Vous êtes sur la page 1sur 23

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:

Ultrapassando barreiras na educao

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES


LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Trabalho apresentado professora Monica Magalhes como um dos requisitos para a concluso da disciplina Tecnologia, Educao e Cultura.

Componentes do grupo: Juliana Rodrigues Elizabeth El Osta

Rio de Janeiro Junho/2011

PEQUENO HISTRICO:

Com o advento e a popularizao da Educao Distncia (EdA) realizada por intermdio das Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs), se fez necessrio a implantao de um ambiente propcio a este novo modelo de educao. Surgem ento os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que vieram para validar e otimizar o meio educacional no ciberespao.

DEFINIO:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) so softwares que auxiliam na montagem de cursos acessveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de contedos para seus alunos e na administrao do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Em outras palavras: um espao fecundo de significao onde seres humanos e objetos tcnicos interagem potencializando assim, a construo de conhecimentos, logo a aprendizagem.(SANTOS,2003: s.p)

ALGUNS BENEFCIOS DOS AVA NA EAD


Superao do tempo-espao: encurta barreiras, atingindo vrios lugares e vrias pessoas ao mesmo tempo. Refora o trabalho pedaggico do professor: planejar todos os passos de uma aula torna-se mais do que indispensvel. Colaborao e cooperao no processo ensinoaprendizagem: permite a participao ativa dos alunos e professores durante o processo de ensinoaprendizagem, alm de incentivar a responsabilidade destes para com o ensino-aprendizado. Potencializao interatividade: disponibiliza ferramentas de comunicao (chats, hiperlinks, conferncias, newsgroups, websites, entre outros) que propiciam autonomia e construo coletiva do conhecimento.

EXEMPLOS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE


APRENDIZAGEM

Existem inmeros AVA pelo ciberespao tais como: Moodle, eProInfo, TelEduc, Amadeus, SOLAR, AulaNet, A4, WebCT, LearnLoop, Gestum, AdaptWeb, iTutor, TIDIA-Ae, etc... at o Second Life se configura como um. Aqui, nos focaremos em apresentar dois que servem EaD:

Moodle e eProInfo

MOODLE

MOODLE
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE), um sistema de administrao de atividades educacionais destinado criao de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line sua escolha. O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas

MOODLE
Este ambiente virtual de apoio aprendizagem possui cdigo aberto, livre e gratuito. Est disponvel em 75 lnguas diferentes e conta com 25.000 websites registados, em 175 pases. O Moodle mantm-se em desenvolvimento por uma comunidade que abrange professores, pesquisadores, administradores de sistema, designers instrucionais, programadores, e usurios de todo o mundo. Evolui constantemente adequando-se s necessidades dos seus utilizadores.

MOODLE
Os recursos disponveis para o desenvolvimento das atividades so:

Materiais estticos (ex.: pginas de texto, pginas de texto Web, apontadores para ficheiros ou pginas Web, contedos de pastas) Materiais dinmicos (atividades):

MOODLE
Avaliao do Curso Chat Dilogo Dirio Frum Glossrio - utilizado para descrever termos e respectivas definies, ligados disciplina. Lio Pesquisa de Opinio (referendo) Questionrio - com questes de diversos tipos (escolha mltipla, verdadeiro ou falso, resposta curta, comparao) pode ser respondido on-line pelos alunos, permitindo-lhes ver qual a sua classificao. SCORM Tarefa - atividade proposta pelo professor/formador aos alunos Trabalho com Reviso - o professor/formador tem acesso a trabalhos enviados pelos alunos, pode avali-los e coment-los. Wiki Livro - permite disponibilizar um livro eletrnico criado pelo professor, e que pode ser constitudo por vrios captulos, dispostos em dois nveis diferentes.

EPROINFO

EPROINFO O e-ProInfo um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem a Distncia, baseado em tecnologia web. Foi desenvolvido pela Secretaria de Educao a Distncia do Ministrio da Educao em parceria com renomadas instituies de ensino. Tem como objetivo principal possibilitar aos diversos perfis de usurios (aluno, professor, colaborador, visitante, etc) acesso aos cursos presentes no ambiente, pertinentes a cada Entidade, garantindo um acesso prtico, rpido e seguro de acordo com as prioridades de acesso de cada perfil.

EPROINFO

Permite a administrao e desenvolvimento de diversos tipos de aes, como cursos a distncia, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distncia e ao processo ensinoaprendizagem.

O e-ProInfo composto por dois Web Sites: o site do Participante e o site do Administrador.

EPROINFO

O site do Participante permite que pessoas interessadas se inscrevam e participem dos cursos e diversas outras aes oferecidas por vrias Entidades conveniadas.

atravs dele que os participantes tm acesso a contedos, informaes e atividades organizadas por mdulos e temas, alm de poderem interagir com coordenadores, instrutores, orientadores, professores, monitores e com outros colegas participantes.

EPROINFO O site do Administrador permite que pessoas credenciadas pelas Entidades conveniadas desenvolvam, ofeream, administrem e ministrem cursos distncia e diversas outras aes de apoio distncia ao processo ensino-aprendizagem, configurando e utilizando todos os recursos e ferramentas disponveis no ambiente. Cada Entidade pode estruturar diversos Cursos ou outras aes compostas por Mdulos, e estes por Atividades. Os participantes se inscrevem em Cursos e, sendo aceitos pelo Administrador, podem se vincular a Turmas, atravs das quais cursam seus respectivos Mdulos.

EPROINFO Permite planejar, administrar e executar aes de aprendizagem, como:

Cursos a distncia; Complementos a distncia para cursos presenciais;

Projetos colaborativos;
Reunies de trabalho.

EPROINFO O ambiente composto por ferramentas sncronas e assncronas como:


Frum; Videoconferncia; Bate-papo; E-mail; Quadro de Avisos; Notcias; Biblioteca.

EPROINFO

Ferramenta Sncrona : aquela que permite a comunicao em tempo real.

Ferramenta Assncrona : aquela que no permite comunicao em tempo real, isto , existe um tempo entre mandar e receber a resposta.

EPROINFO

RECAPITULANDO E CONCLUINDO

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem so, portanto: sistemas computacionais disponveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informao e comunicao. Permitem integrar mltiplas mdias, linguagens e recursos, apresentar informaes de maneira organizada, desenvolver interaes entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produes tendo em vista atingir determinados objetivos. (ALMEIDA, 2003: s.p)

REFERNCIAS
SANTOS. Edma Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. In: Revista FAEBA, v.12, no. 18.20031. Disponvel em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/ho me/ava.pdf Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educao a distncia na internet: abordagens e contribuies dos ambientes digitais de aprendizagem. In: Educ. Pesqui. vol.29 no.2 So Paulo July/Dec. 2003. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151797022003000200010&script=sci_arttext

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_apr endizagem http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle http://eproinfo.mec.gov.br/

Vous aimerez peut-être aussi