Vous êtes sur la page 1sur 1

XXIX Encontro de Fsicos do Norte e Nordeste

Comparao entre Metodologias Eltrica, Analgica e Digital para Determinao da Dimenso Fractal de Estruturas Metlicas Amassadas em 2D.
Tain Lase de Melo e Silva, Pedro Hugo de Figueirdo2
INTRODUO
Recentemente, tem havido um grande interesse no estudo de caractersticas geomtricas de sistemas de baixa dimensionalidade e em particular em estruturas de dimenso no euclidiana, descritas por uma geometria comumente denominada fractal. Do ponto de vista da matria condensada o estudo destas caractersticas encontra-se relacionado as propriedades de transporte de carga e calor por exemplo. Especificamente no caso do transporte de carga usualmente investigado o comportamento da resistncia ou da condutividade eltrica associada a correntes contnuas. No presente trabalho, estudamos a dimenso fractal de fios empacotados em duas dimenses atravs de medidas eltricas associadas geometria da estrutura, por meio da determinao da indutncia destes sistemas, assim como atravs do mtodo clssico de determinao da dimenso fractal de um objeto que o de contagem de caixas com a elaborao de uma simulao computacional. A importncia da determinao da dimenso fractal deste tipo de sistema reside em sua analogia com outros problemas de fsica bsica como a caminhada aleatria auto-excludente e com diversas aplicaes tecnolgicas como antenas fractais e o problema do empacotamento de protenas. Se L << temos que: (2) Se L >> temos que: (3) Foi construdo tambm um programa na linguagem Matlab para a determinao do expoente associado a distribuio de massa. (4) Inicialmente determina-se o centro de massa de cada figura e a partir da e constri-se crculos de raio R

RESULTADOS E DISCUSSO
Utilizando frequncias de 1MHz a 6 MHz, obtivemos a indutncia associada a cada configurao de empacotamento, seguindo uma prescrio padro, construmos variveis adimensionais definidas no conjunto de equaes apresentadas em (5), na qual l0 corresponde ao comprimento mnimo de fio necessrio para a formao de uma ala (l0 = 0,70m) e L0 indutncia associada a este comprimento.

MTODOS
Com uma cavidade circular formada por dois discos acrlicos transparentes e com uma coroa de dimetro de 30cm obtm-se o empacotamento dos fios, tal que no haja sobreposio. A injeo ocorre por meio de dois acessos, diametralmente opostos na cavidade.

L=

, =

e L ~ D-1
(5)

Padres tpicos formados para a injeo de fio (A) l = 0,75m (B) l = 1,25m (C) l = 2,25m (D) l = 3,25m (E) l = 3,75m (F) l = 4,25m

O circuito constitudo pela configurao empacotada de fios, ligada em srie com um resistor R = 68 , por um gerador de funo que fornece uma tenso senoidal de amplitude mxima fixada em 4,0 V e por um osciloscpio e variando a frequncia de 1 MHz a 12Mhz.

Na figura 1 apresentamos um grfico em escala log-log da indutncia normalizada como funo do comprimento de fio normalizado, a reta em azul representa uma regresso tipo lei de potncia de onde extramos o expoente D = 1,34 0,04. Partindo da equao (4) determinamos o expoente D, numa mdia de cinco configuraes distintas, como apresentado no grfico da figura 2. V-se que o expoente est limitado aos valores de baixa e alta densidade de fio (1 < D < 2). A mdia destes valores no limite de baixas densidades (l < 3,25m) corresponde a 1,44 0,13.

Partindo da Equao (1) (1) Em que Obtemos as seguintes expresses para a amplitude: Figura 1: Grfico L x Figura 2: D x 1/l

AGRADECIMENTOS
Ao professor Wictor Carlos Magno que gentilmente nos cedeu equipamentos para a montagem deste experimento.

Vous aimerez peut-être aussi