Vous êtes sur la page 1sur 10

PNDULO SIMPLES

ALUNOS: Gabriel Lucas Fujiyama Thamires Lins Elaine Rafaela M Benndorf P Reis Fabio Tuan

OBJETIVO GERAL

Compreender os princpios fsicos envolvidos no sistema Pndulo Simples.

OBJETIVO ESPECFICO

Encontrar a Lei que rege o pndulo simples para pequenas oscilaes determinando as variaveis k e a.

Encontrar a acelerao da gravidade local atravs dos dados obtidos anteriormente usando k e a. Calcular o erro percentual em relao s constantes fornecidas. Obter g atravs do coeficiente angular com um grfico de T e de L e calcular seu erro percentual.

ENTENDENDO O PNDULO SIMPLES PT 1

Um pndlo simples um sistema fsico idealizado, consistindo de um corpo de massa pontual suspenso por um fio inextensvel e desprovido de massa. A extremidade oposta do corpo presa num ponto fixo de o deslocamento angular, isto , o ngulo formado pelo fio e a direo vertical. Se o pndulo for afastado de um ngulo o deniminado de amplitude angular. O tempo gasto numa oscilao completa, ou seja, o tempo gasto para o corpo ir de uma posio qualquer e voltar mesma posio denominado de perodo.

ENTENDENDO O PNDULO SIMPLES PT 2

Quando o pndulo se movimenta em pequenas oscilaes ngulo o, de uns 5, ou menos, adiantamos que a relao entre o perodo, T, e o comprimento do fio, l , dada, em muito boa aproximao, por: T = kl onde k e a so constantes.

MATERIAL UTILIZADO
Peso de metal de massa m; Fio de nylon; Suporte do pndulo; Cronmetro digital com sensor de presena; Trena; Balana de preciso(no foi utilizado)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para realizar esse experimento, utilizamos os materiais citados anteriormente e montamos o pndulo de acordo com as instrues do professor. Trabalhamos com o pndulo no regime de pequenas oscilaes e para diversos valores de l(comprimento da linha) e medimos o T(perodo) com um cronmetro digital equipado com sensor de presena a laser. Para diminuio de erros, permitimos que o pendulo fizesse 10 oscilaes coletando seu tempo e o seu perodo mdio.

DADOS DO EXPERIMENTO

FINALIZAO E INFORMAES ADICIONAIS


Com os resultados obtidos construimos um grfico do logTx log l, e, a partir dele determinamos os valores de k e a e seus respectivos desvios padro. Utilizamos o mtido dos quadrados mnimos que consiste em minimizar uma curva para obter seu coeficiente angular que descrita na funo linear y=a+bx. Para finalizar, obtivemos a acelerao da gravidade (9.785m/s)local pelo coeficiente angular do grfico de Txl^(1/2) e calculamos o seu erro percentual que foi de 0,2%(uma excelente margem de erro.

CONCLUSO

Concluimos que para obtermos os resultados desejados atravs do pendulo simples, independemos da massa do sistema e sim do comprimento do fio. Os resultados podem variar de acordo com a variao do comprimento do fio que liga a massa a origem do fio e seu perodo sempre igual independente da amplitude do movimento.

Vous aimerez peut-être aussi