Vous êtes sur la page 1sur 28

Vocabulrio ativo: estoque de palavras que empregamos em nossos textos falados ou escritos; Vocabulrio passivo: todas as palavras que,

mesmo no utilizadas em nossos texto, so passveis de reconhecimento quanto sua significao.

O apelo e o contexto (lingustico) e a situao; Consulta a dicionrios; A anlise estrutural das palavras: o estudo da significao dos radicais, prefixos e sufixos. LEITURA!!!!

Converso do vocabulrio passivo para ativo: LEITURA!!!! INTERPRETAO DE TEXTOS!!!! PRODUO DE TEXTOS!!!!

redao um exerccio de controle de informatividade e de redundncia.

Quando um elemento da sequncia textual se remete a outro do mesmo texto, substituindo-o.


Encontrei um amigo na esquina, mas no falei com ele. (anfora) Ele estava l, na esquina, o meu amigo. (catfora)

Para viver um grande casamento, homem e mulher devem ter um profundo amor mtuo. E essa relao s acontece se ambos souberem discernir se realmente amor o que os une.

Essa acompanhado do substantivo

relao, refere-se ao casamento. O refere-se ao substantivo amor Que refere-se ao pronome o Os refere-se aos substantivos homem e mulher

Pedro estuda na UFRGS, e Jos estuda no ITA.


Pedro estuda na UFRGS, e Jos no ITA. Pedro e Jos estudam na UFRGS e no ITA, respectivamente.

Pedro inteligente, pois participava de competies de xadrez com apenas sete anos.

Trabalha bem, mas preto.


Trabalha bem e preto. Trabalha bem, apesar de ser preto.

Saiu mas volta j.


Saiu e volta j.

Cozinha mas canta.


Cozinha apesar de cantar. Cozinha e canta.

Embora trabalhe bem, preto.


Trabalha bem, mas preto. Embora seja preto, trabalha bem. preto, mas trabalha bem. preto, embora trabalhe bem. Trabalha bem, embora seja preto.

Cozinha, mas canta.


Embora cozinhe, canta. Embora cante, cozinha.

Com a ida para So Paulo, no fim de semana, voc atrapalhar seus estudos. Se voc for para So Paulo no fim de semana, voc atrapalhar seus estudos. (Condio)
porque voc vai para So Paulo no fim de semana que voc atrapalhar seus estudos. (Causa)

O presidente Bush dever reunir-se ainda nesta semana com o premier russo Vladimir Putin. Fontes bem informadas acreditam, entretanto, que no ser ainda desta vez que Moscou ceder s presses da Casa Branca sobre a guerra do Iraque.

O presidente pretende anunciar as novas medidas que mudaro o imposto de renda, mas no deve fazer isso nesta semana. OU mas no dever anunci-las nesta semana.

Frases fragmentadas (ou fragmento de frase): uma orao subordinada ou uma orao coordenada pontuada como se fosse frase completa.
Tivemos umas frias miserveis. Porque choveu todos os dias. O jovem deve mudar a sociedade. Estudando e trabalhando com seriedade e dedicao.

Frases siamesas: frases completas, escritas como se fossem uma s. O carro bateu contra o poste, nenhum de seus ocupantes feriu-se gravemente.
O horrio mudou, a aula de Literatura comea agora s trs.

A solido nada mais do que baixa autoestima e insegurana no dia a dia. Contudo, nossa vida se torna agitada e corrida.
Procurando acertar. Tentando superar desafios, buscando o contnuo aperfeioamento. Assim vive o homem moderno.

Consumir exerce extremo fascnio sobre a maioria dos indivduos. Isso porque a propaganda atingiu um alto grau de sofisticao. Sendo a responsvel pelo aumento da aquisio de bens suprfluos, especialmente nos pases desenvolvidos.

Nossos escritores preferem narrar a saga de miserveis e remediados, operrios e malandros. Pois encontram nesses personagens um retrato fiel do homem brasileiro.

No inicie perodos com os seguintes nexos: pois, isso porque, sem contar que, sendo que, o (a) qual, mesmo porque, onde, que.
Use os demonstrativos ESSE, ESSA, ISSO para retomar assuntos j referidos no texto Use os demonstrativos ESTE, ESTA, ISTO para referir-se a assuntos que sero abordados no texto.

Use o pronome ONDE apenas para referir-se ideia de lugar concreto. O pronome MESMO (A) no tem fora de referncia. Substitua-o por pronome.

A paixo brasileira pelo futebol provoca uma questo recorrente: o entusiasmo pelo tema no seria um indcio de alienao? No h dvida de que existe um elo entre o interesse excessivo por esse esporte e a viso alienada do mundo, mas tal teoria fracassa em muitos aspectos por seu indiscutvel simplismo, sobretudo no Brasil.

Desse modo, responda as seguintes perguntas:

1) Quais as causas (a origem) dessa aparente contradio? De que forma esse fenmeno acabou se constituindo?
2) Como deter (atenuar) os efeitos (implicaes) decorrentes desse fato? possvel impedir esse processo? Sua redao deve ter, no mximo, 30 linhas.

Vous aimerez peut-être aussi