Vous êtes sur la page 1sur 20

UNIDADE I: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO

TEMA: RAZES DO ESTUDO DA ADMINISTRAO

-Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou insucesso das organizaes depende da qualidade de sua administrao.
- permite ao indivduo tomar conhecimento da origem e dos temas que envolvem esse campo da cincia; - permite conhecer a rea da organizao com a qual mais se identifica para futura especializao; - Permite conhecer quais as tcnicas e os princpios mais adequados para a soluo dos problemas de nvel micro e macro.

Uma vez que quase todas as pessoas trabalham em organizaes, em algum momento de sua vida sero administradas ou administraro o trabalho de outros.
-

Enfim, O estudo da Administrao um valioso instrumento para melhor compreenso dos processos administrativos e para o desenvolvimento das habilidades gerenciais.

TEMA: CONCEITOS, PRINCPIOS E FUNES DA ADMINISTRAO

CONCEITO - A Administrao um processo que consiste na coordenao dos trabalhos dos membros da organizao e na alocao dos recursos organizacionais para alcanar os objetivos estabelecidos de forma eficaz e eficiente.

PRINCPIOS ADMINISTRATIVOS
Todos os membros da organizao participam de sua administrao, uma vez que esto relacionados com pelo menos uma atividade.

Com a diviso do trabalho, dividem-se tambm a autoridade e a responsabilidade de cada um . O poder conquistado na base da competncia, da realizao e da interao , e no imposto: hoje, a diviso de trabalho menos rgida;

A valorizao do pessoal feita sem discriminao, uma vez que uma organizao tem necessidade tanto de pessoal tcnico como administrativo;

A implementao e a execuo da poltica esto inseparavelmente interligadas e exigem a interao de grande variedade de membros da organizao em todos os nveis;

Considerando que todas as organizaes enfrentam problemas imprevisveis, elas devem estar preparadas para solucionar esses problemas de forma criativa, com condio de fazer novas combinaes de recursos; No existem regras administrativas que possam ser aplicadas automaticamente a todos os problemas. Assim como as situaes mudam, os princpios da administrao precisam mudar tambm para poder enfrentar as novas condies;

Uma organizao nunca est fundamentada em apenas um objetivo, mas em um grupo de objetivos que so s vezes gerados em cadeia. Por exemplo, produzir com eficincia gera obteno de maior rentabilidade, que por sua vez est ligada manuteno dos custos fixos; No somente o homem de topo que est interagindo com o ambiente externo e sofrendo presses do meio. Em uma organizao, existe grande nmero de pessoas de todos os nveis hierrquicos capazes de interagir com qualquer dos segmentos do ambiente externo;

Uma organizao parte integrante de um sistema maior e depende do intercmbio mantido com esse sistema, ou seja, ela no autosuficiente para se manter.
TEMA: FUNES DA ADMINISTRAO - PROCESSOS RELACIONADOS E INTERDEPENDENTES
Planejar Organizar

Controlar

Dirigir

Planejar: a funo da administrao responsvel pela definio dos objetivos da organizao e pela concepo de planos que integram e coordenam suas atividades. Organizar:Processo de dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais de forma a alcanar as metas definidas. Dirigir: Significa orientar os esforos individuais para um processo comum.
Controlar: Diz respeito aos esforos exercidos para gerar e usar informaes relativas execuo das atividades organizacionais, visando detectar potenciais problemas e desvios para possibilitar sua correo.

TEMA: HABILIDADES DO ADMINISTRADOR (ROBERT KATZ)

-Significa visualizar a organizao (instituio, empresa ou grupo de empresa) como um conjunto integrado. - Capacidade de se posicionar no ponto de vista da organizao, perceber como as vrias funes so interdependentes e como uma alterao em uma delas afeta todas as demais. - Requer a capacidade de visualizar a organizao dentro do seu ambiente externo e compreender as foras polticas, econmicas e sociais que atuam sobre ela, sabendo destacar os elementos significativos em cada situao e identificar, do ponto de vista da organizao, a alternativa mais adequada para ao ou deciso, considerando todos esses aspectos.

- saber conviver, compreender e lidar com situaes complexas e ambguas, com maturidade, experincia e capacidade para analisar pessoas e situaes. - esto relacionadas com a capacidade do administrador coordenar e integrar os interesses e atividades de uma organizao ou de um grupo; -permitem ao administrador analisar e interpretar as situaes abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo; - permitem a definio de uma viso e de uma estratgia de sucesso para a organizao; - possibilitam a identificao de oportunidades nem sempre percebida pelos outros; - so as mais preponderantes para o nvel hierrquico estratgico

-Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurana, para comunicar e encorajar a comunicao entre subordinados e para compreender as necessidades e motivaes dos membros do grupo. - Inclui a capacidade de se colocar no ponto de vista do outro, para compreend-lo na sua plenitude -Uma das principais caractersticas de um bom administrador sua habilidade em lidar com gente, pois os resultados obtidos so fruto do trabalho e dos esforos das pessoas que ele coordena e supervisiona. - So igualmente importantes para todos os nveis hierrquicos.

A Viso de Mintzberg:

Esto relacionados com a forma como o administrador interage e influencia os outros, sejam membros ou indivduos e grupos externos a esta: - Smbolo: representao simblica do grupo ou da organizao, atuando como uma referncia. - Lder: direo das atividades dos subordinados levando-os realizao dos objetivos. - Elemento de Ligao: desenvolvimento de uma teia de relaes que permita o intercmbio de informaes.

Envolvem a coleta e a comunicao de informaes e representam um dos aspectos mais importantes no trabalho de um administrador: - Monitor: Coleta de anlise de informao sobre a organizao e seu ambiente. - Disseminador: Partilha de informaes com os subordinados por meio de redes de comunicao interna. -Porta-Voz: transmisso para os exterior das estratgias, polticas, atividades e resultados da organizao

Envolvem todos os eventos que implicam a tomada de deciso, considerada a essncia do trabalho de um administrador. Esto relacionados com a forma como o administrador utiliza a informao em suas decises: - Empreendedor: Identificao de oportunidades que potencializem o desenvolvimento da organizao. -Solucionador de Conflitos: Resoluo de conflitos ou de problemas que impeam o desenvolvimento normal das atividades. -Administrador de Recursos: Alocao dos recursos organizacionais em funo dos objetivos e necessidades. - Negociador: Representao da organizao ou do grupo nas principais negociaes.

CINCIA: A Administrao uma cincia. Possui um corpo organizado de conhecimentos.


ARTE: no sentido de que depende de habilidades, criatividade e competncias para desenvolv-la. PROFISSO trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, regulamentada por lei.

Vous aimerez peut-être aussi