Vous êtes sur la page 1sur 26

HISTRIA DA MINERALOGIA

Aula 3

Maria Fernanda Bernal Lopez

A Mineralogia o ramo das Cincias


Geolgicas que se dedica ao estudo dos minerais, atravs das suas propriedades, constituio, estrutura, gnese e modos de ocorrncia.

Considerada inicialmente como um meio prtico para chegar ao conhecimento de substncias minerais teis, tinha uma caracterstica puramente utilitria, no constituindo uma verdadeira cincia mas "uma arte de distinguir os minerais".

Apesar de ser uma Cincia relativamente recente, quandocomparada com a Astronomia, a Fsica ou a Matemtica, a Mineralogia, no obstante s se ter individualizado como ramo definido do conhecimento humano a partir do Sec.XVIII, tem desempenhado papel importante no desenvolvimento da Civilizao.

Os minerais exerceram sempre atrao especial sobre o Homem primitivo cuja ateno teria sido, naturalmente, despertada pelas cores brilhantes, transparncia e outras propriedades fsicas dos minerais.

Na Idade da Pedra as pinturas rupestres em grutas eram feitas com pigmentos de hematita vermelha e xido de mangans negro - 20 000 a.C. a 5 000 a.C.

O verdadeiro fundador da Mineralogia, em bases cientficas,foi Abraham G. Werner (1750-1817) professor, durante muitos anos na Saxnia. Foi um dos primeiros a classificar os minerais de modo sistemtico.

A Contribuio Brasileira Foi nos ltimos anos do Sc XVIII que a Mineralogia encontrou o seu primeiro grande cultor na pessoa de Jos Bonifcio de Andrada e Silva.

-Muitos minerais so importantes nas indstrias modernas, sade e poltica.


-O conhecimento da mineralogia importante para a compreenso das rochas bem como do funcionamento da terra e planetas. -Vrios aspectos da geologia esto ligados mineralogia tais como a geoqumica de fludos (reaes de equilbrio qumico com minerais), a geofsica (propriedades das rochas ligadas s propriedades fsicas dos minerais), etc.

DIVISO DA MINERALOGIA

1- CRISTALOGRFIA 1.1. Introduo 1.2. Simetria 1.3. Notao cristalogrfica 2. MINERALOGIA FSICA 2.1. Clivagem, partio, fratura 2.2. Dureza 2.3. Tenacidade 2.4. Densidade relativa 2.5. Propriedades dependentes de luz 2.6. Propriedades eltricas e magnticas 3. MINERALOGIA QUMICA 3.1. Introduo 3.2. Cristaloqumica 3.3. Deduo de uma frmula qumica a partir da anlise de um mineral 3.4. Polimorfismo, isomorfismo, pseudomorfismo, etc.

4. MINERALOGIA DESCRITIVA - descrio das diferentes espcies minerais tendo em considerao as suas caractersticas cristalogrficas, composio qumica e estrutura, propriedades fsicas, 4.1. Introduo 4.2. Elementos nativos 4.3. Sulfetos 4.4. xidos 4.5. Halogenetos 4.6. Carbonatos 4.7. Fosfatos 4.8. Sulfatos 4.9. Tungstatos e molibdatos 4.10. Nitratos e boratos 4.11. Silicatos 5. MINERALOGIA DETERMINATIVA 5.1.Identificao de alguns minerais, com base no estudo das propriedades fsicas e cristalizao.

Mineralogia Qumica 1) Influncia da composio qumica dos minerais; os tipos de ligaes qumicas comuns nos minerais; 2) Nmero de coordenao, homomorfismo, pseudomorfismo, polimorfismo, substituio inica, soluo slida e ex-soluo; 3) Mtodos de determinao de minerais; 4) Estabelecer a frmula qumica de um mineral a partir de sua composio em peso. 5) O comportamento fsico-qumico dos minerais: regra das fases e diagramas binrios de equilbrio. Mineralogia Sistemtica 1) Classificao dos minerais; 2) Os minerais no silicticos, suas composies qumicas,estruturas, paragneses, alteraes, importncias econmicas e propriedades fsicas; 3) Os silicatos, suas classificaes, caractersticas qumicas e estruturais, paragneses, alteraes, importncias econmicas e propriedades fsicas

Um mineral pode ser definido como:


-uma substncia natural, homogna,slida -com composio qumica bem definida (ou variando dentro de certos limites), -arranjo atmico ordenado, que pode estar expresso numa forma geomtrica externa (poliedros mais ou menos perfeitos), -formada por processos inorgnicos.

Natural: porque exclui os minerais formados


em laboratrio (sintticos). Assim, por exemplo, a substncia qumica CaSO4 ocorre na Natureza sob a forma de um mineral denominado anidrita mas, se a mesma substncia for preparada em laboratrio j no interpretada como mineral, sendo denominada apenas por sulfato de clcio.

Isto no significa que alguns minerais no possam e no sejam, obtidos artificialmente, e em grandes quantidades, para usos comerciais. So os denominados "minerais sintticos" como, por exemplo, os rubis e as safiras para gemas, e o corindon para abrasivo e fins refratrios.

Homognea: substncia que no pode ser fisicamente subdividida em componentes qumicos mais simples, o que depende dos meios de observao. Slida: exclui gases e lquidos.

A gua sob a forma de gelo um mineral, mas a gua lquida no.

Mineralides -substncias, semelhantes a minerais, quer quimicamente,quer quanto ocorrncia. -o mbar, uma substncia orgnica no cristalina de origem geolgica. - prolas so por vezes consideradas como um mineral, devido presena de cristais de carbonato de clcio na sua estrutura, mas so melhor classificadas como um mineralide, devido sua origem biolgica sem transformao geolgica e por conterem um ligante orgnico que lhes d uma composio qumica no uniforme.

Composio qumica bem definida ou variando dentro de certos limites: embora haja minerais, como o quartzo (SiO2) que, geralmente, tm composio qumica bem definida, outros tm composio varivel. Assim, por exemplo, a dolomita CaMg(CO3)2 nem sempre contm apenas Ca e Mg. Pode conter Fe, Mn em substituio parcial do Mg.
dolomita

A composio da olivina varia entre os dois termos extremos da srie -forsterita Mg2SiO4 faialita Fe2SiO4.

Muitos minerais contm elementos, ou combinaes de elementos (compostos qumicos), estranhos sua composio habitual, constituindo impurezas que, no obstante, se revestem por vezes de excepcional interesse econmico tais como S; Ag; Au, Terras raras, etc.

Arranjo atmico interno ordenado: quando os slidos so desprovidos de arranjo interno ordenado dos tomos constituintes so designados por no cristalinos ou amorfos tais como, por exemplo os vidros e a opala. Forma geomtrica externa: Algumas substncias naturais ou obtidas laboratorialmente, alm de possuirem um arranjo interno mais ou menos ordenado das suas partculas constituintes (estrutura cristalina), podem ter formas polidricas mais ou menos perfeitas, isto serem limitados por superfcies planas, as faces. Alguns minerais aparecem na Natureza sob a forma de excelentes cristais, permitindo a sua identificao com base nas formas perfeitas polidricas, sendo essencial o conhecimento da cristalografia morfolgica das diferentes espcies minerais.

Formado por processos inorgnicos:

-Um mineral deve ser formado, geralmente, por processos inorgnicos, ou seja, com uma origem a partir de processos geolgicos.

No permite incluir no domnio da Mineralogia minerais biognicos (formados por organismos), tais como a aragonita da concha dos moluscos,.

Substncias de natureza orgnica no podem ser includas como minerais. Ex.: o petrleo, o carvo e o asfalto, alm de no terem composio qumica bem definida nem arranjo interno ordenado, embora sejam includos nas listas de recursos minerais. No corpo humano tambm se formam substncias minerais, tais como a apatita [Ca5(PO4)3(OH)] nos ossos e nos dentes; fosfatos e oxalatos de clcio e fosfatos de magnsio nos clculos renais.

Porm, as camadas de carvo, quando submetidas a altas temperaturas, libertam volteis e hidrocarbonetos cristalizando sob a forma de grafita

Vous aimerez peut-être aussi