Vous êtes sur la page 1sur 16

Joo Goulart eo Golpe Militar

JOO GOULART
Joo Belchior Marques Goulart, ou simplesmente Jango, como era conhecido, governou o pas de setembro de 1961 a maro de 1964. Nasceu em So Borja, no Rio Grande do Sul.

Entrou para a poltica com o apoio de seu conterrneo e amigo particular, Getlio Vargas.

JOO GOULART
Seu primeiro cargo pblico foi como Deputado Federal, em 1950. Logo depois foi Ministro do Trabalho, Indstria e Comrcio no segundo governo de Vargas. Como Ministro, ele concedeu muitos

benefcios aos trabalhadores, inclusive aumentou o salrio mnimo


em 100%, fato que provocou sua renncia, pois desagradou a muitos empresrios.

JOO GOULART
Jango venceu duas eleies como Vice-presidente da Repblica, sempre pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). A primeira vitria foi como segundo de Juscelino Kubitschek, em 1955. Aps cinco anos, foi eleito vice de Jnio Quadros.

PARLAMENTARISMO
Com a renncia do Presidente Jnio Quadros, em agosto de 1961, Joo Goulart deveria assumir o governo. Mas partidos da oposio, como a UDN (Unio Democrtica Nacional) e os militares tentaram impedir a sua posse. Nesta ocasio, Jango, que era tido como simpatizante do comunismo estava em visita oficial China (pas comunista).

PARLAMENTARISMO
O Governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, cunhado
de Jango, encabeou a chamada Campanha da Legalidade, a fim de garantir o direito previsto na Constituio de 1946 de que na falta do Presidente, assume o candidato eleito a vice.

*Brizola foi s rdios conclamando a populao para que se manifestasse a favor de Jango. Ele conseguiu o apoio do Comando Militar do Rio Grande do Sul e tambm de lderes sindicais, de movimentos estudantis e de intelectuais.
*

PARLAMENTARISMO
A soluo encontrada pelo Congresso Nacional foi instaurar o sistema Parlamentarista, no qual o poder do Presidente fica limitado. Ele indica, mas pouco interfere nas aes dos Ministros.

No dia 07 de setembro de 1961 Jango tomou posse. O Primeiro


Ministro indicado foi Tancredo Neves, do PSD (Partido Social Democrata) mineiro.

PARLAMENTARISMO
Em janeiro de 1963 houve um plebiscito (consulta popular), para que se decide sim ou no pela continuidade do

Parlamentarismo. Com 82% dos votos, o povo optou pelo fim deste

sistema de governo e pela volta do Presidencialismo.

PLANO ECONMICO
Jango adotou uma poltica econmica conservadora. Procurou diminuir a participao de empresas estrangeiras em setores estratgicos da economia, instituiu um limite para a remessa de

lucros das empresas internacionais e seguiu as orientaes


do FMI (Fundo Monetrio Internacional).

PLANO ECONMICO
Contudo, o Presidente sempre foi malevel com relao s reivindicaes sociais. Em Julho de 1962, os trabalhadores organizaram o CGG (Comando Geral de Greve), convocando uma

greve geral. Conquistaram com este movimento um antigo sonho


dos funcionrios: o 13 salrio.

PLANO ECONMICO
Com o fim do Parlamentarismo, restavam ainda trs anos de mandato para Joo Goulart. Elaborado pelo economista Celso Furtado, o Presidente lanou o Plano Trienal, que previa gerao de

emprego, diminuio da inflao, entre outras medidas para pr fim


crise econmica. Porm, o plano no atingiu os resultados esperados.

REFORMAS DE BASE
Jango acreditava que s atravs das chamadas reformas de base que a economia voltaria a crescer e diminuiria as desigualdades sociais. Estas medidas incluam as reformas agrria, tributria, administrativa, bancria e educacional.

REFORMAS DE BASE
Em um grande comcio organizado na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, Jango anunciou a mais de 300 mil pessoas que daria incio as reformas e livraria o pas do caos em que estava vivendo.

Este comcio, entretanto, foi mais um motivo para que a

oposio o acusasse de *comunista. A partir da houve uma


mobilizao social anti Jango. *

GOLPE MILITAR
A classe mdia assustada deu apoio aos militares. Alguns dias depois do comcio, foi organizada a *Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade, com o objetivo de dar apoio aos golpistas.

GOLPE MILITAR
No dia 31 de maro de 1964, os militares se reuniram e tomaram o poder, com apoio dos Estados Unidos.

Jango no resistiu. Deixou o governo e se refugiou no Rio Grande do Sul. De l, foi para o exlio no Uruguai e na Argentina, onde morreu aos 57 anos, vtima de um infarto.

ERICK JUNIOR

NATHALIA AGHATA
MICHELE QUEIROZ

OBRIGADO

Vous aimerez peut-être aussi