Vous êtes sur la page 1sur 15

Gentica de populaes

Prof Me Alisson T. Buchi FMU

Gentica de Populaes
Estuda, matematicamente, as freqncias dos genes em uma populao e as foras evolutivas que as modificam. Pool Gnico: genes comuns a uma mesma populao, acervo gentico ou gene pool. Uma populao estar em equilbrio gentico quando seu pool gnico se mantiver inalterado por geraes sucessivas. Havendo alteraes no acervo gnico, se diz que a populao est evoluindo.

Gentica de Populaes
Teorema de Hardy-Weinberg
Em populaes infinitamente grandes, com cruzamentos ao acaso (panmtica), que no estiverem sofrendo influncia dos fatores evolutivos (mutaes, seleo natural, migraes, etc...), no haver alterao do pool gnico, isto , as freqncias gnicas e genotpicas se mantero constantes.

O Teorema de Hardy-Weinberg
Numa populao em equilbrio, para uma determinada caracterstica existem dois genes, o dominante (A) e o recessivo (a). A soma das freqncias dos dois genes (freqncia gnica) na populao 100%.

f(A) + f(a) = 100%


Sendo, f(A) = p e f(a) = q, ento:

p + q = 1

O Teorema de Hardy-Weinberg
Na mesma populao existem 3 gentipos possveis: homozigoto dominante (AA), heterozigoto (Aa) e homozigoto recessivo (aa). A soma das freqncias do 3 gentipos (freqncia genotpica) na populao 100%.

f(AA) + f(Aa) + f(aa) = 100%


Sendo, f(AA) = p2, f(Aa) = 2pq e f(aa) = q2, ento:

p2 + 2pq + q2 = 1

O Teorema de Hardy-Weinberg
Aplicao
Uma populao em equilbrio est assim distribuda para um determinado par de alelos: AA 640 indivduos

Aa 320 indivduos aa 40 indivduos Total 1.000 indivduos


Quais as freqncias gnicas e genotpicas?

O Teorema de Hardy-Weinberg
Aplicao

Freqncias Gnicas: Nmero total de genes = 2.000 Nmero de genes A = 1.280 + 320 = 1.600 Nmero de genes a = 80 + 320 = 400
f(A) = p = 1.600/2.000 = 0,8 ou 80% f(a) = q = 400/2.000 = 0,2 ou 20%

O Teorema de Hardy-Weinberg
Aplicao
Freqncias Genotpicas f(A) = p = 0,8 f(a) = q = 0,2 f(AA) = p2 = (0,8)2 = 0,64 ou 64% f(Aa) = 2pq = 2(0,8x0,2) = 0,32 ou 32% f(aa) = q2 = (0,2)2 = 0,04 ou 4%

Genes Ligados - Linkage


Quando dois ou mais genes, responsveis por diferentes caractersticas, esto localizados em um mesmo cromossomo, a herana chamada de Vinculao Gnica. Nestes casos a quantidade de gametas e portanto a freqncia da descendncia apresentaro diferenas em relao ao diibridismo j que a incidncia do crossing-over ser fundamental. Crossing-Over ou permuta a troca de partes entre cromossomos homlogos durante a meiose e um dos principais fatores para a variabilidade gentica.

Comparao Diibridismo/Linkage
Diibridismo (AaBb)
A a B b

Gametas
A B A b a B a b

25%

25%

25%

25%

Comparao Diibridismo/Linkage
Linkage (AaBb)
A B a b Gametas

A B

a b
Parentais

A
b

a
B

Recombinantes

Genes Ligados - Linkage


Na herana dos genes ligados, a freqncia dos gametas de um heterozigoto depende da taxa de crossing-over ou taxa de recombinao que ocorre entre os cromossomos homlogos. Os Gametas Parentais so formados mesmo que no haja recombinao e aparecem em maior quantidade. Os Gametas Recombinantes so formados apenas se houver permuta e aparecem em menor quantidade. A Taxa de Crossing expressa em porcentagem e corresponde a freqncia de gametas recombinantes formados na gametognese.

Genes Ligados - Linkage


Na vinculao gnica a posio dos genes no heterozigoto (AaBb) pode ser Cis ou Trans. Estas posies tambm podem ser utilizadas para se definir quem so os gametas parentais e os recombinantes.
A
a Posio CIS

B
b

A
a

b
B

Posio TRANS

Mapeamento Gentico
Mapa gentico ou cromossmico a representao da posio dos genes no cromossomo. Est diretamente relacionada a taxa de crossing. Unidades de Recombinao (U.R.) ou Morgandeos (M) so as unidades usadas para determinar a posio dos genes no cromossomo e correspondem a taxa de crossing. Exemplo: Em um cromossomo h a seguinte freqncia de recombinao entre os genes A,B,C e D: A-B 45% A-C 20% C-B 25% B-D 5% C-D 20% A-D 40% Qual a posio dos genes no cromossomo?

Mapeamento Gentico
20M 20M 5M

40M 45M

Vous aimerez peut-être aussi