Vous êtes sur la page 1sur 54

SEMINRIO PROJETO PEDAGGICO E MERCADO

Neste trabalho ser abordado:


LEI DO ADMINISTRADOR Lei n. 4.769, de 9 de setembro de 1965 GESTO PBLICA E ATUAO ESPECFICA Resoluo 373 (alterada pela Resoluo 426, de 15/08/2012)
LEI EPPGG FEDERAL LEI N 7.834, DE 6 DE OUTUBRO DE 1989. MODELO DE MINAS GERAIS LEI NDEG. 18.974, DE 29 DE JUNHO DE 2010

Neste trabalho ser abordado:


CURRICULO UERGS

MODELO DE EMPRESA JR. NA ADM. PBLICA

CATALOGO DE CURSOS ENAP(ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAO PBLICA)

LEI DO ADMINISTRADOR Lei n. 4.769, de 9 de setembro de 1965


Dispe sobre o exerccio da profisso de Administrador e d outras providncias.

Art. 4 Na administrao pblica, autrquica, obrigatria, a partir da vigncia desta Lei, a apresentao de diploma de Bacharel em Administrao, para o provimento e exerccio de cargos tcnicos de administrao, ressalvados os direitos dos atuais ocupantes de cargos de Administrador. 2 A apresentao do diploma no dispensa a prestao de concurso, quando exigido para o provimento do cargo.

Atuao Administrador
Administrador

Concursos Pblicos Sem Especificao

Concursos Pblicos Especficos Administrao

Iniciativa Privada

GESTO PBLICA E ATUAO ESPECFICA Resoluo


373 (alterada pela Resoluo 426, de 15/08/2012)

A Resoluo Normativa CFA 373 de 12/11/2009, aprovou o registro profissional nos Conselhos Regionais de Administrao dos diplomados em curso superior de Administrao em determinada rea do conhecimento, oficial, oficializado ou reconhecido pelo Ministrio da Educao.

GESTO PBLICA E ATUAO ESPECFICA Resoluo


373 (alterada pela Resoluo 426, de 15/08/2012)

Diplomados em curso de Graduao em rea da Administrao - Bacharelado e aprovadas para Registro conforme Resolues do CFA ns 373/2009, - atuao especfica na rea de formao Agronegcios; Comrcio Exterior; Gesto de Agronegcios;

GESTO PBLICA E ATUAO ESPECFICA Resoluo


373 (alterada pela Resoluo 426, de 15/08/2012)

Gesto de Cooperativas; Gesto Pblica; Art. 1 O caput do artigo 1 da Resoluo Normativa CFA n 373, de 12 de novembro de 2009 passa a vigorar com a seguinte redao:

GESTO PBLICA E ATUAO ESPECFICA Resoluo


373 (alterada pela Resoluo 426, de 15/08/2012)

Art. 1 Fica criado nos Conselhos Regionais de Administrao registro profissional para os diploma dos em Curso Superior de Tecnologia em determinada rea da Administrao, oficial, oficializado ou reconhecido pelo Ministrio da Educao.

GESTO PBLICA E ATUAO ESPECFICA Resoluo 426


Gestor Pblico

Concursos Pblicos Sem Especificao

LEI EPPGG FEDERAL LEI N 7.834, DE 6 DE OUTUBRO DE 1989.


Art. 1 criada a Carreira de Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental, para execuo de atividades de formulao, implementao e avaliao de polticas pblicas, bem assim de direo e assessoramento em escales superiores da Administrao Direta e Autrquica.

EDITAL CONCURSO EPPGG 2013


O Diretor-Geral da Escola de Administrao Fazendria, considerando o Termo de Cooperao celebrado com o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, resolve divulgar a abertura das inscries e estabelecer normas para a realizao de concurso pblico destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos vagos de Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental -EPPGG, autorizado pela Portaria n 18, de 31/01/2013, publicada na Seo 1 do Dirio Oficial da Unio de 01/02/2013.

EDITAL CONCURSO EPPGG 2013


1 - DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1.2 - O concurso ser constitudo de duas etapas, especficas para este processo seletivo: I - Primeira Etapa - assim constituda: - Provas Objetivas de Conhecimentos Bsicos e de conhecimentos Especficos, de carter seletivo, eliminatrio e classificatrio, valendo, no mximo, 200 pontos ponderados;

EDITAL CONCURSO EPPGG 2013


II - Segunda Etapa - O Curso de Formao, a ser realizado em Braslia-DF, pela Fundao Escola Nacional de Administrao Pblica ENAP 1.3 - A escolaridade exigida de Curso superior concludo, em nvel de graduao

MODELO DE MINAS GERAIS LEI NDEG. 18.974, DE 29 DE JUNHO DE 2010


DISPOSIES GERAIS Art. 1deg. Fica estruturada, na forma desta Lei, a carreira estratgica de Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - EPPGG, que integra o Grupo de Atividades de Gesto, de Planejamento, de Tesouraria, de Auditoria e de Atividades Poltico-Institucionais do Poder Executivo.

MODELO DE MINAS GERAIS


Art. 4deg. So atribuies gerais do Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental: I - a formulao, a superviso e a avaliao de polticas pblicas; II - o exerccio de atividades relacionadas s reas de planejamento e avaliao, administrao financeira e oramentria, contabilidade, modernizao da esto, racionalizao de processos, gesto e tecnologia da informao, recursos logsticos, recursos materiais, recursos humanos e administrao patrimonial.

MODELO DE MINAS GERAIS


Art. 7deg. O ingresso em cargo de provimento efetivo da carreira de Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental, observadas as condies estabelecidas em regulamento, dar-se- no primeiro grau do nvel I e depender de aprovao em concurso pblico de provas e ttulos, do qual far parte o Curso Superior de Administrao Pblica - CSAP, ministrado pela Escola de Governo da Fundao Joo Pinheiro.

MODELO DE MINAS GERAIS


SS 2deg. O Poder Executivo, por intermdio da Fundao Joo Pinheiro, conceder ao aluno do CSAP que no seja servidor pblico estadual, bolsa de estudo mensal, de dedicao exclusiva, no valor correspondente a um salrio mnimo. SS 3deg. A concesso da bolsa de estudo a que se refere o SS 2deg. no impede que o aluno beneficirio realize estgio extracurricular remunerado, sendo vedada sua realizao apenas durante o perodo de cumprimento da carga horria referente ao estgio obrigatrio supervisionado.

MODELO DE MINAS GERAIS


SS 5deg. O aluno a que se refere o SS 2deg. firmar termo de compromisso, obrigando-se a ressarcir ao Estado o valor atualizado dos servios escolares recebidos e, se for o caso, o valor atualizado da bolsa de estudo mensal, na hiptese de: I - abandonar o curso, a partir do quarto semestre, a no ser por motivo de sade, devidamente atestado pelo rgo competente; II - ser reprovado em trs disciplinas previstas no currculo do CSAP;

MODELO DE MINAS GERAIS


III - no tomar posse no cargo de Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental; IV - no permanecer na carreira pelo perodo mnimo de dois anos aps o ingresso

MODELO DE MINAS GERAIS

MODELO DE MINAS GERAIS

Atuao Especialista Polticas Pblicas e Gesto Governamental


EPPGG-MG

Concursos Pblicos Sem Especificao

Instituies do Governo do Estado

PERFIL CURSOS DE ADM. FORMAO DIRECIONADA


Anlise e Comparao entre Cursos de Formao Direcionada Administrao Pblica Somente duas IES oferecem curso de Administrao com formao direcionada em Administrao Pblica. Observando-se comparativamente estes cursos no que tange suas reas profissionalizantes direcionadas, tem-se que:

Um curso traz um enfoque mais estratgico, de planejamento e controle da prtica pblica, com disciplinas como Governo Eletrnico, Gesto Pblica I e II, Avaliao de Projetos Pblicos, Planejamento Governamental, Controle sobre a Administrao Pblica, Polticas Sociais e Controle Social. Neste curso, a formao total profissional representou 54% da carga horria total. As disciplinas de carter bsico impactaram em 27% do curso.

Comrcio Exterior Cinco IES ofertam o curso de Administrao com formao direcionada para Comrcio Exterior, extraem-se as seguintes questes: A formao profissional total das disciplinas (considerando formao genrica e formao direcionada) corresponde, nestes cursos, a no mnimo 43% da carga horria total e, no mximo, a 60%. A formao bsica corresponde a no mnimo 13% e no mximo 21%. Os estudos quantitativos representam entre 6% e 7% da carga horria destes cursos. J a formao complementar varia entre 4% e 20%.

Marketing Duas IES oferecem o curso de Administrao com formao direcionada para o Marketing: Comparando-se estes dois cursos, observa-se que: A formao profissional destes cursos corresponde a 49% e 60% do total da carga horria. A formao bsica representa 23% e 17%, respectivamente. As disciplinas quantitativas somam 6% e 7% do curso. J a formao complementar responsvel por 10% e 6% do curso.

Turismo Duas IES que ofertam cursos de Administrao direcionados para o Turismo, observa-se o seguinte: Somando-se todas as disciplinas de carter profissional nestes dois cursos, temos que elas correspondem a 33% e 38% da carga horria total do curso. As disciplinas de formao bsica correspondem a 17% e 24%; os estudos quantitativos representam 13% e 9% do curso; j as disciplinas de carter complementar impactam em 18% e 16%, respectivamente.

Sade: Duas IES direcionam seus cursos de Administrao para a formao direcionada para a rea da Sade: (com a titulao de Administrao com foco em Sistemas e Servios de Sade). A formao profissional nestes 2 cursos corresponde a 51% e 69% da carga horria total. A formao bsica responsvel por 30 e 14%, respectivamente, do curso. As disciplinas de estudos quantitativos representam 5% e 10%. J a formao complementar toma 4% e 5% da carga.

DISPOSIO CURRICULO UERGS


Avaliao Quantitativa de Disciplinas de 2 Crditos. Instituies Comparadas
UFSM UFRGS UFPEL FURG UERGS

Percentual de cadeiras de 2 crditos Analisados em 5 Universidades do RS

CURRICULO UERGS

FORMULAO DAS DISCIPLINAS EXATAS DE BASE

COMPARATIVO
UERGS-UFSM-UFRGS

UERGS

UFSM

UFRGS

Noes Gerais: Definio, Domnio, Imagem e Classificao, Funo Polinomial, Funo Logaritmica, Funo Exponencial, Funo Racional Simples, Aplicaes do estudo de funes, DERIVAO, Limite de uma Componente curricular funo, Limites laterais e infinitos, proporcionar aos alunos Continuidade de uma funo, A regra geral conhecimentos sobre de derivao e interpretao geomtrica da sistemas de nmeros: derivada, Regras de derivao, Derivao inteiros, racionais e reais; de funes compostas, Derivao operaes numricas: sucessiva, Derivao de funes implcitas, Conceitos operaes com fraes, Matemtica Aplicaes das derivadas, Conceito de Clculo I-B Matemticos potncias, razes e 6 Crditos marginal e total, Elasticidade de uma funo, 6 Crditos 4 Crditos logaritmos; equaes; Funes crescentes e funes desigualdades; noes de decrescentes, Mximos e mnimos de uma geometria; conjuntos; os funo, Concavidade e convexidade de uma conceitos de funo; o funo, Ponto de Inflexo, Grficos de grfico de uma funo; a funes, INTEGRAO, Conceito de funo linear. Integral Indefinida, Regras de Integrao: por substituio, por partes e fraes parciais, Integral Definida e o Teorema Fundamental, Integral Definida e o clculo de reas, Outras aplicaes da Integral definida.

Nmeros reais: mdulos e intervalos. Funes e grficos. Seqncias. Limites. Continuidade. Derivadas e diferenciais. Clculos de derivadas. Derivada de funo composta e de funo inversa. Derivadas sucessivas. Aplicaes de derivadas. Teorema da mdia. Frmula de Taylor. Regras de Lospital. Mximos e mnimos. Integral indefinida e definida. Teorema fundamental do clculo integral. Tcnicas de integrao. Aplicaes da integral definida. Clculo de reas, volume e comprimentos de curvas. Integrais imprprias. Limite e continuidade das funes de duas e trs variveis. Derivadas parciais. Aplicaes das derivadas parciais. Noes de integral dupla.

Conceito e classificao. Clculo do desconto por fora, comercial ou bancrio. Componente curricular que Clculo do valor atual. Clculo da taxa. Transformaes lineares. aborda juros e Descontos Clculo do tempo. Mtodo das frmulas e LGEBRA Matrizes: operaes, inverso. Simples. Taxas de Juros. mtodo dos divisores fixos. Desconto de LINEAR Sistemas de equaes lineares. Matemtica Juros e Descontos Matemtica diversos capitais, diversos prazos e uma E GEOMEProblemas clssicos da Financeira 4 Compostos. Capitais Financeira mesma taxa. Desconto de diversos capitais, TRIA Geometria Analtica a duas Crditos Equivalentes. Anuidade ou 4Crditos diversas taxas e um mesmo prazo. Desconto ANALTICA dimenses. Noes de Renda Certa. Sistemas de de diversos capitais, diversos prazos e 4 Crditos Geometria Analtica a trs Amortizaes. Operaes diversas taxas. Desconto de capitais dimenses. e Financiamentos. constantes. PRAZO MDIO. Conceito e aplicao. Comentrio da frmula.

UERGS

UFSM

UFRGS

MEDIDAS DESCRITIVAS, Conceitos bsicos. Sries estatsticas. Distribuio de freqncia. Grficos. Medidas de tendncia central: mdia, mediana e moda. Medidas de disperso: varincia, desvio padro e coeficiente de variao. PROBABILIDADE, Conceitos bsicos. lgebra dos Componente curricular eventos: teoremas fundamentais. Probabilidade de carter tericocondicional: independncia e teorema de Bayes. prtico proporcionar VARIVEIS ALEATTIAS. Variveis aleatrias: aos alunos noes de discretas e contnuas. Funo de probabilidade. ESTATSTICA estatstica descritiva; Funo de distribuio acumulada. Esperana GERAL I noes de matemtica e varincia de uma varivel aleatria. 4Crditos probabilidade; DISTRIBUIES DE PROBABILIDADE. distribuio binominal e Distribuio binominal. Distribuio Poisson. normal; noes de Distribuio normal. AMOSTRAGEM E amostragem; noes de INFERENCIA. Inferncia estatstica e seus Estatstica inferncia estatstica; Estatstica objetivos. Tipos de amostragem. Distribuio 4Crditos noes de teste de 6 Crditos amostral da mdia. ESTIMAO E TESTES DE hiptese. Medidas de HIPTESE. Parmetros estatsticos. Estimadores e tendncia central: suas propriedades. Intervalo de confiana para uma mdia; mediana; moda. mdia e para uma proporo. Determinao do Medidas de tamanho da amostra. Testes para mdia, proporo variabilidade: varincia; e teste do qui-quadrado. ANLISE DE desvio-padro; REGRESSO E CORRELAO. Regresso linear coeficiente de variao. simples. Coeficiente de correlao linear. Anlise de Correlao. Coeficiente de determinao. ANLISE DE Aplicao da estatstica SRIES TEMPORAIS. Srie temporal e seus na Administrao. componentes. Mtodos de ajustamento. Anlise da tendncia e dos componentes estacional e cclica. ESTATSTICA NMEROS NDICES Modalidade de ndices. GERAL II Relativos de base fixa. Relativos de base mvel. 4 Crditos Principais critrios para construo de ndices simples e agregados. Deflao e correo monetria.

Probabilidade: Conceito, axiomas e teoremas fundamentais. Variveis aleatrias. Distribuies de probabilidade. Estatstica descritiva. Distribuies tericas e empricas. Distribuies unidimensionais e bidimensionais.

Introduo Teoria da Amostragem, principais esquemas. Inferncia Estatstica: Processos de deciso, Teoria da Estimao, Testes de Hipteses e Anlise de Varincia.

MODELO DE EMPRESA JR NA

ADMINISTRAO PBLICA

Foi apenas em 1987 que foi introduzido o conceito de empresa jnior (EJ) no Brasil, e isso ocorreu por intermdio da Cmara de Comrcio Frana-Brasil. Um ano depois, em 1988, surgiu na FGV (Fundao Getlio Vargas), na rea de Administrao de Empresas, a primeira empresa jnior do Brasil e tambm da Amrica Latina.

Cabe ressaltar que a prtica vai alm do estgio curricular obrigatrio, abrangendo as atividades propiciadas pelo estgio extracurricular e por outros instrumentos pedaggicos. A participao dos acadmicos em empresas juniores um exemplo de uma atividade que visa o estabelecimento de um elo entre a teoria e a prtica, ou seja, propicia um estreitamento da distncia entre mercado e ambiente acadmico, possibilitando experincias reais de mercado.

Uma outra caracterstica percebida nesse tipo de empreendimento diz respeito sua integrao com o Terceiro Setor. O voluntariado tem sido incentivado e desenvolvido nas EJs. Desde abril de 1994, a Jnior Pblica, empresa jnior vinculada FGV-EAESP, do Curso de Administrao Pblica, trabalha exclusivamente com o Terceiro Setor, cujo fim ltimo o bem social.

FGV - A Consultoria Jnior Pblica FGV uma associao sem fins lucrativos, formada e dirigida por alunos da graduao dos cursos de Administrao de Empresas, Administrao Pblica, Direito e Economia da Fundao Getulio Vargas. Primeira e nica empresa jnior a prestar consultoria exclusivamente para a rea Pblica e ao Terceiro Setor, a empresa foi fundada em 1994 e desde ento vem desenvolvendo projetos atuantes em trs grandes esferas: Qualidade, Mudana Organizacional e Administrao Geral.

CATALOGO DE CURSOS ENAP(ESCOLA NACIONAL DE

ADMINISTRAO PBLICA)
EXTENSO

Elaborao de Editais para Aquisies no Setor Pblico Pblico-alvo Servidores pblicos que atuam na rea de licitaes e contratos. Objetivos de aprendizagem Ao final do curso, o participante dever ser capaz de: definir o critrio de julgamento das licitaes pblicas (menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo, maior lance ou oferta, prego eletrnico ou presencial); identificar as fases da licitao com base na legislao aplicada logstica;

elaborar editais para aquisies no setor pblico observando os critrios de julgamento (menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo, maior lance ou oferta, prego eletrnico ou presencial); elaborar projeto bsico com base no art. 6, XI da Lei n 8.666/93; identificar os critrios de publicidade do edital; redigir a minuta do contrato a ser firmado findado o processo licitatrio. elaborao de termos de referncia e editais; definio de termo de referncia e de edital; estrutura do termo de referncia e do edital;

especificao de materiais e servios; exemplos e simulao da elaborao de um termo de referncia e edital; principais falhas e cuidados necessrios na elaborao do termo de referncia e do edital; editais e prego eletrnico; comisses permanentes de licitao e comisses especiais de licitao: constituio e funcionamento. Metodologia Exposio dialogada, leitura compartilhada, discusses e simulaes. Carga horria 14 horas

Formao de Pregoeiros: Prego Eletrnico Curso integrante do Programa Gesto da Logstica Pblica. Pblico-alvo Servidores pblicos federais que atuam nas reas de compras, Comisso Permanente de Licitao (CPL), pregoeiros e logstica. Objetivos de aprendizagem Ao final do curso, o participante dever ser capaz de: compreender as origens do prego como modalidade de licitao, suas fases e aspectos jurdicos; conduzir processos de prego eletrnico em um simulador do Comprasnet; negociar tarefas de compras pblicas, dominando aspectos tcnicos e comportamentais.

conceito de prego eletrnico; legislao atual; procedimentos do prego eletrnico; negociao; fases do processo licitatrio: classificao e habilitao (inverso das fases e desburocratizao da habilitao); vantagens do prego eletrnico; simulao do prego eletrnico. Metodologia Exposio dialogada, leitura compartilhada, discusses e simulaes. Carga horria 14 horas

CONCLUSO
EM VISTA DOS ESTUDOS E RESULTADOS ABORDADOS NESTA APRESENTAO PODEMOS CONCLUIR QUE: 1. A ALTERAO NA PROPOSTA DO CURSO DE ADMINISTRAO- GESTO PBLICA EM CURSO SUPERIOR DE ATUAO ESPECFICA IMPLICAR CONFORME RESOLUO 426 EM CADASTRO NO CRA COMO TECNLOGO. EMBORA A RESOLUO ANTERIOR 373 DESCREVE EM SEU TEXTO A INSCRIO DO BACHARELADO A RESOLUO ATUAL FAZ REFERENCIA SOMENTE A FORMAO DE TECNLOGO.

CONCLUSO
2. A CRIAO DO CARGO DE ESPECIALISTA EM POLTICAS PBLICAS E GESTO GOVERNAMENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS UMA PRERROGATIVA PARA ATENDIMENTO DE UMA DEMANDA GERADA PELO PRPRIO ESTADO. A FRAGILIZAO DESTE MODELO DE ESCOLA DE GOVERNO ESTA DIRETAMENTE LIGADA AO PRIVILGIO DO PODER EXECUTIVO DETERMINAR A CRIAO DAS VAGAS PARA PREENCHIMENTO, NO GARANTINDO A CONTINUIDADE DO CURSO.

CONCLUSO
3. AS DISCIPLINAS DE DOIS CRDITOS GERA M UM TRANSITO MAIOR, DEMANDAM O MESMO EMPENHO, NMERO DE AVALIAES E TRABALHOS QUE UMA DISCIPLINA DE QUATRO CRDITOS, NO ENTANTO O NVEL DE APROFUNDAMENTO E CONHECIMENTO DO ASSUNTO MENOR. 4. AS EMPRESAS JUNIORES (EJS) REPRESENTAM UM LABORATRIO PRTICO DAS TEORIAS ESTUDADAS AO LONGO DE UM CURSO DE GRADUAO, OU SEJA, ATUAM COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM PROFISSIONAL, SOCIAL E CULTURAL, POR MEIO DA PARTICIPAO EM SITUAES REAIS DE TRABALHO.

CONCLUSO
5. OS CURSOS DE EXTENSO SO UMA BOA OPORTUNIDADE PARA ENRIQUECIMENTO DO CURRICULO, ESTA INTEGRAO DO PROCESSO EDUCATIVO AO CIENTIFICO CONTRIBUI PARA UM APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO NA REA.

Vous aimerez peut-être aussi