Vous êtes sur la page 1sur 13

DEFINIO: aquele que se verifica no percurso da residncia para o local de trabalho ou deste para aquela, ainda que fora

a do local e do horrio de trabalho e independente do meio de locomoo utilizado pelo trabalhador.

O Acidente de Trajeto uma interpretao da lei. Essa interpretao veiopara equipar acidente de trabalho ao do trajeto. A legislao referente est na Lei 8.213/91, Artigo 21 letra D.

O empregado saiu de casa para o trabalho, mas como estava adiantado resolveu passar antes na casa da namorada que fica em outro trajeto, na ida sofre um acidente. No ser caracterizado como acidente de trabalho j que ele estava fora do percurso.

No entanto, se ele desviar algumas quadras apenas, pra passar numa padaria, por exemplo, e sofrer o acidente, ser acidente de trabalho.

Como

acidente deve ocorrer no trajeto tambm no se encaixa o acidente sofrido na residncia do empregado mesmo que seja saindo ou chegando do trabalho, quer dizer: abriu o porto e escorregou numa casca de bananas, caiu e se machucou, estava em casa, portanto no acidente de trabalho. Se tivesse acontecido a mesma cena na rua, seria considerado um acidente de trabalho.

No enquadrado em acidente de trajeto o tipo de acidente que o trabalhador para no meio do trajeto para tomar um aperitivo. Exemplo: Fratura aps briga que ocorreu em um bar no trajeto de casa para o trabalho.

Pesquisas mostram que as ms condies das vias pblicas e dos veculos vm contribuindo cada vez mais com as tristes estatsticas de acidentes de trnsito, embora o fator humano (motoristas e pedestres) ainda seja a causa mais comum.

CONSEQUNCIAS:
Leso; Dor; Aborrecimento; Afastamento; Problemas psicolgicos; Perda de Membros; Morte.

ACIDENTES MAIS COMUM:

Quedas;
Tores; Contuses;

Atropelamento;
Colises e outros incidentes registrados fora dos limites das empresas.

aquele que ocorre no local de trabalho, que o trabalho foi o que determinou a leso ou at o bito.

Exemplo: Motorista de nibus que sofre fratura no crnio em conseqncia de acidente de transito, ocorrido durante o transporte de passageiros.

No caracterizado como acidente tpico: Contuso no brao aps agresso por motivos passionais dentro da empresa.

Mais de um tero dos acidentes de trnsito que ocorreram no Brasil em 2010 foram computados como acidentes de trabalho. Das 252 mil pessoas envolvidas em acidentes de trnsito, 94.789 foram registradas pela Previdncia Social como vtimas de acidentes de trajeto

Jurisprudncia um termo jurdico, que significa conjunto das decises e interpretaes das leis e uma palavra originria do latim. CASE 1 CASE 2 CASE 3

Mais vale perder um minuto na vida

do que perder a vida em um minuto! "

Vous aimerez peut-être aussi