Vous êtes sur la page 1sur 16

Histria da Psicologia Moderna

Prof. Ms. Andr Elias Morelli Ribeiro

Desde a Antiguidade os filsofos, telogos e pensadores dedicam-se a compreender a percepo, a conscincia e a loucura. A psicologia se desligou da filosofia para se tornar uma cincia em 1879 na cidade alem de Leipzig, nas mos de Wilhelm Wundt. Seu interesse principal era entender os processos mentais mais simples ligados percepo, criando uma espcie de tabela peridica das sensaes.

Rapidamente viu-se o nascimento de diversos laboratrios de psicologia no mundo todo, a maioria seguindo os pressuposto de Wundt.

Wundt j estava totalmente superado no incio do sculo XX

Gestalt

Criado por Wertheimer e Khler em 1912 na Alemanha representa o pice das linhas de psicologia baseadas na percepo. A partir da experincia do phi-fenmeno e outros fenmenos fsicos, procura fundamentar a ntima relao entre percepo/mente. Tem base tambm na filosofia de Kant para quem os elementos por ns percebidos so organizados de forma a fazerem sentido.

A primeira psicologia ainda em vigor verdadeiramente cientfica o behaviorismo ou comportamentalismo, que definiu a psicologia como cincia do comportamento humano. Seu princpio foi fundamentado pelas descobertas do prmio Nobel de Medicina Ivan Pavlov e seus experimentos com a salivao de ces.

Ivan Pavlov, cujos experimentos com a salivao de ces possibilitou o surgimento do Condicionamento Clssico.

O experimento de Pavlov

Pavlov estava interessado apenas em estudar a salivao dos ces. Estava conectado na boca desses animais tubos que permitiam medir a quantidade de saliva quando diante de algum alimento. No laboratrio havia um sino ligado a um relgio que indicava aos assistentes de Pavlov a hora de levar alimento aos ces. Pavlov observou que, com o tempo, os ces no precisavam visualizar o alimento para salivar, bastava ouvir o sino.

O experimento de Pavlov
Alimento Salivao

Alimento + Sino

Salivao

Sino

Salivao

Olha o que eu posso fazer com Pavlov! Cada vez que eu comeo a babar ele sorri e escreve qualquer coisa no caderno.

Condicionamento Clssico

A partir da esquematizao do comportamento em bases de:

estmulo

resposta

Watson transferiu os conhecimentos sobre a salivao em ces para seres humanos em um experimento com o Pequeno Albert

Experimento do Pequeno Albert


Viso do coelho Sino Viso do coelho + Sino Viso do coelho Sorriso

Medo
Medo

Medo

O behaviorismo se modifica radicalmente em 1945 com a criao do Behaviorismo Radical por B.F. Skinner. O norteamericano descobriu o condicionamento operante que se utiliza de reforos e punies. O Behaviorismo Radical prope um modelo de condicionamento no-linear e probabilstico, em oposio ao modelo linear e reflexo das teorias precedentes do Comportamentalismo. Para Skinner, a maior parte dos comportamentos humanos so condicionados dessa maneira operante.

Behaviorismo Radical

Para Skinner, os comportamentos so selecionados atravs de trs nveis de seleo. 1 - Nvel Filogentico: que corresponde aos aspectos biolgicos da espcie e da hereditariedade do indivduo; 2 - Nvel Ontogentico: que corresponde a toda a histria de vida do indivduo; 3 - Nvel Cultural: os aspectos culturais que influenciam a conduta humana.

Humanismo
O humanismo criado por Carl Rogers na dcada de 1950 nos EUA e defende que a principal fonte de estudos sobre o homem o estudo biogrfico para compreender como a pessoa vivencia sua existncia. Chamada de abordagem centrada na pessoa, desenvolve a percepo holstica do homem na psicologia.

Vous aimerez peut-être aussi