Vous êtes sur la page 1sur 55

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITRIO DE GURUPI CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

Acadmicos: Patrick dos Santos Teddy Patrcia Hellem Juliana


GURUPI-TO FEVEREIRO-2012

Em 1555, surgiu a primeira serra de desdobro dotada de movimento alternativo. Onde era movimentada por um dente ou brao adaptado ao eixo de uma roda dgua. Na extremidade da serra havia um peso de chumbo, o qual possibilita o movimento alternativo vertical.

Em 1660, foi construda uma serra alternativa mais eficiente, movimentada por bielas e manivelas, tambm adaptadas a uma roda dgua.

EXEMPLO DE SERRARIAS MVEIS

Utilizada no desdobro de toras de grandes dimenses

utilizada para a resserragem de madeiras nobres com elevada rentabilidade e boa preciso de corte.

So constitudas de ao. As laminas so ligeiramente inclinadas para frente. So serras apropriadas para pequenas alturas de corte, devido ao pequeno curso do quadro. Trabalha com potncia mais elevada e maior numero de lminas (30 ou mais).

E uma nica maquina com um carro porta toras a qual executa um s corte a cada avano do carro.

Para desdobro de toras de grandes dimetros, com garras de avano independentes. Esse carros so capazes de suportar toras com mais de 2m de dimetro.

Com barra de presso auxiliar para desdobro de madeira com tenso de crescimento. Esta serra e utilizada para o desdobro de madeiras com fortes tenses de crescimento, onde a tora passa contra a serra e a pea serrada pressionada por uma barra lateral, que tem a finalidade de auxiliar na reduo de empenamentos e rachaduras.

Este tipo de serra executar um corte no avano do carro porta toras e um outro corte no retorno do carro. Vantagem: evitar o recuo morto do carro porta toras. Desvantagens: dificuldade de afiao da serra, no so indicados para madeiras duras.

Consiste em duas serras de fita disposta uma de frente pra outra, o que permite a execuo de dois cortes simultneos. Este equipamento e utilizado em serrarias de maior porte para a transformao de toras em semi-blocos ou blocos.

E composta por duas serras fita simples, dispostas uma atrs da outra. A primeira serra fixa e a segunda mvel deslocando para frente dando a bitola desejada ao corte. utilizado para a transformao de toras em pranches, semi-blocos ou at blocos.

Esta mquina consiste em dois pares de serras simples. O primeiro par disposto com as duas serras, uma de frente para a outra. O segundo par de serras posiciona-se logo aps o primeiro, tambm com uma serra de frente para a outra. Esta serra executa um corte qudruplo , onde pode-se obter um semi-bloco juntamente com dois pranches ou tbuas.

idntica vertical, porm disposta na posio horizontal, executando um corte na tora ou pea a ser serrada.

Seqncia de quatro cabeotes para desdobro de toras de pequenos dimetros

Este tipo de maquina e utilizado nas operaes de desdobro secundrio, onde pode se utilizado tanto para reaproveitamento, como para outras operaes de resserragem.

Com rolos acionados laterais Tem como vantagem sobre a resserra de reaproveitamento, a maior facilidade de apoio da costaneira ao passar pela serra.

Na serra de reaproveitamento, a costaneira passa em p apoiada entre o brao radial e um suporte com rolos, na serra fita horizontal a costaneira vai de encontro com a serra sobre correia transportadora ou cilindros acionados, apoiada pela sua superfcie reta.

Para desdobro principal de toras de at 60 cm de dimetro

Para desdobro principal de toras de pequenos dimetros

Aonde pode ser instalados antes destas serras sistemas de varredura do perfil da pea, atravs de scanners ou raio laser, definindo melhor o posicionamento dos discos no momento do corte.

Para leitura do perfil de toras e para retirada de refilos de tbuas

Dispe de mais de 2 discos de serra onde permite a execuo de vrios cortes simultneos.

Pode ter um ou conjunto de discos mveis, o que permite mudanas de bitolas com rapidez e eficincia.

A- um disco fixo e um disco mvel B- dois discos mveis C- um disco fixo e dois mveis

Exemplo da disposio dos eixos em serra circular mltipla de dois eixos

Serra circular dupla de dois eixos para desdobro principal de toras de pequenos dimetros

So mais freqentes em operaes de resserragem So utilizadas em serrarias na transformao de blocos ou semi-blocos em tbuas.

Serra circular de dois eixos para corte horizontal e opo de dois cortes simultneos

So utilizadas para transformar toras em tbuas, acompanhando as curvaturas naturais da tora.

Estas facas laterais desbastam a tora, transformando a costaneira em cavacos

O mesmo retira as costaneiras da tora e pica automaticamente as mesmas gerando cavacos de dimenses homogneas.

Aps passar no picador perfilador, so retiradas as costaneiras, o semi-bloco passa imediatamente em uma serra dupla ou em uma serra qudrupla, resultando em um semibloco central e duas tbuas laterais, no caso da serra dupla, ou quatro tbuas , no caso da serra qudrupla.

A - Resultando em um semi-bloco central e duas tbuas laterais no caso da serra dupla. B- Resultando em um semi-bloco central

A- pendular B- radial C- de brao articulado D- de mesa simples

Consiste em uma mesa contendo dois discos de serra diagonalmente opostos

Contm vrios discos de serra, o que permite a execuo de vrios cortes simultneos, transformando a pea em vrias peas de comprimentos pequenos.

Consta de um sabre contendo uma corrente, utilizando o mesmo principio das motosserras, onde e mais utilizada a destopadeira circular de grande dimetro.

OBRIGADO

Vous aimerez peut-être aussi