Vous êtes sur la page 1sur 29

PEDAGOGIA: CARREIRA E DESAFIOS PROFISSIONAIS

Prof Adriana Higino

Especialista em Administrao Escolar e Planejamento


Educacional

PEDAGOGIA COMO CINCIA: REFLEXES SOBRE ESSA REA DO SABER.

- Ambiguidades e indefinies fazem parte da histria dos cursos de pedagogia no Brasil;

- Os movimentos e organizaes de educadores desde 1980 vem lutando pela valorizao do profissional da educao - Algumas mudanas ocorreram porm focadas apenas nas alteraes das grades curriculares

A PROBLEMTICA EPISTEMOLGICA PERSISTE

O QUE A PEDAGOGIA?

OS PRPRIOS PROFISSIONAIS FORMADOS E ATUANTES NA REA SENTEM DIFICULDADE PARA CONCEITUAR A PEDAGOGIA COMO UMA CINCIA

Libneo (2011) traz algumas consideraes a respeito do desenvolvimento dos estudos de pedagogia no Brasil

- Em primeiro lugar o autor nos apresenta a proposta discutida no VI Encontro da ANFOPE para formao de professores

- Oferta de dois cursos distintos o de Pedagogia e o de Licenciatura para a formao de professores para todo o ensino fundamental e mdio. - O pedagogo obteria especializaes atravs de habilitaes, entre elas a de Pedagogia Escolar.

- O Licenciado obteria habilitaes para: a) docncia no curso de magistrio; b) docncia nas disciplinas de 5 a 8 srie e ensino mdio; c)docncia nas sries iniciais do ensino fundamental.

- A estrutura curricular seria composta de uma base comum e uma parte especfica referente ao mbito de atuao profissional (pedagogo, docente ou outra habilitao) - O Pedagogo (escolar ou no) seria um profissional especializado em estudos e aes relacionados a cincia pedaggica, pesquisa pedaggica e problemtica educativa, abordando a multidimensionalidade do processo educativo

Na concepo de Libneo (2011) o curso de pedagogia forma o pedagogo stricto sensu, um profissional no diretamente docente que lida com fatos, estruturas, processos, contextos, situaes, referentes a prtica educativa em suas vrias modalidades e manifestaes

BREVE REFERNCIA HISTRICA


- 1939 (primeira regulamentao do curso de pedagogia no Brasil) prev a formao do bacharel em pedagogia; - a LDB 4024/61 mantm o curso de bacharelado em pedagogia e regulamenta as licenciaturas - O Parecer CFE 252/69 abole a distino entre bacharelado e licenciatura, mas mantm a formao de especialistas em vrias habilitaes

BREVE REFERNCIA HISTRICA


- Na segunda metade da dcada de 70 surgem propostas de reformular o curso de pedagogia e as licenciaturas, envolvendo organismos oficiais e entidades independentes de educadores. - A partir dos anos 80 destaca-se a atuao do movimento de reformulao dos cursos de formao do educador cuja atividade perdura at hoje na ANFOPE (Associao Nacional pela Formao dos Profissionais de Educao)

BREVE REFERNCIA HISTRICA - Em meados da dcada de 80 algumas faculdades de Educao suprimiram as habilitaes convencionais (administrao escolar, orientao educacional, superviso escolar, etc.) para investir num currculo centrado na formao de professores para as sries iniciais

BREVE REFERNCIA HISTRICA - H instituies que mantm as habilitaes do Parecer 252/69 e outras que gostariam de fazer reformulaes visando a retomar a formao do pedagogo stricto sensu

Passados todos esses marcos ainda persiste a questo principal que se refere a identidade da pedagogia

A ESPECIFIDADE DO CONHECIMENTO PEDAGGICO

Alguns Pressupostos...
As prticas educativas estendem-se as mais variadas instncias da vida social, no se restringindo a escola, muito menos a docncia, emboras estas devam ser as referncias para formao do pedagogo escolar

Alguns Pressupostos...
Sendo assim, o campo de atuao do profissional de pedagogia to vasto quanto so as prticas educativas na sociedade.

Em todo lugar onde houver uma prtica educativa com carter de intencionalidade, h a uma PEDAGOGIA

- A pedagogia uma rea de conhecimento que investiga a realidade educativa, no geral e em particular; - Pedagogo o profissional que atua em vrias instncias da prtica educativa, direta ou indiretamente ligadas organizao e aos processos de transmisso e assimilao ativa de saberes e modos de ao, tendo em vista os objetivos de formao humana definidos em sua contextualizao histrica.

- O fenmeno educativo um aspecto da realidade social, distinguindo-se de outros aspectos da realidade. Ou seja, um fato da vida individual e social possvel de ser descrito, explicitado e compreendido, em suas vrias dimenses. A pedagogia a teoria, a reflexo, sobre esse aspecto da realidade em suas relaes com outros aspectos.

A pedagogia constitui-se em um campo de investigao especfico cuja fonte a prpria prtica educativa e os aportes tericos providos pelas demais cincias da educao e cuja tarefa a compreenso, global e intencionalmente dirigida, dos problemas educativos (Libneo, 1993)

A cincia pedaggica est inserida no conjunto das demais cincias. Todavia, destaca-se delas para assegurar a unidade e dar sentido s contribuies das demais cincias, j que lhe cabe o enfoque globalizante e unitrio do fenmeno educativo.

O fenmeno educativo requer uma abordagem pluridisciplinar e a pedagogia responsabiliza-se pela reflexo problematizadora e unificadora dos processos educativos, para alm dos aportes parcializados das demais cincias da educao.

A identidade profissional do pedagogo se reconhece, portanto, na identidade do campo de investigao e na sua atuao dentro da variedade de atividades voltadas para o educacional e o educativo.

Ningum escapa da educao. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos ns envolvemos pedaos da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educao. (BRANDO, 1993)

(...) No h uma forma nica nem um nico modelo de educao; a escola no o nico lugar em que ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar no a nica prtica, e o professor profissional no seu nico praticante.... (BRANDO, 1993)

O campo do conhecimento pedaggico corresponde ao estudo cientfico e filosfico da educao e aos conhecimentos tericos e prticos de sua aplicao, agrupando-se em trs reas:
a) conhecimentos cientficos e filosficos da educao; b) Conhecimentos especficos da atividade propriamente pedaggica; c) Conhecimentos tcnico-profissionais especficos conforme o mbito de atuao profissional;

a) conhecimentos cientficos e filosficos da educao

Compreende os elementos constitutivos da relao pedaggica, dentro da multiplicidade de anlises do fenmeno educativo, formando uma parte do ncleo bsico de formao: Filosofia da Educao, Psicologia da Educao, Sociologia da Educao, Histria da Educao, etc...

b) Conhecimentos especficos propriamente pedaggica

da

atividade

Refere-se aos conhecimentos tericos e prticos que proporcionam a compreenso de conjunto da escola e do ensino as bases terico-prticas de atuao profissional, por exemplo: Teoria da educao, didtica, organizao escolar, poltica educacional, estrutura e funcionamento do ensino, etc.

b) Conhecimentos tcnico-profissionais especficos, conforme o mbito da atuao profissional, por exemplo: princpios e prticas da administrao escolar, superviso escolar, orientao educacional, avaliao, currculo, etc.

Vous aimerez peut-être aussi