Vous êtes sur la page 1sur 55

PROFESSOR: DANIEL BRAGA, PR.

Estrutura da Obra de Carns


Parte Contedo

Introduo I Histria da Igreja Antiga (5a.C. 590 A.D.)

II

Histria da Igreja Medieval (590 A.D. 1517A.D.) Histria da Igreja Moderna (1517 A.D. aos dias atuais)

III

Curso de Teologia a Distncia

SPRBC.com

O que histria? Qual sua funo (ou funes)?

A histria enquadrada nas assim chamadas cincias humanas, que visam compreender a vida em sociedade.
Borges afirma que a palavra histria de origem grega, e significa investigao, informao. Provavelmente foi utilizada pela primeira vez no sc. VI a.C.

Na Antigidade oriental, a histria sempre religiosa, ligada aos mitos. Percebe-se nestas culturas um conceito cclico de tempo.

A Grcia antiga testemunha de forma inusitada uma secularizao desta abordagem histria.
Herdoto, o pai da histria, utiliza o termo, como visto, no sentido de investigao.

No que diz respeito antiguidade clssica na regio mediterrnea, obrigatoriamente tem de se mencionar o conceito de histria elaborado pelo povo judeu.

Os judeus rejeitam uma viso cclica do tempo, pois tm uma viso linear da histria. Esta viso foi adotada pela f crist.

Em A Cidade de Deus, Agostinho de Hipona prope uma viso teolgica da histria. Esta viso adotada sem questionamentos pela cristandade europia por sculos e, somente a partir do Renascimento, que passa a ser profundamente questionada. Com o Iluminismo a razo passa a ser vista como a explicao da realidade.

Na Alemanha surge pela primeira vez a preocupao explcita em se transformar a histria em uma cincia. a escola cientfica alem. Para Von Ranke, a tarefa da histria contar os fatos wie es eigentlich gewesen (como eles realmente aconteceram).

No que diz respeito a Histria Eclesistica algumas perguntas devem ser consideradas e respondidas, vejamos:

onde viemos? Onde estamos? Para onde vamos? O que faremos para chegar l?

De

SOBRE ESTA PEDRA...

vindo porm a

plenitude do tempo, Deus enviou


seu filho...

Porque?
Gl 4.4

QUEM A PEDRA DE MATEUS 16:18? Vamos analisar o texto de Mateus 16:15-19 "15 Mas vs, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? 16 Respondeu-lhe Simo Pedro: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado s tu, Simo Barjonas, porque no foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que est nos cus. 18 Pois tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela; 19 dar-te-ei as chaves do reino dos cus; o que ligares, pois, na terra ser ligado nos cus, e o que desligares na terra ser desligado nos cus. Estas palavras foram pronunciadas por Jesus quando Ele e os discpulos estavam caminhando para Cesaria de Filipe, logo aps a Sua pergunta: "Quem diz o povo ser o Filho do homem?" Mat. 16:13. Aps vrias respostas, Pedro falou: "Tu s o Cristo, e Filho do Deus vivo." Mat. 16:16. Aps esta afirmao de Pedro, se seguiram as clebres palavras de Mat. 16:18: "Tu s Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...". Vrias interpretaes tem sido dadas a esta declarao, das quais trs se destacam: 1 - A Pedra sobre a qual se construiria a Igreja de Deus o prprio Cristo; 2 - A pedra Pedro; 3 - A pedra a confisso que Pedro fizera de Cristo.

Qual seria a interpretao correta?


Quanto ao processo de interpretao de textos difceis, duas regras bsicas tem sido adotadas pelos estudiosos srios da Bblia. "Se h passagens obscuras, estas se explicam pelas que so mais claras, de tal sorte que a Escritura se explica pela prpria Escritura." Irineu. Orgenes apresenta mais ou menos a mesma idia ao dizer que o texto deve ser interpretado atravs do conjunto das Escrituras e nunca atravs de textos isolados.

Princpio que respeitamos; A Bblia interpreta-se a si mesma.

PRIMEIRA INTERPRETAO: A PEDRA CRISTO. Dicionrio e Comentrios nos comprovam que Pedro, em grego Ptros ou Cfas: significa um fragmento de pedra, pedra movedia, lasca da rocha, um seixo ou pedao de pedra.

" do nosso conhecimento que o termo pedra ou rocha foi usado no Velho Testamento para Deus. Salmo 18:2 O Senhor a minha rocha; Deut. 32:4 Eis a Rocha! Suas obras so perfeitas. O Messias descrito em Isaas 28:16 como uma pedra, pedra j provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada.
Coloco aqui outras referncias bblicas que demonstram que:
JESUS foi a Pedra rejeitada pelos judeus:

>>> Enquanto pedra, no grego Ptra significa rocha, massa slida de pedra. Rochedo fixo. "Tu s Pedro (em grego ptros) e sobre esta pedra (em grego ptra) ...". >>> Tu s Petros e sobre esta Petra edificarei a minha igreja. Alguns comentaristas asseveram que o Esprito Santo orientou o apstolo, ao redigir esta passagem para empregar duas palavras, em grego, para evitar a idia de que Pedro fosse a pedra. "Telogos protestantes sempre foram ardorosos defensores da Igreja construda sobre Cristo. Jernimo, Agostinho e Ambrsio aplicam a pedra tanto a Pedro como a Cristo. Eis as palavras que aparecem no fim do Evangelho de S. Mateus, traduo da Bblia do Padre Antnio Pereira de Figueiredo, edio de 1857, de Lisboa, pg. 95: Santo Agostinho (no tratado CXXIV sobre S. Joo) entende por esta pedra no a Pedro, mas a Cristo, em quanto confessado Deus por Pedro, como se Cristo dissera: Tu s Pedro, denominado assim da pedra, que confessaste, que sou eu ( a pedra), sobre a qual edificarei a minha igreja. So estas as palavras do maior telogo catlico romano por serem muito claras dispensam comentrios.

Isaas 8:14: "Ento Ele... Pedra de tropeo, e de Rocha de escndalo... Mat. 21:42: "...A Pedra... rejeitaram, essa foi posta por cabea de ngulo... Atos 4:11: "Ele a Pedra ... rejeitada ... posta por cabea de esquina... Rom. 9:33: "...Sio uma Pedra de tropeo, e uma Rocha de escndalo... (Explicando: Os judeus achavam um escndalo o Messias morrer na cruz, j que O esperavam para assentar-Se no trono de Davi). E o mais importante: Efsios 2:20; 11:22; 5:23: "...Jesus Cristo a principal Pedra de esquina... cabea da igreja". Em toda a Bblia, a Pedra identificado indubitavelmente a JESUS CRISTO, a Rocha Eterna: Nmeros 20:11: "...Moiss levantou a mo, e feriu a Rocha duas vezes...

I Corntios 10:4: "E beberam... da Pedra espiritual... e a Pedra era Cristo.


Deut. 32:4: "Ele [Jesus] a Rocha, cuja obra perfeita... Salmo 18:2: "O Senhor a minha Rocha... Salmo 19:14: "...Senhor, Rocha minha e libertador meu! Salmo 28:1: "A Ti clamarei, Senhor, Rocha minha... Salmo 89:26: "...a Rocha da minha salvao.

Salmo 95:1: "...a Rocha da nossa salvao.


Salmo 144:1: "Bendito seja o Senhor, minha Rocha...

E o prprio Pedro confirmou que a Pedra Cristo:


I Pedro 2:4: "...E chegando-vos para Ele [Jesus] Pedra viva... I Pedro 2:6-8: "Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sio uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer no ser confundido. E assim para vs, os que credes, a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, e: Como uma pedra de tropeo e rocha de escndalo; porque tropeam na palavra, sendo desobedientes...

SEGUNDA INTERPRETAO: A PEDRA PEDRO


Paulo define a questo com estas palavras incisivas: I Corntios 3:11: "Porque ningum pode por outro fundamento, alm do que j est posto, o qual Jesus Cristo. Jesus Cristo mesmo interpretou ser Ele a "Pedra Angular" de qual falava o Velho Testamento: Mat. 21:42-44 "Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e maravilhoso aos nossos olhos? Portanto eu vos digo que vos ser tirado o reino de Deus, e ser dado a um povo que d os seus frutos. E quem cair sobre esta pedra ser despedaado; mas aquele sobre quem ela cair ser reduzido a p. Em toda a Bblia, a Pedra identificado indubitavelmente a JESUS CRISTO, a Rocha Eterna: Nmeros 20:11: "...Moiss levantou a mo, e feriu a Rocha duas vezes... I Corntios 10:4: "E beberam... da Pedra espiritual... e a Pedra era Cristo.

"Esta tese sustentada pela maioria dos comentadores catlicos. "Vincent, comentando Mateus 16:18 defende a idia de que a Igreja foi construda sobre Pedro, desde que Cristo nesta passagem aparece no como a fundao, mas como o arquiteto. A igreja catlica se baseia num texto isolado sem levar em considerao o consenso de todo o ensino bblico a respeito, isto , sem considerar os dois princpios hermenuticos (de Irineu e Orgenes) j citados anteriormente.

Cotejando vrios textos das Escrituras chega-se concluso iniludvel de que a Bblia ensina que Cristo a Pedra e no Pedro.
O prprio Pedro, atravs de suas enfticas declaraes, se encarregou de dirimir todas as dvidas neste sentido. Como j vemos. I S. Pedro 2:4-8

Compare ainda com Atos 4:11 e 12 Ele a pedra que foi rejeitada por vs, os edificadores, a qual foi posta por cabea de esquina. E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. E h muitas provas bblicas de que Pedro no foi escolhido como lder da Igreja, ou Superior Hierrquico dos Apstolos: Mateus 23: 8 e 10 nos ensina que Cristo no queria que nenhum deles fosse mestre ou guia, porque esta uma prerrogativa divina. Lucas nos relata (Luc. 9:46; 22:24-30), que por duas vezes se levantou entre os discpulos o problema de quem entre eles tinha a primazia. - ...o menor de todos esse que grande... - ...o maior o que serve...

QUE SIGNIFICAM AS CHAVES Em Mateus 16:19 ?


"As chaves, que abrem e fecham a Casa de Deus, ligam os homens Igreja, ou dela os desligam, so os princpios dos Evangelhos, as condies da Salvao, aceitas ou rejeitadas pelos homens. Pedro abriu, com a chave da Palavra de Deus, as portas do Reino dos Cus a trs mil pessoas que se converteram. Atos 2:14-41. Este privilgio no foi apenas concedido a Pedro, mas a todos os discpulos. So Mateus 18:18. ... "Quando uma pessoa completava satisfatoriamente um curso de estudos com um rabi judeu, era costume receber ela uma chave, significando que se havia tornado bem versada na doutrina e que estava agora habilitada para abrir os segredos das coisas de Deus. As palavras de Cristo se referem a este costume.

TERCEIRA INTERPRETAO: A PEDRA SERIA A CONFISSO DE PEDRO Crisstomo (350-407 AD) afirmou que a igreja foi construda sobre a confisso de Pedro. Outros Pais da Igreja e reformadores como Lutero, Huss, Zwnglio e Melanchton defendem a mesma idia. >>> "Os fatos parecem indicar que esta no a melhor interpretao, desde que a Igreja no construda sobre confisses, mas sobre os que fazem a confisso, isto , sobre seres vivos: Cristo, os Apstolos e os que aceitam a Cristo como Seu Salvador.

As chaves simbolizam a autoridade que Jesus confiou a Sua igreja para agir em Seu nome.
So Mateus 18:18. ... Especificamente elas indicam as Escrituras onde Deus expe o plano da salvao.

>> "Desta sucinta explicao se conclui que Ptros no um smbolo apropriado para um fundamento, um edifcio, mas que Ptra rocha um smbolo muito prprio para o fundamento estvel e permanente da Igreja.

As passagens de Efsios 2:20 e I Pedro 2:4-8 confirmam as declaraes anteriores.

ROMANOS
Unidade
Poltica Pax Romana
Excelentes

estradas

GREGOS
LNGUA
GREGA

Pensamento Filosfico

JUDEUS
SINAGOGAS MONOTESMO A.T. COMO BASE PARA O EVANGELHO ESPERANA MESSINICA SISTEMA TICO FILOSOFIA

ONDE ACONTECEU A EXPANSO?

JERUSALM ANTIOQUIA ROMA

APSTOLOS

Pedro Roma Joo sia Menor Tiago (Joo) - Tradio Espanhola Tiago (Jesus) - Jerusalm Andr - sia Menor e Grcia Judas Tadeu - Prsia Mateus - Etipia Tom ndia

A IGREJA APOSTLICA
OPOSIO E REAO 2 SCULO

ENVOLVIMENTO COM ORGIAS UNIES INCESTUOSAS CANIBALISMO ETC.

NATUREZA DE DEUS

NASCIMENTO VIRGINAL DE JESUS


DIVINDADE DE JESUS

APOLOGISTAS Base para defesa AT publicamente

POLEMISTAS Base para defesa NT internamente

TRINDADE x MODALISMO O QUE ATENAS TEM A VER COM JERUSALM.

ALEGORIZAO (318 de

CLEMENTE DE ALEXANDRIA

Abrao) Gn 14.14 FILOSOFIA = LEI APOLOGISTAS

TERTULIANO

MONTANISMO MARCIONISMO GNOSTICISMO


PRIMEIRAS HERESIAS

1 Sculo 0 100 Expanso

2 Sculo Oposio/ Reao

3 Sculo Perseguio

4 Sculo Oficializao

1 Sculo - Expanso

2 Sculo 101 200 Oposio/ Reao

3 Sculo Perseguio

4 Sculo Oficializao

1 Sculo - Expanso

2 Sculo 101 200 Oposio/ Reao

3 Sculo Perseguio

4 Sculo Oficializao

CNON DO NOVO TESTAMENTO O CREDO DOS APSTOLOS O EPISCOPADO

CNON
DO NT

A CONSCINCIA DA

IGREJA

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Cu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Esprito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Cu; est sentado direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde h de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Esprito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunho dos santos; na remisso dos pecados; na ressurreio do corpo; na vida eterna. Amm.

O PRIMEIRO ENTRE OS IGUAIS (ROMA) SUCESSORES DOS APSTOLOS


RAZES
HERESIAS PERSEGUIO

NERO 64-96AD

DOMICIANO 81-96 AD

TRAJANO 112-117 AD

MARCO AURLIO 161-180 AD

STIMO SEVERO 202-210 AD

MAXIMINO TRCIO 235-238 AD

DCIO 250-251 AD

257-259 AD

AURELIANO 270-275 AD

DIOCLECIANO 303-312 AD

EDITO DE TOLERNCIA
Em 311 AD Em seu leito de morte

perdo aos cristos

Galrio concede
em troca deles

orarem para seu

abenoar Roma.

Deus

4 Sculo

Oficializao

Este homem dividiu a histria do cristianismo

Constantino

Batalha da Ponte Mlvio

Constantino X Maxncio

In hoc signo vinces


Viso autntica ou oportunismo poltico?

C O N S E Q N C I A S

Unio Igreja-Estado O subsdio da igreja pelo Estado A separao do dia do sol como um dia de descanso e culto. Construo de pomposas baslicas

Alterao na liturgia Interferncia estatal nas decises teolgicas

SURGIMENTO DO

MONASTICISMO

Fuga do mundanismo da igreja

Locais mais procurados

Radical Isolamento

Conclios
Nicia Constanti nopla 381 feso 431
qeotokos

Calcednia 451
Jesus= uma nica natureza:divina utico

Ano Disput a Herege Igreja

325

Cristo Jesus=corpo humano e co-eterno com o Pai? mente divina


Ario Apolinrio

Nestorio

Arianos

Vitalinos

Igreja nestoriana

Monofisitas
Armnia, etope Copta e sria

Credo de Nicia
Cremos em um Deus Pai Todo Poderoso, Criador de todas as coisas visveis e invisveis. E em um s Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado como o Unignito do Pai, isto , da substncia do Pai; Deus de Deus; Luz da luz; Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado no feito; consubstancial com o Pai; mediante o qual todas as coisas foram feitas, tanto as que esto nos cus como as que esto na terra; que para ns humanos e para a nossa salvao desceu e se fez carne, se fez homem, e sofreu, e ressuscitou ao terceiro dia, e vir para julgar os vivos e os mortos. Cremos no Esprito Santo. Aos que dizem, pois, que houve quando o Filho no existia, e que antes de ser concebido no existia, e que foi feito das coisas que no so, ou que foi formado de outra substncia ou essncia, ou que uma criatura ou que mutvel ou varivel, a estes a igreja catlica anematiza.

Credo de Constantinopla
Ns cremos em um Deus, o Pai Todo Poderoso, criador do cu e da terra e de todas as coisas visveis e invisveis. E em um Senhor Jesus Cristo, o unignito Filho de Deus, gerado do Pai Antes de todas as eras, luz de luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, Gerado, no criado, de uma substncia (homoousios) com o Pai. Por Ele Todas as coisas foram feitas. Por ns homens e para a nossa salvao Ele desceu dos cus, foi feito carne do Esprito Santo e Maria, a virgem, e tornou-se homem. Ele foi crucificado por ns sob Pncio Pilatos, sofreu E foi sepultado. Ele ressuscitou novamente ao terceiro dia, de acordo com As Escrituras e ascendeu aos cus. Ele assenta-se direita do Pai e vir Novamente com glria para julgar os vivos e os mortos. Seu reino no ter fim E no Esprito Santo, o Senhor e doador da vida, que procede do Pai. Junto com o Pai e o Filho Ele adorado e glorificado. Ele falou atravs dos Profetas. E em uma santa igreja catlica e apostlica.

Ns confessamos, portanto, que o nosso Senhor Jesus Cristo como unignito filho de Deus, perfeito Deus e perfeito homem, consistindo de uma alma racional e um corpo. Ele foi gerado do Pai antes de todas as eras, como Deus, e nos ltimos dias, por ns e para a nossa salvao, ele foi gerado de Maria, a virgem, como homem. Ele de uma substncia (homoousios) com o Pai, como Deus, e de uma substncia (homoousios) conosco, como homem. Porque h uma unio de duas naturezas e portanto, ns confessamos um Cristo, um Filho, um Senhor. De acordo com esta compreenso da unio inconfundvel, ns confessamos que a santa virgem theotokos, porque Deus, o verbo foi encarnado e tornouse homem e desta concepo ele uniu-se a si mesmo no templo que recebeu dela.

Frmula da Unio

Seguindo, pois, os santos Pais, ensinamos todos a uma voz que deve ser confessado um E o mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, o qual perfeito em divindade e perfeito em Humanidade; verdadeiro Deus e verdadeiro homem, de alma racional e corpo; consubstancial Com o Pai de acordo com a divindade, e assim mesmo consubstancial conosco, de acordo Com a humanidade; semelhante a ns em tudo, porm, sem pecado; gerado pelo Pai antes Dos sculos de acordo com a divindade, e nos ltimos dias, por ns e para a nossa salvao, Da virgem Maria,me de Deus (theotokos), segundo a humanidade; um e o mesmo Cristo Jesus e Senhor Unignito, em duas naturezas, sem confuso, sem mutao, sem diviso, Sem separao, sem que desparea a diferena das naturezas por causa da unio, mas Mantendo as propriedades de cada natureza, e unindo-as em uma pessoa e hipstasis; no Dividido ou partido em duas pessoas, mas um e o mesmo Filho Unignito, Deus Verbo e Senhor Jesus Cristo, como foi dito acerca dele pelos profetas de antigamente e o prprio Jesus Cristo nos ensinou e o credo dos Pais nos transmitiu.

Credo de F de Calcednia

O fato do sculo que definiu a histria

Atansio fecha o Cnon do NT

367
39a. Carta das Festividades
Existem, pois no Antigo Testamento, vinte e dois livros No tedioso falar novamente dos [livros] do Novo Testamento. Estes so os quatro Evangelhos, segundo Mateus, Marcos, Lucas e Joo. Em seguida, os Atos dos Apstolos e as sete Epstolas (chamadas catlicas) a saber, de Tiago, uma; de Pedro, duas, de Joo, trs; depois destas, uma de Judas. Alm disso, existem catorze epstolas de Paulo E tambm o Apocalipse de Joo.

Vous aimerez peut-être aussi