Vous êtes sur la page 1sur 33

DESCONTRAO

Prof. Esp. Rosely Modesto Silva


roselyymodesto@hotmail.com

DESCONTRAO E A EDUCAO PSICOMOTORA A descontrao parece ser uma varivel importante no domnio corporal, pouco estudada e pouco aplicada ao nvel escolar. O prprio termo descontrao polmico, pois alguns autores preferem denomin-la de RELAXAO, ou ainda, RELAXAMENTO, ou at mesmo de DISTENSO. Os termos relaxao ou relaxamento so mais utilizados na medicina psicossomtica e na neuropsiquiatria. KAHANE usa o termo distenso para se referir ao trabalho com crianas do ensino pr-escolar (abaixo de 7 anos), pois afirma que abaixo desta idade possvel colocar a criana numa situao de distenso que possa ser utilizada a seguir na escrita. Seu objetivo provocar alguns minutos de percepo do prprio corpo, de silncio e de imobilidade. Este trabalho realizado com as crianas, visando prevenir as disgrafias, buscando evidentemente o controle segmentrio.

Vrios autores preferem, atravs da descontrao, buscar o equilbrio psicossomtico do indivduo. BOUSINGEN diz que os mtodos de descontrao so processos teraputicos, educativos e reeducativos, que utilizam tcnicas elaboradas e codificadas, exercendo-se especificamente no setor tensivo e tnico da personalidade, isto , a descontrao neuromuscular leva a um tnus de repouso, base de uma descontrao fsica e psquica. Afiram ainda que a descontrao , assim, simultaneamente, uma tcnica para conseguir um estado de repouso, o mais eficaz possvel, e para economizar foras nervosas postas em jogo pela atividade geral do indivduo.

As crianas com poucas habilidades psicomotoras, as que evidenciam dificuldades de equilbrio corporal e as que apresentam outras deficincias psicomotoras, manifestam dificuldades na capacidade de controlar o seu prprio corpo e de ter uma inibio voluntria. Um programa desta natureza deve estar voltado para se alcanar trs metas bsicas: aquisio do domnio corporal; controle da inibio voluntria; desenvolvimento scio-afetivo. Para o controle da inibio voluntria , os exerccios de descontrao desempenham papel fundamental, juntamente com o desenvolvimento das gnosias (capacidade de perceber e reconhecer as coisas, isto , o amadurecimento do sistema sensorial).

Em qualquer programa de educao psicomotora estas variveis do desenvolvimento psicomotor devem estar contempladas, se o objetivo for o desenvolvimento global do indivduo. Antes de buscarmos o domnio do corpo atravs da afirmao da lateralidade, do equilbrio, do desenvolvimento de habilidades (coordenao psicomotora), etc., devemos buscar paralelamente a capacidade de inibio voluntria, ou seja, a capacidade do indivduo de frear os impulsos. Os exerccios de descontrao, como recurso pedaggico ao nvel escolar, so ainda to pouco estudados que a grande maioria das escolas superiores de Educao Fsica referem-se a eles apenas como uma abordagem terica. A descontrao deve ser estudada como mais um meio pedaggico que possibilita a educao do corpo. AURIOL indaga se o corpo influencia o psquico (eficcia do relaxamento) ou se o psquico influi no somtico.

Para responder cita REICH, que diz: o corpo no contm o psquico, e nem o sustenta; ele PSIQUISMO. Ele uma leitura do psiquismo por observao externa (o somtico), e uma leitura pela introspeco com sua traduo no discurso (o psquico). inadmissvel separar a Educao do Corpo do Psiquismo, pois ambos esto fusionados inseparavelmente, e assim devemos buscar, atravs da Educao Psicomotora, uma experincia corporal diversificada onde mente e corpo se fundam numa s e mesma expresso. Os exerccios de descontrao na educao psicomotora representam as aes contrastadas com as demais atividades, onde a mobilidade constante predomina na gestualidade da criana, fazendo com que neste momento se perceba melhor o corpo, e se exercite a capacidade de inibir-se de forma voluntria.

CONCEITOS E FINALIDADES
Para GIRALDES, um fenmeno neuromuscular do qual resulta uma reduo da tenso da musculatura esqueltica. AJURIAGUERRA afirma que a descontrao permite criana, com a diminuio da tenso muscular, sentir mais vontade seu corpo, melhorando consideravelmente seu comportamento tnico-emocional.

J LE BOULCHE e LOUDES consideram os exerccios de descontrao constituem o meio de se conseguir uma boa educao da atitude, de facilitar a percepo do prprio corpo e de controlar a respirao, tudo isso sendo obtido graas a um esforo da ateno interiorizada. DEFONTAINE diz que o relaxamento a relaxao voluntria do tnus muscular, acompanhada de uma sensao de repouso. Na realidade, descontrao o estado de equilbrio entre o somtico e o psquico, provocando uma sensao de bem-estar.

Para TUBINO, antigamente o termo significava unicamente relaxamento muscular, mas, atualmente, refere-se tambm distenso mental. Se a descontrao constitui um fenmeno neuromuscular, ela no pode ser considerada como qualidade fsica, como coloca TUBINO, e, sim como um estado existencial que vez por outra o indivduo vivencia. TUBINO tambm alerta que no se deve confundir descontrao com distrao: Jogar futebol, voleibol, etc., no descontrao, mas sim distrao de esprito. Nestes casos a atividade muscular desempenha uma funo bem significativa em termos de contraes musculares, que contrasta com a finalidade do estado de descontrao. BOUSINGEN afirma que os exerccios de descontrao tem a finalidade de descontrair o indivduo, corrigi-lo de atitudes falsas e, ainda, restabelecer um equilbrio de tenso, pondo o indivduo em forma.

HENRI WALLON tornou, atravs de seus estudos, evidente o papel fundamental da funo tnica na evoluo da personalidade, j que desde o nascimento a criana se relaciona com o mundo atravs do dilogo tnico-emocional. Reaes motoras, nos primeiros meses de vida, so arcaicas e globais, denominadas por BOUSINGEN de HIPERTONICIDADE FISIOLGICA. Nesta fase da vida j se faz presente a alternncia atividade-relaxamento, formando o binrio hipertoniarelaxamento, onde as manifestaes tnicas esto ligadas a estmulos agradveis ou desagradveis. atravs deste jogo muscular que a criana vai descobrindo o mundo que a rodeia e estruturando sua personalidade atravs da experincia que vivencia e das influncias que recebe do meio no qual ela vive. Assim, certas vivncias psquicas acabam desencadeando descargas tnicas, que vo determinar o estado tnico-emocional de uma pessoa.

As crianas que apresentam grandes tenses internas, causadoras de desequilbrios afetivos, desordens respiratrias e circulatrias, utilizam seu estado de tenso como meio de defesa em qualquer situao de insegurana e, por isso, procuram esta condio. Segundo PIMENTA, progressivamente, automatizam de tal forma essa atitude que a mesma passa a integrar-se em seu comportamento. O estado de HIPERTONIA presente nessas crianas reflete a ansiedade psquica, dificultando a realizao da capacidade de descontrao. Os exerccios de descontrao em aulas de educao psicomotora dever ter como finalidade bsica: buscar a diminuio da hipertonia muscular; permitir criana sentir melhor seu prprio corpo; provocar modificaes nas funes vegetativas, isto , diminuir o ritmo cardaco e respiratrio; diminuir a hiperatividade, isto , melhorar a capacidade de concentrao e abstrao da criana.

As atividades de descontrao acabam por melhorar o comportamento tnico-emocional da criana, reforando consideravelmente o paralelismo existente entre o domnio do corpo, o estado psquico e a capacidade de descontrao; consequentemente, esta trilogia norteia o desenvolvimento corporal e favorece, sobretudo, o rendimento escolar da criana.

DESCONTRAO E HIPERTIVIDADE
A criana hiperativa apresenta capacidade de disperso muito fcil, o que faz com que sua capacidade de concentrao e de abstrao em um foco fique prejudicada, dificultando sua aprendizagem escolar normal. No entanto, essas crianas, mediante tcnicas e exerccios de descontrao conseguem se manter um maior tempo envolvidas na atividade proposta, do que em outras tarefas que envolvam o controle e o domnio do corpo. PIMENTA considera que os exerccios de descontrao so o meio teraputico que atinge diretamente os hiperativos, pois, alm de diminuir as tenses internas, controla a excitabilidade, conduzindo a criana, geralmente muito sensvel a qualquer estmulo exterior, a interiorizar sua ateno e tomar conscincia de si e de seu corpo. As dificuldades provenientes do excesso de movimentao tornam a criana totalmente instvel e, em consequncia, rejeita tudo que organizado, ou que deva obedecer a certa sistemtica.

Toda ao pedaggica com hiperativos deve buscar a melhoria da capacidade de concentrao da criana, fazendo com que adquira melhor freio inibitrio que facilitar suas aprendizagens motoras e cognitivas. Os exerccios de descontrao, aliados a atitudes relacionais que busquem uma maior ligao afetiva coma criana, podem constituir um excelente meio pedaggico no trato da hiperatividade. Esses comportamentos scioafetivos devem acontecer nas relaes aluno-professor e aluno-aluno e, ainda, em certos casos mais srios, aliar ao tratamento com medicao e acompanhamento mdico. Os exerccios de descontrao devem ser priorizados e acontecer na volta calma, ou seja, no final da aula, porm esta regra deve ser flexvel, pois dependendo de como essa criana esteja se comportando a descontrao pode ser realizada no incio visando acalm-la para que se concentre nas atividades propostas, ou, at mesmo, se necessrio, no meio da aula, no sentido de buscar recuperar sua concentrao. O importante a experimentao e a observao constantes na tarefa docente.

PARATONIA
Quanto a origem do termo AJURIAGUERRA, cita DUPR que estudando, em 1911, estudando a sndrome da debilidade motora, observou indivduos com inpcia dos movimentos voluntrios intencionais que chega impossibilidade de realizar voluntariamente a ao muscular. DUPR denominou este distrbio de PARATONIA que ele definiu como sendo a impossibilidade de relaxar voluntariamente um msculo. Ao contrrio do relaxamento desejado, manifesta-se uma contrao que tanto mais irredutvel quanto mais esforo faa o indivduo para venc-la. AJURIAGUERRA diz que, para observ-la, basta que se solicite ao indivduo que deixe cair seu brao naturalmente, o balanceio permite evidenciar esta falta de rigidez. Na sndrome da debilidade motora estudada por DUPR, se alinham as SINCINESIAS e a CATALEPSIA. Esta ltima consiste em uma tendncia anormal conservao das atitudes, isto , suspenso da iniciativa motora.

Para DUPR, no se deve fazer diagnstico de debilidade motora se apenas um desses aspectos estiver presente. Os estigmas da debilidade motora s so vlidos pela sua associao, pois trata-se de um conjunto polimorfo que atinge de modo desigual, em extenso e em profundidade, os diferentes campos: psquico, motor, sensorial e sensitivo. No estudo do tnus permanente, AJURIAGUERRA distinguiu dois componentes, a extensibilidade e o balanceio, tambm chamado por ele de passividade. As crianas menos extensveis se mantm em p e andam mais cedo que as hiperextensveis. Por outro lado, parece existir uma correlao entre a hiperextensibilidade e a preenso, isto , nos mais extensveis a preenso mais precoce. AJURIAGUERRA conclui dizendo que a possibilidade de fazer balanar um segmento de membro no depende apenas de uma evoluo gentica. Na criana, depende tambm do desenvolvimento de sua personalidade, de sua maturao emotivoafetiva e dos componentes tipolgicos.

Quanto ao estudo das sincinesias, AJURIAGUERRA analisa-as do ponto de vista clnico, classificando-as em dois tipos: a) Sincinesia de difuso tnica ou de retesamento generalizado; b) Sincinesia de difuso tnico cintica, isto , imitativa do movimento. ) O autor conclui que os dois tipos de sincinesias estudados parecem no ter o mesmo significado. As sincinesias tnico-cinticas esto ligadas aos estados genticos sucessivos, isto , desaparecem pouco a pouco durante a evoluo; as sincinesias tnicas existem em todas as idades em um certo nmero de indivduos, apesar de nos e referir ao que isto representa e quais suas origens. ) AJURIAGUERRA ainda afirma que as sincinesias tnicas esto associadas PARATONIA, por provocarem tenses tnicas sempre propcias a uma difuso do movimento. No entanto, concluiu-se que seus estudos so contraditrios em relao PARATONIA, ou ela no est claramente definida.

QUIRS & SCHRAGER definem a PARATONIA como a dificuldade para passar da contrao ao relaxamento. Para MENDES & FONSECA, uma perturbao do tnus muscular observada nos dbeis e consistindo principalmente numa dificuldade do relaxamento voluntrio da musculatura que se trata demais uma incapacidade maior ou menor do que uma anomalia do tnus muscular. Estas duas variveis da evoluo do comportamento psicomotor da criana parecem ter origens diferentes, uma se referindo ao ato involuntrio (paratonia) e, a outra, ao ato involuntrio (sincinesia). AJURIAGUERRA afirma que o desenvovlimento do tnus e da motricidade do so confundidos intimamente com o desenvolvimento emocional, o desenvolvimento da orientao, do gesto e da linguagem, ficando evidente que no so estes desenvolvimentos que so psicomotores, mas que suas expresses podem ser psicomotoras.

A Paratonia, para AJURIAGUERRA, se apresenta como um bloco homogneo e descrita em diversos tipos: Paratonia normal da criana em idade precoce; Paratonia como distrbio do desenvolvimento dos sistemas do arcabouo motor, isto , maturao tardia, atraso global do desenvolvimento motor e da linguagem, acanhamento, etc., vivenciando como coao. Paratonia subnormal da situao, em geral transitria; Paratonia subnormal de prestncia, na qual encontramos a limitao individual dos contatos afetivos, neste caso, a motricidade sendo vivenciada como uma luta. Na realidade, qualquer que seja o tipo de paratonia de que a criana seja portadora, esta sofrer influncias que se refletiro em dois planos: na capacidade de inibio voluntria; Na capacidade de descontrao.

MTODOS DE DESCONTRAO
Os modernos mtodos de descontrao representam, na sua essncia, duas grandes correntes cientficas: Mtodos analticos de origem fisiolgica, que visam o plano fisiolgico de descontrao, capitaneados por E. JACOBSON. Caracteriza-se por uma tomada de conscincia da contrao e do relaxamento muscular, com educao progressiva de sequncias contrao-descontrao, ou seja, TENSO-RELAXAMENTO. Mtodos globais de origem psicoteraputica, apoiada no mtodo de J. H. SCHULTZ. Tem um enfoque psicopedaggico procedente da teoria da hipnose mdica dos psicoterapeutas francesas e alemes do fim do sculo XIX, onde considerado o processo de um modo sinttico e global, situando em primeiro plano o aspecto da concentrao.

MTODO ANALTICO resultado de trabalhos sobre fisiologia do sistema muscular; A descontrao muscular experimentalmente controlada acompanhada de um repouso mental correspondente, isto , o exerccio de descontrao permite a obteno de calma e domnio psquico; JACOBSON sustenta seu trabalho, inicialmente, no trabalho de descontrao diferencial em que utilizada a CONTRAO seguida do RELAXAMENTO do segmento corporal; A etapa onde o exerccio de contrao apenas uma fase de preparao, tem o objetivo de aperfeioar o sentido muscular, devendo o indivduo, pela continuao, conseguir a descontrao sem a contrao anterior. Quando a sensao de contrao se manifesta, d-se ao indivduo a indicao de fazer simplesmente o contrrio do que deve fazer, quer dizer, o de no o fazer. A descontrao determina o no agir, que no implica qualquer esforo.

MTODOS GLOBAIS Utilizam tcnicas de descontrao como ponto de partida mental e consideram a descontrao muscular e visual como um meio, ou seja, um ponto de apoio para obter um relaxamento psicolgico, um repouso mental. BOUSINGEN considera que o mtodo de SCHULTZ historicamente o primeiro e que todos os outros mtodos psicofisiolgicos derivam dele diretamente e divergem apenas em algumas modificaes tcnicas ou em maneiras diferentes de encarar a relao interindividual. O autor resume o mtodo do treinamento autgeno de SCHULTZ, dizendo que o mesmo compreende um ciclo inferior composto de seis exerccios, exercendo-se a descontrao concentrativa sucessivamente, em seis etapas: os msculos, o sistema vascular, o corao,a respirao,os rgos abdominais e a cabea. Um ciclo superior aproxima-se das tcnicas da psicoterapia profunda.

No ciclo inferior, destacam-se as seguintes etapas: Inicialmente, a ATITUDE GERAL DO INDIVDUO, isto os exerccios devem ser realizados em condies apropriadas; Em seguida, fechar os olhos para favorecer a concentrao, induo calma, sem movimento e sem falar; Depois a experincia do peso, ou seja, o exerccio propriamente dito, onde o paciente no realiza nenhum movimento, seu esforo ser apenas pensar; A etapa seguinte a experincia do calor; Segue-se a etapa do exerccio cardaco, onde o paciente levado a sentir seus batimentos cardacos. O controle respiratrio ser objetivo do exerccio seguinte, isto , o paciente deve respeitar o ritmo respiratrio normal, sem tentar modific-lo; Regulao dos rgos abdominais, onde o paciente concentra-se na regio epigstrica (sempre aps ter efetuado os exerccios anteriores), concentrando-se na seguinte determinao: o meu plexo solar est muito quente.

Regime especial da cabea,onde se submeter a esfera ceflica a um regime especial.Com o auxlio da frase-chave a minha testa est agradavelmente fresca, se trar uma sensao descongestiva e refrescante regio da fronte. Ao final desta aprendizagem (de 06 a 10 meses em mdia) o indivduo adquiriu uma capacidade de relaxao fisiolgica que e manifesta no domnio mental por uma sensao de calma interior. O ciclo superior vem depois da fase de domnio dos exerccios regulares, e consiste em levar o indivduo ao mundo profundo e inconsciente, sendo que sua aplicao somente deve ser feita por pessoas especializadas nestas tcnicas. Em sntese, o mtodo do treinamento autgeno , sobretudo, uma auto-hipnose segundo BOUSINGEN, provocada por modificaes voluntrias do estado tnico, associados a uma concentrao da conscincia e do trabalho imaginativo sobre certas cinestesias particularmente escolhidas.

As diferentes correntes dos mtodos de descontrao tm objetivos comuns, como: 1. Buscam atravs de suas tcnicas a descontrao muscular e o relaxamento psquico; 2. Provocam resultados de reestruturao do esquema corporal. . Para LE CAMUS, as prticas psicomotoras possuem uma identidade que se inscrevem na lgica informacional e ordenamse em torno de duas polaridades: a) As prticas corporais de impresso, onde alinham-se aquelas com finalidades educativas, reeducativas, formativas e teraputicas, solicitando prioritariamente nossas capacidades de captao, recepo, distribuio, tratamento e estocagem das informaes oriundas do prprio corpo ou do meio ambiente; b) As prticas corporais de expresso, tambm com as mesmas finalidades, solicitam prioritariamente nossas capacidades de liberao emocional, de comunicao com os demais e tambm de criao, pela entrada em jogo do corpo real.

As atividades referentes aos exerccios de descontrao, que realizamos com crianas hiperativas, no constituem um trabalho especial, pois as mesmas esto inseridas em classes normais de aprendizagem, mas sim enfatizando os exerccios nos grupos onde aquele tipo de comportamento se manifesta. Vale ressaltar que os resultados so lentos, mas estes mtodos so um elemento pedaggico valioso.

CLASSIFICAO DOS EXERCCIOS DE DESCONTRAO


A maioria das classificaes so originrias dos mtodos globais e analticos de relaxao, e tambm so de ordem pedaggica, baseadas na descontrao do corpo como um todo, com o objetivo de levar o indivduo diminuio da tenso psquica e muscular. A educao psicomotora deve buscar, atravs de sua ao pedaggica, uma melhor adaptao da criana ao meio escolar, principalmente no desenvolvimento de possibilidades que iro constituir pr-requisitos s aprendizagens cognitivas. Os exerccios de descontrao podem ser teis para o aprimoramento do sistema sensrio-motor da criana em desenvolvimento. VAYER utiliza o termo relaxao para se referir descontrao, sendo esta uma varivel do desenvolvimento psicomotor.

VAYER classifica os exerccios de relaxao em dois grupos: 1) Exerccios de relaxamento global ) exerccios de descobrimento de si; ) exerccios de conscincia de si; ) exerccios de controle de si. 2) Exerccios de relaxamento e mobilizaes segmentares ) exerccios de descoberta e independncia dos elementos corporais; ) exerccios de conscincia possibilidades de ao; dos elementos corporais e suas

) exerccios de controle dos elementos corporais e de suas aes. ) Para VAYER, os exerccios de descontrao total permitem o descondicionamento, ou seja, o relaxamento da influncia da funo tnica sobre a funo motilidade, a conscincia dos elementos corporais e, finalmente, o equilbrio psicotnico, que a condio para o equilbrio emocional das crianas.

Quanto aos exerccios de relaxamento e mobilizaes segmentares, eles auxiliam a criana a adquirir a independncia brao-perna, a independncia direita-esquerda e a coordenao das diferentes aes segmentares. Esta classificao baseia-se no princpio do mtodo de JACBSON, no qual os exerccios de relaxamento global referem-se a uma ao seguida de imobilidade e, os exerccios de relaxamento segmentar, busca dos movimentos passivos que se destinam independncia de segmento por segmento, pela ao dos mesmos. A metodologia dos exerccios de descontrao com crianas deve buscar o equilbrio entre o fisiolgico e o mental, ou seja, devem-se utilizar atividades que, inicialmente, provoquem a descontrao segmentar e, posteriormente, procurem atingir um estado de imobilidade onde os aspectos mentais se sobreponham ao fisiolgico. Para finalizar a sesso, voltar s atividades que busquem a mobilidade consciente de segmento por segmento.

DIDTICA DE APLICAO DOS EXERCCIOS


A didtica deve ser dinmica, renovar-se constantemente em funo dos grupos e das atividades com que nos deparamos nas tarefas docentes. Os professores que trabalham com crianas precisam buscar alternativas novas n a organizao de sua tarefa docente, para sarem do marasmo em que se encontra o ensino no momento atual. Segundo LAPIERRE & AUCOUTURIER, toda pedagogia que no se renova, esclerosa-se rapidamente, e as inovaes cedo perdem-se numa rotina mais ou menos disfarada, na segurana do j feito, na facilidade do previsto, que justamente protegem da inovao. Quanto mais o professor aumenta o seu conhecimento, mais ele acredita no que realiza.

Quando se aborda a didtica dos exerccios de descontrao, no se pode isol-los do universo maior que a educao psicomotora como um todo. No uma bateria de testes de coordenao, de equilbrio, etc., que ir determinar o desenvolvimento psicomotor da criana. Na verdade, fatores relacionais de aceitao e participao nas tarefas dirias sobrepem-se aos fatores funcionais, na medida em que se crie um clima onde a experincia vivida com o corpo se encontre numa situao de espontaneidade e criatividade. Numa primeira abordagem, os exerccios de descontrao devem ser calmantes, aplicados ao final das aulas de educao psicomotora e realizados com crianas na fase pr-escolar e nas sries iniciais. Numa segunda abordagem, caso haja no nmero considervel de hiperativos, descontrao segmentar no incio das calmantes, para depois iniciar a parte mais com a descontrao novamente. grupo de crianas um deve-se trabalhar a aulas com atividades ativa e ao final encerar

POSIES DE PARTIDA NOS EXERCCIOS DE DESCONTRAO


As posies mais recomendveis so aquelas que colocam o indivduo na situao mais cmoda possvel. Dessa forma, a posio mais recomendvel a deitada, em contato com o solo, visto que tambm possibilita uma sensao agradvel. Deve-se ter o cuidado de no tornar os exerccios esteretipos, o que faz com que percam sua originalidade. Em caso de espaos inadequados para que a criana deite-se no cho, utiliza-se a posio sentada considerando que o importante que o exerccio de descontrao deve ser realizado. Se o professor no tiver um espao para realizar esses exerccios de descontrao, sugere-se que ele leve as crianas para a sala uns 10 min. antes de encerrar a parte ativa e faa a descontrao com as crianas sentadas nas cadeiras.

DURAO DOS EXERCCIOS DE DESCONTRAO


Ao se iniciar um trabalho de Educao Psicomotora, deve-se realizar o exerccio de descontrao com uma durao de dez a vinte segundos de imobilidade e ir aumentando a durao gradativamente no decorrer das sesses. A progresso pedaggica que levar ao controle total sobre o corpo. O trabalho deve se desenvolver em pequenas doses, no a durao de tempo na imobilidade, em determinados exerccios, que caracteriza a qualidade do trabalho, mas, sim, a sua continuidade.

Vous aimerez peut-être aussi