Vous êtes sur la page 1sur 47

Legislao Aplicada ao MPU

CF/88 e LC n. 75/93
(Concurso para Analista do MPU/2010)

Sumrio
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 MPU: Perfil Constitucional; Conceito; Princpios Institucionais; Autonomia Funcional e Administrativa; Iniciativa Legislativa; Elaborao de Proposta Oramentria; Os vrios Ministrios Pblicos; Procurador-Geral da Repblica: investidura e destituio; Demais Procuradores-Gerais; Funes Institucionais; Funes Exclusivas e Concorrentes; Membros (ingresso na carreira, promoo, aposentadoria, garantias, prerrogativas e vedaes).

Perfil Constitucional
Encontra-se situado em captulo especial na Constituio (Cap. IV Das Funes Essenciais Justia), fora da estrutura dos demais poderes da Repblica, consagrando a sua autonomia e independncia poltica e funcional, no sentido da defesa dos direitos, garantias e interesses da sociedade (interesse pblico primrio). rgo do Estado, mas a ele no se subordina no exerccio da sua atividade-fim. Est subordinado to-somente lei. Cabe-lhe essencialmente zelar pelo cumprimento das leis, (garantia de liberdade e igualdade, pressupostos da democracia), inclusive em face do Estado. rgo administrativo permanente, autonomamente estruturado e que possui as mesmas garantias da magistratura.

Conceito
O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis

(art. 127, CF/88; art. 1, LC 75/93)

Princpios Institucionais
1)UNIDADE;
2)INDIVISIBILIDADE; 3)INDEPENDNCIA FUNCIONAL.

(art. 127, 1 CF/88; art. 4, LC 75/93)

Unidade
O Ministrio Pblico UNO em seu ofcio. Trata-se de um s rgo de Estado que funciona sob uma nica direo. princpio relativo, abstrato ou conceitual, uma vez que vale para cada Ministrio Pblico. Ainda no mbito de cada Ministrio Pblico, tal princpio relativo (limitado chefia administrativa), dada a garantia da independncia funcional.

(art. 127, 1 CF/88; art. 4, LC 75/93)

Indivisibilidade
O Ministrio Pblico INDIVISVEL em seu ofcio. Seus membros tm a plenitude dos poderes conferidos ao rgo. Assim, podem suceder-se nos mesmos autos porque estaro sempre a funcionar como rgo pleno, exercendo a mesma funo. Tambm princpio relativo, uma vez que a substituio de um membro por outro deve seguir a forma estabelecida em lei, sob pena dos atos praticados pelo substituto no serem aproveitados por violarem o princpio do promotor natural.

(art. 127, 1 CF/88; art. 4, LC 75/93)

Independncia Funcional
O membro ou rgo do Ministrio Pblico tem independncia no exerccio da funo, cabendo-lhe de forma exclusiva a tomada de deciso na matria que lhe confiada pela Constituio e pelas Leis. No exerccio da atividade-fim, os membros ou rgos no se submetem s ordens, instrues ou decises de outros membros ou rgos da mesma instituio. Significa a ausncia de hierarquia funcional. prpria dos agentes polticos. A subordinao s existe em face do Direito.

(art. 127, 1 CF/88; art. 4, LC 75/93)

Autonomias
Autonomia funcional a liberdade que o MP tem em face dos outros rgos do Estado no exerccio de sua atividadefim. Autonomia administrativa a liberdade que o MP tem em face dos outros rgos do Estado no exerccio de sua atividade-meio, na gesto administrativa da instituio, mediante iniciativa de lei, provimento de cargos, organizao dos servios auxiliares e demais atos de gesto. Autonomia financeira a liberdade que o MP tem em face dos outros rgos do Estado, de (a) elaborar proposta oramentria; (b) gerir e aplicar os recursos oramentrios; (c) administrar o emprego das dotaes oramentrias.

(art. 127, 2 CF/88; art. 22, LC 75/93)

Iniciativa Legislativa
A CF/88 confere ao MP (Procuradores-Gerais) a iniciativa concorrente com o chefe do Poder Executivo, de Lei Complementar visando estabelecer a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas as garantias constitucionais relativamente aos seus membros. Assim tambm o art. 22, I, da LC 75/93, no sentido de propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, bem como a fixao dos vencimentos de seus membros e servidores. Visa garantir a autonomia administrativa da instituio.

(art. 127, 2 e 128, 5 CF/88; art. 22, I LC 75/93)

Proposta Oramentria
Ao MP conferida a capacidade de elaborar a sua proposta oramentria, nos limites da lei de diretrizes oramentrias aprovada pelo legislativo, cujo projeto de iniciativa exclusiva do Chefe do Poder Executivo. Aprovada a proposta, pelo Legislativo, os recursos so entregues at o dia 20 de cada ms. A autonomia financeira submete-se a controle interno e externo, este ltimo pelo Congresso Nacional atravs do TCU, devendo as contas serem prestadas at 60 dias da abertura da sesso legislativa.

(art. 127, 3 CF/88; art. 23 LC 75/93)

Os vrios Ministrios Pblicos


Dispe a CF/88:

Art. 128. O Ministrio Pblico abrange: I o Ministrio Pblico da Unio, que compreende: a) o Ministrio Pblico Federal; b) o Ministrio Pblico do Trabalho; c) o Ministrio Pblico Militar; d) o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios; II os Ministrios Pblicos dos Estados. Art. 130. Aos membros do Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas aplicam-se as disposies desta seo pertinentes a direitos, vedaes e forma de investidura. ADIn 789-DF (Lei n. 8.443/92) (art. 128 e 130 CF/88; art. 24 LC 75/93)

Poder Judicirio Brasileiro


STF TSE TST STJ STM

TU
TRE TRT TR TRF TJ/TA TR TME

JUIZ JUIZ JEF JUIZ JRI JUIZ JRI JEC CJM CJM

Distribuio do MP
MPF MPF MPT MPF MPM

MPF
MPF MPT MPF MPF MPE MPE MPE

MP

MPT

MPF MPF MPF

MPE MPE MPE MPE MPM

Procurador-Geral da Repblica
INVESTIDURA: O Procurador-Geral da Repblica deve ser escolhido entre os integrantes das carreiras com mais de 35 anos e nomeado pelo Presidente da Repblica aps aprovao do nome pela maioria absoluta do Senado Federal, para uma investidura de dois anos, permitida a reconduo, precedida de nova deciso do Senado Federal.

(art. 128, 1 CF/88; art. 25 LC 75/93)

Procurador-Geral da Repblica
DESTITUIO: O Procurador-Geral da Repblica pode ser destitudo (exonerado de ofcio) pelo Presidente da Repblica, mediante prvia autorizao pela maioria absoluta do Senado Federal. No se confunde com a inabilitao para o exerccio de funo pblica (decorrente de impeachment), decretada pelo Senado Federal, funcionando como presidente o do STF, a qual ocorre em razo de crime de responsabilidade (art. 52, II e pargrafo nico da CF), ou com demisso.

(art. 128, 2 CF/88; art. 25, pargrafo nico LC 75/93)

Demais Procuradores-Gerais
PROCURADORES-GERAIS DO TRABALHO E DA JUSTIA MILITAR: INVESTIDURA: Os Procuradores-Gerais do Trabalho e da Justia Militar so nomeados pelo Procurador-Geral da Repblica dentre os integrantes da respectiva carreira, com mais de 35 anos e de idade e 5 anos na carreira, integrante de lista trplice escolhida mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, pelo Colgio de Procuradores, para uma investidura de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo processo. DESTITUIO: Ser proposta ao Procurador-Geral da Repblica pelo Conselho Superior respectivo, mediante deliberao obtida com base em voto secreto de dois teros de seus integrantes.

(art. 88 e 121 LC 75/93)

Demais Procuradores-Gerais
PROCURADOR-GERAL DE JUSTIA DO DF E TERRITRIOS: INVESTIDURA: O Procurador-Geral do Distrito Federal nomeado pelo Presidente da Repblica dentre os integrantes da respectiva carreira, com mais de 5 anos na carreira, e que no tenha sofrido, nos ltimos 4 anos, condenao definitiva ou no esteja respondendo a processo penal ou administrativo, integrante de lista trplice escolhida mediante voto pelo Colgio de Procuradores e Promotores de Justia, para uma investidura de dois anos, permitida uma reconduo, precedida de nova lista trplice.

DESTITUIO: Ocorrer por deliberao da maioria absoluta do Senado Federal, mediante representao do Presidente da Repblica.

(art. 156 LC 75/93)

Carreiras do MPU
Ministrio Pblico da Unio Ministrio Pblico Federal (44)
Subprocurador-Geral da Repblica Procurador Regional da Repblica Procurador da Repblica

Ministrio Pblico Militar (119)


Subprocurador-Geral da Justia Militar Procurador da Justia Militar Promotores da Justia Militar

Ministrio Pblico do Trabalho (86)


Subprocurador-Geral do Trabalho Procurador Regional do Trabalho Procurador do Trabalho

Ministrio Pblico do DFT (154)


Procurador de Justia Promotor de Justia Promotor de Justia Adjunto

rgos
Ministrio Pblico da Unio (24-36)
Procurador-Geral da Repblica (25-27) Conselho de Assessoramento Superior do MPU (28-31)

Ramos do Ministrio Pblico da Unio (37-181)


Procurador-Geral (PG) Colgio de Procuradores Conselho Superior (CS) Cmaras de Coordenao e Reviso (CCR) Corregedoria Subprocuradores-Gerais/Procuradores de Justia do DFT Procuradores Regionais/Procuradores da Justia Militar/Promotores de Justia Procuradores/Promotores da Justia Militar/Promotores de Justia Adjuntos

Procurador-Geral da Repblica
a) b) c) d) Representa Ministrio Pblico; Prope ao Legislativo projetos de lei sobre o MPU; Apresenta ao CN a proposta de oramento do MPU; Nomeia e d posse ao Vice-Procurador-Geral da Repblica e demais Procuradores-Gerais; e) Encaminha ao Presidente da Repblica a lista trplice para escolha do PGDFT; f) Encaminha aos respectivos presidentes as listas sxtuplas para composio dos tribunais; g) Resolve os conflitos de atribuio entre membros de diferentes ramos do MPU; h) Prov e desprov os cargos das carreiras e servios auxiliares do MPU; i) Fixa valor das vantagens devidas ao membros e bolsas aos estagirios; j) Exerce o poder regulamentar, no mbito do MPU, ressalvada a competncia dos demais rgo previstas na LC 75/93.

(45-51/87-92/120-125/155-160 LC 75/93)

Procurador-Geral
a) b) c) d)

e) f) g) h) i) j) k) l) m) n)

Representa o respectivo ramo do MPU; Integra e preside o Colgio, o CS e a Comisso de Concurso; Designa um membro e o coordenador das CCR; Designa o Procurador Federal/Distrital dos Direitos do Cidado e os titulares da Procuradoria nos Estados e Distrito Federal (MPF/MPDFT); Nomeia o Corregedor; Designa os ofcios em que exercero suas funes os membros; Designa os Chefes das Procuradorias nas Regies/Estados (MPF/MPT); Decide, em grau de recurso, os conflitos de atribuio; Determina a abertura de correio, sindicncia, inqurito ou processo adm. e decide processo disciplinar, aplicando a sano cabvel; Decide remoo e alterao parcial da lista bienal de designaes; Autoriza afastamentos, ouvido o CS; Homologa resultado do concurso, ouvido o CS, e d posse; Designa membro para funcionar em rgo, participar de comisses ou acompanhar fatos do interesse da instituio; Delega coordenao (CCR) e representao, coord. e gesto (PRR).

(45-51/87-92/120-125/155-160 LC 75/93)

Colgio
Integrado por todos os membros da respectiva carreira em atividade. Legitima a indicao de membros integrantes da carreira para o desempenho de funes especficas.
a) Elabora, mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, listas sxtuplas para composio dos tribunais, dentre os membros com mais de dez anos de carreira (STJ/TRFs, TST/TRTs, TJDF); b) Elege 4 membros do CS (MPF, MPT, MPDFT); c) Opina sobre assuntos de interesse geral da instituio (MPF, MPDFT); d) Elabora lista trplice para Procurador-Geral (MPT, MPM, MPDFT).

(52-53/93-94/126-127/161-162 LC 75/93)

Conselho Superior (CS)


Integrado pelo Procurador-Geral e Vice-Procurador-Geral e por oito Subprocuradores/Procuradores de Justia do DFT, quatro indicados pelo Colgio e quatro escolhidos entre os pares (MPF, MPT e MPDFT), por voto plurinominal, facultativo, secreto para investidura de 2 anos. Exerce a competncia normativa no mbito institucional e compartilha autonomia institucional com o PG. PG elabora proposta oramentria CS aprova CS elabora lista trplice PG escolhe PG/Corregedor-Geral CS opina sobre afastamento/designao PG decide PG prope destituio CS destitui CS autoriza ao de perda de cargo PG prope

(54-57/95-98/128-131/163-166 LC 75/93)

Conselho Superior (CS)


a) Elege seu Vice-Presidente, o qual substitui interinamente o PG durante a vacncia do cargo; b) Exerce o poder normativo (legisla) no mbito institucional; c) Indica os demais (2) integrantes das CCR; d) Prope a exonerao (destituio) do PG (MPT/MPM); e) Elabora lista trplice para Corregedor-Geral; f) Elabora lista trplice para promoo por merecimento; g) Aprova lista de antigidade; h) Determina instaurao e designa a Comisso de processo administrativo contra membro indiciado ou acusado em procedimento disciplinar; i) Decide sobre o arquivamento do inqurito civil (art. 9, 3 7.347/85); j) Opina sobre afastamento temporrio; k) Decide sobre o cumprimento do estgio probatrio; l) Decide sobre remoo e colocao em disponibilidade; m) Autoriza ajuizamento da ao de perda de cargo; n) Aprova a proposta oramentria (MPF/MPT/MPDFT).

(54-57/95-98/128-131/163-166 LC 75/93)

Cmaras de Coordenao e Reviso


So rgos setoriais de coordenao, integrao e reviso do exerccio funcional na instituio, organizadas por funo ou matria. Regulamento aprovado pelo CS. Tem 3 integrantes do ltimo grau da carreira. Coordenador definido pelo PG.
a) Promove a integrao e coordenao dos rgos institucionais; b) Mantm intercmbio com rgos ou entidades que atuem em reas afins; c) Encaminha informaes tcnico-jurdicas aos membros; d) Manifesta-se pelo arquivamento de inqurito policial, parlamentar e peas informativas; e) Resolve a distribuio especial de feito, inquritos e procedimentos; f) Decide o conflito de atribuies entre rgos do MP.

(58-62/99-103/132-136/167-171 LC 75/93)

Corregedoria-Geral
rgo fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do MP. O Corregedor nomeado pelo PG dentre os Subprocuradores integrantes de lista trplice para investidura de 2 anos, renovvel 1 vez. No podem integrar a lista os membros do CS (exceto MPM).
a) Participa sem direito a voto das reunies do CS (MPF/MPT/MPDFT); b) Realiza correies e sindicncias e apresenta relatrios; c) Instaura inqurito contra membro e prope ao CS a instaurao do processo administrativo disciplinar; d) Acompanha o estgio probatrio; e) Prope ao CS a exonerao do membro que no cumprir as condies do estgio probatrio.

(63-65/104-106/137-139/172-174 LC 75/93)

Subprocuradores/Procuradores de Justia DFT


ltimo grau na carreira do MPU. Oficia junto aos tribunais superiores: STF e TSE (MPF, por designao do PGR), STJ (MPF), TST (MPT), STM (MPM) e junto ao TJDF (MPDFT). Pode oficiar em rgo diverso, por autorizao do CS. Tem por funo privativa: Vice-Procurador-Geral (MPF); Vice-procurador-Geral Eleitoral (MPF); Corregedor-Geral; Procurador Federal/Distrital dos Direitos do Cidado (MPF/MPDFT); Coordenador de Cmara de Coordenao e Reviso.

(66-68/107-109/140-142/175-177 LC 75/93)

Procuradores Regionais/Procuradores da Justia Militar/Promotores de Justia do DFT


Designados para oficiar junto aos TRFs (MPF), TRTs (MPT), auditorias militares (MPM) e s varas da Justia do DFT (MPDFT), so lotados nas respectivas Procuradorias Regionais (MPF/MPT).

Procuradores/Promotores de Justia Militar/Promotores de Justia Adjuntos do DFT


Designados para oficiar junto aos juzes federais e aos TREs (MPF), TRTs (MPT), auditorias militares (MPM) e s varas da Justia do DFT (MPDFT), so lotados nas respectivas Procuradorias (MPF/MPT).

(68-71/110-113/143-146/178-179 LC 75/93)

Funes Institucionais
a) a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponveis finalidades institucionais do Ministrio Pblico; b) zelar pela observncia dos princpios constitucionais relativos ao sistema tributrio, s finanas pblicas, atividade econmica, poltica urbana, agrcola, fundiria e de reforma agrria e ao sistema financeiro nacional, seguridade social, educao, cultura e ao desporto, cincia e tecnologia, comunicao social e ao meio ambiente, segurana pblica interesses sociais transindividuais; c) a defesa dos seguintes bens e interesses: o patrimnio nacional, o patrimnio pblico e social, o patrimnio cultural brasileiro, o meio ambiente, os direitos e interesses coletivos, especialmente das comunidades indgenas, da famlia, da criana, do adolescente e do idoso interesse social na preservao dos bens pblicos, dos direitos coletivos e individuais indisponveis;

(art. 128 CF/88; art. 5 LC 75/93)

Funes Institucionais
d) zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos da Unio, dos servios de relevncia pblica e dos meios de comunicao social aos princpios, garantias, condies, direitos, deveres e vedaes previstos na Constituio Federal e na lei, relativos comunicao social interesse social transindividual no controle da comunicao social e) zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos da Unio e dos servios de relevncia pblica quanto aos direitos assegurados na Constituio Federal relativos s aes e aos servios de sade e educao, aos princpios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da publicidade defesa da ordem jurdica, dos interesses sociais e individuais indisponveis, feita especialmente pelo Procurador Federal/Distrital dos Direitos do Cidado;

(art. 128 CF/88; art. 5 LC 75/93)

Funes Institucionais
f) exercer o controle externo da atividade policial tendo em vista a preservao da ordem pblica, da incolumidade das pessoas e do patrimnio pblico, preveno e correo de ilegalidade ou abuso de poder, a indisponibilidade da persecuo penal e a competncia dos rgo incumbidos da segurana pblica defesa da ordem jurdica e de interesse social transindividual; g) exercer a fiscalizao em todas as fases e instncias do processo eleitoral defesa do regime democrtico e da ordem pblica; h) exercer outras funes previstas na Constituio Federal e na lei Funes atpicas: promover a defesa da vtima pobre na ao ex delicto (art. 68 CPP); a reclamao trabalhista pelo carente (art. 477, 3 CLT); a investigao oficiosa da paternidade (Lei 8.560/93);a defesa ativa do acidentado do trabalho (construo jurisprudencial). Intervir nas habilitaes para casamento, mandados de segurana, falncias, usucapies, divrcios e separaes judiciais, ainda quando as partes forem maiores e capazes.

(art. 128 CF/88; art. 5 LC 75/93)

Instrumentos de atuao
PROMOO: Ao direta de inconstitucionalidade; Representao para interveno nos Estados e no Distrito Federal; Promoo, privativamente, da ao penal pblica; Promoo da ao civil pblica; Mandado de injuno; Ao de cancelamento de naturalizao; Ao civil coletiva na defesa de interesses individuais homogneos; Aes de responsabilidade do fornecedor de produtos e servios; Ao de improbidade administrativa; Requisitar diligncias investigatrias, podendo instaurar inqurito civil e requisitar a instaurao de inqurito policial e de inqurito policial militar, podendo acompanh-los e apresentar provas, bem como requisitar autoridade competente a instaurao de procedimentos administrativos, podendo acompanh-los e produzir provas.

(art. 128 CF/88; art. 3 e 5 LC 75/93)

Instrumentos de atuao
INTERVENO: Manifestao em qualquer fase dos processos, acolhendo solicitao do juiz ou por sua iniciativa, quando entender existente interesse em causa que justifique a interveno; Representao aos rgos, judiciais ou no, visando ao efetivo exerccio das competncias destes; Participao em qualquer rgo pblico da Unio ou Distrito Federal; Expedio de recomendaes, visando melhoria dos servios pblicos e de relevncia pblica, bem como ao respeito, aos interesses, direitos e bens cuja defesa lhe cabe promover, fixando prazo razovel para a adoo das providncias cabveis.

(art. 128 CF/88; art. 3 e 5 LC 75/93)

Carreira
INGRESSO OU PROVIMENTO (182-185) Se d sempre nos cargos das classes iniciais, dentro da respectiva carreira, providos por nomeao, em carter vitalcio (a vitaliciedade alcanada depois de dois anos de efetivo exerccio), mediante concurso pblico, vedada a transferncia ou aproveitamento, mesmo de um para outro de seus ramos. CONCURSO (186-190) O concurso pblico de provas e ttulos ter mbito nacional, segundo regulamento elaborado pelo Conselho Superior competente, para o qual podero inscrever-se bacharis em Direito h pelo menos dois anos, de comprovada idoneidade moral. A Comisso integrada pelo Procurador-Geral, seu Presidente, por dois membros do respectivo ramo do Ministrio Pblico e por um jurista de reputao ilibada, indicados pelo Conselho Superior e por um advogado indicado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ter eficcia de dois anos, prorrogvel uma vez pelo mesmo perodo.

(art. 182 a 198 LC 75/93)

Carreira
NOMEAO (191-194) Obedecer ordem de classificao dos candidatos habilitados. No sero nomeados os candidatos aprovados no concurso, que tenham completado sessenta e cinco anos ou que venham a ser considerados inaptos para o exerccio do cargo, em exame de higidez fsica e mental. POSSE E EXERCCIO (195-196) Prazo: 30 dias, prorrogvel por mais 60 dias. Para entrar em exerccio, o prazo de 30 dias, prorrogvel por igual perodo. ESTGIO PROBATRIO (197-198) perodo dos dois primeiros anos de efetivo exerccio do cargo, durante o qual os membros do MPU somente podero perder o cargo mediante deciso da maioria absoluta do respectivo Conselho Superior.

(art. 182 a 198 LC 75/93)

Carreira
AFASTAMENTOS (203-204) Afastamento temporrio do exerccio das funes, com ou sem prejuzo do subsdio devido (casamento, cursos, seminrios, cargo eletivo, misso oficial). LICENAS (222-223) Afastamento temporrio do exerccio da funo, com ou sem prejuzo do subsdio devido (doena, prmio, interesse pessoal, mandato classista, . REINTEGRAO (205) Reingresso na carreira, por deciso judicial transitada em julgado, do membro do MP demitido.

(art. 182 a 198 LC 75/93)

Promoo
A promoo dar-se-, alternadamente, por antigidade e merecimento. admitida a recusa de promoo, sem prejuzo do critrio de preenchimento da vaga recusada, e a renncia promoo, em qualquer tempo, desde que haja vaga na categoria imediatamente anterior. O merecimento, para efeito de promoo, ser apurado mediante critrios de ordem objetiva, fixados em regulamento elaborado pelo CS, qual s podero concorrer os membros do Ministrio Pblico da Unio com pelo menos 2 anos de exerccio na categoria e integrantes da primeira quinta parte da lista de antigidade. Ser obrigatoriamente promovido quem houver figurado por 3 vezes consecutivas, ou 5 alternadas, na lista trplice. No poder concorrer promoo por merecimento quem tenha sofrido penalidade de censura ou suspenso, no perodo de um ano imediatamente anterior ocorrncia da vaga, em caso de censura; ou de dois anos, em caso de suspenso, nem quem estiver afastado para exercer cargo eletivo ou a ele concorrer ou para exercer outro cargo pblico permitido por lei.

(art. 199 a 202 LC 75/93)

Promoo
A lista de antigidade ser organizada no primeiro trimestre de cada ano, aprovada pelo Conselho Superior e publicada no Dirio Oficial at o ltimo dia do ms seguinte. Na indicao promoo por antigidade, o Conselho Superior somente poder recusar o mais antigo pelo voto de dois teros de seus integrantes, repetindo-se a votao at fixar-se a indicao.

(art. 199 a 202 LC 75/93)

Aposentadoria
A aposentadoria ser compulsria, por invalidez (precedida de licena para tratamento de sade por perodo no excedente a 24 meses, salvo quando o laudo mdico concluir pela incapacidade definitiva para o exerccio de suas funes) ou aos 70 anos de idade. A aposentadoria ser facultativa, nos seguintes casos: aos 30 anos de servio, aps 5 anos de exerccio efetivo na carreira; aos 65 anos de idade, se homem, e aos 60, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio; aos 25 anos de servio, se mulher, com proventos proporcionais. Admite-se, para contagem do tempo de servio para aposentadoria, no cumulativamente, at o limite de 15 anos, o tempo de exerccio da advocacia. Os proventos da aposentadoria sero integrais e revistos na mesma proporo e data em que se modificar a remunerao dos membros do Ministrio Pblico em atividade, sendo tambm estendidos aos inativos quaisquer benefcios e vantagens novas asseguradas carreira. A penso por morte corresponder totalidade dos vencimentos ou proventos do falecido, assegurada a reviso do (art. 231 a 235 LC 75/93) benefcio.

Garantias
So atributos que se prestam a assegurar a liberdade no exerccio das funes, seja do Ministrio Pblico, como instituio, seja de seus rgos (centros de atribuio funcional) e membros (pessoas fsicas investidas nos cargos da carreira) na qualidade de agentes. So garantias do MP: Garantias institucionais: princpios institucionais, iniciativa de lei, funes privativas, autonomias, dentre outras. Garantias orgnicas: independncia funcional, princpio do promotor natural. Garantia dos membros: vitaliciedade, inamovibilidade, irredutibilidade de subsdios, regime jurdico especial.

(art. 128,5, I CF/88; art. 17 a 21 LC 75/93)

Prerrogativas
So vantagens, distines, facilidades asseguradas em razo do cargo em que so investidos os membros. Podem ser institucionais ou processuais. No garantem, necessariamente, o exerccio das funes, mas facilitam o seu desempenho. Institucionais: ter ingresso e trnsito livres, em razo de servio, em qualquer recinto pblico ou privado, a prioridade em qualquer servio de transporte ou comunicao, pblico ou privado, no territrio nacional, quando em servio de carter urgente, o porte de arma, independentemente de autorizao, carteira de identidade especial. Processuais: prerrogativa de foro para julgamento nos crimes comuns e de responsabilidade, ser preso ou detido somente por ordem escrita do tribunal competente ou em razo de flagrante de crime inafianvel, ser recolhido priso especial ou sala especial de Estado-Maior, no ser indiciado em inqurito policial, receber intimao pessoalmente nos autos em qualquer processo e grau de jurisdio nos feitos em que tiver que oficiar.

(art. 128,5, I CF/88; art. 17 a 21 LC 75/93)

Vitaliciedade
garantia de liberdade, adquirida aps dois anos de exerccio, depois de concludo o estgio probatrio. O membro do MP somente poder perder o cargo por deciso judicial transitada em julgado. mais do que a mera estabilidade. A ao de perda do cargo do membro vitalcio, prevista nos arts 57, XX; 98, XVIII; 131, XVIII; 166, XVIII; e 208 da LC 75/93, quando decorrente de proposta do Conselho Superior, depois de apreciado o processo administrativo, acarretar o afastamento do exerccio de suas funes, com a perda dos vencimentos e das vantagens pecunirias do respectivo cargo. No se confunde com a exonerao (membro no vitalcio) ou com a inabilitao para o exerccio da funo pblica (crime de responsabilidade).

(art. 128,5, I, a CF/88; art. 17, I e 208 LC 75/93)

Inamovibilidade
garantia de liberdade, segundo a qual o membro do MP somente poder ser removido ou promovido por iniciativa prpria, a pedido singular, mediante requerimento aps a publicao de aviso da existncia de vaga, ou por permuta, mediante requerimento dos interessados. A remoo de ofcio, de iniciativa do Procurador-Geral, somente ser admitida por motivo de interesse pblico, reconhecido em deciso do Conselho Superior (art. 211, LC 75/93) por maioria absoluta de seus membros, assegurada a ampla defesa.

(art. 128,5, I, b CF/88; art. 17, II e 209 LC 75/93)

Irredutibilidade de subsdios
garantia de liberdade, segundo a qual o membro do MP no poder ver reduzido o seu subsdio, fixado na forma do art. 39, 4, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI; 150, II; 153, III; e 153, 2, I. Subsdios so a remunerao fixa e mensal paga aos agentes polticos, fixada em parcela nica, vedada a concesso de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba da representao ou outra espcie remuneratria (art. 39, 4 CF/88). Trata-se de irredutibilidade jurdica e no real, segundo decidiu o STF, o que no garante direito reposio da inflao.

(art. 128,5, I, b CF/88; art. 17, II LC 75/93)

Vedaes
a) receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; b) exercer a advocacia; c) participar de sociedade comercial, na forma da lei (exceto como cotista ou acionista); d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e) exercer atividade poltico-partidria, salvo excees previstas na lei (filiao e direito de afastar-se para exercer cargo eletivo ou a ele concorrer). (art. 128, 5, II CF/88; art. 237 LC 75/93)

FIM

Vous aimerez peut-être aussi