Vous êtes sur la page 1sur 67

PROF:M.V. JULIANO VEIGA julianovet@msn.

com

"As PESSOAS SE ESQUECEM DO QUE OUVEM; LEMBRAM DO QUE LEM; PORM, S APRENDEM, DE FATO, AQUILO QUE FAZEM" (Ado Roberto da Silva)

A palavra semiologia provm do grego semeion: que quer dizer sintomas/sinais e logos: que significa cincia/estudo.

A semiologia a parte da medicina que estuda os mtodos de exame clnico, pesquisa os sintomas e os interpreta, reunindo, dessa forma, os elementos necessrios para construir o diagnstico e presumir a evoluo da enfermidade.

A Semiotcnica. a utilizao, de todos os recursos disponveis para se examinar o paciente enfermo, desde a simples observao do animal at a realizao de exames modernos e complexos. Clnica Propedutica. Rene e interpreta o grupo de dados obtidos atravs do exame do paciente. um elemento de raciocnio e anlise fundamental, na clnica mdica, para o estabelecimento do diagnstico. Semiognese. Busca explicar os mecanismos pelos quais os sintomas aparecem e se desenvolvem.

Para a medicina humana, sintoma uma sensao subjetiva anormal, sentida pelo paciente e no visualizada pelo examinador (dor, nusea, dormncia). J, sinal um dado objetivo, que pode ser notado pelo examinador por inspeo, palpao, percusso, auscultao ou evidenciado por meio de exames complementares (tosse, edema, cianose, sangue oculto). Na medicina veterinria, o sintoma, por definio, todo o fenmeno anormal, orgnico ou funcional, pelo qual as doenas se revelam no animal (tosse, claudicao, dispneia).

O sintoma um indcio de doena sendo, o sinal, o raciocnio feito aps a observao de um determinado sintoma.

SEMIOTCNICA

FUNCIONAL FSICA Determina as alteraes anatmicas por meios fsicos ESPERIMENTAL

Determina as alteraes funcionais por meio de registros grficos

Promove alteraes orgnicas para se comprovar o diagnstico

No existem sintomas em medicina veterinria, tendo em vista que os animais no expressam verbalmente o que sentem.

Doena: "Evento biolgico caracterizado por alteraes anatmicas, fisiolgicas ou bioqumicas, isoladas ou associadas".
Os sintomas podem ser classificados como:

Quanto evoluo: - Iniciais: so os primeiros sintomas observados ou os sintomas reveladores da doena. - Tardios: quando aparecem no perodo de plena estabilizao ou declnio da enfermidade. Residuais: quando se verifica uma aparente recuperao do animal, como as mioclonias que ocorrem em alguns casos de cinomose.

- Anatmicos:alterao da forma de um rgo ou tecido (esplenomegalia, hepatomegalia). - Funcionais:alterao na funo dos rgos (claudicao). Reflexos:sintomas distantes, por serem originados longe da rea em que o principal sintoma aparece (sudorese em casos de clicas, taquipnia em caso de uremia, ictercia nas hepatites).

Conjunto de sintomas clnicos, de mltiplas causas e que afetam diversos rgos .

No se deve ter a pretenso de que a suspeita clnica venha a se encaixar em um nico tipo de diagnstico. Nesses casos, conveniente se fazer o que denominamos de diagnstico provve/, provisrio ou presuntivo.

Anamnese incompleta ou preenchida erroneamente. Exame fsico superficial ou feito s pressas. Avaliao precipitada ou falsa dos achados clnicos. Conhecimento ou domnio insuficiente dos mtodos dos exames fsicos disponveis. Impulso precipitado em tratar o paciente antes mesmo de se estabelecer o diagnstico.

1. No seja demasiadamente sagaz. 2. No tenha pressa. 3. No tenha predilees. 4. No diagnostique raridades. Pense nas hipteses mais simples. 5. No tome um rtulo por diagnstico. 6. No tenha prevenes. 7. No seja demasiado seguro de si. 8. No hesite em rever seu diagnstico, de tempo) em tempo, nos casos crnicos.

E o meio utilizado para combater a doena. Podemos utilizar meios cirrgicos, medicamentosos e dietticos. s vezes, ocorre uma combinao desses recursos, outras, o tratamento feito de forma individual, dependendo de cada caso.

Causal: quando se opta por um meio que combata a causa da doena (hipocalcemia: administra-se clcio).
Sintomtico: quando visa combater apenas os sintomas (anorexia: orexignicos, vitaminas) ou abrandar o sofrimento do animal (analgsicos, antipirticos). Patognico: procura modificar o mecanismo de desenvolvimento da doena no organismo (ttano: usa-se soro antitetnico antes que as toxinas atinjam os neurnios).

Vital: quando procuramos evitar o aparecimento de complicaes que possam fazer o animal correr risco de morte .

Aporte humano bsico necessrio: Conhecimento. Raciocnio. Viso, audio, tato, olfao. Sensatez. Organizao. Pacincia.

Papel e caneta para anotaes. Aparelho de ausculta. Martelo e permetro para percusso. Termmetro. Aparelho de iluminao (lanterna). Luvas de procedimento. Luvas de palpao retal. Otoscpio e oftalmoscpio. Especulos vaginais. Frascos para acondicionamento de amostras. Material especfico para conteno (cordas, cachimbo, mordaas, etc.).

Os principais mtodos de explorao fsica so: Inspeo, Palpao, Percusso, Ausculta e Olfao.

"Comete-se mais erros por no olhar que por no saber." O exame deve ser feito em um lugar bem iluminado, de preferncia sob a luz solar Compare o animal doente com os assintomticos. No se precipite: no faa a conteno nem manuseie o animal antes de uma inspeo cuidadosa, j que a manipulao o deixar estressado. No tenha pressa! Limite-se a descrever o que est vendo. No se preocupe, com a interpretao e a concluso do caso.

1. Palpao com a mo espalmada, usando toda a palma de uma ou de ambas as mos. 2. Palpao com a mo espalmada, usando apenas uma pina. 4. Palpao com o dorso dos dedos ou das mos (especfico para a avaliao da temperatura). 5. Dgito-presso realizada com a polpa do polegar ou indicador. Consiste na compresso de uma rea com diferentes objetivos: pesquisar a existncia de dor, detectar a presena de edema (godet positivo) e avaliar a circulao cutnea.

6. Punho-presso feita com a mo fechada, particularmente, em grandes ruminantes, com a finalidade de avaliar consistncia de estruturas de maior tamanho (rmen, abomaso) e para denotar, tambm, aumento de sensibilidade na cavidade abdominal.
7. Vltropresso realizada com a ajuda de uma lmina de vidro que comprimida contra a pele, analisando-se a rea por meio da prpria lmina. Sua principal aplicao permitir a distino entre eritema e prpura (o eritema desaparece e a prpura no se altera com a vitro ou dgito-presso). 8. Para pesquisa de flutuao, aplica-se palma da mo sobre um lado da tumefao, enquanto a mo oposta, exerce sucessivas compresses perpendiculares superfcie cutnea. Havendo lquido, a presso determina um leve rechao do dedo da mo esquerda, ao que se denomina flutuao.

1. Utilize um aparelho de ausculta de boa qualidade. 2. Ausculte em um ambiente tranquilo, livre de rudos acessrios. 3. Detenha a sua ateno no rudo que est ou vindo. Procure individualiz-lo, para melhor concluir quanto a sua origem, tempo que ocorre e caractersticas sonoras. 4. Evite acidentes. S ausculte quando o animal estiver adequadamente contido.

Areos. Ocorrem pela movimentao de massas gasosas (movimentos inspiratrios: passagem de ar pelas vias areas). Hidroareos. Causados pela movimentao de massas gasosas em um meio lquido (borborigmo intestinal). Lquidos. Produzidos pela movimentao de massas lquidas em uma estrutura (sopro anmico). Slidos. Deve-se ao atrito de duas superfcies slidas rugosas, como o esfregar de duas folhas de papel (roce pericrdico nas pericardites)

A percusso acstica permite a avaliao de tecidos localizados aproximadamente a 7 centmetros de profundidade e pode detectar leses igual ou maiores que 5 centmetros.

O princpio da percusso remonta dos antigos, quando era usado para se verificar o nvel do lquido em pipas de vinho e tambm pelos tocadores de garrafas.

1. Fazer observaes com relao delimitao topogrfica dos rgos. 2. Fazer comparaes entre as mais variadas respostas sonoras obtidas.

Vacas com acetonemia eliminam um odor que lembra o de acetona; Hlito com odor urmico aparece em doentes em uremia; Halitose um odor desagradvel que pode ser determinado por diferentes causas (cries dentrias, trtaro, afeces periodontais, presena de corpos estranhos na cavidade oral e esfago, infeces de vias areas, alteraes metablicas c algumas afeces do sistema digestrio). O odor das fezes de ces com gastrenterite hemorrgica e das secrees de ces com hipertrofia da glndula adanal so suigeneris e inesquecveis.

De maneira geral, as principais razes para a realizao dos exames complementares so: Confirmar a presena ou a causa da doena. Avaliar a severidade do processo mrbido. Determinar a evoluo de uma doena especfica. Verificar a eficcia de um determinado trata mento.

- Principais causas de erros no exame fsico. 1. Pobre organizao da sequncia de exame. 2. Ausncia ou utilizao de equipamento defeituoso. 3. Tcnica manual incorreta. 4. Uso inadequado do equipamento. 5. Abordagem imprpria do paciente (estresse). 6. Considerar um achado fisiolgico como anormal ou vice-versa.

Consiste na explorao de rgos ou cavidades internas, atravs da passagem de um trocarte, agulha, cnula e similar, dos quais retirado material para ser examinado com relao aos seus aspectos fsico, qumico, citolgico e bacteriolgico.

Consiste na colheita de pequenos fragmentos teciduais de rgos como os pulmes, fgado, rins, entre outros, para a realizao de exame histopatolgico.

I. Diferenciar entre as causas de organomegalia envolvendo os ndulos linfticos, bao, fgado, rins, prstata, glndulas mamarias e outros rgos.

II. Diferenciar entre inflamao, hiperplasia e neoplasia como causa de tumores de pele, tumores subcutneos e outros tumores acessveis. III. Diferenciar neoplasias malignas de benignas com propsitos de diagnstico e de planeja mento teraputico.
IV. Auxiliar na confirmao do diagnstico de uma dermatopatia

Nos ltimos anos, tem-se observado um considervel aumento no nmero de testes laboratoriais. Os procedimentos laboratoriais incluem os exames fsico-qumicos, hematolgicos, bacteriolgicos, parasitolgicos e determinaes enzimticas.

Suspeitando-se de uma determinada enfermidade, inocula-se o material proveniente do animal doente em animais de laboratrio, para verificar o aparecimento da doena. Isso requer tcnica especial para cada um dos processos suspeitos (para diagnosticar botulismo, inocula-se em camundongos, por via intraperitoneal, extrato heptico, contedo do rmen, contedo intestinal ou soro sanguneo).

So exames que provocam respostas sensveis nos animais, mediante a inoculao em seus tecidos, de algum antgeno sob a forma de uma protena derivada de microorganismos.

1. Identificao do animal ou dos animais (resenha). 2. Investigao da histria do animal (anamnese). 3. Exame Fsico Geral: avaliao do estado geral do animal (atitude, comportamento, estado nutricional, estado de hidratao, colorao de mucosas, exame de linfonodos, etc.) parmetros vitais (frequncia cardaca, frequncia respiratria, temperatura, movi mentos ruminais e/ou cecais); .

Especial: exame fsico direcionado ao(s) sistema(s) envolvido(s). 4. Solicitao e interpretao dos exames subsidirios (caso necessrio). 5. Diagnstico e prognstico. 6. Tratamento (resoluo do problema).

De maneira geral importante considerarmos espcie, raa, sexo e idade.

Fonte e confiabilidade; b) Queixa principal; c) Histria mdica recente (HMR); d) Comportamento dos rgos (reviso dos sistemas); e) Histria mdica pregressa (HMP); f) Histria ambiental e de manejo; g) Histria familiar ou do rebanho.

A fonte geralmente o proprietrio. Se outras pessoas afins (filho, vizinho, tratador, sogra, etc.) fornecem a entrevista, os seus nomes e a relao dos mesmos com o animal devem ser anotados na ficha de exame.

O histrico mdico atual refere-se a alteraes recentes na sade do animal que levaram o proprietrio a procurar auxlio mdico. Como orientao geral, escolher o sintomaguia, a queixa de mais longa durao ou o sintoma mais observado pelo proprietrio.

1. Determine, se possvel, o sintoma-guia. 2. Determine a poca do seu incio. 3. Use o sintoma-guia como fio condutor da histria e tente estabelecer as relaes com outros sintomas. 4. Determine a situao do sintoma-guia no momento atual: evoluiu/estagnou? 5. Verifique se a histria obtida segue urna sequncia lgica

A sequncia recomendada a seguinte: 1. Sistema Digestrio; 2. Sistema Cardiorrespiratrio; 3. Sistema Genitourinrio; 4. Sistema Nervoso; 5. Sistema Locomotor 6. Pele e Anexos.

Estado geral de sade. Doenas prvias. Cirurgias anteriores. Imunizaes, vermifugaes, etc. Como era a sade do animal antes de adoecer? A data de vacinao, a dose e o produto utilizado, como tambm a conservao das vacinas, devem ser questionados. Da mesma forma, a vermifugao precisa ser checada, atentando-se, principalmente, ao princpio ativo do vermfugo, dose e ao intervalo entre cada vermifugao.

O exame do ambiente parte indispensvel a qualquer exame clnico, descreveremos somente os pontos principais a serem investiga- dos na histria. Em caso de criao extensiva, interessante verificar a topografia local e o tipo de solo e de vegetao em que os animais so criados, visando detectar a ocorrncia de determinadas enfermidades, tais como: deficincias nutricionais (cobre e cobalto em reas arenosas), leptospirose, anemia infecciosa equina (regies pantanosas, alagadas, midas), ectopias e traumas (reas exageradamente inclinadas), entre outros. .

Para aqueles animais criados relativamente confinados, conveniente perguntar onde o animal permanece a maior parte do dia, se o cho spero (calo de apoio em ces de grande porte), se o local mido (processos respiratrios), se apresenta boa ventilao ou boa proteo contra extremos de temperatura (calor/frio); se o animal tem acesso a oficinas mecnicas (intoxicao por chumbo), rua (atropelamentos), a depsitos de lixo (ingesto de corpos estranhos ou materiais em decomposio), se esto reformando a casa (ces jovens podem lamber tinta ou outros materiais), as cercas (ingesto de pregos e arames pelos bovinos); quais so as condies de higiene do local (remoo de fezes e urina, troca de cama, lavagem do quintal); quais produtos so utilizados na limpeza das reas em que os animais permanecem (quintal, estbulos, sala de ordenha, troncos, bretes, entre outros)

No exame fsico, ser avaliado o estado nutricional do animal ou do rebanho. Contudo, um conhecimento antecipado do manejo nutricional um ponto crucial no estabelecimento da histria do animal, determinando-se, principalmente, seus hbitos alimentares, especificando, tanto quanto possvel, a quantidade c a qualidade da alimentao que o animal vem recebendo, tomando-se como referncia o que seria a alimentao adequada para aquele animal em funo de sua idade, do sexo e do trabalho que executa. Tendo-se conhecimento de tais aspectos alimentares, outras perguntas podem ser realizadas como: onde o animal come? (Vasilhas de plstico podem causar dermatite de contato na regio em ces.) Qual a localizao e a disponibilidade de cochos? Qual a origem (qualidade) e disponibilidade (quantidade) de gua?

Grande parte do prazer e da eficcia da prtica mdica vem do conversar com os proprietrios.

O cliente loquaz: Esses proprietrios dominam ou tentam dominar a entrevista, conduzindo-a da forma que mais lhes convm. Mesmo respostas objetivas como "SIM" e "NO" parecem interminveis. O uso de perguntas abertas, facilitaes ou silncio demorado deve ser evitado . Se todos esses cuidados forem em vo, relaxe e aceite o seu destino.

Esses proprietrios so, na maioria das vezes, pessoas simples, de baixo poder aquisitivo e/ou educacional e muitos deles no possuem autoconfiana. Esses proprietrios se embaraam com muita facilidade e mudam suas respostas com uma certa frequncia, principalmente quando intimidadas pela postura autoritria do entrevistador e/ ou pelas circunstncias (negligncia com o animal, ambiente estranho em que se encontra - ar- condicionado, secretria, mobilirio moderno, aparelhos sofisticados, etc.) O uso de perguntas abertas ou abrangentes com tais proprietrios surte pouqussimos efeitos, j que as respostas se limitam a "Sim senhor(a)" e "Sei no doutor(a)". O questionamento cuidadoso, bem direcionado c com um linguajar mais simples pode ser de grande utilidade para tais casos. Algumas palavras amistosas tambm podem ajudar.

Muito comum irado, hostil ou detestvel. O entrevistador deve agir de maneira racional, profissional e, se possvel, o mais distante possvel das indelicadezas do proprietrio. Afinal, nem todo animal tem o dono que merece, principalmente por no ter tido o poder de escolha.

Os proprietrios insaciveis nunca esto satisfeitos. As perguntas so as mais variadas e grande parte delas no diz respeito doena atual do animal. Esses proprietrios so mais bem conduzidos com uma conduta firme e no condescendente.

Esse, geralmente, tenta agradar sobremaneira o entrevistador acredita que todas as suas respostas precisam satisfazer o entrevistador. Tenta passar a imagem de proprietrio zeloso e preocupado. Cuidado! Esses merecem uma ateno redobrada, pois desviam a ateno para si e no para o problema do animal. Seja objetivo e prtico. Lembre-se, o seu paciente o animal, at que se prove o contrrio

Tenta obter a qualquer custo, pelo telefone, o diagnstico da doena do seu animal e a receita para o tratamento da mesma. insistente, incansvel e inconveniente. Por mais que se esclarea que o diagnstico s pode ser feito aps o exame do animal, no desiste de conseguir, pelo menos, uma pequena receita.

o protetor do seu animal e/ou daqueles outros tantos desamparados. Se for um So Francisco brasileira, desdobre-se, ele geralmente no sabe nada sobre o problema. Vai ser um monlogo do tipo: "No sei" ou "No vi", j que o mesmo no teve contato prvio com o animal, pois, invariavelmente, o recolheu na rua. Sua preocupao c o sofrimento do animal. Muitos insistem, por exemplo, para que no se coloque mordaa no animal porque di. Geralmente dizem: "No precisa, o animal no morde".

O que o animal tem? "No sei"; Quando comeou? "No sei"; Qual a alimentao do animal? "minha esposa que faz a comida dele"; Foi vermifugado? "Sabe que no sei?". , antes de tudo, um proprietrio omisso e/ou irresponsvel. Quando seu animal se encontra em estado debilitado ou pobre, a primeira ideia que passa em sua cabea lev-lo para sacrifcio e, em caso de recusa por parte do clnico, no difcil abandon-lo em terreno baldio, ou ainda pior, na porta da sua clnica.

Vous aimerez peut-être aussi