Vous êtes sur la page 1sur 14

MODELO DE REFERNCIA OSI

RAUL DIAZ ROSAS

INTRODUO
Durante as ltimas duas dcadas, houve um grande aumento na quantidade e no tamanho das redes. Vrias redes, no entanto, foram criadas atravs de implementaes diferentes de hardware e de software. Como resultado, muitas redes eram incompatveis, e a comunicao entre redes com diferentes especificaes tornou-se difcil. Para tratar desse problema, a International Organization for Standardization (ISO) realizou uma pesquisa sobre vrios esquemas de rede. A ISO reconheceu a necessidade da criao de um modelo de rede para ajudar os desenvolvedores a implementar redes que poderiam comunicar-se e trabalhar juntas (interoperabilidade). Assim, a ISO lanou em 1984 o modelo de referncia OSI.

OSI oferece suporte aos novos padres de rede. Alm disso, voc acompanhar o caminho percorrido pelas informaes, ou dados, desde os programas aplicativos (como planilhas), atravs de um meio de rede (por exemplo, cabos), at os programas aplicativos localizados em outros computadores de uma rede

PROTOCOLOS
Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem at um destino, atravs de uma rede, importante que todos os dispositivos da rede usem a mesma linguagem, ou protocolo. Um protocolo um conjunto de regras que tornam mais eficiente a comunicao em uma rede

FUNCIONALIDADE OSI
O modelo de referncia OSI permite que voc visualize as funes de rede que acontecem em cada camada. Sobretudo, o modelo de referncia OSI uma estrutura que voc pode usar para entender como as informaes trafegam atravs de uma rede. Alm disso, voc pode usar o modelo de referncia OSI para visualizar como as informaes, ou pacotes de dados, trafegam desde os programas aplicativos (por exemplo, planilhas, documentos, etc.), atravs de um meio de rede (como cabos, etc.), at outros programas aplicativos localizados em um outro computador de uma rede, mesmo se o remetente e o destinatrio tiverem tipos diferentes de meios de rede

PORQUE UM MODELO EM CAMADAS?

CAMADA 7: APLICAO
Camada 7: A camada de aplicao A camada de aplicao a camada OSI mais prxima do usurio; ela fornece servios de rede aos aplicativos do usurio. Ela se diferencia das outras por no fornecer servios a nenhuma outra camada OSI, mas apenas a aplicativos fora do modelo OSI.

CAMADA 6: APRESENTAO
Camada 6: A camada de apresentao A camada de apresentao assegura que a informao emitida pela camada de aplicao de um sistema seja legvel para a camada de aplicao de outro sistema. Se necessrio, a camada de apresentao faz a converso de vrios formatos de dados usando um formato comum. Se voc quiser pensar na camada 6 com o mnimo de palavras, pense em um formato de dados comum.

CAMADA 5: SESSO
Camada 5: A camada de sesso A camada de sesso, como est implcito no nome, estabelece, gerencia e termina sesses entre dois hosts que se comunicam. A camada de sesso fornece seus servios camada de apresentao. Ela tambm sincroniza o dilogo entre as camadas de apresentao dos dois hosts e gerencia a troca de dados entre eles. Alm da regulamentao bsica das sesses, a camada de sesso oferece recursos para a transferncia eficiente de dados, classe de servio e relatrios de exceo de problemas da camada de sesso, da camada de apresentao e da camada de aplicao. Para definir em poucas palavras a camada 5, pense em dilogos e conversaes

CAMADA 4: TRANSPORTE
Camada 4: A camada de transporte A camada de transporte segmenta os dados do sistema host que est enviando e monta os dados novamente em uma seqncia de dados no sistema host que est recebendo. O limite entre a camada de transporte e a camada de sesso pode ser comparado ao limite entre os protocolos de aplicativos e os protocolos de fluxo de dados. Enquanto as camadas de aplicao, de apresentao e de sesso esto relacionadas a problemas de aplicativos, as quatro camadas inferiores esto relacionadas a problemas de transporte de dados.

CAMADA 3: REDE
Camada 3: A camada de rede A camada de rede uma camada complexa que fornece conectividade e seleo de caminhos entre dois sistemas hosts que podem estar localizados em redes geograficamente separadas. Se voc desejar lembrar da camada 3 com o menor nmero de palavras possvel, pense em seleo de caminhos, roteamento e endereamento.

Camada 2: A camada de enlace de dados A camada de enlace fornece trnsito confivel de dados atravs de um link fsico. Fazendo isso, a camada de enlace trata do endereamento fsico (em oposio ao endereamento lgico), da topologia de rede, do acesso rede, da notificao de erro, da entrega ordenada de quadros e do controle de fluxo. Se voc desejar se lembrar da camada 2 com o mnimo de palavras possvel, pense em quadros e controle de acesso ao meio.

Camada 1: A camada fsica A camada fsica define as especificaes eltricas, mecnicas, funcionais e de procedimentos para ativar, manter e desativar o link fsico entre sistemas finais. Caractersticas como nveis de voltagem, temporizao de alteraes de voltagem, taxas de dados fsicos, distncias mximas de transmisso, conectores fsicos e outros atributos similares so definidas pelas especificaes da camada fsica. Para definir em poucas palavras a camada 1, pense em sinais e meios.

Vous aimerez peut-être aussi