Vous êtes sur la page 1sur 42

CHAVES SECCIONADORAS E DISJUNTORES DE ALTA TENSO

Sumrio
Chaves Seccionadoras

Disjuntores
Caractersticas Funcionamento Tipos Especificao sumria Arco Voltaico

CHAVES SECCIONADORAS

Manobrar circuitos;

Isolar um equipamento qualquer da subestao;


Propiciar o by-pass de equipamentos.

CARACTERSTICAS
Chaves Seccionadoras

Unipolares Tripolares Acionamento manual ou motorizado

FUNCIONAMENTO
Chaves Seccionadoras

De modo simples, operar uma chave seccionadora se resume em levantar ou abaixar a alavanca de acionamento causando o fechamento ou a abertura da chave.

TIPOS
Chaves Seccionadoras

Seccionadores Simples
Podem ser unipolares ou tripolares Usadas em subestaes de alvenaria da classe 15kv

10

Seccionadoras com buchas passantes


Semelhantes aos seccionadores simples. So fabricados com isoladores de porcelana vitrificada ou resina epxi.

11

Seccionadores fusveis
Acionamento tripolar Abertura sem carga Utilizados na proteo de unidades de transformao de pequeno e mdio porte.

12

Seccionadores interruptores
Quando o fusvel se funde, o seccionador opera as trs fases, no permitindo o funcionamento da instalao em duas fases; Operam apenas com pequenas correntes indutivas ou capacitivas;

So prprios para serem acionados com correntes iguais nominal da chave.

13

Seccionadores reversveis
Transferncia de carga de um para outro circuito; Muito utilizados em subestaes de consumidor.

14

Seccionadores de abertura lateral singela (ALS)


Hastes condutoras se abrindo lateralmente.

15

Seccionadores de dupla abertura lateral (DAL)


So constitudos de duas lminas condutoras articuladas a partir de um ponto central da chave; A haste metlica forma um conjunto tripolar de acionamento simultneo das trs fases.

16

Seccionadores de abertura vertical (AV)


Constitudos de trs colunas isolantes cujas lminas condutoras principais so articuladas a partir de uma coluna intermediria abrindo verticalmente.

17

Seccionadores pantogrficos
A operao feita verticalmente; So constitudos de um contato fixo e de dois contatos mveis fixados na extremidade superior de um mecanismo articulado suportados por uma coluna isolante fixada sobre uma base metlica e acionada por uma coluna rotativa paralela anterior.

18

Especificao Sumria
Tenso nominal; Corrente nominal; Frequncia nominal; Corrente nominal suportvel de curta durao; Durao da corrente suportvel de autocircuito; Valor de crista nominal da corrente suportvel; Tenso de operao dos circuitos auxiliares; Tenso nominal dos dispositivos de comando.

19

DISJUNTORES

20

Interrupo e restabelecimento das correntes eltricas; Interrupo de arco voltaico; Normalmente usado como aparelho seccionador e de proteo;

21

CARACTERSTICAS
Disjuntores

22

Os tipos construtivos dos disjuntores dependem dos meios que utilizam para a extino do arco voltaico. Esto venda no mercado, tipos variados de disjuntores que empregam as mais diversas tcnicas, s vezes particulares para determinadas aplicaes. Os disjuntores so estudados de duas formas bsicas: o sistema de interrupo do arco e o sistema de acionamento, independentemente das caractersticas eltricas disponveis entre eles.

23

FUNCIONAMENTO
Disjuntores

24

A funo principal de um disjuntor interromper as correntes de defeito de um determinado circuito durante o menor espao de tempo possvel.

25

TIPOS

26

Disjuntores a leo
Utilizados nos sistemas de mdia tenso; Aplicao da proteo geral em subestaes consumidoras de pequeno e mdio porte; So fabricados de acordo com duas diferentes tcnicas de interrupo, ou seja, os disjuntores a grande volume de leo (GVO) e os disjuntores a pequeno volume de leo (PVO); Custo reduzido, robustez construtiva, simplicidade operativa e exigncias de manuteno reduzidas.
27

Disjuntores a grande volume de leo (GVO)


Os contatos se localizam no interior de um nico recipiente contendo uma grande quantidade de leo mineral isolante; Os contatos esto profundamente imersos no volume de leo, o que impede o restabelecimento do arco atravs do resfriamento eficaz efetuado pelos gases ascendentes; A superfcie dos contatos prateada com a finalidade de evitar a oxidao.

28

Disjuntores a pequeno volume de leo (PVO)


Os contatos so instalados no interior de cmaras de extino individualmente separadas; O processo de interrupo da corrente eltrica do circuito ocorre na cmara de extino de arco; Nvel do leo pode ser controlado atravs de um visor de material transparente, instalado na altura da cmara de expanso para a drenagem do leo isolante; Os polos que contm a cmara de extino, os contatos fixos e mveis de abertura e fechamento , o lquido de extino do arco, so os principais elementos do disjuntor.
29

Disjuntores a pequeno volume de leo (PVO)

30

Disjuntores de construo aberta


So assim denominados os disjuntores que, dada a sua construo, devem ser instalados em cubculos de alvenaria ou metlicos devido exposio de seus componentes ativos

31

Disjuntores de construo do tipo extravel


So assim denominados os disjuntores construdos para funcionar normalmente em cubculos metlicos apropriados, denominados metal clad, dotados de contatos fixos que se acoplam aos contatos mveis externos do disjuntor.

32

Disjuntores a sopro magntico

So assim denominados os disjuntores que utilizam o princpio da fora eletromagntica para conduzir o arco eltrico a uma cmara de extino, onde o arco dividido, desionizado, resfriado e finalmente extinto.

33

Disjuntores a vcuo
Cmara de extino de arco. Instalaes com frequncia de manobra intensa. Interrupo em sistemas de correntes contnua e alternada.

Instalaes de distribuio compacta.

34

Disjuntores a SF6
Utilizam o gs hexafluoreto de enxofre para extinguir o arco voltaico.

35

Arco Voltaico
Se faz separando-se os seus respectivos contatos, que permitem, quando fechados, a continuidade eltrica do circuito. Durante esta separao, em virtude da energia armazenada no circuito, h o surgimento do arco eltrico.

36

Interrupo no ar sob condio de presso atmosfrica


Esse tipo de interrupo caracterstico de seccionadores tripolares que operam em carga e de disjuntores de baixa tenso. Para se realizar uma interrupo no ar sob condies de presso atmosfrica podem ser empregados recursos adicionais que facilitam com grande eficincia a extino do arco. Os processos mais comuns de interrupo no ar so os citados a seguir. a) Por alongamento e resfriamento do arco b) Por alta velocidade de manobra

c) Por fracionamento do arco


d) Por sopro magntico
37

Interrupo no leo

Quando da separao dos contatos, h a formao de um arco entre eles, logo circundado pelo leo existente na regio dos plos.

38

Interrupo por SF6


O princpio bsico de interrupo em SF6 se fundamenta em sua capacidade de levar rapidamente a zero a condutibilidade eltrica do arco, absorvendo os eltrons livres na regio do mesmo

39

Interrupo no vcuo
Esse processo consiste na abertura dos contatos do interruptor no interior de uma ampola onde se fez um elevado nvel de vcuo e onde considerada a condio de vcuo

40

Especificao Sumria
Tenso Nominal; Corrente nominal; Corrente de Interrupo Simtrica, valor eficaz; Corrente de Interrupo Assimtrica, valor eficaz; Potncia de interrupo; Frequncia nominal; Tempo de interrupo; Tenso suputvel de impulso; Tipo de construo (aberta ou blindada); Tipo de comando (manual ou motorizado).
41

Grupo
Emmanuel Belga Rodrigues Fernanda Coimbra Henrique Bianchi

42

Vous aimerez peut-être aussi