Vous êtes sur la page 1sur 33

O Antigo Testamento contm todos os tipos de heris ilustres. Mas Deus age por meio de pessoas comuns?

Esse pequeno e gracioso livro, fala a providencia de Deus na vida de uma famlia israelita comum. O teu povo o meu povo, o teu Deus o meu Deus (Rt 1.16).

Nome e contexto

O livro recebe o nome da personagem principal, a moabita Rute. Por causa da fome, Elimeleque de Belm leva a famlia para morar em Moabe. Infelizmente, ele e os dois filhos ali morrem, ficando a esposa, Noemi, e as esposas moabitas dos filhos, Rute e Orfa. Quando termina a fome, Noemi ruma para Jud. Convence Orfa a voltar para Moabe, mas Rute, resoluta, recusase a isso.

Nome e contexto

As duas vivas retornaram a Belm bem no incio da colheita. Rute vai respigar gros e chega pro acaso aos campos de Boaz, parente de Elimeleque. Como parente, Boaz tem a responsabilidade de casar-se com a viva desse parente. Assim, Noemi envia Rute para que proponha tal casamento. Boaz dispe-se, mas um parente mais prximo tem a prioridade legal de propor tal casamento antes dele.

Nome e contexto

No ponto alto da histria, Boaz obtm esse direito com habilidade, casa-se com Rute, e os dois tm um filho. O livro celebra-o como filho de Noemi (4.1a), pois o pequeno Obede preserva a linhagem familiar dela. E, mais importante do que isso, vir a ser av de Davi.

DATA E AUTORIA

Assim como a maior parte das narrativas do Antigo Testamento, o livro de Rute no identifica seu autor. O Talmude credita o livro a Samuel, mas tal atribuio no pode estar correta. O livro deve ter surgido depois do governo de Davi (4.17b), e ele reinou alguns anos aps a morte de Samuel. Os estudiosos discordam quanto data, com estimativas que vo do incio da monarquia at o perodo psexlico. Em nosso entender (Lasor), as evidncias favorecem uma data no perodo da monarquia (entre os sculos X e VI a.C.).

ASPECTOS SOCIAIS

Dois costumes sociais pouco comuns fazem com que os leitores de hoje tenham dificuldades para entender a histria. O primeiro o dever de um parente prximo casar-se com a viva de um familiar que no tenha tido filhos, a fim de lhe prover descendncia. Sem esse filho, a linhagem da famlia do falecido se perderia. Em pocas anteriores, os estudiosos identificavam esse costume com o casamento levirato, segundo ensina Dt 25.2-11 (cf. Gn 38).

ASPECTOS SOCIAIS

Como no levirato, as providncias em Rute tm o propsito de proporcionar um herdeiro a um parente morto. Diferentemente do levirato, porm, Boaz no irmo de Elimeleque, nem Rute viva deste. Antes, a responsabilidade recai sobre Boaz porque ele parente prximo de Elimeleque, i.e., parente resgatador (heb. go el; 2.20).

ASPECTOS SOCIAIS

Como numa fico de direito, Rute substitui Noemi como viva de Elimeleque. Assim, preferimos descrever a prtica de Rute como um casamento semelhante ao levirato ou at como um casamento de parentesco.

ASPECTOS SOCIAIS

Esse costume explica o ponto decisivo do livro: a trama engenhosa de Noemi para induzir Boaz a aceitar sua responsabilidade. Talvez Boaz tivesse entendido que no era parente suficientemente prximo de Elimeleque para assumi-la. Assim, Noemi envia Rute, jovem e atraente, para motiv-lo.

ASPECTOS SOCIAIS

Um episdio ousado, contado de modo delicado a cena da eira no captulo 3 detalha como Rute a cumpriu. Mas uma complicao inesperada frustra o plano de Noemi: Boaz submete-se ao direito prioritrio de um parente mais prximo. Na manh seguinte, ele convoca uma audincia legal porta da cidade, convida o outro parente e obtm o direito sobre Rute.

ASPECTOS SOCIAIS

O segundo costume, a redeno da terra, marca um desenvolvimento surpreendente na histria. Os leitores esperam que, junto porta, Boaz discuta de imediato a proposta de casamento de Rute. Em lugar disso, ele anuncia: aquela parte da terra de Elimeleque, nosso irmo, Noemi, que se tornou da terra dos moabitas, a tem para a venda(4.3). Boaz oferece-se para compr-la, se outro no o fizer.

ASPECTOS SOCIAIS
Esse a primeira meno de uma propriedade de Elimeleque. Por trs disso existe um antigo costume israelita: a propriedade da terra de um ancestral sempre devia permanecer no cl. Uma famlia podia empenh-la para fugir da pobreza, mas a lei exigia que o parente prximo a comprasse para que a propriedade permanecesse no cl (cf. Lv 25.25ss). Nesse caso, o outro parente concordou em comprar a propriedade de Noemi (4.4).

ASPECTOS SOCIAIS
Causando outra surpresa, porm, Boaz leva o parente a desistir de seus direitos. Boaz informa que, para obter a posse da terra, ele deve tambm casar-se com Rute e dar um descendente a Elimeleque (v.5). De imediato, o parente recua, alegando que o negcio prejudicaria a sua herana (v.6). Financeiramente, o possvel comprador poderia arcar com a obrigao de redeno, caso fosse sua nica responsabilidade, pois, trazendo-lhe lucro, a terra de Elimeleque na realidade se pagaria.

ASPECTOS SOCIAIS

Alm disso, o casamento por si no ameaaria seus bens, j que o lucro da propriedade sustentaria qualquer herdeiro at que este tivesse idade para herd-la. Mas o homem no podia aceitar a dupla responsabilidade. O herdeiro nascido dele e de Rute herdaria a terra de Elimeleque, e ele no teria o dinheiro para pagar Noemi.

ASPECTOS SOCIAIS

Voluntriamente, ele cede seus direitos nesse assunto a Boaz (v.6). Ao que parece, Boaz era suficientemente rico para arcar com as duas obrigaes. Ainda melhor, o trato talvez tenha dado a Boaz o filho que, assim como a Elimeleque, lhe faltava. A genealogia final alista Boaz, no Malom ou Elimeleque, como ancestral de Davi (4.18-22).

ASPECTOS SOCIAIS

Isso pode implicar ou que Boaz era solteiro (improvvel) ou que no tivesse filhos (possvel). Em todo o caso, a criana nascida de seu casamento com Rute na realidade deu continuidade a duas linhagens familiares, a de Boaz e a de Elimeleque.

Os estudiosos em geral concordam que o gnero de Rute um conto. Sua extenso fica entre a de um conto e a de um romance. Ele possui uma trama simples que se desenvolve num perodo curto (cerca de seis semanas). Alm disso, s apresenta trs personagens principais. Mais importante, em vez de traar o desenvolvimento deles, a histria tem como alvo ajudar os leitores a compreend-los. Isso concorda com o propsito de um conto edificar e instruir seus leitores de maneira agradvel.

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA

A histria induz sutilmente os leitores a participar da

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA


experincia dos personagens, desfrutando da atividade providencial divina. Implicitamente, convida-os a imitar ou evitar os exemplos deles. O livro de Rute, assim, comparvel a outros contos do Antigo Testamento: o casamento de Isaque (Gn 24), Daniel 1-6 e Jonas.

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA


Ainda que no organizado de maneira rgida, o livro em geral apresenta estrutura de espelho. Ou seja, elementos posteriores da histria espelham elementos anteriores e lhes trazem soluo. O seguinte esquema simplificado destaca os principais paralelos estruturais e temticos do livro: 1.1-5: Introduo: a famlia e Elimeleque 1.6-18: A preocupao de Noemi: o casamento das noras 1.19-22: A dor e a pobreza de Noemi 2.1-2: Dilogo: Noemi e Rute 2.3-17: Dilogo: Rute e Boaz 2.18-23: Dilogo: Rute e Noemi 3.1-5: Dilogo: Noemi e Rute 3.6-15: Dilogo: Rute e Boaz 3.16-18: Dilogo: Rute e Noemi 4.1-2: Processo legal: terra, casamento, herdeiro 4.13-17: A satisfao de Noemi pelo filho recm-nascido 4.18-22: Genealogia: a famlia de Davi.

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA


Conforme se evidencia, o captulo 1 espelha no geral o captulo 4, enquanto os captulos 2 e 3 so correspondentes. Os captulos 2 e 3 apresentam estrutura como de sanduiche. Dilogos entre Rute e Noemi (2.2; 3.1-5) prensam a carne da histria dilogos cruciais entre Rute e Boaz (2.3-17; 3.6-15).

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA

Quanto aos captulos 1 e 4, o clamor de pobreza de Noemi (1.20-21) encontra soluo feliz no grito das amigas: A Noemi nasceu um filho(4.17a). Por ltimo, a apresentao da famlia de Elimeleque no incio (1.5) tem seu contraponto na genealogia do final (4.18-22).

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA


Sem dvida, o conto de Rute uma prola literria. A histria apresenta uma prosa altamente artstica, quase potica. Com maestria, a autor emprega dilogos para desenvolver a trama. Os vrios dilogos da histria, no a narrativa do autor, apresentam os eventos. De novo, habilmente o escritor dispensa informaes como um jogador que baixa suas cartas com cautela. Por exemplo, no captulo 2, um flash-back fornece fatos antes guardados (v.7). De modo semelhante, o narrador retm a meno da terra de Elimeleque at o final da histria para surpresa dos leitores (4.3).

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA

Tambm, a histria emprega a linguagem de maneira vigorosa. Por exemplo, palavras com conotaes sexuais (e.g., conhecer, deitar-se) dominam a narrativa da visita secreta de Rute a Boaz (cap. 3). A linguagem sensual faz a cena parecer ousada e perigosa. Ademais, o narrador astutamente repete palavras-chave em pontos cruciais.

Elas do unidade histria e assinalam seus desenvolvimentos temticos principais: Pela repetio da palavra filho, o autor indica que Obede substitui o filho morto de Noemi (1.5b; 4.16); A histria menciona duas vezes a benevolncia de Rute como chave para um dos temas principais do livro (1.8; 3.10; cf. 2.20); A repetio de pobre mostra que, com a ajuda de Boaz, est para findar a pobreza de Noemi (1.21; 3.17).

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA

Teologicamente, o livro destaca a direo bondosa de Deus na vida dessa famlia. O Senhor intervm diretamente em dois momentos cruciais, moldando de maneira significativa os eventos subsequentes enviando a fome, o evento que reconduz Noemi a Belm (1.6); e fazendo com que Rute engravide, dando com isso, finalmente, um herdeiro a Noemi (4.13). Mas a direo de Deus torna-se especialmente clara em relao s oraes dos personagens em seus pedidos de bnos divinas (1.8-9; 1.12, 20, 3.10).

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA

No final, Deus atende a todos: Rute tem uma casa e um filho com Boaz. No surpreende que as amigas de Noemi creditem a Deus o final feliz da histria (4.14-15). Em suma o livro ensina a plena casualidade de Deus uma dirao contnua e soberana de tudo.

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA

De modo marcante, porm, em Rute, a direo de Deus assume forma singular. Em boa parte da Bblia, Deus intervm de maneira direta e sobrenatural nos assuntos dos homens para concretizar os propsitos da redeno. Mas em Rute no h nenhuma orientao por meio de sonhos, vises, mensageiros angelicais ou vozes do cu. Nenhum profeta se levanta para anunciar: Assim diz o Senhor. Antes, Deus est em toda a parte totalmente escondido em coincidncias e em planos puramente humanos...

NATUREZA LITERRIA E TEOLOGIA

A providncia firme e bondosa de Deus oculta-se por trs do acaso que faz Rute encontrar-se com Boaz (2.34) e do plano arriscado de Noemi (3.1-5). Resumido, o livro demonstra que Deus age nos bastidores, por meio dos atos de pessoas fiis como Rute, Noemi e Boaz.

A MENSAGEM
Outra coisa notvel no livro que o autor gosta de identificar Rute como a moabita. Esse rtulo insinua uma parte da mensagem. O livro destaca que Deus acolhe no israelitas na aliana. Se demonstrarem a devoo de Rute (1.16-17), eles desfrutaro do mesmo refgio protetor sob as asas de Deus (2.12). Ao estender as misericrdias de Deus a estrangeiros, Rute reflete a mesma atitude aberta de outros livros do Antigo Testamento como Jonas.

A MENSAGEM

Alm disso, o livro promove a prtica do ideal da aliana israelita, o estilo de vida de hesed ou benevolncia. Em essncia, fazer hesed dispor-se a ir alm da obrigao. A fabulosa declarao de amor e devoo pronunciada por Rute coloca esse estilo de vida em palavras: ...o teu povo o meu povo, o teu Deus o meu Deus (1.16). Os atos dos personagens principais do livro tambm personificam isso.

A MENSAGEM

A histria, desse modo, insta os leitores a exercer benevolncia sacrificial semelhante. Chama-os a imitar o pesado compromisso de Rute, a perseverana e a inteligncia de Noemi e a generosidade e integridade de Boaz. Ao faz-lo, eles tambm experimentaro a beno providencial de Deus.

A MENSAGEM

Por fim, o livro apresenta a divina providencia que faz nascer Davi (4.17b). a genealogia final (4.18-22) situa a histria dessas pessoas comuns de Belm num contexto mais amplo. Ela mostra a ligao direta entre a vida deles e a obra de Deus em Israel como nao. O filho que nasceu de Noemi mais que um simples presente de Deus para que sua linhagem familiar tenha continuidade.

A MENSAGEM

Ele tambm inicia a histria da atuao de Deus por meio da dinastia de Davi. Dessa maneira, o livro liga-se ao tema bblico principal da histria da redeno. Assim, conduzida pela direo oculta de Deus, a fidelidade de Rute, Noemi e Boaz realizou mais do que eles tiveram conscincia. Da famlia deles surgiu o grande Davi e, muitas geraes depois, o filho mais eminente do grande Davi.

Vous aimerez peut-être aussi