Vous êtes sur la page 1sur 21

Encontro Internacional Participao, Democracia e Polticas Pblicas: aproximando agendas e agentes.

23 a 25 de abril de 2013, UNESP, Araraquara (SP).

A DEFINIO DAS NOVAS POLTICAS SOCIAIS E PBLICAS NA RECONFIGURAO DO NOVO PAPEL DO ESTADO NO SCULO XXI: PARA ALM DA DEMOCRACIA LIBERALBURGUESA-CAPITALISTA ENQUANTO EXERCCIO MONOLTICO DO PODER POLTICO E DA CIDADANIA.

OTVIO CNDIDO DA SILVA JNIOR Prof. Dr. ADILSON DA SILVA MELLO Prof. Dr. CARLOS ALBERTO MXIMO PIMENTA OTHONIEL FRANCISCO GODOY MOLLICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB UNIFEI. INSTITUTO DE ENGENHARIA DE PRODUO E GESTO IEPG. PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE PPG DTecS.

CONCEITO: ESTADO
Estado Contemporneo, permeado pela contradio entre Estado de Direito e Estado Social, o que faz com que (...) A forma do Estado oscila, assim, entre a liberdade [Direito] e a participao [Social] (E. Forsthoff, 1973). Bobbio (1994 p. 401)

CONCEITO: POLTICAS PBLICAS


(...) as decises que envolvem questes de ordem pblica com abrangncia ampla e que visam satisfao do interesse de uma coletividade. Podem tambm ser compreendidas como estratgias de atuao pblica, estruturadas por meio de um processo decisrio composto de variveis complexas que impactam na realidade. So de responsabilidade da autoridade formal legalmente constituda para promov-las (...) (CASTRO, 2012, p. 390)

CONCEITO: POLTICA SOCIAL


Parte substancial das polticas pblicas, ou seja, aes governamentais desenvolvidas por meio de programas, metas e aes existentes nas leis oramentrias, a saber, o Plano Plurianual PPA, a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e a Lei do Oramento Anual LOA dos trs entes federativos que proporcionam a garantia de direitos e condies dignas de vida ao cidado de forma equnime e justa.

POLTICAS SOCIAIS + IMPORTANTES

Educao, a Sade, o Trabalho, a Assistncia Social, a Previdncia Social, a Justia, a Agricultura, o Saneamento Bsico, a Habitao Popular e o Meio Ambiente.

CONTRAPOSIO POLTICA SOCIAL LIBERAL


Castel (2010 p. 304), (...) A aposta do liberalismo vai ser a de tentar fazer com que uma poltica social completa se mantenha dentro desse espao [moral pblica] que tico, e no poltico. (...). (...) A poltica social que preconizam no da responsabilidade do governo, mas da responsabilidade dos cidados esclarecidos, que devem assumir voluntariamente o exerccio da proteo das classes populares. (CASTEL, 2010, p. 314).

DEMOCRACIA: LIBERAL X SOCIALISTA


Liberal: ancorada na liberdade individual e a sua relao com o Estado tendo no sufrgio universal o ponto de chegada como muito bem nos coloca Bobbio (1994 p. 323-324), (...) aquela liberdade de que so manifestaes concretas as liberdades civis e a liberdade poltica (ainda que no necessariamente estendida a todos os cidados)

DEMOCRACIA SOCIALISTA
(...) alguns temas da democracia direta e atravs da solicitao de que a participao popular e tambm o controle do poder a partir de baixo se estenda dos rgos de deciso poltica aos de deciso econmica, de alguns centros do aparelho estatal at empresa, da sociedade poltica at sociedade civil pelo que se vem falando de Democracia econmica, industrial ou da forma efetiva de funcionamento dos novos rgos de controle (chamados conselhos operrios), colegial [ado], e da passagem do autogoverno para a autogesto. (BOBBIO, 1994, p. 324-325)

PROBLEMATIZAO
Realmente possvel se (re) configurar novas polticas sociais e pblicas para alm dos marcos da democracia liberal-burguesa-capitalista existente? Ou seja, seria possvel uma (re) configurao de novas polticas sociais e pblicas para um Estado que, ainda, no existe, que est em processo de constituio, por uma nova prxis poltica, que no aquela implementada pela burguesia nos dois ltimos sculos, XIX e XX, em que fora hegemnica? O que necessitamos hoje de uma Reforma ou uma Revoluo do Estado?

VIVEMOS UMA CRISE


No somente a modernidade que est em crise, como nos afirma Touraine (2009), o Estado, segundo Wanderley (1997) e a democracia segundo Bauman (2012), enquanto partes constituintes desta, tambm se encontram em crise no sculo XXI.

A CRISE SEGUNDO BOBBIO


Chama-se Crise a um momento de ruptura no funcionamento de um sistema, a uma mudana qualitativa em sentido positivo ou em sentido negativo, a uma virada de improviso, algumas vezes at violenta e no prevista no mdulo normal segundo o qual se desenvolvem as interaes dentro do sistema em exame. As Crises so habitualmente caracterizadas por trs elementos. Antes de tudo, pelo carter de subitaneidade e por vezes de imprevisibilidade. Em segundo lugar, pela sua durao normalmente limitada. E, finalmente, pela sua incidncia no funcionamento do sistema. A compreenso de uma Crise se funda sobre a anlise de trs fases do estado de um sistema: a fase precedente ao momento em que se inicia a Crise, a fase da Crise propriamente dita e, por fim, a fase depois que a Crise passou e o sistema tomou um certo mdulo de funcionamento que no se identifica mais com o que precedeu a Crise. Para uma conceptualizao mais precisa, necessrio, alm disso, ter em vista trs aspectos: a identificao do incio e das causas do acontecimento que deu origem Crise e, em particular, se se trata de acontecimento interno ou externo ao sistema, recente ou longnquo no tempo; a disponibilidade para a resposta situao de Crise e, em particular, se limitada, mdia ou ampla; e a importncia relativa da colocao em jogo para os atores polticos e para os membros do sistema.

POSSVEIS SADAS
Aprofundamento de medidas j implementadas em algumas reas da sociedade, como a rea de softwares livres ou abertos, para outras reas da sociedade, como a de patentes das sementes bem como a das patentes dos remdios reivindicadas, respectivamente, pela indstria de alimentos e a de frmacos. Urgente se faz seguir o exemplo dos softwares livres em relao aos softwares proprietrios no campo destas patentes, uma vez que as mesmas so uma espcie de apropriao indbita, no dizer de Alperovitz e Daly (2010), pelo mercado e pelo capital.

POSSVEIS SADAS
Ns podemos e devemos encontrar meios, ou se preferir, canais de participao alternativos, com a juno da televiso e da telefonia com a Internet, claro que no seguindo o modelo de regulao destes, imposto pela Organizao Mundial do Comrcio OMC e pela Organizao Mundial de Propriedade Intelectual OMPI que reduz tudo viso do mercado, para fazer aprofundar a democracia, para fazer com que ela perca seu carter formal de igualdade de direitos e passe a ter na igualdade de condies sociais, seu princpio fundamental

Referncias Bibliogrficas
ALPEROVITZ, Gar e DALY, Lew. Apropriao Indbita: como os ricos esto tomando nossa herana comum. So Paulo: Senac, 2010. ANTUNES, Ricardo. [Palestra publicada em 07/08/2012, na Internet]. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=iCBt8uwrH 98>. Acesso em: 30 de nov. de 2012. BAUMAN, Zygmunt. [Palestra publicada em 12/08/2012, na Internet]. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=lWRkTiH52 ts>. Acesso em: 12 de dez. de 2012.

Referncias Bibliogrficas
BOBBIO, Norbert; MATTEUCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionrio de Poltica. Vol. I. 6. ed. Braslia, DF: Editora Universidade de Braslia, 1994. ______. Estado, Poder e Governo. In. BOBBIO, Norbert. Estado, Governo e Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 53-134. BOFF, Leonardo. [Palestra publicada em 10/05/2011, na Internet]. Disponvel em: <http://www.youtube.com/view_play_list?p=D1E1 9C57D62F0D44>. Acesso em: 11 de dez. de 2012.

Referncias Bibliogrficas
BORON, Atlio A. El Estado y Las Reformas Del Estado Orientadas al Mercado. Los desempeos de la democracia em Amrica Latina. In. KRAWCZYK, Nora Rut e WANDERLEY, Luiz Eduardo (Orgs.). Amrica Latina: Estado e reformas numa perspectiva comparada. So Paulo: Cortez, 2003. p. 19-67. CASTEL, Robert. As metamorfoses da questo social: uma crnica do salrio. 9. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2010. CASTRO, Carmem Lcia Freitas de; GONTIJO, Cynthia Rbia Braga; AMBILE, Antnio Eduardo de Noronha (Orgs.). Dicionrio de Polticas Pblicas. Barbacena, MG: Editora da Universidade Estadual de Minas Gerais EdUEMG, 2012.

Referncias Bibliogrficas
DOWBOR, Ladislau et al. (Orgs.). Desafios do Trabalho. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. NEGRI, Antnio. [Palestra publicada em 10/05/2011, na Internet]. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=xMaBQu XpoYQ>. Acesso em: 11 de dez. de 2012. PASTORINI, Alejandra. A categoria Questo Social em Debate. 3 Ed. So Paulo, Cortez, 2010.

Referncias Bibliogrficas
SADER, Emir. A Amrica Latina um Polo de Reao, Revista Sociologia. So Paulo, n. 43, p. 06-12, out./nov. 2012. ______. Estado e Democracia: os dilemas do socialismo na virada de sculo. In. SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.). Ps-Neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. p. 120-130. SOUZA, Jess. A Construo Social da Subcidadania: para uma sociologia poltica da modernidade perifrica. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2012. p. 153-189.

Referncias Bibliogrficas
THERBORN, Gran. As teorias do Estado e seus desafios no fim do sculo. In. SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.). Ps-Neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. p. 7989. TOURAINE, Alain. Crtica da Modernidade. 9. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. VIDAL, Dominique. A linguagem do respeito. A experincia brasileira e o sentido da cidadania nas democracias modernas. In: Dados Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, vol. 46, n 2, p. 265-287. WANDERLEY, Luiz Eduardo W. A questo social no contexto da Globalizao: o caso latino-americano e o caribenho. In. CASTEL, Robert; WANDERLEY, Luiz Eduardo W.; BELFORE-WANDERLEY, Mariangela (Orgs.). Desigualdade e a Questo Social. So Paulo: EDUC, 1997. p. 50-159.

Vous aimerez peut-être aussi