Vous êtes sur la page 1sur 18

Diagnstico laboratorial para doenas causadas por protozorios sanguneos e teciduais

Exame Parasitolgico de sangue e tecido


Pesquisa de Protozorios sanguneos (presente no sangue circulante) e teciduais Principais doenas causadas por protozorios e pesquisadas em amostras de sangue: doena de Chagas e Malria. Principais doenas causadas por protozorios e pesquisadas em amostras de tecidos: doena de Chagas, leishmaniose e Toxoplasmose. Os mtodos adotados: executados imediatamente aps colheita do sangue.

Diagnstico de protozorios sanguneos T. cruzi - tripomastigotas

Diagnstico de protozorios sanguneos Plasmodium sp

Esquizonte

Merozotos

Esquizonte - Roscea

Amostra biolgica - Coleta do sangue


puno digital ou lbulo da orelha. faz a anti-sepsia (com lcool iodado ou lcool 70%). Por compresso, sai uma pequena gota e coloca-se sobre a lmina.

Mtodos de Diagnstico - Exame


Direto: a fresco - para retardar a coagulao pinga-se 2 gts de salina. Esfregaos: Esfregao em camada delgada (camada estirada) mais usado Esfregao em camada espessa (gota espessa) diagnstico epidemiolgico

Vantagens e Desvantagens da gota estirada (esfregao)


Vantagens
Por fixar as hemcias, permite melhor estudo da morfologia do parasito. Por ser fixado e no submetido desemoglobinizao, a perda de parasitos bem menor que na gota espessa. Permite a determinao percentual da parasitemia, mediante a contagem de eritrcitos parasitados em 100 hemcias.

Desvantagens
Por ser espalhado, ocupa maior rea da lmina dificuldades para baixa parasitemias. rea endmica demora da leitura

Vantagens e Desvantagens da gota espessa


Vantagens:
Maior quantidade de sangue desemoglobinizado probabilidade de encontrar parasitos Por ser desemoglobinizada - o processo de colorao mais rpido.

Desvantagens:
Requer experincia para a identificao de espcies, uma vez que a morfologia do parasito altera-se durante o processo de desemoglobinizao; Requer processamento parcial ou total relativamente rpido depois de colhida a amostra, para evitar a fixao de hemoglobina, a supercolorao e a descolorao.

Diagnstico de Protozorios teciduais

Esfregaos de tecidos
Retirar um pequeno fragmento de tecido (biopsia) da leso ou fazer uma puno e colocar sobre a lmina.

Comprimir sobre uma lmina, diversas vezes em pontos diferentes, o fragmento retirado
Corar da mesma forma com os esfregaos sanguneos

Raspado ou Puno da leso

Diagnstico de Protozorios teciduais

Leishamania em clula do SFM - macrfago

Diagnstico de Protozorios teciduais

Trypanosoma cruzi em de tecido

Flebotomneo Lutzomya longypalpis vetor da leishmania

EPS Tcnica de Leishman


1- Tcnica do esfregao: exatamente igual ao esfregao sangneo. Coloca-se uma segunda lmina em ngulo de 45 sobre o material expelido na primeira lmina e desliza a lmina inclinada sobre a outra rapidamente. O material a ser examinado concentra-se nas bordas do esfregao. 2 - Colorao: A) Cobrir o esfregao com 6 a 7 gotas do corante; B) Deixar fixar por 15 segundos, no mximo; C) Adicionar 12 a 14 gotas de soluo tampo; D) Homogeneizar, soprando o corante com pipeta e repouso por 20; E) Escorrer o corante e lavar em gua corrente; F) Deixar secar e examinar ao microscpio

Vous aimerez peut-être aussi