Vous êtes sur la page 1sur 23

INFECO HOSPITALAR

Prof: Andra Oliveira

O que ?

Qualquer tipo de infeco adquirida aps a entrada do paciente em um hospital ou aps a sua alta quando essa infeco estiver diretamente relacionada com a internao ou procedimento hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia. A infeco acontece quando um microorganismo (vrus, bactrias, protozorios ou fungos) penetra no corpo do ser humano, e se multiplica (proliferao).

Infeco

LEI E PORTARIA REFERENTES AO CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR

PORTARIA 196
24 JUNHO DE 1983

TODOS OS HOSPITAIS DO PAS DEVERO MANTER COMISSO DE CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR (CCIH) INDEPENDENTE DA ENTIDADE MANTENEDORA!

Administrador no Controle de Infeco Hospitalar


Papel na Garantia da Qualidade do Atendimento ao Paciente atravs da Preveno e Controle de Infeco Hospitalar

Demonstrar Direo do Hospital o retorno financeiro da Preveno e Controle de Infeco Hospitalar

Exemplos de infeces relacionadas a procedimento

pneumonia associada a ventilao mecnica

infeco de corrente sangunea relacionada a cateter vascular


infeco de trato urinrio relacionada a sondagem vesical infeco de stio cirrgico
cirurgia limpa cirurgia potencialmente contaminada cirurgia contaminada cirurgia infectada

Indicadores de riscos inerentes ao ambiente hospitalar

Frequncia das infeces hospitalares por microrganismos


Coeficiente de sensibilidade / resistncia dos microrganismos aos antimicrobianos Indicadores de uso de antimicrobianos

Indicadores Obrigatrios
Taxa de Infeco Hospitalar Taxa de Pacientes com Infeco Hospitalar Distribuio Percentual das Infeces Hospitalares Taxa de Letalidade

Unidades obrigatrias: Berrio de Alto Risco UTI Grandes Queimados

As infeces hospitalares podem ser causadas por falta de assepsia:


No meio ambiente; Do material; No paciente; Da equipe que o atende.

Assepsia o processo pelo qual so afastados os microorganismos patognicos de um local ou objeto.

Exemplos de assepsia:

O ato de lavar as mos impede a transferncia de microorganismos presentes na mo do agente de sade para o paciente; A esterilizao dos materiais; No tossir, espirrar, e nem mesmo falar sobre material esterilizado; Uso de papel toalha para as mos; No sentar nas camas dos pacientes; No colocar materiais no cho (comadre, bacia); Remoo das bactrias da pele (banho, limpeza).

Diagnstico de infeco hospitalar


Observao direta do paciente ou anlise de seu pronturio; Resultados de exames de laboratrio; Quando no houver evidncia clnica ou laboratorial de infeco no momento da internao no hospital, convenciona-se infeco hospitalar toda manifestao clnica de infeco que se apresentar aps 72 horas da admisso no hospital;

Diagnstico de infeco hospitalar


Tambm so convencionadas infeces hospitalares aquelas manifestadas antes de 72 horas da internao, quando associadas a procedimentos mdicos realizados durante esse perodo; Os pacientes transferidos de outro hospital so considerados portadores de infeco hospitalar do seu hospital de origem; As infeces de recm-nascidos so hospitalares, com exceo das transmitidas pela placenta ou das associadas a bolsa rota superior a 24 horas.

Pacientes em maior risco


Recm- nascidos; Acidentados;

Receptores de rgos;
Diabticos;

Idosos;
Aidticos.

Pacientes com Neoplasias Malignas;

Como se adquire?

Qualquer pessoa que necessite de internao em ambiente hospitalar para tratamento mdico est sujeita a contrair uma infeco hospitalar, que est diretamente relacionada ao tempo de internao e procedimento a ser realizado. Em procedimentos cirrgicos sempre existem mais riscos de contrair infeco do que em uma internao sem procedimentos, j que Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) ou Centros Cirrgicos so locais onde h muito mais chances de contrair infeco.

O que se sente?

Os sintomas so relacionados ao local do procedimento, envolvem assim alguns sistemas como: respiratrio ou urinrio. Pacientes graves podem ter comprometimento de todo o organismo. Geralmente o primeiro sintoma febre.

CLASSIFICAO DAS IRAS POR TOPOGRAFIA


1- INFECO DO TRATO URINRIO Mais comum Instrumentao trato urinrio - sonda vesical 80% - outros 5 a 10% Idade avanada Sexo feminino Gravidez / Puerprio Uso indiscriminado de antimicrobianos Doenas subjacentes graves

CLASSIFICAO DAS IRAS POR TOPOGRAFIA


2- INFECO DE STIO CIRRGICO

Tempo de internao Condies pr-operatrias Corpos estranhos, drenos, prteses Tcnica cirrgica Antibioticoprofilaxia

CLASSIFICAO DAS IRAS POR TOPOGRAFIA


3-INFECO DO TRATO RESPIRATRIO

Idade Patologia base Instrumentao do trato respiratrio Colonizao orofaringe Broncoaspirao

CLASSIFICAO DAS IRAS POR TOPOGRAFIA


4- INFECO DE CORRENTE SANGUNEA Tcnica Acesso vascular tipo cateter curativo tempo local Hospedeiro doena base Insumos contaminados

Como se trata?

Aps o diagnstico de infeco hospitalar, o tratamento feito sempre com antibiticos injetveis e por perodo de 14 a 30 dias.

Como se previne?

A preveno de infeces hospitalares por todo o mundo depende muito mais da instituio hospitalar e de seus trabalhadores do que dos pacientes, j que ningum se interna com inteno de contrair doenas dentro do hospital. Os cuidados para no ocorrer elevado nmero de infeces e sua preveno e controle envolvem medidas de qualificao da assistncia hospitalar, de vigilncia sanitria e outras, tomadas no mbito do municpio e estado.

IMPORTENTE
As infeces hospitalares so consideradas as principais causas de morbidade e de mortalidade, alm de aumentarem o tempo de hospitalizao do paciente, elevando o custo do tratamento.

FIM

Vous aimerez peut-être aussi