Vous êtes sur la page 1sur 30

Portaria 453

Atalaha Barcellos

A Portaria
Documenta as diretrizes bsicas de proteo radiolgica nas reas de diagnstico mdico e odontolgico em territrio nacional. O Ministrio da Sade resolve os prximos artigos, visando a Lei do Sus (8.080) que estabelece a sade como direito fundamental do ser humano e considera:

A expanso do uso;

O risco inerente e a necessidade de proteo;


Exposies radiolgicas para fins de sade constituem a principal fonte de exposio; Grande avano que necessita de otimizao em proteo; Responsabilidade regulatria do MS na produo, comercializao e utilizao;

Necessidade de qualidade e assegurar o mnimo de proteo geral;


Padronizar e detalhar os requisitos de proteo radiolgica; As recomendaes da Comisso Internacional de Proteo Radiolgica, OMS e da CNEN.
Artigo 1 - Aprovar o Regulamento Tcnico "Diretrizes de Proteo Radiolgica em Radiodiagnstico Mdico e Odontolgico", parte integrante desta Portaria, que estabelece os requisitos bsicos de proteo radiolgica em radiodiagnstico e disciplina a prtica com os raios-X para fins diagnsticos e intervencionistas, visando a defesa da sade dos pacientes, dos profissionais envolvidos e do pblico em geral.

Do Artigo 2 ao 6
Territrio nacional e instituies pblicas e privadas; O licenciamento e a fiscalizao compete, tambm a Vigilncia Sanitria;

O no cumprimento do regulamento sujeita a determinadas penalidades;


A Secretaria de Sade deve implementar os mecanismos necessrios para o cumprimento da Portaria; Todo servio deve ter uma cpia da Portaria.

Objetivos e Campo
Baixar diretrizes para a proteo visando minimizar risco e maximizar benefcios da prtica;
Estabelecer parmetros e regulamentar aes;

Estabelecer requisitos para licenciamento e fiscalizao;


Produo e comercializao;

Prestao de servios com fins mdicos e odontolgicos;


Utilizao para pesquisa e ensino.

Princpios Bsicos
Justificao = O benefcio deve compensar o detrimento que possa ser causado!!!
A exposio, sendo diagnstica ou teraputica, deve produzir benefcio real ao paciente; Deve ser considerado o risco, os benefcios e a eficcia de tcnicas alternativas;

A justificao genrica remete a novas prticas: devem ser justificadas antes de adotadas e revisadas caso sejam observados novos dados e consequncias;

Fica proibida toda a exposio no justificvel: demonstrao, treinamento, pesquisas biomdicas, fins empregatcios ou periciais (pessoas saudveis), etc.

Princpios Bsicos
Otimizao (ALARA) = A magnitude das doses individuais, o nmero de pessoas expostas, e a probabilidade de exposies acidentais devem ser to baixos quanto razoavelmente exequveis!!!
Deve ser aplicada nos projetos e construes de equipamentos e instalaes, e nos procedimentos de trabalho; A nfase na otimizao de proteo influencia diretamente na qualidade e segurana da assistncia aos pacientes;

Deve ser utilizado o valor mnimo necessrio para alcanar o objetivo radiolgico, sendo este compatvel com os padres aceitveis da qualidade de imagem; Para isso considera-se o equipamento e acessrios, o procedimento de trabalho, a qualidade, os nveis de referncia para paciente e a restrio de dose para acompanhantes.

As exposies ocupacionais e as exposies do pblico decorrentes das prticas de radiodiagnstico devem ser otimizadas a um valor to baixo quanto exequvel!!!!

Princpios Bsicos
Limitao de Doses Individuais = So valores de dose efetiva ou equivalente estabelecidos para exposio ocupacional e do pblico decorrentes de prticas controladas, que no devem ser excedidos!!
Os limites de dose incidem sobre o individuo considerando a totalidade das exposies e as exposies mdicas no so consideradas; Em relao as exposies ocupacionais:

Em relao as grvidas, a dose na superfcie do abdome no deve exceder 2 mSv durante todo o perodo restante da gravidez (para que no feto no exceda 1 mSv); Proibida a exposio ocupacional abaixo de 16 anos.

QUESTO 1 Todas as seguintes afirmativas concernentes aos princpios bsicos que regem o regulamento estabelecido pela portaria 453 de 01 de junho de 1998, da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Portaria 453/98, da ANVISA), esto corretas, EXCETO:
a) Justificao da prtica mdica individual. b) Otimizao da proteo radiolgica. c) Controle operacional das entidades prestadoras de servios que implicam na utilizao de raios X diagnsticos. d) Preveno de acidentes.

QUESTO 6 De acordo com a Portaria 453/98 da ANVISA, a exposio ocupacional de menores de 18 anos proibida. Para estudantes com idade entre 16 e 18 anos, em estgio de treinamento profissional, as exposies no devem exceder os valores seguintes: a) Dose efetiva anual de 4 mSv e dose equivalente anual de 120 mSv para as extremidades e 100 mSv para o cristalino. b) Dose efetiva anual de 5 mSv e dose equivalente anual de 130 mSv para as extremidades e 80 mSv para o cristalino. c) Dose efetiva anual de 6 mSv e dose equivalente anual de 150 mSv para as extremidades e 50 mSv para o cristalino. d) Dose efetiva anual de 3 mSv e dose equivalente anual de 100 mSv para as extremidades e 70 mSv para o cristalino.

Requisitos Operacionais
Todos os equipamentos devem ser registrados no MS e rastreveis pelas autoridades sanitrias estaduais; Para que um servio de radiodiagnstico funcione deve possuir aprovao do projeto bsico de construo das instalaes e alvar de funcionamento; A aprovao do projeto depende de planta baixa com cortes relevantes (mostrando disposio de tudo), classificao de reas, descrio tcnica de blindagens, relao dos equipamentos, relao dos exames e planilha de blindagem assinada por um fsico e reconhecida no MS.

A retirada do alvar de funcionamento depende de requerimento, ficha cadastral, termo de responsabilidade e memorial descritivo (contendo a descrio do local, a garantia de qualidade com a manuteno, procedimentos para exposies acidentais, relatrio do teste de aceitao e levantamento radiomtrico);
O alvar tem validade (2) e deve ser renovado; Feito alteraes locais ou de equipamentos, o memorial deve ser atualizado e a Vigilncia Notificada;

O levantamento radiomtrico deve ser refeito em caso de mudana nas reas circunvizinhas e aps 4 anos; O alvar deve estar visvel no estabelecimento; A desativao de equipamento ou do estabelecimento deve ser notificada a autoridade sanitria local e a baixa de responsabilidade, o destino do equipamento, o destino e guarda do arquivos, assentamentos e histrico ocupacional deve ser informado juntamente;

Requisitos de Organizao
A estrutura organizacional deve ser montada visando: atitudes de preveno e aprimoramento da radioproteo, definio clara da hierarquia e responsabilidade de cada um e estabelecimento de um conjunto de regras e procedimentos; Um Supervisor de Radioproteo deve ser nomeado; O Responsvel Tcnico deve ser um mdico (e pode ser RT em no mximo 2 servios); O RT pode ter 2 substitutos e pode assumir o SPR desde que haja compatibilidade nas funes. Comit**

Qualificao Bsica
Para lidar com radiaes ionizantes: mdico ou odontolgico qualificado, enfermeiro ou outro profissional de sade sob superviso de um mdico, e certificao de qualificao na rea;

Para responder pela solicitao ou prescrio somente mdico;


O RT deve ser formado em medicina e certificao de qualificao para a prtica; O SPR necessita de uma certificao de especialista em fsica de radiodiagnstico e qualificao para a prtica;

3.36 Para desempenhar as atividades de tcnico de raios-x diagnsticos necessrio:


a) Possuir formao de tcnico em radiologia; b) Comprovar conhecimento e experincia em tcnicas radiogrficas em medicina; 3.37 Qualquer indivduo em treinamento em tcnicas e procedimentos radiolgicos somente pode realizar exposies mdicas sob a direta superviso de um profissional qualificado e sob a responsabilidade do RT.

Treinamento Peridico
Programa de treinamento anual com nfase:
Procedimento de operao de equipamento (exposio e acidentes);
Uso de vestimenta de proteo; Procedimentos para minimizar as exposies mdicas e ocupacionais; Uso de dosmetros individuais; Processamento Radiogrfico; Dispositivos legais.

QUESTO 2 De acordo com a Portaria 453/98 da ANVISA, os titulares dos servios de radiologia devem implementar um programa de treinamento anual dos seus profissionais, contemplando pelo menos os procedimentos seguintes, EXCETO:
a) Uso de dosmetros individuais. b) Procedimentos para incrementar as exposies mdicas. c) Dispositivos legais. d) Procedimentos de operao dos equipamentos.

Controle de reas
Existe classificao de dois tipos de rea: controlada e livre; Na rea controlada: sala de exames e de comando com barreiras, notificaes e restries de entrada; Todo indivduo que trabalha com radiao ionizante, em sua jornada, deve usar dosmetro indivdual; dispensvel para procedimento periapical e carga de trabalho mxima inferior a 4 mA mim/semana; O dosmetro estima a dose efetiva no tronco (maior exposio;

O dosmetro deve ser colocado sobre o avental, aplicando-se um fator de correo de 1/10 para a dose efetiva; Caso as extremidades fiquem muito expostas deve-se usar dosmetro adicional; O dosmetro exclusivo e deve ser guardado em local seguro, com temperatura amena, umidade baixa e afastados de radiao (junto a superviso do SPR); Investigao em doses efetivas mensais maiores que 1,5 mSv;

Quando os valores mensais de dose efetiva forem superiores a 100 mSv deve existir uma investigao especial e havendo uma provvel exposio deve ser realizada uma dosimetria citogentica; Em mais de um servio, a soma no pode ultrapassar os limites e se ultrapassar 3/10 por ano, deve-se contactar a autoridade sanitria (guia operacional i. cooperativismo); Alm do monitoramento individual, so necessrios exames peridicos e acompanhamento mdico com conhecimento especfico na rea das radiaes.

QUESTO 7 De acordo com a Portaria 453/98 da ANVISA, em relao aos dosmetros individuais, os titulares dos servios de radiologia devem providenciar uma investigao especial e, havendo uma provvel exposio do usurio do dosmetro, devem submeter o usurio a uma avaliao de dosimetria citogentica, quando os valores mensais relatados de dose efetiva forem superiores a a) 20,0 mSv. c) 70,0 mSv. b) 40,0 mSv. d) 100,0 mSv.

Exposio de Acomp.
S permitida se for para conter, ajudar e em carter voluntrio; proibido um mesmo indivduo desenvolver regularmente esta atividade;

obrigatria o uso de vestimenta de no mnimo 0,25 mm de chumbo e por mais que o limite de dose no se aplique para acompanhantes, a dose efetiva no deve exceder 5 mSv durante o procedimento.

Assentamentos
Assentamento de dados: data do exame, nome e endereo completo do paciente, sexo, idade, indicao do exame, tipo de procedimento radiolgico realizado, quantidade de filmes utilizados e, quando aplicvel, tempo de fluoroscopia, nmero de cortes de CT e intervalo dos cortes;
Peso e tcnica radiolgica (kVp, mAs, distncia fontereceptor de imagem, tela-filme), quando justificvel.

Assentamento de controle ocupacional: natureza do trabalho que executa, treinamentos, resultados dosimtricos mensais (vistos anualmente) e ocorrncias de monitorao individual; O nvel de registro para monitorao do tronco 0,10 mSv. Abaixo disso, a dose computada como zero e as doses desconhecidas so computadas pela mdia das doses;

O indivduo tem direito a uma cpia na demisso e o titular deve armazenar tais dados por 30 anos aps trmino de atividade com radiao (outros dados 5 anos).

Requisitos Especficos
Do equipamento: a filtrao permanente do tubo deve ser de 0,25 mm de Al ou 0,3mm molibdnio para mamografia, o diafragma deve ser regulvel e com localizao luminosa e o cabo disparador deve ter um mnimo de 2m. Procedimento de trabalho: nenhuma parte do corpo deve ser atingida pelo feixe primrio sem proteo de 0,5mm de Pb e da espalhada por 0,25mm; proibido trax com menos de 1,20m;

proibido chassi sem cran;


Na mamografia, negatoscpios com luminncia entre 3000 e 3500 nit.

Vous aimerez peut-être aussi