Vous êtes sur la page 1sur 44

Amostras Independentes

Estes testes se aplicam a planos amostrais onde se deseja comparar dois grupos independentes. Esses grupos podem ter sido formados de duas maneiras diferentes: a) Extraiu-se uma amostra da populao A e outra amostra da populao B; b) Indivduos da mesma populao foram alocados aleatoriamente a um dos dois tratamentos em estudo.

No se exige que as amostras tenham o mesmo tamanho. Quando as suposies paramtricas so atendidas, o teste t de Student para amostras independentes mais adequado para comparao das mdias dos grupos. Quando estas no so atendidas, devemos aplicar alguma das provas no-paramtricas.

TESTE EXATO DE FISHER Este teste faz uso de tabelas de contingncia 2 X 2, para se comparar 2 grupos.

indicado quando o tamanho das duas amostras independentes pequeno e consiste em determinar a probabilidade exata de ocorrncia de uma frequncia observada, ou de valores mais extremos.

No caso em que tem-se uma tabela de contingncia com formato 2 x 2, com pequeno nmero de observaes (n<20 ou prximo) e, consequentemente, com frequncias observadas em cada casela muito baixa.

Utiliza-se o teste exato de Fischer, no qual estima, a partir da menor frequncia contida da tabela, a probabilidade de ocorrncia deste valor e de uma frequncia menor ainda, fazendo-se p = pi, em que n a menor frequncia verificada da tabela.

Numa tabela de contingncia 2x2 com os totais marginais fixos, as frequncias observadas tm distribuio hipergeomtrica e a probabilidade de ocorrncia i dada por:

Exigncias do Teste Amostras aleatrias e independentes; Duas classes mutuamente exclusivas; Nvel de Mensurao em escala nominal ao menos.

O Mtodo Seja A o evento que representa a seguinte tabela de contingncia

onde os totais so considerados fixos. Ento a probabilidade de A quando H0 verdadeira ser dada por:

Agora seja B o evento cujos totais colunas so (x1+x2) e (n-x1-x2). Desde que a probabilidade de estar na coluna C1 denotada por p, temos uma situao onde a distribuio binomial se aplica, assim

O interesse est na probabilidade de ocorrncia do evento A dado que os totais coluna so fixados, isto , dado que B verdadeiro:

Considere o fato de que se A ocorre, B automaticamente ocorre. O evento ocorre se, e somente se, o evento A ocorre. Assim, temos , logo:

Para aplicar o teste deve-se somar a probabilidade dessa tal ocorrncia do evento, com a probabilidade da ocorrncia mais extrema, isto , o p-valor a soma das probabilidades hipergeomtricas para os resultados ao menos to favorveis hiptese alternativa quanto os resultados observados, e portanto, igual a probabilidade hipergeomtrica que x1 ao menos to grande quanto o valor observado.

Caso 1: presena de valor nulo na tabela

Deseja-se verificar se existe associao entre Reao (+ ou -) e Enzima (presente ou ausente). = 5%

H0: no h associao entre reao e enzima

logo, rejeita-se H0.


Obs: neste caso, um nico clculo produziu a probabilidade de rejeio de H0.

Caso 2: ausncia de valor nulo na tabela

TESTE U DE MANN WHITNEY


Esta prova se aplica na comparao de dois grupos independentes, para verificar se eles pertencem ou no mesma populao.
Exigncia do Teste

Nvel de Mensurao em escala ordinal (pelo menos); Amostras independentes.

O Mtodo
Primeiramente ordenam-se os valores misturados dos dois grupos, em ordem crescente. Considera-se como 1 o grupo com menos observaes e como 2 o grupo com mais observaes. Em seguida, obtm-se as somas de postos de cada grupo, respectivamente (R1 e R2).

Existe diferena entre o tempo gastos pelos ratos na realizao da tarefa?


Ratos Treinados (E) 78 64 75 45 82 Ratos Controle (C) 110 70 53 51

Dois tipos de soluo qumica, A e B, foram ensaiadas para a determinao do Ph. As anlises de 10 amostras de cada soluo esto apresentadas na tabela que segue. Verifique se h diferena entre elas.

TESTE DE KOLMOGOROV SMIRNOV


Este teste se aplica na comparao de dois grupos independentes, quando os dados observados se posicionam de maneira dispersa, quando ordenados em ordem crescente, ou seja, no possvel notar uma distino de um dos tratamentos em relao ao outro. Esta prova verifica a concordncia entre duas distribuies acumuladas.

TESTE DE KOLMOGOROV SMIRNOV


A prova de Kolmogorov-Smirnov de duas amostras comprova se as mesmas foram extradas da mesma populao. A prova bilateral sensvel a qualquer diferena nas distribuies das quais se extraram as amostras diferenas de locao, na disperso, na assimetria, etc. A prova unilateral utilizada para determinar se os valores da populao da qual se extraiu uma das amostras so, ou no, estocasticamente maiores do que os valores da populao que originou a outra amostra. (ex: grupo experimental maior que grupo controle)

Exigncia do Teste Nvel de mensurao em escala ordinal. O Mtodo Deve-se construir uma distribuio de frequncia acumulada para cada amostra de observaes, considerando sempre intervalos iguais. Para cada intervalo, subtra-se uma funo da outra. A prova focaliza o maior desses desvios observados.

Seja Sn1(X) = funo acumulada observada para uma das amostras, isto Sn1(X)=K/n1, onde K o nmero de escores no superiores X; e seja Sn2(X) = funo acumulada observada para a outra amostra, Sn2(X)=K/n2. A estatstica teste ser: Dc= max{| Sn1(X) - Sn2(X) |} ~ D%

A distribuio amostral D conhecida, achando-se, por outro lado, tabeladas as probabilidades associadas ocorrncia de valores to grandes quanto um D observado sob hiptese de nulidade: que as duas amostras provenham de mesma distribuio, isto

H0: F1(X) = F2(X)


A hiptese nula ser rejeitada ao nvel de % de significncia se Dc exceder o valor tabelado, isto , se Dc>D %,n .

Pequenas amostras (ni < =40)


Quando n1 = n2, e quando tanto n1 como n2 no superam 40, pode-se utilizar diretamente a Tabela para fazer as comparaes.

Assim por exemplo, em uma prova unilateral com N=14, se Dc = 7, (ver Tabela), rejeita-se H0 ao nvel de 5% de significncia (teste unilateral).

Exemplo 1
Lepley (1934) comparou o aprendizado serial de 10 alunos da 7 srie (8 ano) com o aprendizados dos alunos do 1 colegial (1 ano Ens. Mdio), para comprovar a hiptese de que o efeito de primazia menos predominante no aprendizado de estudantes mais jovens. (O efeito de primazia a tendncia para reter a matria aprendida no comeo de determinada srie mais facilmente do que a matria aprendida no fim daquela srie). Lepley comprovou sua hiptese comparando o percentual de erros cometidos pelos dois grupos na primeira metade da srie, prevendo que o grupos mais velho cometeria relativamente menos erros do que o grupo mais jovem, ao evocar a primeira metade da srie.

Porcentagens de erros

7 srie 39,1 41,2 45,2 46,2 48,4 48,7 55,0 40,6 52,1 47,2 1 Col 35,2 39,2 40,9 38,1 34,4 29,1 41,8 24,3 32,4 32,6

As hipteses a serem testadas

md7 = 46,37 med1=34,8

H0: mdia de % erros da 7 menor ou igual que a mdia de % erros do 1. H1: a mdia de % erros da 7 maior que a mdia de % erros do 1.

A maior discrepncia entre as duas sries Dc = max{|S7 S1|} = 0,7 considerando um nvel de significncia de 5% e n1 = n2 = 10, assim D %,n = 0,6 ento e Dc = 0,7 < D %,n = 0,6 A deciso ser em rejeitar H0, e concluir que os alunos do 1 colegial cometem proporcionalmente menos erros do que os da 7 srie, ao evocar a primeira metade da srie.

Dois tipos de soluo qumica, A e B, foram ensaiadas para a determinao do Ph. As anlises de 10 amostras de cada soluo esto apresentadas na tabela que segue. Verifique se h diferena entre elas.

O Dc = max{|S10(A) - S10(B) |} = 0,5 e considerando um nvel de significncia de 5% e n1 = n2 = 10, tem-se D %,n = 0,7, dessa forma no rejeita-se H0, ou seja no existem evidncias para afirmar que existem diferenas significativas entre as solues qumicas.

Grandes amostras (ni>40)


Quando tanto n1, como n2 so maiores que 40, pode-se utilizar a Tabela para as comparaes. Sendo necessrio que estas quantidades sejam iguais
1% 1,63 2% 1,52 5% 1,36 10% 1,22
n1 n2 n1n2 n1 n2 n1n2 n1 n2 n1n2 n1 n2 n1n2

Exemplo Considere n1 = 55 e n2 = 60, e que um pesquisador deseje usar uma prova bilateral ao nvel de 5% O clculo do valor tabelado ser:

O valor calculado dever ser maior de para que H0 possa ser rejeitada.

Exerccio

Vous aimerez peut-être aussi