Vous êtes sur la page 1sur 36

INTRODUO A NUTRIO ESPORTIVA

Margareth Viana Nutricionista Funcional Esporte/Clnica/Hospitalar CRN11732

INTRODUO

O INTERESSE PELA RELAO ENTRE A DIETA E A ATIVIDADE, QUER ATLTICA, COMBATIVA OU OCUPACIONAL, NO NOVO.

INGESTO

UMA INGESTO ADEQUADA DE SUBSTNCIAS ALIMENTARES FUNDAMENTAL PARA A MANUTENO DA SADE E A SOBREVIDA DO INDIVDUO.

OS PRIMEIROS INTERESSADOS:

Relatam os documentos que os gregos e os romanos foram os primeiros interessados pelas melhores substncias alimentares para desempenho mximo, mas seria surpreendente se bem antes o homem no tivesse tido um interesse semelhante.

SCULO XIX

O fisiologista alemo Von Liebig (1842), iniciou um trabalho com a finalidade de compreender o significado das diferentes matrias alimentares e a fundamentao lgica dessa informao em relao as necessidades energticas de diferentes nveis de atividade.

OUTROS ESTUDOS

Himwich e Rose, (1927), mostrou a primeira evidncia positiva da gordura como um substrato para a produo de energia durante a contrao muscular . Os resultados indicaram atravs do QR o aumento do uso de gordura pelo msculo aps a inanio.

Aps uma dcada:

Chiristensen e Hansen, (1939) observaram similarmente QRs mais baixos tanto em repouso quanto durante exerccio aps uma dieta rica em gordura e uma reduo de 30% no tempo de resistncia em comparao com aquela quando uma dieta mista foi administrada.

Atualmente

Sabemos que algum gasto energtico durante o exerccio pode tambm ser derivado do uso de protena, especialmente quando o tempo de trabalho prolongado.

Hoje, com a imensa popularidade do exerccio recreacional, a percepo dos efeitos da nutrio adequada sobre o desempenho de trabalho talvez maior do que jamais foi.

Substratos Energticos disponveis para o Trabalho

A taxa de energia aumenta aproximadamente 300 vezes, quando um msculo como o quadrceps femoral estimulado desde o repouso at a atividade quase mxima.

A energia usada pelo corpo para efetuar o trabalho qumica, e a fonte imediata de energia para a contrao muscular a adenosina trifosfato (ATP).

ATP
armazenado em pequenas quantidades nas clulas musculares ( aproximadamente 5,5mmol/Kg) e precisa ser continuamente ressintetizado a partir de adenosina difosfato (ADP)

ENERGIA

A energia de refosforilao pode ser derivada de vrias reaes que podem ser divididas naquelas que exigem oxignio (metabolismo aerbio) e aquelas que podem prosseguir na sua ausncia (metabolismo anaerbio).

Ressntese Aerbia de ATP

Ocorre somente dentro das mitocndrias, a taxa de sntese dependendo em grande parte do tamanho e do nmero de mitocndrias por clula muscular e da taxa de captao de oxignio.

COMBUSTVEIS BSICOS

Glicose: transportada a partir do fgado pelo sangue; Glicognio: armazenado localmente; AGLs: captados do sangue ou em uma limitada extenso derivados de depsitos de triglicerdeos dentro do msculo.

COMBUSTVEL

A contribuio dos diferentes suprimentos de combustveis para a produo de energia pelo msculo varia com a intensidade e a durao do exerccio e influenciada: pela aptido do indivduo; o estado nutricional antes e durante o exerccio; O nvel de ansiedade; Ambiente (altitude, temperatura e umidade); Diferenas morfolgicas na composio em fibras musculares entre os indivduos.

AVALIAO NUTRICIONAL

UMA AVALIAO NUTRICIONAL ADEQUADA, PERMITE QUE O NUTRICIONISTA ELABORE UM PLANO DIETTICO EQUIVALENTE AS NECESSIDADES DO ATLETA E/OU ESPORTISTA.

DADOS PARA AVALIAO NUTRICIONAL

identificao: idade: data de nascimento: sexo: profisso: trabalha atualmente? Estuda atualmente? endereo: objetivo principal: indicao:

HBITOS SOCIAIS E DE SADE Tipo sanguneo: Peso: Altura: IMC: Fumante: Atividade fsica: Quantas vezes por semana: Qual o tempo de durao: Sono: normal irregular Bruxismo e ou tensionamento:

DISPOSIO FSICA
Manh: boa Tarde: boa Noite: boa

regular regular regular

ruim ruim ruim

CONCENTRAO INTELECTUAL

Manh: boa Tarde: boa Noite: boa

regular regular regular

ruim ruim ruim

MEMRIA
Para fatos recentes: Para fatos antigos:

Antecedentes Mdicos

Doenas mais frequentes: Que j teve: Que tem: Cirurgias: Antecedentes mdicos familiares:

Medicao Suplementao
J utilizou: Qual(is):

Utiliza atualmente: Qual(is):

Histrico de desequilbrios
Peso: Nos ltimos 6 meses: Outra fase da vida: Associado o que?

Hbitos Alimentares
Apetite: bom regular ruim Horrio de maior apetite: Mastigao: lenta rpida Digesto: boa regular ruim Azia: sim no /horrio: Dores abdominais e ou estufamento: horrio

Produo/ Eliminao de gases: Normal aumentada Horrio: Evacuao: normal obstipado diarrico dirio irregular Sensao de esvaziamento completo: sim no Diurese freqente: sim no Quantidade de lquido durante o dia: Liquido nas refeies: Sim no

Alergias (alimentar, medicamentos, picada insetos): Averses/ intolerncias alimentares:

Preferncias alimentares:
Preferncia: doce salgado Observaes:

azedo

J fez algum tipo de dieta: Sim no Quando? Usou alguma medicao: Sim no Qual? Faz dieta atualmente: Sim no Freqncia em bares/restaurantes/delivery:

Observaes:

AVALIAO DO HBITO ALIMENTAR


Horrio habitual de acordar Horrio habitual de dormir Voc ingere algum tipo de alimento ao acordar? Sim no Qual? Voc est habituado a consumir outro alimento antes do almoo? Sim no Horrio?

Voc est habituado a almoar? Sim no Horrio: Alimento: Voc est habituado a consumir outro alimento no perodo da tarde? Sim no Horrio: Alimento:

Voc est habituado a jantar? Sim no Horrio: Alimento: Voc est habituado a fazer alguma refeio antes de deitar? Sim no Horrio: Alimento: Sua alimentao muda no final de semana:

Com que frequncia os itens abaixo so consumidos?


Alimentos
Caf Refrg/ agua c gaz Ch mate ou preto

Dirio

Semanal

Mensal

Nunca

Qual sintoma?
labirintite flatulncia

Doces/chocolate
Temperos prontos Fritura lcool Embutidos Cereais Integrais Hortalias cruas Frutas Leguminosas Peixe Leite e derivados

Presena de Sinais e Sintomas

Alguns sintomas e sinais podem estar relacionados com nveis de nutrientes e de toxicidade de metais pesados.

Assinale na coluna correspondente, os sinais e sintomas identificados:


INTESTINO PRESO DIARRIA ERUCTAO (ARROTAR) DIGESTO LENTA AZIA QUEIMAO NUSEAS VMITOS HEMORRIDAS AFTAS SANGRAMENTO DAS GENGIVAS ALTERAES NA LNGUA MAU HLITO/ BOCA AMARGA/ BOCA SECA RACHADURA NOS LBIOS/ CANTOS DA BOCA ALTERAES DE APETITE FLACIDEZ MUSCULAR INFECES FREQENTES DORES DE CABEA DIABETES OU PR-DIABETES HIPOGLICEMIA TAXA DE TRIGLICRIDES ALTERADA HIPOGLICEMIA TAXA DE TRIGLICRIDES ALTERADA TONTURAS/ FALTA DE EQUILIBRIO FRAQUEZA/ DESMAIO ESPINHAS/ SEBORREIA MICOSE/ ECZEMA/ PSORASE/ CASPA ANEMIA QUEDA DE CABELOS UNHAS FRGEIS/ QUEBRADIAS/ ESCAMAO PELE RESSECADA ALTERAES NAS UNHAS (ESTRIAS/ MANCHAS) STEOPOROSO/ OSTEOPENIA DORES MUSCULARES/ ARTICULARES AMORTECIMENTO BRAOS E PERNAS DIFICULDADE DE CICATRIZAO CIMBRAS ALT. NO RITMO CARDIORESPIRATRIO MANCHAS ARROCHEADAS NA PELE PRESSO ALTA PRESSO BAIXA INCHAO TRANSPIRAO EXCESSIVA TENSO PR-MENSTRUAL ALTERAES DE FLUXO MENSTRUAL COMPULSIVIDADE ANSIEDADE/ APREENSO IRRITABILIDADE NERVOSISMO HIPERATIVIDADE FSICA/ MENTAL MENOR CAPACIDADE DE CONCENTRAO DIMINUIO DE MEMRIA FADIGA SONOLNCIA INSNIA ALTERAES NA AUDIO/ OUVIDO ALTERAES NA VISO/ OLHOS ALTERAO DE HUMOR SNDROME DPO PNICODEPRESSO

EXERCCIO
Forme duplas e aplique a Anamnese Nutricional D o Diagnstico nutricional, apontando as possveis carncias nutricionais Monte um plano diettico

OBRIGADA!
MARGARETH VIANA NUTRICIONISTA FUNCIONAL CLNICA E ESPORTE marlimvi@yahoo.com.br 14 9782 8254

Vous aimerez peut-être aussi