Vous êtes sur la page 1sur 61

ANATOMIA DO ANTEBRAO

Unidade distal do suporte articulado do MMSS.

Ossos: a Ulna e o Rdio


O antebrao possui dois ossos - a Ulna e o Rdio, que ajudam a formar as articulaes do cotovelo, do pulso e as rdio-ulnares. Servem de fixao para os msculos que se originam nessa regio. Ulna: o osso medial, mais longo que estabiliza o antebrao. Rdio: mais lateral e mais curto, que gira sobre a ulna.

Acidentes sseos da Ulna


Extremidade proximal: especializada para articular com a trclea do mero por meio do Olcrano e processo Coronide, que formam a fossa Troclear de encaixe. Tuberosidade da Ulna: fixao distal do m. braquial. Incisura Radial: lateral, para receber a cabea do cilndrica do rdio.

Acidentes sseos da Ulna


Crista do m. supinador: inferior incisura radial. Corpo: espesso, cilndrico e afina distalmente. Com trs faces, trs bordas e um canal nutrcio. Extremidade distal: a cabea da ulna alargada e um processo estilide, pequeno e cnico. No participa da articulao do pulso.

Acidentes sseos do Rdio


Extremidade proximal: inclui a cabea articulvel, cilndrica, com uma face superior cncava; o colo e a tuberosidade do rdio oval que fixa distalmente o bceps. A difise gradualmente se engrossa distalmente. Na extremidade distal quadriltera, com a face medial cncava, formando a incisura ulnar para cabea da ulna. Lateralmente temos o processo estilide do rdio e projeta-se dorsalmente a tubrculo dorsal do rdio.

ARTICULAO
Articulao do Cotovelo: sinovial do tipo ginglmo dobradia; Articulao Radiulnar Proximal: sinovial do tipo trocidea; Articulao Radiulnar Distal: sinovial do tipo trocidea.

Articuao do Cotovelo
Superfcies articulares hialnicas:
a Trclea do mero com a incisura troclear art. umeroulnar; o Captulo com a superfcie cncava da cabea do rdio art. umerorradial;

Cpsula fibrosa articular revestida internamente por uma membrana sinovial contnua com a membrana sinovial que recobre a art. radiulnar proximal.

Articulao do Cotovelo
A cpsula fraca anteriormente e fortalecida posteriormente pelos ligg. Colaterais; Os dois ligg. colaterais so fortes e triangulares:
lig. colateral radial: lateral, em leque do epicndilo lateral at o lig. anular do rdio que circunda a cabea do rdio e a mantm na incisura radial; lig. colateral ulnar: medial e triangula, do epicndilo medial at o processo coronide e olcrano, com trs partes: faixa anterior, posterior e oblqua.

Articulao do Cotovelo
A articulao do cotovelo clinicamente importantes as trs bolsas do olcrano:
Intratendnea do olcrano: no tendo do trceps braquial; Subtendnea do m. trceps braquial: entre o olcrano e o tendo do trceps; Subcutnea do olcrano: no tecido conjuntivo subcutneo sobre o olcrano.

Articulao Radiulnar Proximal


A cabea cilndrica do rdio articula-se com a incisura radial da ulna, mantida na posio pelo lig. anular do rdio; Cpsula articular contnua com a cpsula do cotovelo.

Articulao Radiulnar Distal


A cabea da ulna articula-se com a incisura ulnar, na face medial da parte distal do rdio; O principal unio entre os dois ossos um disco articular cartilagneo, mais chamado de ligamento triangular; Fixa-se na face medial da incisura ulnar, na face lateral do processo estilide da ulna e na face dista da cabea da ulna.

Articulao Radiulnar Distal


A cpsula articular feita por uma camada fibrosa articular, com um recesso saciforme entre a ulna e o rdio, necessria para que no impea os movimentos de pronao e supinao; Os ligg. Anterior e posterios relativamente fracos fortalecem a cpsula fibrosa, estedendo-se do rdio at a ulna.

Musculatura
Existem 19 msculos no antebrao. Os mm. Flexores no compartimento anterior, separados pela Ulna, Rdio e membrana intersseas dos; mm. Extensores no compartimento posterior.

Compartimento Flexor-Pronador
Camada Superficial: quatro msculos pronador redondo, flexor radial do carpo, palmar longo e flexor ulnar do carpo. Camada Intermediria: um msculo flexor superficial dos dedos; Camada Profunda: trs msculos flexor profundo dos dedos, flexor longo do polegar e pronador quadrado.

Camada Superficial
Pronador Redondo - PR Flexor Radial do Carpo - FRC

m. fusiforme e mais lateral do grupo superficial. Funo de pronao da pronao do rdio sobre a ulna. Atua com o m. PQ. Sua margem forma o limite media da fossa cubital.

Medialmente ao PR. Produz a flexo e abduo do punho. Atua com o FUC na flexo e com o ERLC e ERCC na abduo. Atravessa na lateral do lig. Carpal Transverso em sua prpria bainha tendnea.

Camada Superficial
Palmar Longo - PL Flexor Ulnar do Carpo - FUC

m. fusiforme vestigial medial ao FRC, com tendo longo. Fixa-se na aponeurose palmar. Funo de flexo da mo. Passa superficialmente ao lig. Carpal Transverso.

o mais medial dos mm. superficiais. Seu tendo segue paralelo ao n. e a. ulnar, fora do lig. Carpal Trasversal. Atual na flexo e aduo. Sozinho: flexo e aduo. Com o FRC: fexo. Com o EUC: aduo.

Camada Intermediria
Flexor Superficial dos Dedos - FSD

Diviso por duas camadas: o maior m. da camada superficial. D origem a quatro tendes (um para cada falange medial) revestidos por uma bainha comum dos tendes dos mm. flexores, abaixo do lig. Carpal Transverso. Flete as falanges mediais e proximais dos quatro dedos mediais.

Camada Profunda
Flexor Profundo dos dedos- FPD Flexor Longo do Polegar - FLP

Divide-se em quatro partes e d origem a quatro tendes (um para cada falange distal) revestidos por uma bainha comum dos tendes dos mm. flexores, posterior aos tendes do FSD; O nico a fletir as falanges distais dos quatro dedos mediais.

Lateral ao FPD; Passa profundamente ao lig. Carpal Transverso, dentro de sua prpria bainha tendnea, lateral a bainha comum dos flexores; Flete a falange distal do polegar secundariamente, a falange proximal e 1 metacarpo.

Camada Profunda
Pronador Quadrado - PQ

o anonista da pronao do antebrao; Reveste a quarta parte distal do antebrao, ajudando a os manter unidos;

Compartimento Extensor-Supinador
So organizados em trs grupos funcionais: Msculos que estendem e aduzem ou abduzem a mo: Extensor Radial Longo e o Curto do Carpo, Extensor Ulnar do Carpo. Msculos que estendem os quatro dedos mediais: Extensor dos Dedos, Extensor do Indicador e Extensor do Dedo Mnimo. Msculos que estendem o abduzem o polegar: Extensor Longo e o Curto do Polegar, Abdutor do Polegar.

Compartimento Extensor-Supinador
Os tendes dos msculos so firmados no lugar pelo Retinculo dos Msculos Extensores e so envolvidos por Bainhas Tendneas Sinoviais quando esto sobre o dorso do punho.

Compartimento Extensor-Supinador
Braquiorradial Supinador

Na face ntero-lateral do antebrao; Forma a margem lateral da fossa cubital; Funo de fletir o antebrao no cotovelo; No atravessa e incapaz de atuar no punho.

Profundamente fossa cubital; o agonista primrio para supinao lenta e sem oposio; O bceps braquial o agonista primrio na sunao rpida e forada.

Estendem e Aduzem ou Abduzem a Mo


Extensor Radial Longo do Carpo - ERLC Extensor Radial Curto do Carpo - ERCC

Parcialmente superposto pelo braquirradial; Segue junto com o ERCC, sob o retinculo, dentro de uma bainha tendnea do extensor radial do carpo; Fixa-se na base do 2 metacarpal; Abduz e estende a mo junto com o ERCC.

Fixa-se na mo, no 3 metacarpal; Com o EUC produz a extenso da mo; Com o FRC produz abduo pura;

Estendem e Aduzem ou Abduzem a Mo


Extensor Ulnar do Carpo - EUC

Situado na margem medial do antebrao; Tem uma cabea no mero e outra na ulna; Seu tendo segue por um compartimento separado do retinculo, dentro de uma bainha tendnea prrpia;

Estende os Quatro Dedos Mediais


Extensor dos Dedos - ED Extensor do Indicador - EI

Principal extensor dos quatro dedos mediais; Seus quatro tendes unem-se ao tendo do m. extensor do indicador para passar em uma bainha tendnea comum dos extensores, profundamente ao retinculo; Seus tendes so unidos por trs conexes intertendneas; Expanses extensoras.

Confere independncia ao indicador, podendo-o esteicar independente dos outros trs dedos mediais; Tambm ajuda na extenso da mo.

Estende os Quatro Dedos Mediais


Extensor do Dedo Mnimo - EDM

uma parte parcialmente separada do Extensor dos Dedos; Seu tendo segue por um compartimento separado do retinculo, dentro de uma bainha tendnea prpria; Seu tendo se divide em uma ala lateral se une aos trs tendes do extensor dos dedos e segue paralelo ala medial.

Estendem e Abduzem o Polegar


Extensor Longo do Polegar - ELP Extensor Curto do Polegar - ECP

Seu tendo passa sob o retinculo dos extensores, em seu prprio tneo, dentro de uma bainha tendnea; Usa o tubrculo dorsal do rdio como trclea para modificar sua direo, at a base da falange distal.

Seu tendo segue paralelo e medial ao do ALP, mas estende-se mais a diante; Fixa-se na base da falange proximal; Ajuda a estender o 1 metacarpal e estender e abduzir a mo.

Estendem e Abduzem o Polegar


Abdutor Longo do Polegar ALP

dividido em duas partes; Atua com o Abdutor Curto do Polegar na abduo; Atua com os mm. extensores do polegar na extenso do dedo; Passa profundamente ao retinculo, junto com o tendo do extensor curto do polegar em uma bainha tendnea comum aos dois.

Vasos Artrias do antebrao


Artria Ulnar Artria Radial

Pulsao sentida ao lado do tendo do FUC; Sobre ela situa-se nervo ulnar; Seus ramos ajudam na anastomose periarticular do cotovelo; Seus ramos supre os mm. centrais, mediais e os nn. mediano e ulnar no antebrao.

Palpada em todo o antebrao em cima da linha que liga o ponto mdio da fossa cubital at o lado medial do processo estilide do rdio; Delimita ntero-lateralmente o compartimento anterior do posterior e supre os mm. ntero-laterais prximos; Seus ramos ajudam na anastomose periarticular do cotovelo e do pulso.

Vasos Veias do antebrao


Veias superficiais Veias profundas

Veia Ceflica: da face lateral da rede venosa dorsal, passando pela lateral do pulso e superfcie ntero-lateral do antebrao. Conecta-se a v. basilar por meio da v. intermdia do cotovelo. Veia basilar: da regio medial da rede venosa dorsal, ao longo da face media do antebrao.

As muitas vv. profundas levam o nome das aa. que acompanham; Originam-se do arco venoso palmar; Da regio lateral do arco venoso, duas vv. radiais; e da regio media, duas vv. Ulnares; As vv. Profundas se unem na fossa cubita v. intermediria do cotovelo, superficial.

Drenagem Linftica
Os vasos linfticos originam-se dos plexos linfticos nos dedos, palma e dorso da mo; Ascendem com as vv. Superficiais ex. basilar e ceflica; Alguns vasos que acompanham a v. baslica entram nos linfonodos cubitais, localizados acima do epicndilo medial fora da fossa cubital.

Inervao Cutnea
Nervo cutneo do antebrao (C5 ao C8), ramo do nervo radial; Nervo cutneo lateral do antebrao (C6 e C7), ramo terminal do nervo musculocutneo; Nervo cutneo medial (e anterior) do antebrao (C8 e T1), com origem no fascculo medial do plexo braquial.

Inervao Profunda
Nervo Mediano: principal nervo do compartimento anterior, envia ramos para todos os mm. flexores, exceto o FUC e a parte medial do FPD; Nervo Ulnar: supre o FUC e a metade medial do FPD; Nervo Radial no antebrao: bifurca-se na fossa cubital em n. radial superficial (cutneo) e n. intersseo posterior (motor).

Fossa Cubital
Depresso triangular na face anterior do cotovelo, preenchido com gordura. Limites:
superiormente: linha que liga os epicndilos do mero; Medialmente: mm. flexores do antebrao originados no epicndilo medial; Lateralmente: mm. extensores originados no epicndilo lateral e na crista supra-epicondilar; Assoalho: mm. braquial e supinador; Teto: fscias do brao e antebrao, aponeurose do bceps braquial, tecido subcutneo e pele.

Fossa Cubital
O contedo da fossa cubital:
Parte final da a. braquial, partes proximais das aa. radial e ulnar; Veias acompanhantes; Nervo mediano e n. radial; Tendo do m. bceps braquial.

Mecanismos de Fraturas sseas do Antebrao.


Trauma de alta energia:
Trauma direto ( acidentes automobilsticos ou golpe direto); Trauma indireto (queda de altura);

Exame Fsico
Avaliao geral do paciente; Avaliao neurolgica e vascular local detalhada; Avaliao dos tecidos moles; Sndrome Compartimental;

Sinais Radiogrficos
Nvel da fratura; Presena ou ausncia de desvio; Grau de angulao e desnivelamento;

Fragmentao.

Classificao
Quanto estabilidade: Estveis e Instveis; Quanto exposio: Expostas ou Fechadas (sem comunicao com o meio externo); Quanto complexidade: Simples (sem leso ligamentar) ou Complexas (com leso ligamentar: Monteggia e Galeazzi).

Classificao AO
A: trao nico de fratura B: fratura em cunha C: fratura complexa 1: fratura de ulna com rdio intacto 2: fratura de rdio com ulna intacta 3: fratura de ambos os ossos

Classificao de Gustilo para fraturas expostas


Tipo I: ferida menor que 1cm com pouca leso de partes moles, trao nico e pouca cominuio Tipo II: ferida maior que 1cm com pouca leso de partes moles, retalhos ou avulso, contaminao e cominuio moderadas Tipo III: leso extensa de partes moles, contaminao e fratura cominuitiva

Classificao de Gustilo Tipo III


IIIa: cobertura adequada de partes moles, fraturas cominutivas e segmentares por alta energia; IIIb: leso extensa das partes moles com grande contaminao, fratura cominutiva grave requerendo retalho local ou retalho livre para cobertura; IIIc: leso arterial requerendo reparo cirrgico

Fratura de Rdio e Ulna


Mecanismo: golpe direto no antebrao com alta energia; Deve-se observar se as fraturas so instveis, com desvio e deformidade; Avaliao neurolgica e vascular; Sndrome Compartimental;

Fratura de Rdio e Ulna

Fratura do Rdio e da Ulna


Tratamento: cirrgico instvel; Reduo da fratura; Pode ser tratada com Fixador Externo, Fixador Interno ou Placas de Compresso.

Fratura de Defesa com a Ulna


Mecanismo: reflexo de defesa de um golpe direto na ulna (alta energia); Costumam ficar minimamente desviadas; Tratamento:
Sem desvio: gesso axilo-palmar; Com desvio: reduo aberta e fixao de placas.

Fratura de Monteggia
Fratura da difise da ulna acompanhada de luxao anterior da cabea do rdio; comum uma leso nervosa associada aos nervos radial ou intersseo posterior.

Classificao de Bado
Fratura-luxao de Monteggia

I - (60-70%)

II - (15-20%)

III - (15-20%)

IV - (rara)

Fratura de Monteggia: Mecanismos da Leso


Tipo I: pronao forada numa queda ou golpe direto Tipo II: golpe direto (discutvel) Tipo III: aduo forada ou golpe direto sobre a face interna do cotovelo Tipo IV: idem tipo I associado a um segundo golpe sobre o lado radial

Fratura de Monteggia
Tratamento: feito com a reduo da luxao (anatmica) e fixao com placas na fratura.

Vous aimerez peut-être aussi