Avaliao dos Professores Avaliao dos funcionrios

Avaliao do(s) curso(s)

AVALIAO CONTEXTO MICRO


ABRANGNCIA: SALA DE AULA AVALIAO DA APRENDIZAGEM

Libneo (2001) explica que as agncias financeiras internacionais esto interessadas na qualidade da educao escolar, em funo do sucesso da globalizao econmica. A avaliao educacional est presa a um vis economicista, ou seja, volta-se para critrios econmicos de anlise do desempenho da educao escolar e, em muitas situaes, afasta-se de critrios pedaggicos.

As reformas acontecem em um momento em que os recursos pblicos destinados educao esto submetidos a critrios de competitividade imediata, o que resulta levar em considerao os resultados e no a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.

O objetivo da avaliao educacional do sistema deve ser o de buscar a melhoria da qualidade dos resultados do rendimento escolar. Da a importncia de a avaliao externa realizada pelo governo fixar padres nacionais de desempenho, considerando os processos que levam a uma qualidade do aprendizado e no somente aos resultados.

O processo avaliativo no pode ser reduzido ao produto final sem dar ateno aos aspectos internos do processo de ensino, como, por exemplo, os recursos fsicos, materiais e financeiros da escola, o currculo, as prticas de ensino, as condies salariais dos professores.

A avaliao educacional no Brasil tem assumido um lugar relevante na agenda das polticas pblicas de educao

importante reforar que a avaliao de qualquer instituio educacional fundamental e necessria, pois permite uma ponte entre a avaliao dos sistemas de ensino, cuja responsabilidade do poder pblico, e a avaliao da aprendizagem em sala de aula, que tem o professor como figura principal.

avaliao

na

escola

Lima (2002)desde quando a escola foi criada, h mais de 4 milnios, a avaliao foi anexada nas prticas escolares. Como a escola foi formada para ser um espao de realizao de aprendizagens especficas, diferentes das que ocorriam na vida cotidiana, formas de avaliar foram geradas para atender aos objetivos do processo de escolarizao.

HISTRICO AVALIAO NA LEGISLAO NACIONAL

1931

1942

1961

1971

1996

2013

1931-

Decreto n19890/31 primeira reforma do ensino secundrio; o termo avaliao nem sequer usado, sendo o texto destinado regulamentao de procedimentos relativos a provas e exames e critrios de promoo do aluno. Infere-se que a avaliao concebida como o procedimento de atribuio de notas aos alunos procedimento de medida e tem por finalidade a classificao do aluno

HISTRICO AVALIAO NA LEGISLAO NACIONAL

1931

1942

1961

1971

1996

2013

1942-

Promulgada a Lei Orgnica do Ensino Secundrio, conhecida como a Reforma Capanema. O ensino manteve-se organizado em dois ciclos de estudos, o ginasial e o clssico ou cientfico. No decreto lei n4244/42, at.30- A avaliao dos resultados em exerccios e exame ser obtida por meio de notas, que se graduaro de zero a dez. Avaliao concebida como um procedimento de mensurao, cuja nfase a representao quantificada do rendimento apresentado.

HISTRICO AVALIAO NA LEGISLAO NACIONAL

1931

1942

1961

1971

1996

2013

1961-

Aprovada a Lei n4024 em 20 de dezembro de 1961, que fixa as Diretrizes e Bases da Educao. Nessa lei a avaliao entendida como um procedimento para julgar o aproveitamento do aluno quanto ao seu grau de satisfatoriedade para a srie em curso. No h indicadores relativos aos critrios de julgamento. 1962- Parecer n102/62- Cabe ao professor o julgamento de acordo com a sua melhor conscincia profissional. Nesse parecer destacada a importncia da avaliao contnua. No se trata de prescrio de provas e exames, mas da verificao da aprendizagem de maneira contnua e acumulada. Utiliza o termo verificao e no avaliao da aprendizagem, que sugere relao com a ideia de medida.

HISTRICO AVALIAO NA LEGISLAO NACIONAL

1931

1942

1961

1971

1996

2013

1971-

Lei 5692, de 11 de agosto de 1971, que fixa as diretrizes e bases para o ensino de 1 e 2 graus. As consideraes feitas sobre avaliao evidenciam a concepo de avaliao como um processo que visa o acompanhamento e julgamento do desempenho do aluno, tendo em vista verificar o alcance dos objetivos propostos. Fornece dados para apoiar a deciso quanto promoo ou reteno do aluno, assim como para o replanejamento do trabalho. Deve envolver a utilizao de procedimentos diversificados e ocorrer no incio, durante e no final do processo de ensino, sob a responsabilidade do professor. Os artigos tratam da avaliao do aproveitamento, do sistema de promoo, de estudos de recuperao para o aluno com aproveitamento insuficiente e da possibilidade de avanos progressivos.

HISTRICO AVALIAO NA LEGISLAO NACIONAL

1931

1942

1961

1971

1996

2013

1996-

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional em vigor desde 20 de dezembro de 1996. nfase na avaliao como processo. Destaque para que a avaliao seja contnua e cumulativa, com prevalncia dos resultados obtidos no decorrer do perodo letivo. Caber ao professor decidir quais procedimentos de avaliao sero utilizados. prevista a obrigatoriedade da escola e dos docentes garantirem estudos de recuperao para os alunos com atraso escolar. Ruptura com o arranjo tradicional.

HISTRICO AVALIAO NA LEGISLAO NACIONAL

1931

1942

1961

1971

1996

2013

Distino entre testar, medir e avaliar


- abrangente
+ abrangente Avaliar um processo contnuo e sistemtico, deve ser constante e planejado. Avaliao orientadora- indica os avanos e dificuldades do aluno, ajudando-o a progredir.

Testar verificar um desempenho Atravs de situaes Previamente organizadas Chamadas testes

Medir Descrever um fenmeno do ponto de vista quantitativo

VISO TRADICIONALISTA DA EDUCAO Avaliar julgar ou fazer apreciao de algum ou alguma coisa, tendo como base uma escala de valores (ou) interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter um parecer ou julgamento de

valor, tendo por base padres ou critrios (HAYDT, 1988, p. 10


apud ROMO, 1999, p.56).

Durante muito tempo, a avaliao escolar direcionou sua ateno para resultados sobre o rendimento dos alunos e os resultados dos processos de aprendizagem. Essas prticas suscitaram uma concepo de avaliao que considerava os processos de medida do desempenho dos alunos, valorizando uma perspectiva tcnica e priorizando uma representao quantificada do conhecimento obtida a partir de conceitos e notas.

Ao longo do sculo XX, foi dada uma


nfase prova como um instrumento bsico de avaliao, o qual acabou tornando-se o mais utilizado. Privilegiouse mais o produto da aprendizagem do que o processo. O ritual que prevaleceu a respeito da avaliao pode ser explicado da seguinte forma: o professor d a matria, o aluno a recebe e a devolve na hora da prova. O professor corrige a prova e concede-lhe uma nota, classificando-o como excelente, mdio ou fraco e encerra o ato de avaliar.

Vamos Assistir o vdeo Avaliao da aprendizagem Cipriano Luckesi

Nas ltimas dcadas do sculo XX, em inmeros pases, a avaliao passou, ela prpria, a ser objeto de avaliao. A partir do momento em que a avaliao se tornou objeto de estudo e de reviso dos sistemas educativos, dos educadores, das comunidades, ela comeou a ser revista, criticamente, tanto em seus objetivos quanto em sua estrutura, e um novo significado para a avaliao comeou a ser defendido dentro do processo educativo.

SantAnna (2004) defende a idia de que a avaliao: dinmica: no esttica; contnua: no terminal; integrada: no isolada do ensino; progressiva: no estanque; abrangente: no restrita a alguns aspectos da personalidade do aluno; cooperativa: no realizada somente pelos professores; verstil: no se efetiva sempre da mesma forma.

Fazer uma avaliao democrtica significa ter a possibilidade de diagnosticar todas as necessidades e, sobretudo, intervir em todos os elementos que envolvem o processo educativo, ou seja, repensar a avaliao implica refletir sobre todo o processo educativo. Podemos ento perceber a necessidade de reconstruo do processo de avaliao como parte de um movimento articulado com o desenvolvimento de uma prtica docente comprometida com o respeito s diferenas, que vai sendo construda atravs do dilogo constante entre professor e aluno.

Atravs da avaliao distinguimos Ensino e Aprendizagem

A avaliao deve ser um instrumento de gesto...

Pesquisas realizadas por Sousa e Oliveira sobre o impacto dos usos dos resultados das avaliaes externas no trabalho pedaggico das escolas, especialmente na rea da gesto, mostraram que o uso dos resultados por parte dos gestores escasso ou inexistente.
Os processos avaliativos externos devem servir ao propsito de permitir as revises necessrias no trabalho desenvolvido nas escolas e seus resultados devem ser utilizados na anlise coletiva da realidade escolar e no direcionamento de aes e alternativas para enfrentar as dificuldades vividas no ensino-aprendizagem.

A avaliao institucional esta a servio da gesto escolar... A avaliao institucional no pode ser um instrumento de mera constatao, rotulao ou ao administrativa, mas deve ser uma condio de desenvolvimento do desempenho da gesto da escola, dos seus servidores, professores, alunos e da prpria instituio escolar como um todo. importante adotar a perspectiva de conhecer as boas prticas para examin-las (Por que so boas? O que as torna efetivas?) de modo que sejam disseminadas e seguidas e no apenas avaliar o que no esta dando certo.

Avaliao institucional apresenta vrios desdobramentos a serem considerados: Avaliao como autoconhecimento; Avaliao como processo de autoavaliao; Avaliao como construo coletiva; Avaliao como feedback; Avaliao como processo de transformao; Avaliao como processo aberto e contextualizado; Avaliao como responsabilidade e prestao de contas.

Vamos Assistir o vdeo Reflexes sobre Avaliao Jussara Hoffmann

A AVALIAO DEVE SER ENTENDIDA COMO:


um processo contnuo de aperfeioamento do ensino e da aprendizagem; uma ferramenta para o planejamento e gesto compartilhada da escola; e um processo sistemtico de prestao de contas sociedade.

Vous aimerez peut-être aussi