Vous êtes sur la page 1sur 21

O Homem a caminho da Dominao:

- O Surgimento da Linguagem

O processo evolutivo e o surgimento da linguagem


O processo evolutivo da espcie humana, ficou marcado em seus primrdios pelas relevantes mudanas fisiolgicas de seus ancestrais, como por exemplo a mudana na forma de locomoo e o uso das mos. Sendo assim, com desenvolvimento do crebro destes ancestrais neste processo, passou-se a observar com mais relevncia a manifestao de caractersticas intelectuais para determinar os graus de evoluo da espcie, tais como a utilizao de ferramentas, tcnicas mais avanadas de caa entre outros hbitos fruto de um maior grau de inteligncia desenvolvido ao longo do tempo. Neste sentido, a anlise do complexo processo evolutivo a partir dos ancestrais humanos, que permite a observao das primeiras manifestaes do desenvolvimento da linguagem e das noes de cultura.

Com o maior grau de intelecto da espcie e a intensificao das relaes humanas no decorrer do tempo, foi possvel o desenvolvimento de smbolos universais, manifestados de forma abstrata mas que so capazes de traduzir uma mensagem interpretvel por um semelhante, sendo est a prpria manifestao da cultura.

Neste contexto, evidenciado que o desenvolvimento da linguagem representa a manifestao da vontade/necessidade do ser humano em se relacionar com seus semelhantes e transpor suas experincias com o meio ambiente. Hbitos que at ento nenhum outro animal havia sido capaz de realizar, pelo menos no de modo consciente como os ancestrais homindeos o fizeram.

H diversas teorias a respeito do perodo do surgimento da linguagem, dentre elas destaca-se a teoria que defende que com a gradual modificao fsica da estrutura do crnio dos homindeos, foi possvel o desenvolvimento do crebro de forma gradual e posteriormente o desenvolvimento das linguagens.

Como a linguagem se manifestaria ? H tambm teorias que defendem as ideias de que inicialmente a linguagem se manifestariam atravs de gestos, desenhos, e pela a classificao das coisas com um determinado som, podendo inclusive se relacionarem entre si.
Fatores que foram potencializados por uma maior convivncia em grupos destes humanides, criando redes sociais e favorecendo o surgimento da cultura.

Homem deixou de olhar para o cho e passou a olhar as estrelas Hominideos 1 australopitecos Ficou em p 2 Homo Habilis (menos peso, mais inteligente e postura carnivoro, habilis). 3- Homo erectus Postura mais ereta, menos plos, mais inteligente e domnio do fogo Homem de Neandertal mias forte, condicionado ao frio, mais adaptvel a condies adversas Homem sapiens sapiens mais fraco porm com grau de intelecto maior, relaes sociais mais intensas. Aspectos fsicos que possibilitaram a fonao e uma melhor coordenao dos sons emitidos Aspectos neurais possibilitam interpretar gestos e reconhecer sons com significados

O CREBRO HUMANO (fatores que desenvolveram a mente dos homindeos) CANIBALISMO (de necessidade e vcio doena)

Natureza, proibio de incesto e reciprocidade e Dominao da natureza


Quarta tarefa do desenvolvimento humano: Elaborao de instrumentos. Os primeiros instrumentos esto ligados caa e pesca. A dialtica do homem com a natureza impe-lhe a elaborao de novos instrumentos. Em meio a tantos problemas: Surge no homem a criatividade e o trabalho. Preo da Sobrevivencia: dominao da natureza, tirando dela os meios de vida. O homem no apenas serve dos meios naturais colocados sua disposio, mas pode em vez de se adaptar a ela, adapt-la a ele. Ex: Agricultura.

caa e a pesca junta-se a agricultura;

A fiao e a tecelagem, elaborao de metais;


A olaria e a navegao; Surge o comrcio e os ofcios; As artes e as cincias; Das tribos saram as Naes Estados. Nesses primeiros passos da criao da civilizao aparece o Direito e a Poltica.

Reflexos fantstico das coisas no crebro do homem: a Religio.

O homem cria a Civilizao: mas no de forma nica.

Estado no caracterstica, nem desejvel em sociedade


primrias. A Religio, no sentido moderno de seitas e igrejas, era dispensvel pelos indgenas. O misticismo e a religiosidades nessas sociedades primrias devem-

se a incompreenso das foras da natureza. Tinha funes


motivacionais da existncia humana e sua relao com as foras da natureza. Simbolismo e valores das sociedades primrias ainda esto ligados a essas foras naturais.

O necessrio para esses povos era a obedincia as leis da


natureza. Valores se consolidam formando culturas diferenciadas e complexas. Esses do origem a alguns tabus, como: incesto.

Na incompreenso da prpria reproduo: o homem


partilha com os outros, doando seus filhos para se acasalarem. Mesma tipo de doao que ocorreu com o fogo, quando no se conhecia sua origem e produo.

Pensamento, existncia e dominao:


O pensamento comea quando o homem deixa de perceber o trabalho como fundador da sua humanizao e passa a perceber e interpretar o mundo atravs da razo, que o idealismo. Esquece-se do esforo real que pelo trabalho lhes desenvolveu a mo livre, o aparelho vocal e o prprio crebro, que o materialismo, para privilegiar o pensamento sobre a vida real.

Com o desenvolvimento cerebral, que foi uma das etapas da evoluo humana, seria natural que o pensar e o agir se manifestassem como uma dualidade nica. Porm, o que foi observado, e o que acontece nas sociedades modernas, uma supremacia do pensar em relao ao agir. E, como consequncia, do entender, do aprender sobre o executar. E tambm, do poder dos que pensam sobre aqueles que executam o que alguns pensam.

O ser humano est condenado a racionalizar, a pensar as aes que lhe promovem a sobrevivncia. Isso nos ajuda a enfrentar as adversidades que encontremos pelo mundo, dessa forma, forando-nos a pensar antes de agir. E, mesmo quando agimos antecipadamente, por consequncia, j estamos pensando nas novas adversidades; pois, a cada soluo, surge uma nova necessidade. Ou seja, quando se pensa antes de agir o faz pela ideologia e poder. Quando se age antes de pensar o faz pela necessidade.

Ao longo do nosso processo civilizatrio, os meios e as formas de trabalho se modificaram, modificando tambm as relaes sociais e as demais relaes gerais. Esse conjunto de foras produtivas e relaes sociais de produo denominou-se Modo de Produo (Karl Marx), que entende que o trabalho no apenas um processo do homem com a natureza, mas tambm supe uma forma de sociedade. A histria da nossa civilizao acompanhada por modos de produes diferentes, mas com algo em comum: a dominao da concepo sobre a execuo, a explorao do trabalho de muitos e a expropriao do produto desse trabalho por poucos.

Exemplos de dominao: Idade Antiga escravos e senhores Idade Mdia vassalos e plebeus; nobres e prncipes Idade Moderna assalariados e proprietrios; dirigentes e trabalhadores

Nas sociedades menos diferenciadas, esse tipo de diviso aparece de forma menos acintosa. Se existe algum tipo de dominao, expropriao e explorao foi em sociedades com algum grau de tecnologia produtiva. Exemplo: nos imprios dos Incas e dos Maias

Vous aimerez peut-être aussi