Vous êtes sur la page 1sur 24

O ILUMINISMO: A razo em busca de liberdade A expanso capitalista, a partir do desenvolvimento da Revoluo industrial dos sculos XVII e XVIII foi

acompanhada da crescente ascenso social burguesa e sua tomada de conscincia como classe social; o racionalismo imperando na Europa, confiante de que a razo era o principal instrumento do homem para enfrentar os desafios e equacionar os problemas que o rodeavam; e o sucesso da cincia em campos como qumica, fsica e matemtica inspiravam filsofos de todas as partes. Surge talvez um novo mito: a idia de progresso, disseminando a crena de que a razo, a cincia e a tecnologia tinham condies de impulsionar o trem da histria numa marcha contnua em direo verdade e ao progresso humano.

Paralelamente, desenvolveu-se um pensamento que culminaria no movimento cultural do sculo XVIII denominado Iluminismo - Ilustrao ou Filosofia das Luzes. INSTRUO Principais Pensadores Iluministas VOLTAIRE - ROUSSEAU ADAM SMITH KANT

FOTOSIMAGENS.NET

VOLTAIRE (1694-1778) O poeta, dramaturgo e filsofo francs FranoisMarie Arouet, de pseudnimo Voltaire, foi um dentre muitas figuras do Iluminismo - juntamente com John Locke e Thomas Hobbes cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revoluo Francesa quanto da Americana. Com seu estilo literrio irnico e vibrante, destacouse pelas crticas que fez prepotncia dos poderosos, ao clero catlico e intolerncia religiosa, a intolerncia de opinio etc. Concordava, entretanto, com certa necessidade social da crena em Deus. Por isso, chegou a dizer que se Deus no existisse seria preciso invent-lo.

Em termos polticos, no foi propriamente um democrata, mas defensor de uma monarquia respeitadora das liberdades individuais, governada por um soberano esclarecido. Tornou-se marcante sua posio em defesa da liberdade de pensamento, atravs da clebre frase: Posso no concordar com nenhuma das palavras que voc diz, mas defenderei at a morte o direito de voc diz-las. Alm de apoiar a liberdade de expresso, Voltaire tambm defendia a criao de leis para todos da populao. Atacou com veemncia todos os abusos praticados pelo Antigo Regime. Tinha a viso de que no importava o tamanho de um monarca, deveria, antes de punir um servo, passar por todos os processos legais, e s ento executar a pena, se assim consentido por lei.

Defendia a submisso ao domnio da lei, baseava-se na convico de que o poder devia ser exercido de maneira racional e benfica. Por ter convivido com a liberdade inglesa, no acreditava que um governo e um Estado ideais, justos e tolerantes fossem utpicos. No era um democrata, e acreditava que as pessoas comuns estavam curvadas ao fanatismo e superstio. Para ele, a sociedade deveria ser reformada mediante o progresso da razo e o incentivo cincia e tecnologia. Assim, Voltaire transformou-se num perseguidor cido dos dogmas, sobretudo os da Igreja catlica.

JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-1778) Frana


Destacamos dentre suas vrias obras Do contrato social, na qual expe a tese de que o soberano deve conduzir o Estado segundo a vontade geral de seu povo, sempre tendo em vista o atendimento do bem comum. Somente esse Estado, de bases democrticas, teria condies de oferecer a todos os cidados um regime de igualdade jurdica. Faz inmeros elogios liberdade de que desfrutava o selvagem, na pureza do seu estado natural, contrapondo-o falsidade e ao artificialismo do homem civilizado. Foi dessas idias que nasceu o mito do bom selvagem.

E o Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, na qual glorifica os valores da vida natural e ataca a corrupo, a avareza e os vcios da sociedade civilizada. Rousseau tomou-se clebre como defensor da pequena burguesia e inspirador dos ideais que estariam presentes na Revoluo Francesa (Igualdade, Fraternidade e Liberdade)

ADAM SMITH (1723-1790) Esccia Foi o principal representante do liberalismo econmico e autor do Ensaio sobre a riqueza das naes. Criticou a poltica mercantilista, baseada na interveno e regulamentao excessiva do Estado na vida econmica. Para ele, a economia deveria ser dirigida pelo jogo livre da oferta e da procura de mercado. O mercado se auto-regularia, dando conta das necessidades sociais, desde que deixado em paz consigo mesmo. De certo modo, as teses de Smith so tambm produto da crena geral iluminista, do triunfo da racionalidade e da ordem sobre o arbtrio e o caos, desde que as pessoas possam agir com liberdade social, no caso, liberdade econmica. Segundo Smith, o trabalho em geral representa a verdadeira fonte de riqueza para as naes, devendo ser conduzido pela livre iniciativa dos particulares.

IMMANUEL KANT (1724-1804) Alemanha O TRIBUNAL DA RAZO 4 questes: O que posso saber? Como devo agir? O que posso esperar? O que ser humano? O processo de ilustrao- processo de instruo (momento em que o ser humano cresce e amadurece) possibilita ao homem se guiar por sua prpria razo, sem se enganar pelas crenas, tradies e opinies alheias -MAIORIDADE HUMANA, se torna consciente, autnomo para fundamentar a sua prpria maneira de agir. A partir deste momento o ser humano dotado de razo e liberdade, condies necessrias para o conhecimento. Crtica da razo pura.

algarve-reporter.blogspot.com

Blogdofavre.ig.com.br

Allposters.com.br

ufmg.br

- Tipos de conhecimento:
1- O conhecimento emprico (a posteriori) se refere aos dados fornecidos pelos sentidos, que posterior experincia. Exemplo: a afirmao Este livro tem a capa azul. Para fazer essa afirmao, foi necessrio ter primeiro a experincia de ver o livro e assim conhecer a sua cor; portanto, trata-se de um conhecimento posterior experincia;

mitsudiz.wordpress.com

Administrando.net

e-vainavolta.blogspot.com

2- O conhecimento puro (a priori) - no depende de quaisquer dados dos sentidos, anterior experincia, nascendo puramente de uma operao racional. Exemplo: a afirmao Duas linhas paralelas jamais se encontram no espao. Essa afirmao (juzo) no se refere a esta ou quela linha paralela, mas a todas. Constitui, um conhecimento universal. Alm disso, uma afirmao que, para ser vlida, no depende de nenhuma condio especfica. Trata-se, portanto, de um conhecimento necessrio.

Cadeira definio - conceito geral modalidade tempo espao 1. Assento de costas para uma pessoa s. 2. Disciplina que se ensina numa aula. 3. Cargo de professor. 4. Jurisdio ou dignidade eclesistica.

Cadeiras quantidade qualidade - relao


5. Conjunto dos quadris e ancas.

- Tipos de juzo (julgamento, avaliao)

1- Juzo analtico - aquele em que o predicado j est contido no conceito do sujeito. Ou seja, basta analisar o sujeito para deduzir o predicado. Exemplo: a afirmao O quadrado tem quatro lados. Analisando o sujeito da afirmao, quadrado, deduzimos necessariamente o predicado: tem quatro lados. Kant tambm chamava os juzos analticos de juzos de elucidao, pois o predicado simplesmente elucida algo que j estava contido no conceito do sujeito.

2- Juzo sinttico - aquele em que o predicado no est contido no conceito do sujeito. Nesses juzos, acrescenta-se ao sujeito o algo de novo, que o predicado. Assim, os juzos sintticos enriquecem nossas informaes e ampliam o conhecimento, por isso, Kant tambm os denominava juzo de ampliao. Exemplo: a afirmao Os corpos se movimentam. Por mais que analisemos o conceito corpo (sujeito), no extrairemos dele a informao representada pelo predicado se movimentam.

Analisando o valor de cada juzo, Kant distingue trs categorias: 1- Juzo analtico - como no exemplo da afirmao O quadrado tem quatro lados, um juzo universal e necessrio, mas serve apenas para tomar mais claro, para elucidar ou explicitar aquilo que j se conhece do sujeito. Ou seja, a rigor, apenas importante para se chegar clareza do conceito j existente, mas no conduz a conhecimentos novos;

2- Juzo sinttico a posteriori - como no exemplo da afirmao Este livro verde, amplia o conhecimento sobre o sujeito, mas sua validade est sempre condicionada ao tempo e ao espao em que se d a experincia e, portanto, no constitui um juzo universal e necessrio; 3- Juzo sinttico a prior - como no exemplo da afirmao A linha reta o menor caminho entre dois pontos, e em outras da Matemtica e da Geometria, acrescenta informaes novas ao sujeito, possibilitando uma ampliao do conhecimento. E como no est limitado pela experincia, um juzo universal e necessrio. Por isso, segundo Kant, o juzo mais importante.

Estruturas do sentir e conhecer Kant buscou saber como o sujeito a priori, isto , o sujeito antes de qualquer experincia. Concluiu que existem no ser humano certas estruturas que possibilitam a experincia (as formas a priori da sensibilidade) e determinam o entendimento (as formas a priori do entendimento). Vejamos:

1- Formas a priori da sensibilidade - so o tempo e o espao, que percebemos e representamos a realidade sempre no tempo e no espao. Essas noes so intuies puras, existem como estruturas bsicas na nossa sensibilidade e so elas que permitem a experincia sensorial.

viaterra.org.br

criticaehistoria.blogspot.com

2- Formas a priori do entendimento - de forma semelhante, os dados que so captados por nossa sensibilidade so organizados pelo entendimento de acordo com certas categorias. As categorias so conceitos puros existentes a priori no entendimento, tais como o conceito de causa, necessidade, dever, relao e outros, que serviro de base para a emisso de juzos sobre a realidade.

O conhecimento seria o resultado de uma interao entre o sujeito que conhece (de acordo com suas prprias estruturas a priori) e o objeto conhecido. Isso significa que no conhecemos as coisas em si mesmas o numeno (o ser em si), como elas so independentes de ns. S conhecemos as coisas tal como as percebemos (o ser para ns), os fenmenos possibilidade de racionalisar, as coisas so conhecidas de acordo com as nossas prprias estruturas mentais.

VERSTANDT - INFORMAO

X
VERNUNFT ENTENDIMENTO REFLEXO

CONHECIMENTO DO EU

IDEIAS NECESSRIAS

CATEGORIAS OU CONCEITOS

INTUIO PURAS

Alma
Mundo

Quantidade
Qualidade

Espao
Tempo

COISA Dados da EM Sensibilidade SI

Deus

Relao Modalidade

SENSAES

EU EMPRICO

http://sitededicas.uol.com.br/desafio_super_memoria.htm

Vous aimerez peut-être aussi