Vous êtes sur la page 1sur 30

E B D T I A N G U C E

VENHA E TRAGA SUA FAMLIA DOMINGO 21/07/2013 AS 8:30HS.

E B D T I A N G U C E

E B D T I A N G U C E

Filipenses 1.27-30; 2.1-4. Filipenses 1 27 - Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer v e vos veja, quer esteja ausente, oua acerca de vs que estais num mesmo esprito, combatendo juntamente com o mesmo nimo pela f do evangelho. 28 - E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, indcio de perdio, mas, para vs, de salvao, e isto de Deus. 29 - Porque a vs vos foi concedido, em relao a Cristo, no somente crer nele, como tambm padecer por ele, 30 - tendo o mesmo combate que j em mim tendes visto e, agora, ouvis estar em mim.

Filipenses 1.27-30; 2.1-4. Filipenses 2 1 - Portanto, se h algum conforto em Cristo, se alguma consolao de amor; se alguma comunho no Esprito, se alguns entranhveis afetos e compaixes, 2 - completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo nimo, sentindo uma mesma coisa. 3 - Nada faais por contenda ou por vanglria, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 - No atente cada um para o que propriamente seu, mas cada qual tambm para o que dos outros.

E B D T I A N G U C E

PROPOSTA DA LIO Portai-vos dignamente: balana com dois pratos; Falsos obreiros tentam desviar-nos de Cristo; Os filipenses teriam de desenvolver uma vida autnoma; Falsos pregadores que negavam a Divindade de Cristo; Na ausncia de Paulo, eles influenciavam a igreja; Padecendo: cumprimento da palavra de Ananias; A igreja deveria perseverar e viver na unidade; Prepotncia x humildade; autossuficincia x Fp 2.3; Paulo escolheu permanecer com os filipenses.

INTRODUO

Nesta lio, aprenderemos que muitas so as circunstncias adversas que tentam enfraquecer o compromisso do crente com o Evangelho de Cristo. Veremos que o testemunho do cristo testado tanto pelos de fora (sociedade) quanto pelos de dentro (igreja). Todavia, a Palavra do Senhor nos conclama a nos portarmos dignamente diante de Deus e dos homens.

E B D T I A N G U C E

1. O crente deve "portar-se dignamente". "Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo" (v.27). A palavra-chave desta poro bblica dignamente. Este termo sugere a figura de uma balana com dois pratos, onde o fiel da pesagem determina a medida exata daquilo que est sendo avaliado. Em sntese, precisamos de firmeza e equilbrio em nossa vida cotidiana, pois esta deve harmonizar-se conduta do verdadeiro cidado dos cus.

E B D T I A N G U C E

2. Para que os outros vejam. O apstolo Paulo deseja estar seguro de que os filipenses esto preparados para enfrentar os falsos obreiros que, sagazmente, intentam desvi-los de Cristo. Por isso fala do fato de estando ou no entre os filipenses, quer ouvir destes que esto num "mesmo esprito, combatendo juntamente com o mesmo nimo pela f do evangelho" (v.27).

E B D T I A N G U C E

3. A autonomia da vida espiritual. Os filipenses teriam de desenvolver uma vida espiritual autnoma em Jesus, pois o apstolo nem sempre estaria com eles. Diante da sociedade que os cercava, Paulo esperava dos filipenses uma postura firme, mas equilibrada. Naquele momento a sociedade caracterizava-se por uma filosofia mundana e idlatra, na qual o imperador era o centro de sua adorao. Quantas vezes somos desafiados diante das vs filosofias e modismos produzidos em nosso meio? O Senhor nos chama a ser firmes e equilibrados, testemunhando aos outros como verdadeiros cidados do cu.

E B D T I A N G U C E

1. O ataque dos falsos obreiros. A resistncia ao Evangelho vinha atravs de pregadores que negavam a divindade de Cristo e os valores ensinados pelos apstolos. Paulo, porm, exorta os crentes de Filipos quanto postura que deveriam adotar em relao a tais falsos obreiros (v.28).

E B D T I A N G U C E

2. O objetivo dos falsos obreiros. Os falsos obreiros queriam intimidar os cristos sinceros. Eles aproveitavam a ausncia de Paulo e de seus auxiliares para influenciar o pensamento dos filipenses e, assim, afast-los da santssima f. Por isso, o apstolo adverte para que os filipenses no se espantassem. De igual modo, no devemos temer os que torcem a s doutrina. Guardemos a f e falemos com verdade e mansido aos que resistem a Palavra de Deus (1 Pe 3.15) antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso corao; e estai sempre preparados para responder com mansido e temor a qualquer que vos pedir a razo da esperana que h em vs.

E B D T I A N G U C E

3. Padecendo por Cristo. A Teologia da Prosperidade rejeita por completo a ideia do sofrimento. No entanto, a Palavra de Deus no apenas contradiz essa heresia, mas desafia o crente a sofrer por Cristo. um privilgio para o cristo padecer por Jesus (v.29). Paulo compreendia muito bem esse assunto, pois as palavras de Cristo atravs de Ananias cumpriram-se literalmente em sua vida (At 9.16) E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. Por isso, os crentes filipenses aprenderam com o apstolo que o sofrimento, por Cristo, deve ser enfrentado com coragem, perseverana e alegria no Esprito. Aprendamos, pois, com os irmos filipenses.

E B D T I A N G U C E

1. O desejo de Paulo pela unidade. Depois de encorajar a igreja em Filipos a perseverar no Evangelho, o apstolo comea a tratar da unidade dos crentes. Como a Igreja manter a unidade se os seus membros forem egostas e contenciosos? Este era o desafio do apstolo em relao aos filipenses. Para iniciar o argumento em favor da unidade crist, o apstolo utiliza vocbulos carregados de sentimentos afetuosos nos dois primeiros versculos (2.1,2). Tais palavras opem-se radicalmente ao esprito sectrio e soberbo que predominava em alguns grupos da congregao de Filipos:

1. O desejo de Paulo pela unidade. a) Consolao de amor, comunho no Esprito e entranhveis afetos e compaixes. Cristo o assunto fundamental dos filipenses. Por isso, a sua experincia deveria consistir na consolao mtua no amor de Deus e na comunho do Esprito Santo, refletindo a ternura e a compaixo dos crentes entre si (cf. At 2.42ss.) E perseveravam na doutrina dos apstolos, e na comunho, e no partir do po, e nas oraes.

1. O desejo de Paulo pela unidade. b) Mesmo amor, mesmo nimo e sentindo uma mesma coisa. Quando o afeto permeia a comunidade, temos condies de viver a unidade do amor no Esprito Santo. O apstolo Paulo "estimula os filipenses a se amarem uns aos outros, porque todos tm recebido este mesmo amor de Deus" (Comentrio Bblico Pentecostal, p.1290). Consolidada a unidade, a comunho crist ser refletida em todas as coisas.

E B D T I A N G U C E

2. O foco no outro como em si mesmo. Vivemos numa sociedade to individualista que comum ouvirmos jarges como este: "Cada um por si e Deus por todos". Mas o ensinamento paulino desconstri tal ideia. O apstolo convoca os crentes de Filipos a buscar um estilo de vida oposto ao egosmo e ao sectarismo dos inimigos da cruz de Cristo (2.3). No lugar da prepotncia, deve haver humildade; no lugar da autossuficincia, temos de considerar os outros superiores a ns mesmos.

E B D T I A N G U C E

3. No ao individualismo. Paulo ainda adverte: "No atente cada um para o que propriamente seu, mas cada qual tambm para o que dos outros" (v.4). Esta atitude remonta a um dos ensinos mais basilares do Evangelho: "ama o teu prximo como a ti mesmo" (Mc 12.31; cf. At 2.42-47). Isto "rememora o exemplo de Paulo, de colocar as necessidades dos filipenses em primeiro lugar (escolhendo permanecer com eles, 1.25) e de procurar seguir o exemplo de Cristo de no sentir que as prerrogativas da divindade sejam 'algo que deva ser buscado' para os seus prprios propsitos" (Comentrio Bblico Pentecostal, p.1291).

E B D T I A N G U C E

Com a ajuda do Esprito Santo, podemos superar tudo aquilo que rouba a humildade e o relacionamento sadio entre ns. O Esprito ajuda-nos a evitar o partidarismo, o egosmo e a vanglria (Gl 5.26) No sejamos cobiosos de vanglrias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Ele produz em nosso corao um sentimento de amor e respeito pelos irmos da f (Fp 2.4) No atente cada um para o que propriamente seu, mas cada qual tambm para o que dos outros. A unidade crist apenas ser possvel quando tivermos o sentimento que produz harmonia, comunho e companheirismo: o amor mtuo. O nosso comportamento como cidados dos cus deve ser conhecido pela identidade do amor (Jo 13.35) Nisto todos conhecero que sois meus discpulos, se vos amardes uns aos outros.

Vous aimerez peut-être aussi