Vous êtes sur la page 1sur 42

GRCIA: LOCALIZAO GEOGRFICA Concentrou-se ao sul da Pennsula Balcnica, nas

ilhas do Mar Egeu e no litoral da sia Menor.

GRCIA
I CARACTERSTICAS GEO-POLTICAS Territrio acidentado; Desenvolvimento do comrcio e navegao; Descentralizao poltica (CidadeEstado); Modo de produo escravista; Contribuies nas artes, cincias e filosofia (formadores da CULTURA OCIDENTAL).

GRCIA
II FASES DA HISTRIA:
Perodo Pr-Homrico (2800 1100 a.C.) povoamento da Grcia. Perodo Homrico (1100 800 a.C) poemas Ilada e Odissia. Perodo Arcaico (800 500 a.C) formao da plis (cidade-Estado). Perodo Clssico (500 336 a.C) auge da plis. Perodo Helenstico (336 146 a.C) decadncia da plis/ domnio

GRCIA (2.800-1.100 a.C)


PERODO PR-HOMRICO:
Civilizao Creto-Micnica (cretenses + aqueus); Cretenses: comrcio martimo, talassocracia (poder nas mos de elite comerciante); Micnicos: Grcia Continental aqueus. Conquistaram os cretenses, porm assimilaram alguns de seus valores culturais; Instalao dos vrios povos que formaram a Civilizao Grega: Aqueus, Elios, Jnios e Drios (violncia); 1 Dispora (Ilhas do Mar Egeu e sia Menor) formao de colnias.

PERODO HOMRICO:
(1.100-800 a.C)
Ausncia de registros escritos (poemas picos Ilada e Odissia); GENOS Organizao bsica familiar Pater = lder; Hierarquia = parentesco com Pater; Propriedade coletiva; Aumento da populao dos genos e do consumo resulta em guerras; Unio de GENOS = FRTRIAS; Unio de FRTRIAS = TRIBOS; Unio de TRIBOS = DEMOS (povo) base da PLIS grega; - Lder: Basileu (rei).

OS TEMPOS HOMRICOS
Os chamados tempos homricos se situam cronologicamente em poca anterior arcaica. Os palcios homricos lembram os palcios revelados pelas runas de Micenas e de Tirinto; os objetos descritos assemelham-se aos encontrados nas escavaes arqueolgicas. Como os micenianos, os heris homricos combatem com lanas, espadas, arcos e carros. Evoluo poltico-social- Os helenos, agrupados outrora em cls , unidades independentes em que predominam os interesses coletivos, passam a integrar a plis (cidade grega, cidade estado) .

OS TEMPOS HOMRICOS
Politicamente, os gregos evoluram de um regime patriarcal para um regime oligrquico.Assim nasceu uma espcie de feudalidade em que os senhores designados todos sob os nomes genricos de reis e de prncipes , formavam uma hierarquia de suseranos e vassalos. Evoluo econmica - Os helenos viviam , primitivamente, do pastoreio. A fundao das cidades teve como resultado a evoluo do pastoreio para a agricultura . A indstria comea a renascer. O comrcio, muito mais que a indstria, assumiu grandes propores. Evoluo religiosa- Nos tempos homricos as divindades da religio antiga, distantes e misteriosas, humanizaram-se e tornaram-se conhecidas.

PERODO HOMRICO
Fontes: Ilada (Guerra de Tria) e Odissia (retorno de Ulisses ao reino de taca). Poemas atribudos ao poeta Homero.

GRCIA ARCAICA
(800-500 a.C) -A fase arcaica caracteriza-se pelos seguintes acontecimentos: a) A formao da cidade grega; b) A segunda expanso colonizadora; c)Florescimento da civilizao grega na sia Menor; d)Influncia orientais na religio grega; e)Estreitas relaes entre Grcia Europia e a Grcia Asitica;

GRCIA ARCAICA
ESPARTA modelo oligrquico.
Pennsula do Peloponeso; Sinecismo (unio) de tribos drias; Militarismo acentuado (cidados-soldados; Licurgo); Espartanos ou esparciatas: poder poltico, religioso e militar (cidadania); Periecos: povos dos arredores. Estrangeiros, comerciantes e artesos. Livres mas sem direitos polticos. Submetidos autoridade dos espartanos. Hilotas: servos do Estado. Sem direitos polticos e oprimidos pelos espartanos. Camponeses.

GRCIA ARCAICA
Com o surgimento da propriedade privada,iniciaram os conflitos entre os grupos, e, para lidar com as constantes crises, os proprietrios de terra passaram a formar associaes, as fatrias, que formaram as tribos, que, por sua vez, se organizaram em demos. Os demos deram origem s cidades-Estados, ou plis a principal transformao do perodo Arcaico .

Cidades-Estados ou PLIS
Cada cidade-Estado grega era um centro poltico, social e religioso autnomo, com uma classe dominante, deuses e um sistema de vida prprios.

ATENAS
Conhecida como a cidade exemplar da Grcia Antiga, por sua cultura e prosperidade econmica, Atenas, se desenvolveu na tica, regio cercada de montanhas. Por causa da falta de terras frteis, os atenienses voltaramse para a pesca, a navegao e o comrcio martimo.

SOCIEDADE DE ATENAS
1. 2. 3. 4. 5. 6. Euptridas (grandes proprietrios de terra) Georgis (pequenos proprietrios) Demiurgos (comerciantes) Thetas (camponeses sem terra) Thecnays (thetas que viviam do artesanato) Metecos (estrangeiros) e escravos.

POLTICA EM ATENAS
1. Eclsia (assemblia popular que aprovava as medidas da Bul) 2. Bul (ou Conselho dos 400 que elaboravam as leis a serem votadas pela assemblia popular) 3. Arcontado (exerciam a justia e administrao) 4. Estrategos (cuidavam do exrcito) 5. Helieu (tribunal de justia popular)

LEGISLADORES DE ATENAS

Drcon (621 a.C): redigiu as leis at ento orais -, dificultando sua manipulao pelos euptridas. Slon (594 a.C): Aboliu a escravido por dvidas, libertou os devedores da priso e determinou a devoluo de terras confiscadas pelos credores euptridas. Tambm dividiu a sociedade de forma censitria em quatro classes sociais e instituiu o princpio da eunomia (igualdade perante a lei). Criou rgos legislativos; a Bul (ou Conselho dos 400), que preparava leis, e a Eclsia (Assemblia Popular), que as votava.

TIRANOS DE ATENAS
Pisstrato (560 a.C): estabeleceu a tirania. Procurou amenizar as diferenas sociais, patrocinando vrias obras pblicas, gerando emprego a thetas e georgis descontentes. Hpias (527 a.C): filho de Pisstrato, no deu seguimento s reformas. Clstenes (508 a.C): Foi neste contexto que ocorreu uma grande revolta liderada por Clstenes, que instituiu a democracia na cidade .

DEMOCRACIA ATENIENSE
A democracia ateniense era formada com a participao de cidados atenienses (adultos, filhos de pai e me ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excludos os estrangeiros, escravos e mulheres.

ESPARTA
Representou os valores de austeridade, esprito cvico, submisso total do indivduo ao Estado. Sociedade conservadora, patriarcal, aristocrtica, guerreira e eugnica (no se admite defeitos fsicos nos cidados).

SOCIEDADE ESPARTANA
1. Espartanos: principal grupo social e elite militar. 2. Periecos: eram pequenos proprietrios que se dedicavam ao artesanato e ao comrcio em pequena escala. 3. Hilotas: Servos de propriedade do Estado, sem direito polticos.

POLTICA EM ESPARTA
1. Sistema Oligrquico. 2. O governo era Diarquia (dois Reis). 3. A Assemblia (pela) era formada por espartanos com mais de 30 anos. 4. A pela era responsvel pela eleio da Gersia e do eforato.

5. A gersia, formada por 28 espartanos com mais de 60 anos, tinha atribuies legislativas e judicirias. 6. Os cinco foros tinham funes executivas. 7. Os Reis tinham funes religiosas e militares

PERODO CLSSICO (500-336 a.C)


Esse perodo foi marcado por violentas lutas dos gregos contra os povos invasores (persas) e entre si. Foi considerado o apogeu da antiga civilizao grega, concentrando suas maiores realizaes culturais. A primeira das grandes guerras de gregos contra persas ficou conhecida como Guerras Mdicas.(por causa dos Medos que habitavam o Imprio Persa).

Guerras Mdicas
Gregos X Persas. Causas: imperialismo persa (expanso persa na sia Menor). Batalha em Maratona: vitria grega. Desfiladeiro de Termpilas: o exrcito espartano comandado por Lenidas derrotado por Xerxes. Batalha Naval de Salamina: os persas so derrotados. Batalha de Platia: Xerxes derrotado. Paz de Cmon ou Calias: os persas se comprometiam a abandonar o mar Egeu.

LIGA DE DELOS

GUERRA DO PELOPONESO
A hegemonia ateniense, com a expanso de sua influncia poltica, foi combatida por Esparta, que no desejava que o imprio de Atenas colocasse em risco as alianas de Esparta com outras cidades. A formao da Liga do Peloponeso inseriu-se nesse contexto.
Foram 28 anos de lutas, que terminaram com a derrota ateniense. A supremacia espartana teve curta durao, sendo seguida pelo predomnio de Tebas e por um perodo de perturbaes generalizadas. As principais cidades gregas estavam esgotadas por dcadas de guerra. Eram alvos fceis para um inimigo exterior: a Macednia.

PERODO HELENSTICO (336-146 a.C) Perodo caracterizado pela invaso da Grcia pelos macednios comandados por Filipe II (Batalha de Queronia). A poltica expansionista iniciada por Filipe II teve continuidade com seu filho e sucessor Alexandre Magno, que consolidou a dominao da Grcia e conquistou a Prsia, o Egito e a Mesopotmia.

Alexandre respeitou as instituies polticas e religiosas dos povos vencidos e promoveu casamentos entre seus oficiais e jovens das populaes locais; ele prprio desposou uma princesa persa. A fuso dos valores gregos com as tradies das vrias regies asiticas conquistadas deu origem a uma nova manifestao cultural, o helenismo.

HELENISMO
Fuso dos elementos gregos com as culturas locais. Recebeu este nome pois os gregos chamavam a si mesmos de helenos

SNTESE CRONOLGICA

RELIGIO
A religio grega era politesta e antropomrfica.

Atribuio de qualidades e tributos humanos a Deus.

Deuses Gregos

SEMIDEUSES
HRCULES Um dos mais populares heris da Grcia Antiga, que realizou proezas de grande perigo, os chamados doze trabalhos de Hrcules,entre eles a morte da Hidra, a captura de Crbero e a libertao de Prometeu.

Vous aimerez peut-être aussi