Vous êtes sur la page 1sur 19

ALIMENTAO EQUILIBRADA: NEM PARA MAIS E NEM PARA MENOS

A alimentao uma das atividades mais importantes do ser humano, desde o recm nascido ao idoso.

A Alimentao tem sido uma constante preocupao, seja pela falta, abundncia ou pelo tipo de alimento ingerido. No basta, ter acesso aos alimentos, para uma boa alimentao igualmente importante escolher os alimentos certos e nas quantidades certas nas diferentes fases da vida.

O equilbrio alimentar, embora difcil, valorizado pela conscincia que as pessoas vm adquirindo em relao a importncia da alimentao na manuteno da sade. Uma boa alimentao assegura:

- crescimento e desenvolvimento normais; - aumento da resistncia s doenas; - preveno de doenas como o cncer, diabetes e hipertenso (presso alta); - retardo do envelhecimento; - bem-estar mental etc.

Uma boa alimentao significa oferecer ao corpo o que ele necessita para manter-se bem durante cada dia. E isto nada mais do que oferecer a ele quantidades de acar, gordura, protena, vitaminas, minerais, fibras e gua na dosagem certa.

Os nossos hbitos de vida e alimentares mudaram dramaticamente nas ltimas dcadas.

Ao invs de alimentos saudveis e nutritivos demos lugar aos doces, refrigerantes, sanduches, salgadinhos e remdios chamados suplementos. O resultado disso?

Pessoas

obesas e com nutrientes!

carncia

de

A obesidade uma doena caracterizada pelo acmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de sade, ou seja, traz prejuzos sade das pessoas.

O excesso de peso pode levar o organismo a uma srie de doenas, como: doena cardiovascular (do corao e das veias), diabetes tipo 2, apnia do sono (falta de ar durante o sono ou ao deitar-se) e problemas nos ossos.

Principais causas da obesidade:

Estilo de vida (sedentarismo); Gentica (filho de pais obesos apresentam alto risco de se tornarem obesos; Doenas (hipotireoidismo, por exemplo).

E o que vem a ser a carncia de nutrientes?


a falta, principalmente, de vitaminas e minerais, causada pelo baixo consumo ou consumo insuficiente de alimentos como frutas, legumes e verduras durante as refeies do dia-a-dia. Exemplos de doenas causadas pela carncia de nutrientes: * anemia (carncia de ferro e vitaminas do complexo B); * cegueira noturna e/ou permanente e problemas de pele (carncia de vit. A) e * osteoporose (carncia de clcio).

Quanto a , as principais so: leites e derivados, queijos, soja, sardinha, amendoim, sementes de girassol, feijo, repolho, brcolis, couve, germe de trigo, galinha, leo de milho, fgado e gros integrais.

E as : leite materno, fgado, gema de ovos, muitos produtos a base de leite, muitas frutas e verduras de cores amarelo escuro e verde escuro como cenoura, batata doce, pequi, manga, mamo, moranga, folha de brcolis, couve, alm do tomate e do leo de fgado de peixe.

Outra carncia importante que envolve no s a falta de vitaminas e minerais a * Causas mais freqentes: m alimentao (dieta inapropriada), m-absoro de nutrientes, dificuldade de engolir e anorexia (nervosa ou de sensao de apetite diminuda). Afeta tanto as crianas quanto os adultos.

E para ser saudvel, cada refeio deve conter pelo menos um tipo de cada alimento: : fornece energia ao corpo. Fontes: pes, macarro, arroz, batatas entre outros. auxilia na absoro de algumas vitaminas como a vitamina A. Fontes: leo de soja, leo de milho, azeite, margarinas. Dar preferncia s gorduras vegetais porque elas no contm colesterol.

constroem a pele do corpo e dos rgos. Fontes: leite e derivados, carnes (bovina, suna, aves e peixes), soja e derivados, ovos. A protena de origem animal, ou seja, das carnes, laticnios e ovos contm colesterol, diferente da de origem vegetal. auxiliam na preveno e combate das doenas. Fontes: principalmente os vegetais (frutas e hortalias consumidas de preferncia cruas) mas tambm so encontradas no leite e nos ovos, alm das carnes, gros etc.

atuam no bom funcionamento do intestino (evita a priso de ventre), auxiliam na reduo do colesterol e do acar do sangue. Fontes: vegetais, produtos integrais como arroz integral, farelo de trigo, aveia, linhaa etc. a maior parte do corpo formada por gua, por isso necessrio um consumo de pelo menos 2 litros/dia para um bom funcionamento de todo o corpo. Auxilia no combate a priso de ventre (fibra sem gua no resolve), na manuteno da beleza da pele e dos cabelos (evita o ressecamento) .

O ideal que cada refeio seja bem colorida para que possamos garantir todos os nutrientes que precisamos diariamente.

Vous aimerez peut-être aussi