Vous êtes sur la page 1sur 31

CONSUMISMO

CONTEDO

Consumismo Prticas de leitura e escrita Reaproveitamento de materiais

ANO E TEMPO ESTIMADO

8 ANO 10 AULAS

MATERIAL NECESSRIO

Documentrio Ilhas das Flores Letra da msica Burguesinha Seu Jorge Power point Consumismo e civismo Power point Consumismo Shrek Poesia Eu, etiqueta Aparelho de som Papel color set Folhas Lpis de cor, lpis preto, borracha Materiais para o bazar 3 Rs

CONSUMISMO

cada vez mais visvel que a igualdade no suprfluo esconde a desigualdade no necessrio, pois todos querem desfrutar do status que o consumo proporciona. Assim, muitos vestem roupas idnticas, usam a mesma televiso, o tnis daquela marca, mas impera uma grande desigualdade ao fazer escolhas fundamentais para a vida, como na educao, na moradia e na sade. (Mundo Jovem Consumismo 16/04/2009)

Objetivos gerais

Propiciar aos estudantes o desenvolvimento de capacidades que lhe permitam compreender sua condio de consumidor, com os conhecimentos necessrios para construir critrios de discernimento; Atuar de forma crtica e responsvel no meio em que vive; Perceber a importncia da organizao, solidariedade e cooperao para fazer valer seus direitos e assumir atitudes responsveis em relao a si e a sociedade;

Objetivos especficos

Analisar, interpretar, comparar e ilustrar textos diversos sobre o tema; Contextualizar o tema com o filme Ilha das Flores; Realizar discusses, debates e trabalhos em grupo; Construir poemas, animaes e desenhos sobre o tema; promover um BAZAR 3Rs (Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar) e incentivar a solidariedade (doaes para creche);

Desenvolvimento
1 passo: Poesia Eu, etiqueta Carlos Drummond de Andrade Ler e interpretar a poesia e em seguida fazer uma releitura com o tema Eu, sentimento. Criar uma ilustrao e confeccionar um cartaz representando o Eu, etiqueta e o Eu, sentimento

POESIA - EU, SENTIMENTO


Ariely e Andreza
Do luxo vem o lixo Consumismo assim Com tantas coisas para comprar Confesso que me perdi. O preo no importa O que me interessa comprar Mas quando chego em casa No quero mais usar. Preciso parar com isso Comprar, comprar, comprar Comprar j meu vcio. J sei que do luxo vem o lixo Mas no pode ser assim Com tanto para comprar Consumismo tem que ter fim.

2 passo: Documentrio Ilha das Flores Reservar a TV e o DVD, preparar os alunos para assistirem ao documentrio, dividi-los em grupo de 4 pessoas para responderem s questes: os alunos devero responder as questes no caderno, com anlise da tabela do livro didtico sobre IDH em grupo e em seguida socializarem .

QUESTES SOBRE O DOCUMENTRIO

De acordo com a Constituio Brasileira, identifique quais so os direitos dos moradores da Ilha das Flores que esto sendo negligenciados. Indique qual , segundo o documentrio, a parcela da populao brasileira que vive na misria. O filme menciona o IDH. Pesquise em seu livro o que IDH e quais so seus principais indicadores. D exemplos de aes do atual governo brasileiro voltadas para a soluo de problemas em relao misria do povo. Na opinio do grupo, quais seriam as medidas efetivas que minimizariam essas questes? Explique a relao entre o consumismo e as desigualdades sociais existentes.

3 passo Power point Consumismo e civismo Reservar o Data Show para os alunos analisarem os slides e em seguida discutirem em crculo as seguintes questes:

Questes

Quais so os valores que permeiam os desejos apresentados? Aparece o desejo pela cultura, educao e lazer? Os sonhos de consumo apresentados possuem algo alm dos bens materiais?

4 passo: Anlise da letra da msica Burguesinha Anlise do power point Consumismo Shrek

5 passo: Bazar 3 Rs: Estimular uma campanha com os alunos para levarem escola materiais (roupas, brinquedos, calados, CDs, jogos, etc) para um bazar. Na ocasio os alunos trocaro os produtos uns com os outros e ser realizada uma doao para as entidades carentes.

AVALIAO

Foi considerada a participao de cada aluno nas tarefas coletivas e individuais. Examinados com ateno os trabalhos individuais, em grupos e na participao do Bazar 3 Rs. Nas conversas e na produo de textos. Foi analisado o quanto cada aluno avanou em relao as causas do consumismo e a mudana de postura mediante ao prprio consumo. Ao longo da sequncia foi avaliado tambm o desenvolvimento do comportamento leitor e escritor durante as atividades de leitura e escrita.

ANEXOS

Vous aimerez peut-être aussi